Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Verdadeira dimensão da actual CRISE !!! Que rombo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JCS » 12/10/2008 22:34

Pertenço ao sector e posso dizer que a desaceleração na procura deu-se muito repentinamente (desaceleração drástica em curto espaço de tempo). Felizmente estou apenas a terminar umas promoções que já tinha iniciado no ano passado (e que felizmente já têm compradores).

Após a conclusão destes negócios irei investir noutros sectores (já o ando a fazer tentado tirar partido das correções que temos tido nos ultimos tempos) porque acredito que o imobiliário vai precisar de largos anos para corrigir os excessos.

Conheço muitos promotores que após terem reduzido cerca de 20% os preços dos imóveis têm menos procura que no inicio do ano com os preços 20% mais caros, simplesmente porque hoje em dia praticamente não se faz negócio. Todos adiam compras pelo que ninguem vende. Com muita pena minha alguns conhecidos meus estão completamente falidos enquanto escrevo estas palavras. Outros serão uma questão de meses (semanas?)... :roll:

Penso que a quebra violenta na procura se vai agravar em 2009 e (excluindo o segmento de luxo) não aconselho a arriscar em novos projectos enquanto a oferta não for absorvida. É apenas a minha opinião.

Penso que nos proximos tempos iremos experimentar a situação existente em Espanha e muitissimas empresas irão falir em portugal.

Pessoalmente vou (e estou a) investir noutros sectores onde espero uma menor desaceleração.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por salvadorveiga » 12/10/2008 21:57

Ja agora, lembro-me do user José AB Machado alertar.nos com o seu indicador que uma grande queda estaria para acontecer... lembram.se ?

Na altura a maioria deitou-o abaixo, e infelizmente agora já nao posta por estas paragens...

Lembrei-me so' agora realmente, depois de andar por aqui a vasculhar o caldeirao e ver o grafico que ele postou...e fazer o alerta.

Abraço

Registado: 12/3/2008 22:06

por salvadorveiga » 12/10/2008 17:20

Repo Bus :lol:

Realmente... bem que as finanças podiam fazer isso ca' no burgo com os leiloes da dgci

Re: A Verdadeira dimensão da actual CRISE !!! Que rombo

por artista_ » 12/10/2008 16:23

AC Investor Blog Escreveu:Isto é um rombo de dimensões históricas que a ganância trouxe aos mercados, são milhares de milhões completemente perdidos. Para muitos que ainda acreditam que isto não passa de uma mera crise de falta de optimismo, vejam bem só uma pequenita parte do fiasco que muitos governos se meteram. Aqui se percebe porque andam malucos para acalmar os mercados.

AC, o que tu dizes é aquilo que é óbvio, nem havia outra forma de ser...

Os mercados funcionam por espectativas em que a confinça é fundamental: Não é função de qualquer governo tentar tudo para manter a serenidade e a confiança nos mercados?! Alguma vez não foi assim? Estranho era se fizessem o contrário...

O dinheiro que se perdeu também é normal em crises em Bear Market, foi assim em 2000/2003 e nos bears anteriores... e é o contrário nos Bull Markets!

Quanto ao preço das casas eu não acredito que em Portugal o preço das casas baixe muito, simplesmente porque as margens de lucro nunca atingiram percentagens muito elevadas... obviamente que haverá bons negócios nos próximos anos, enquanto o mercado estiver a ajustar mas depois não há muita volta a dar, ou pára a construção ou o preço das casas aumenta... ou então haverá empreiteiros a contruir para perder dinheiro!

Quando se fala de 70% de redução nos preços das casas estamos a vir para preços que são claramente abaixo do preço de custo, isso pode acontecer em alguns casos nos próximos anos, na fase de ajustamento do mercado, mas será incomportável a médio prazo... na grande maioria dos casos uma baixa superior a 25% já significará vender abaixo do preço de custo!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Semitela » 12/10/2008 16:23

Estou escandalizado com isto que se passou nos USA :shock:

Como é possivel dizerem à alguém que ganha 2-3x o salario minimo que pode comprar uma vivenda de 500 -600 mil dolares ?

E as pessoas são estupidas ? se sabem que não têm posses para isso porque entraram no negocio ?

Outra coisa : o dinheiro não desapareceu , apenas mudou de mãos .Muitos encheram os bolsos a custa dos ignorantes que queriam viver à grande sem ter o min de possibilidades de pagarem o negocio que tinham feito .

O problema reside a meu ver nos elevados preços ( inflaccionados artificialmente ) das casas que foram adquiridas e que agora não valem nada .

Não havia entidades que fiscalizassem ? Como é possivel as entidades ( fed e governo ) saberem do que se passava e deixarem o problema agravar-se .

Sinceramente não tenho pena nenhuma de todos os que se envolveram neste esquema .

Paga sempre é quem não tem culpa .

Mas porque não vão aos bolsos desses que ganharam com isto tudo ?
Editado pela última vez por Semitela em 12/10/2008 16:25, num total de 1 vez.

Registado: 19/10/2006 9:36

por Celsius-reloaded » 12/10/2008 16:05

Be Cool Escreveu:
Celsius Escreveu:Não tenho visto os preços das casas a descer por estas paragens...

Pois não. Se leres o meu post acima, encontras lá os números exactos. Tem havido desaceleração mas, ainda assim, alguma subida e não descida.
...

Exactamente.

É mais grave ainda haver ainda subida. Para a coisa normalizar e para o onus das familias não continuar a piorar, já deviamos ter decrescimos nos valores de + de 20%.

Pena que os governos tão interventivos que andam nos mercados financeiros não temomo medidas relevantes na economia real.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Be Cool » 12/10/2008 16:01

Celsius Escreveu:Não tenho visto os preços das casas a descer por estas paragens...

Pois não. Se leres o meu post acima, encontras lá os números exactos. Tem havido desaceleração mas, ainda assim, alguma subida e não descida.
...

Registado: 5/10/2005 18:05

por Celsius-reloaded » 12/10/2008 15:41

Não tenho visto os preços das casas a descer por estas paragens...
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por mapaman » 12/10/2008 15:30

Boas,

Não se mudam mentalidades num par de anos,pois foram consolidadas durante anos. Os construtores em portugal são de pequena dimensão,e vivem agarrados a chavões do tipo "é preciso esperar pelo cliente certo" ou então "é aguentar que isto vai passar", e outros do género.Conheço casas no algarve à venda à 5 anos sempre ao mesmo preço!

Recentemente,estive à beira de comprar,mas o negócio não foi em frente,por uma diferença ridicula. Ele(construtor) teimou que não tirava nada para além da comissão da imobiliária e eu acabei por lhe dizer para continuar à espera de algum "camone" que lhe havia de cair do céu.

conclusão:

ainda bem que não comprei e ele deve continuar feliz e contente à espera do cliente certo!

cumps

Registado: 24/1/2008 22:05

por rk0r794 » 12/10/2008 15:28

mlra Escreveu:Boas!

Depois de ver o filme passei-me. Isto é muito mais grave do que o que eu pensava!!!!!!

Tenho um amigo que é empreiteiro que anda completamente arrasado pela falta de compradores para os seus apartamentos, nunca viu nada assim. Diz ele que o que está dar é construir moradias, mas mesmo esse sector já está reflectir abrandamento significativo, desde o inicio da primavera.

Quanto ao teu amigo, o que se está a passar não é novidade nenhuma. Ou seja temos visto o custo do credito a aumentar muito. Só para teres uma ideia a Um emprestimo de 150.000 € em Dez. de 2005 a 30 anos dava uma prestação de cerca de 516 € e está acima dos 1000 €. Em três anos os salários duplicaram?! Não. Pelo contrário o tuga tem vindo a perder poder de compra. O que acho mais incrivel no meio disto tudo é que apesar de haverem muito menos compradores de imóveis os preços mantém-se muitíssimo elevados. Ora enquanto os vendedores não reduzirem as margens de lucro e os que estão a pagar emprestimo habitação e que pretendem vender as casas não começarem a vender a um preço abaixo do mercado dificilmente a situação se alterará. Sou do Porto e posso-te dizer que por aqui as vendas reduziram-se drasticamente e os preços em vez de descerem, subiram. O que para mim não faz qualquer sentido. è até vergonhoso. Eu que penso em comprar casa resta-me esperar que o preço das mesmas caia de acordo com a lei do mercado (oferta/procura). Enquanto isso não acontecer....

Cumps

Car mira

Suponha que um empreito tem uma divida ao banco de 1.500.00$00. Esta divida está penhora ou causionada por 10 fracções.
O que resta ao empreiteiro é vender cada fracção a 150.000,00. Porqué vender a um preço mais baixo? è melhor o banco ficarem com as fracções.

Um dos problemas da banca é que emprestaram aos empreiteiros milhares de euros, com a hipoteca da futura venda dos imóveis. Como não há compradores, os imóveis entrtanto desvalorizaram, não é possivel satisfazer os encargos com a banca.
Mais, há muito empreiteriros que não acabam as obras.
Lembrem-se em 1984 a quantidade de imóveis, hoteis que ficaram por acabar.

Registado: 20/9/2008 18:02

por salvadorveiga » 12/10/2008 15:18

os leiloes sao tramados...

e' pena nao virem com fotografias... para fazer ao menos uma filtragem...

por mlra » 12/10/2008 15:12

Para o ano que vem já deves comprar casa a um desconto na ordem dos 20 a 30%. Pelo menos é esse valor que o meu Amigo fala, casa isto não vire. No entanto podes optar pelos leilões, onde as casas são vendidas com descontos na ordem dos 40%.

Boas!

A mentalidade tuga é essa: "Pelo menos é esse valor que o meu Amigo fala, casa isto não vire" Um homem de negócios deve antecipar essas decisões. Isto é: se o mercado pode cair 20% a 30% para o ano no caso de isto não virar e se eu "empresário" tenho uma margem de 30% a 40% na venda de um imovel vou tentar vendê-lo já este ano reduzindo a minha margem para a casa dos 10% a 20%. Para o ano logo se verá se voltarei a investir no imobiliario ou não. Até lá já realizei o meu ganho e terei dinheiro para investir onde quer que seja. Não reduzindos as margens corro o risco de não ganhar nenhum ou até perder.

No entanto podes optar pelos leilões, onde as casas são vendidas com descontos na ordem dos 40%.

Tenho andando atento mas para já ainda não apareceu nada que me satisfizesse. Mas obrigado pela dica.

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por Be Cool » 12/10/2008 15:00

Por cá os preços ainda crescem, embora já se verifique uma desaceleração:

Imobiliário: Valorização das casas "em clara desaceleração" no segundo trimestre

Lisboa, 06 Out (Lusa) - O valor das habitações em Portugal subiu 0,4 por cento no segundo trimestre, uma "clara desaceleração" face aos 2,3 por cento registados nos três primeiros meses do ano, indicam dados do Índice Confidencial Imobiliário.

"Trimestralmente o índice subiu 0,4 por cento mas em clara desaceleração com o que se verificou em Março, que foi de 2,3 por cento. Um índice que acompanha valores de oferta tem uma resistência grande a descer, e o facto de ele ter sinais de descida é sinal de que os proprietários têm uma consciência grande de que o mercado vai forçar em queda o valor das suas casas", disse à Lusa o director da revista Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães.

O Índice Confidencial Imobiliário (ICI) utiliza como amostra a base de dados do site imobiliário lardoceLar.com, que reúne a oferta de mais de 450 mil fogos de 1.400 empresas de mediação e promoção imobiliária.

Por meses, o mês de Julho registou uma aceleração de 0,4 por cento, contrariando uma descida de 0,4 por cento no mês anterior. Já em Janeiro deste ano o índice também tinha descido 0,3 por cento.

Quanto à valorização média anual (que compara a variação média dos últimos 12 meses com os 12 meses anteriores), atingiu no mês de Julho os 2,5 por cento, mais 0,21 pontos percentuais que os 2,29 registados em Junho.

"A performance do índice comprova o momento de incerteza quanto à forma como o mercado está a reagir às dificuldades espelhadas em vários indicadores relacionados com o mercado residencial", indica uma nota de imprensa da Confidencial Imobiliário.

"Os proprietários têm a noção de que vão ter de fazer algum ajustamento para poder vender a casa. Há muita gente com a casa à venda mas que não precisa mesmo de vender - só quem de facto tem compromissos é que precisa de vender e baixa o preço - mas quem não tem [necessidade imediata] adia para não perder dinheiro. Por isso o índice não baixa muito", explicou Ricardo Guimarães.

De acordo com o ICI, "o fosso entre o ritmo de valorização do mercado de fogos novos e o do mercado dos fogos usados tem vindo a acentuar-se, travando a tendência de convergência registada até Março".

Em Julho os alojamentos usados alcançaram uma valorização média anual de 2,1 por cento, contra os 3,0 por cento dos fogos novos.

"Em termos trimestrais os fogos novos tiveram uma subida de 1,0 por cento, o que face aos 2,5 e aos 4 por cento que se verificaram em Abril indica que há uma clara desaceleração", explicou Ricardo Guimarães.

"Em relação aos fogos usados houve mesmo uma descida de 0,1 por cento em termos trimestrais", acrescentou a mesma fonte.

Como "a análise trimestral é menos volátil", indicou Ricardo Guimarães, "uma descida a nível trimestral não é um acontecimento tão frequente quanto isso".

Numa análise regional, o diferencial entre fogos novos e usados tem maior expressão na Área Metropolitana do Porto, com as residências novas a atingirem uma taxa méda anual de valorização de 6,5 por cento contra os 1,4 por cento nos alojamentos usados.

Por outro lado, a região do Algarve atravessa um período de maior volatilidade, mas com uma fase de recuperação no mercado dos fogos novos.

"Depois de um ano 2007 com taxas de variação negativas, esse segmento atingiu em Julho os 3,2 por cento de variação média anual. No caso do mercado de usados, a valorização média anual é de 9,4 por cento, a mais alta de todas as regiões do Continente", indica a nota do ICI.

"No total, o mercado do Algarve regista uma valorização média anual de 6,7 por cento em Julho", sublinha.

Lusa/Fim

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-10-06 17:50:16

Em Espanha, a situação é mais negra, até porque vem no seguimento de uma bolha de vários anos, em que os preços atingiram valores exorbitantes:

El precio de la vivienda ha bajado en España un 1,52% durante el periodo estival

Según los datos ofrecidos por El Preciómetro, el índice de precios del portal inmobiliario y del hogar Facilisimo.com, el precio de la vivienda en España ha visto reducido su precio un 1,52% durante los meses veraniegos de 2008 (desde el 1 de junio hasta el 31 de agosto), por lo que la bajada acumulada desde que se iniciase el año llega ya al 5,11%.
De este modo, el precio medio del metro cuadrado a nivel nacional se sitúa en 2.340 €, cuando hace un año exactamente costaba 170 euros más, es decir, 2.510 €/m2.

Aunque el verano comenzó con una moderación en la bajada del precio de la vivienda (-1,04% en mayo, -0,67% en junio y -0,38% en julio), agosto rompió esta tendencia y registró una caída del 0,43%, cerrando el periodo estival con un acumulado del 1,52%. Es significativo observar cómo en el mismo periodo el pasado año el descenso fue sólo del 0,28%, época en que comenzó la caída de precios de la vivienda.

Centrándonos en la evolución del precio en las distintas comunidades autónomas durante el verano de 2008, vemos que Baleares (-7,25%), Murcia (-2,68%) y Castilla-La Mancha (-2,51%) encabezan la lista de las comunidades que registran un mayor descenso de precios de la vivienda, continuando con Aragón (-2,43%), Castilla y León (-2,24%), Madrid (-1,81%), Cataluña (-1,63%), La Rioja (-1,57%), Comunidad Valenciana (-1,53%), Navarra (-1,45%), Islas Canarias (-0,98%), Andalucía (-0,87%), Asturias (-0,21%) y País Vasco (-0,11%).

Por el contrario, Galicia (+0,98%), Extremadura (+0,93%), y Cantabria (+0,25%) son las únicas regiones donde la vivienda se ha encarecido desde el pasado 1 de junio de 2008.

Registado: 5/10/2005 18:05

por AC Investor Blog » 12/10/2008 15:00

mlra Escreveu:Eu que penso em comprar casa resta-me esperar que o preço das mesmas caia de acordo com a lei do mercado (oferta/procura). Enquanto isso não acontecer....

Cumps

Para o ano que vem já deves comprar casa a um desconto na ordem dos 20 a 30%. Pelo menos é esse valor que o meu Amigo fala, casa isto não vire. No entanto podes optar pelos leilões, onde as casas são vendidas com descontos na ordem dos 40%.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por mlra » 12/10/2008 14:57

Boas!

Depois de ver o filme passei-me. Isto é muito mais grave do que o que eu pensava!!!!!!

Tenho um amigo que é empreiteiro que anda completamente arrasado pela falta de compradores para os seus apartamentos, nunca viu nada assim. Diz ele que o que está dar é construir moradias, mas mesmo esse sector já está reflectir abrandamento significativo, desde o inicio da primavera.

Quanto ao teu amigo, o que se está a passar não é novidade nenhuma. Ou seja temos visto o custo do credito a aumentar muito. Só para teres uma ideia a Um emprestimo de 150.000 € em Dez. de 2005 a 30 anos dava uma prestação de cerca de 516 € e está acima dos 1000 €. Em três anos os salários duplicaram?! Não. Pelo contrário o tuga tem vindo a perder poder de compra. O que acho mais incrivel no meio disto tudo é que apesar de haverem muito menos compradores de imóveis os preços mantém-se muitíssimo elevados. Ora enquanto os vendedores não reduzirem as margens de lucro e os que estão a pagar emprestimo habitação e que pretendem vender as casas não começarem a vender a um preço abaixo do mercado dificilmente a situação se alterará. Sou do Porto e posso-te dizer que por aqui as vendas reduziram-se drasticamente e os preços em vez de descerem, subiram. O que para mim não faz qualquer sentido. è até vergonhoso. Eu que penso em comprar casa resta-me esperar que o preço das mesmas caia de acordo com a lei do mercado (oferta/procura). Enquanto isso não acontecer....

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por Onorio » 12/10/2008 14:40

Ontem tb deu sobre isso no 60 minutos, sobre o subprime e a desvalorizaçao das casas, sobre o abuso do credito por parte dos americanos e sobre a manipulaçao dos hedge funds em determinados titulos.
Muito interessante.

Vou ver esses q tb o devem ser.
Abraço

Registado: 4/3/2008 23:31

A Verdadeira dimensão da actual CRISE !!! Que rombo

por AC Investor Blog » 12/10/2008 14:31

Isto é um rombo de dimensões históricas que a ganância trouxe aos mercados, são milhares de milhões completemente perdidos. Para muitos que ainda acreditam que isto não passa de uma mera crise de falta de optimismo, vejam bem só uma pequenita parte do fiasco que muitos governos se meteram. Aqui se percebe porque andam malucos para acalmar os mercados.Isto é abismal, preços das casas a cairem 70% face ao valor da compra. O que se está a passar nos States vai-se passar cá, mas como é normal não convém assustar os patos, pois senaõ é que a crise se alastra, mas felizmente as televisões já começam a divulgar a verdadeira crise do sector imobiliário que á muito andava a funcionar de uma forma escondida. Tenho um amigo que é empreiteiro que anda completamente arrasado pela falta de compradores para os seus apartamentos, nunca viu nada assim. Diz ele que o que está dar é construir moradias, mas mesmo esse sector já está reflectir abrandamento significativo, desde o inicio da primavera.

Aqui ficam os videos da verdade dos sub-prime nos states :

Part 1 - http://br.youtube.com/watch?v=D0nPlqJxtlc

Part 2 - http://br.youtube.com/watch?v=U8aWXIW7rFM
Anexos
subprime.jpg
subprime.jpg (192.06 KiB) Visualizado 2137 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, navaldoc, PacoNasssa e 107 visitantes