Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Casas que envelhecem virgens - Pedro Santos Guerreiro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A estes acho uma piada...

por mcarvalho » 30/10/2008 0:34

Lareco disse:
Primeiro é ser-se como a cigarra depois é que se é como a formiga....[/quote]

No Verão ...muito calor ... a formiguinha suava, suava ,suava mas lá ia levando comida e mantimentos para guardar para o Inverno

A cigarra cantava , cantava , cantava e a formiguinha cansada e suada murmurava entre dentes:
- canta, canta ,, qundo chegar o frio eu lá te espero

e os dias foram passando e sempre a mesma coisa,, a formiga trabalhava e a cigarra gozava

Passa o tempo, vem o frio e a chuva e a formiga acendia o lume e comia o que tinha guardado sempe à espera que a cigarra batesse à porta toda molhada e cheia de fome a pedir ajuda,,

Até que um dia...

batem à porta ,, a formiga pensa para ela .. é hoje que me vou vingar

abre a porta e qual não é o seu espanto qundo v^e a cigarra de casaco de vison, chapéu e luvas e um bruto Rolls Royce à porta
- Formiga venho-me despedir porque vou para Paris com o meu amante,,, queres que te traga alguma coisa?
- Ah vais para Paris!!! Olha faz-me um favor ,, diz ao La Fontaine que vá para a p..a que o pariu ele e mais as suas fábulas..

abraço

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

A estes acho uma piada...

por lareco » 29/10/2008 23:28

Carro com oito anos,ferias na neve...etc.
Eu carissimo poupei durante cinco anos para começar a ter um pé de meia...dps é que pensei em ferias e carro não tive andei de transportes publicos...

Muitos dos meus amigos compraram o que não podia eu comprei um T1 e todos gozavam...hj caríssimo ganho bem a minha mulher ganha bem..tenho um pé de meia e estou a pensar em comprar casa no meio do porto...
Aguardo apenas o leilão do banco!!

Primeiro é ser-se como a cigarra depois é que se é como a formiga....

Registado: 15/10/2008 23:05

por tonirai » 29/10/2008 20:56

Martins_Braz Escreveu:Mas pagas 150€ pela tua parte... o que interessa é saber qual é a renda total

Pois, nisso tens razão... porque nada impede quem compra de fazer o mesmo, ou seja, de alugar quartos para obter retornos.

Tenho um primo em Barcelona que há 3 anos comprou lá um T3 de +- 380000€, e durante 2 anos teve 2 quartos alugados...
Só recentemente deixou de ter, devido à namorada ter ido viver com ele (ela contribui).

Registado: 19/4/2007 18:26

por tiagopt2 » 29/10/2008 20:56

Martins_Braz Escreveu:Mas pagas 150€ pela tua parte... o que interessa é saber qual é a renda total

Se o quisesse alugar sozinho pagaria 350€
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

Re

por JAS » 29/10/2008 20:53

nunofaustino Escreveu:eu pago 350€/mês por um T3.

Se eu fosse comprar um imóvel semelhante custar-me-ia cerca de 115.000€ (a este valor já estou a descontar 5.000€ do que me foi pedido à algum tempo por um, mas entretanto surgiram mais à venda, pelo que acredito que o valor actual seja este).

De acordo com a simulação do BPI, se eu pedisse 100% do financiamento e fizesse um empréstimo por 30 anos (não compreendo que se possam pedir empréstimos de 100% por mais tempo) eu ficaria a pagar cerca de 715€/mês. A estes custos teria de adicionar condomínio e IMI. Ou seja, poupo cerca de 4500€/ano (sem as despesas que referi).

Como o Braz disse, eu não acredito que a renda possa ser igual à prestação mensal do empréstimo. Se assim for, dificilmente valerá a pena alugar.

Nuno, estás a esquecer-te de um pequeno pormenor...

Na prestação do empréstimo tens duas componentes:
- Juros
- Amortização de Capital

É evidente que nos primeiros anos de um empréstimo pagas muito de juros e amortizas pouco.
Mesmo que seja difícil fazer as contas só deves comparar a renda com os juros.

Tenta a comparação a meio do prazo do empréstimo.

Teoricamente a Amortização de Capital é um investimento recuperável se venderes o andar.

E, habitualmente em tempos normais, acabas por conseguir vender o andar acima do preço de compra.

(A valorização do imobiliário costuma ser superior à inflação).

O segundo ponto a ter em conta é que a renda sobe e que a prestação é fixa.
O teu diferencial actual tende a diminuir.
(Se existisse um mercado de arrendamento a sério, e não distorcido pela fantochada das actualizações das rendas, essa diferença seria bem menor).

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Martins_Braz » 29/10/2008 20:47

tiagopt Escreveu:
nunofaustino Escreveu: A estes custos teria de adicionar condomínio e IMI. Ou seja, poupo cerca de 4500€/ano (sem as despesas que referi).

São essas as contas que muita gente não faz e que alteram tudo. Já para não falar na desvalorização e o desgaste que os imóveis vão sofrendo. E os custos para manutenção... Houve um estudo qualquer que concluiu que por ano se gasta em média entre 1-2% do valor total do imóvel, só em manutenção. Num apartamento de 150K€ são 1500-3000€ (em média) por ano.

Quanto ao aluguer, eu ainda poupo mais um pouco que o Nuno. Pago 150€ por mês num T3 fantástico que me custaria novo cerca de 200K€. Não vivo sozinho, mas neste momento não faço questão. Vivo com pessoas da minha idade, em simbiose.
Considero os 300€ de renda mensais que poupo como uma compensação monetária pela perda de alguma privacidade. E feitas as contas, compensa :wink:

Mas pagas 150€ pela tua parte... o que interessa é saber qual é a renda total

Registado: 17/7/2008 13:21

por tiagopt2 » 29/10/2008 19:53

nunofaustino Escreveu: A estes custos teria de adicionar condomínio e IMI. Ou seja, poupo cerca de 4500€/ano (sem as despesas que referi).

São essas as contas que muita gente não faz e que alteram tudo. Já para não falar na desvalorização e o desgaste que os imóveis vão sofrendo. E os custos para manutenção... Houve um estudo qualquer que concluiu que por ano se gasta em média entre 1-2% do valor total do imóvel, só em manutenção. Num apartamento de 150K€ são 1500-3000€ (em média) por ano.

Quanto ao aluguer, eu ainda poupo mais um pouco que o Nuno. Pago 150€ por mês num T3 fantástico que me custaria novo cerca de 200K€. Não vivo sozinho, mas neste momento não faço questão. Vivo com pessoas da minha idade, em simbiose.
Considero os 300€ de renda mensais que poupo como uma compensação monetária pela perda de alguma privacidade. E feitas as contas, compensa :wink:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

por PIKAS » 29/10/2008 19:34

Nuno,

350/mês por um T3 é um achado. Ainda bem para ti.
Isso é o dobro do valor mensal de condomínio e do IMI e de todas essas tralhas que amigos meus pagam.
Certamente que não é no Porto, Lisboa ou muito menos das zonas não degradadas de Oeiras ou Cascais. Por aqui um T3 deve rondar os 800 euros, acho eu.
Continuo a pensar, embora sem ser profundamente conhecedor do mercado, que por aqui os valores de renda não são substancialmente inferiores aos valores das prestações bancárias.
Isto sem o apoio jovem e esses benefícios.
Depois tem outra coisa. Ao fim de 30 anos acabava a prestação mas a renda vai continuar.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por habanero04 » 29/10/2008 19:22

Woodhare Escreveu:O problema em Portugal não é tanto uma bolha especulativa mas a subida das taxas de juro e endividamento excessivo que leva as pessoas a desfazerem-se das casas. Mesmo assim um amigo meu propôs um valor com mais de 10% de desconto em relação ao preço, por uma casa, e o vendedor aceitou.

O que acontece é que no valor de mercado da casa o construtor já tem uma margem brutal e têm sempre, salvo raras excepções, capacidade para baixar o preço e ainda ganham bastante. Também conheço casos de casas que estão à venda há 3 ou 4 anos e o preço pouco baixou. Conheço um construtor que fez umas quantas moradias e há 1 ano não quis vender por 300.000€ porque queria vender por 315.000€, há pouco tempo passei por lá e está a pedir 285.000€. Ali na zona casas idênticas custavam em 2001 210.000€.

Registado: 8/11/2007 17:14

por nunofaustino » 29/10/2008 19:14

PIKAS Escreveu:Oh Nuno, explica-me lá isso.
Pressupomos que o valor da renda mensal é, coisa menos coisa, igual ao de uma prestação mensal para pagamento do empréstimo.
Isto é assim: alugas um apartamento e pagas 400/500 euros de renda mês. Compras uma casa aproximada e ficas a pagar uma prestação de 400/500 euros/mês.
Se pagas a renda não poupas o dinheiro da prestação.
Só pouparás se ficares na casa dos pais. Aí poupas porque não pagas renda.
Não é?
Cumprimentos,

Pikas, eu pago 350€/mês por um T3.

Se eu fosse comprar um imóvel semelhante custar-me-ia cerca de 115.000€ (a este valor já estou a descontar 5.000€ do que me foi pedido à algum tempo por um, mas entretanto surgiram mais à venda, pelo que acredito que o valor actual seja este).

De acordo com a simulação do BPI, se eu pedisse 100% do financiamento e fizesse um empréstimo por 30 anos (não compreendo que se possam pedir empréstimos de 100% por mais tempo) eu ficaria a pagar cerca de 715€/mês. A estes custos teria de adicionar condomínio e IMI. Ou seja, poupo cerca de 4500€/ano (sem as despesas que referi).

Como o Braz disse, eu não acredito que a renda possa ser igual à prestação mensal do empréstimo. Se assim for, dificilmente valerá a pena alugar.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Martins_Braz » 29/10/2008 19:00

PIKAS Escreveu:
Falando por mim, que também estou a alugar, eu poupo em média uns 400-500€/mês relativamente a um empréstimo que tivesse de contratar.

Oh Nuno, explica-me lá isso.
Pressupomos que o valor da renda mensal é, coisa menos coisa, igual ao de uma prestação mensal para pagamento do empréstimo.
Isto é assim: alugas um apartamento e pagas 400/500 euros de renda mês. Compras uma casa aproximada e ficas a pagar uma prestação de 400/500 euros/mês.
Não é?
Cumprimentos,

Bolas, se a renda e a prestação do banco forem iguais então só arrenda quem for muito parvo.

Nunca encontrei nenhum... mas pode ser que existam...

Registado: 17/7/2008 13:21

por PIKAS » 29/10/2008 18:50

Falando por mim, que também estou a alugar, eu poupo em média uns 400-500€/mês relativamente a um empréstimo que tivesse de contratar.

Oh Nuno, explica-me lá isso.
Não é?
Cumprimentos,

por nunofaustino » 29/10/2008 18:42

PIKAS Escreveu:
b) os bons negócios sempre existiram e continuarão a existir e mesmo que o mercado caia mais um grande bocado e que tal propicie o aparecimento de maior quantidade de bons negócios, estes serão sempre para quem tiver cash disponível. O Tiago, estando à espera que os preços baixem para um nível satisfatório, só terá acesso a essas pobres virgens se tiver bastante nota, o que felizmente e ainda bem para ele me parece ser o seu caso. Mas a grande maioria, casos atrás de casos, não têm.

Cumprimentos,

Repara que, se o Tiago não tivesse algum $$, com o tempo que esteve a alugar e não a pagar o empréstimo, já conseguiu poupar algum $$ para colocar como entrada. Falando por mim, que também estou a alugar, eu poupo em média uns 400-500€/mês relativamente a um empréstimo que tivesse de contratar.

Um abr
nuno

por PIKAS » 29/10/2008 18:23

Já agora, pedia que respondesses a esta questão. Se tu pudesses emprestar $$ como se fosses um banco, tu emprestavas 150K€ para a compra de uma casa de 150K€ a alguém que não têm poupanças?

Nuno,
Claro que não emprestava. Com os bancos estou sempre de " pé atrás ", mas acho este procedimento correcto. Faria " ipsis verbis " o que o banco faz.
O problema é que os portugueses que precisam de casa não têm poupanças. Pudera, se um arquitecto ou engenheiro nos primeiros anos da sua carreira é remunerado a 600 euros/mês, já para não falar do resto que aí é a 400 euros, onde se arranjam as poupanças? Isto é o povão.
No meu post quis vincar três coisas.

a) pelo que me dizem, o estado actual do imobiliário tem mais a ver com o corte do crédito do que própriamente com o excesso de oferta que existe há já muitos anos, situação com a qual o mercado tem lidado bem.
Os bancos, mais tarde ou mais cedo, embora mais cautelosos e com critérios mais apertados, vão começar a abrir a torneira. É o core business deles, conceder crédito, se não emprestam não facturam.
E aí, com a euribor uns degraus mais abaixo, lá vai o povão.

b) os bons negócios sempre existiram e continuarão a existir e mesmo que o mercado caia mais um grande bocado e que tal propicie o aparecimento de maior quantidade de bons negócios, estes serão sempre para quem tiver cash disponível. O Tiago, estando à espera que os preços baixem para um nível satisfatório, só terá acesso a essas pobres virgens se tiver bastante nota, o que felizmente e ainda bem para ele me parece ser o seu caso. Mas a grande maioria, casos atrás de casos, não têm.

c) tal como os mercados mobiliários, o imobiliário também têm topos e fundos. Quem nos diz que o mercado não está perto do fundo? quem nos diz que ainda têm espaço para cair? Isto vem em linha de outros tópicos deste fórum acerca de títulos que hoje estão a cotar a 0,49. Está caro ou está barato? há um ano cotava a 2,18. Quem nos garante que daqui a 3 meses não estará a cotar a 0,24. Se subir sustentadamente, concluiremos que estava barata e no fundo. Se descer, estava cara e ainda não tinha tocado no fundo. Análise à posteriori.

Cumprimentos,

por Woodhare » 29/10/2008 14:32

O problema em Portugal não é tanto uma bolha especulativa mas a subida das taxas de juro e endividamento excessivo que leva as pessoas a desfazerem-se das casas. Mesmo assim um amigo meu propôs um valor com mais de 10% de desconto em relação ao preço, por uma casa, e o vendedor aceitou.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por nunofaustino » 29/10/2008 13:10

PIKAS Escreveu:
Isto é: hoje se te aparecer uma pechincha, daquelas das boas, uma vivenda razoávelmente nova, com muito terreno e numa zona não degradada, por exemplo, suponhamos no valor de 150.000 euros, vais ao banco e dizes que necessitas desse valor para arrematar a pechincha.
Sabes o que o banco te diz. Sim, entramos com 100 e você põe os restantes 50 mil. E achas que a esmagadora maioria têm esse diferencial?

E não deve ser assim?

Repara que, entre outras coisas, foi o facto de terem sido feitos empréstimos a 100% do valor da casa (e até a mais) que nos levou a esta crise.

Imagina que o banco te emprestava os 150K€ e que daqui a 3 anos a casa só valia 120K€. Tu poderias simplesmente (e até deverias fazer) sair da casa e deixar que o banco tomasse conta dela. O Banco receberia os juros dos 3 anos e ficava com uma casa que não valia os 150K€ mas sim os 120K€, ou seja, teria um prejuízo bastante grande nesse negócio.

Faz muito mais sentido que tu, ou alguém por ti - um fiador -, assuma parte do risco com o banco.

Já agora, pedia que respondesses a esta questão. Se tu pudesses emprestar $$ como se fosses um banco, tu emprestavas 150K€ para a compra de uma casa de 150K€ a alguém que não têm poupanças?

Um abr
Nuno

por redhot » 29/10/2008 11:16

Vamos lá ver uma coisa:

Isto é a lei da oferta e da procura.

Quando houve muita procura, os preços foram subindo.
Mesmo subindo o produto era escoado.

É natural. Porque háde um construtor vender por 100.000 eur. se pode vender por 150.000 eur.? Vendia na mesma.

A banca, a baixa dos juros, a economia proporcionaram isso.

O preço têm de ser ajustado de forma a equilibrar a oferta e a procura.

Agora estamos em crise há menos dinheiro, as pessoas não conseguem comprar as casas aos preços actuais, há excesso de oferta e naturalmente os preços baixam.

Nada mais simples que isto. Lei da oferta e procura.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por nahoot » 29/10/2008 10:46

Pata-Hari Escreveu:
Continuando o post do tiago, em relação aos bancos emprestarem 150 ou 100... os meus pais sempre me ensinaram: "Os bancos só emprestam dinheiro a quem não precisa dele."

Nahoot, eu costumo relembrar as pessoas que os bancos não assumem risco, apenas vendem aos clientes a oportunidade de assumir risco e o serviço de gerir esse risco que os clientes assumem. O risco que os bancos assumem tende a ser residual. Isto é a normalidade da banca.

Também sabemos é que nesta crise se passou exactamente o contrário - a banca assumiu riscos mal medidos e entrou em alavancagens loucas em alguns tipos de operações acreditando ter coberto o risco ou acreditando que as probabilidades de dar barraca eram muito, muito pequenas e despreziveis.

Por acaso estive indeciso entre falar nisso ou não... :)
No meu post falei daquilo que me foi ensinado pelos meus pais e que me impediu de me meter numa loucura de arranjar casa mal comecei a trabalhar. *

Nos últimos tempos os bancos tem, precisamente, emprestado dinheiro a quem realmente precisa dele... O que nos leva à crise de hoje...
Se calhar os meus pais deviam ter ensinado a mesma coisa aos senhores dos bancos. :lol:

* - Naturalmente que não foi SÓ essa frase... mas acho que dá para perceber... :wink:

Registado: 1/10/2008 16:20

Soo se tem aquilo que se pode ter. Mais nada.

por bboniek33 » 29/10/2008 8:37

Nem todos teem hoje o que precisam, alguns nem para alimentacao e medicamentos. O que ninguem tem culpa ee da mentalidade que se instalou em muitos trabalhadores (i.e. pessoas dependentes economicamente do trabalho) de que tinham que ter tudo o que o seu dinheiro comprasse mais umas massas emprestadas (divida). Poupar... quase ninguem o fez.

Nao ha volta a dar-lhe: foi casas e carros, viagens ao estrangeiros e mais uma serie de bens que lhes deram "qualidade de vida".

Aii estaa a qualidade resultante. Para muitos uma dificil mudanca de habitos que consiste simplesmente em cortes no consumo superfluo. Ora temos uns bons 2 milhoes que nunca souberam o que ee satisfazer as necessidades basicas, alguns sabem, literalmente, o que ee passar fome, viver em casas sem o minimo de conforto, sem aquecimento, vestem e calcam mal, nao teem ferias.

Entao... que se lixe a "chamada classe media" (estou para saber onde comeca e onde acaba) que tambem pouco ou nada se importou com os outros, que aa Solidariedade disse nada, cresceu a olhar para o seu umbigo e educou os seus filhos no mesmo conceito.

Que se lixe a "chamada classe media". Ou, por outras palavras:

A classe media que pague a crise ! 8-)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Pata-Hari » 29/10/2008 8:12

Continuando o post do tiago, em relação aos bancos emprestarem 150 ou 100... os meus pais sempre me ensinaram: "Os bancos só emprestam dinheiro a quem não precisa dele."

Nahoot, eu costumo relembrar as pessoas que os bancos não assumem risco, apenas vendem aos clientes a oportunidade de assumir risco e o serviço de gerir esse risco que os clientes assumem. O risco que os bancos assumem tende a ser residual. Isto é a normalidade da banca.

Também sabemos é que nesta crise se passou exactamente o contrário - a banca assumiu riscos mal medidos e entrou em alavancagens loucas em alguns tipos de operações acreditando ter coberto o risco ou acreditando que as probabilidades de dar barraca eram muito, muito pequenas e despreziveis.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Lion_Heart » 29/10/2008 3:36

Já agora, uma casa nova, mas que ja esteja construida desde 2003 por ex. mas que nunca tenha sido habitada, teoricamente não é uma casa nova pois ja tem 5 anos.

Por exemplo nesse caso os 5 anos de garantia também ja foram não e? Não estou a ver um construtor garantir mais 5 anos nessas situações.

E com 500.000 imóveis a mais neste País estão muitas casas nestas situações , e grande parte nas maõs dos bancos.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por nahoot » 29/10/2008 0:39

Concordo plenamente com o tiago. Inclusivamente na aversão a dividas. :)
Entrei há relativamente pouco tempo no mercado de trabalho e tudo o que tenho ganho (tirando um pouco para a bolsa) tem sido para juntar para poder investir na minha independência. (ainda vivo em casa dos pais :oops: )
Tenho andado a ver algumas casas em Lisboa e, na minha opinião, o preço das casas está demasiado elevado e vai ter de baixar.
As pessoas não têm dinheiro e o banco não empresta. Quanto maior for a quantia maior dificuldade de o banco emprestar. As construtoras e imobiliárias têm contas para pagar e a única maneira de terem liquidez é vender as casas. Mesmo que abaixo de custo.

Respondendo à tua questão no caso do preço não baixar, vou para uma casa alugada e fico à espera das falências. :lol:

Registado: 1/10/2008 16:20

por tiagopt2 » 28/10/2008 23:52

Pikas, se os preços se mantiverem insatisfatórios vou continuar numa casa alugada, como já estou desde há muito tempo.
Numa coisa tens razão, acredito que muita da procura que tem vindo a desaparecer se deve às limitações na concessão de crédito. Só que isso estará para se manter, o que fará com que a estagnação no sector aumente. Como agravante, temos a necessidade por parte das construturas de liquidez (também estas têm contas a pagar). Na minha opinião, serão elas as principais impulsionadoras para uma possível futura queda do preço das casas, em muito menor escala que os vendedores particulares.

Em relação a este assunto, compreendo que a minha posição/opinião seja algo distinta da da maioria dos portugueses. Eu tenho aversão ao endividamento (especialmente a muito longo prazo), assusta-me pensar que teria de pagar por um bem que desvaloriza até aos 50 anos! Fui ensinado pelos meus pais a pensar que só devemos ter o que podemos pagar. Claro que uma casa é um assunto que se situa a outro nível, mas...
Ao contrário de muitos portugueses, não me importo de me manter alugado (sou solteiro e sem filhos, isso ajuda). Se realmente aparecer uma oportunidade muito boa, hei-de ver como poderei fazer para dela usufruir.
Não quero manter-me numa casa de outra pessoa para sempre, mas o meu pai sempre me disse: "os melhores negócios são feitos quando não precisamos de os fazer".
Abraço

por mikemix » 28/10/2008 23:45

Mas se é verdade que em Espanha e Irlanda houve aumentos de 170%, só os loucos é que podiam investir naqueles mercados àqueles preços.

Por onde andava o Estado a pôr um travão nesta espiral de doidos?

O Estado e as Câmaras esfregavam as mãos com os impostos e com lucros nas vendas de terrenos! :?

abraços
Abraços!
M

http://www.queseguro.pt i link it!

Registado: 29/11/2007 10:37

por Capitão Nemo » 28/10/2008 23:43

corvo47 Escreveu:
Capitão Nemo Escreveu:Apenas acompanhei o Prós e Contras de ontem no seu inicio.

Mas uma afirmação, creio que do representante da CGD, que me chocou. Ele afirmou que em média o preço das casas em Portugal aumentou 3-4% nos últimos 10 anos. Em Espanha e na Irlanda os preços aumentaram 170%.

Não sei em que dados se baseou, mas pelo menos em Lisboa não acho que os preços tenham aumentado apenas 3 ou 4% em 10 anos.

Mas se é verdade que em Espanha e Irlanda houve aumentos de 170%, só os loucos é que podiam investir naqueles mercados àqueles preços.

Por onde andava o Estado a pôr um travão nesta espiral de doidos?

Fiquei com a ideia de que disse 3 a 4 % ao ano.

Um abraço

Provavelmente entendi mal. 3/4% anuais já fazem mais sentido.
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, goncaladas, Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Jonas74, latbal, mjcsreis, PacoNasssa e 472 visitantes