Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GM- O fim de uma era

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Be Cool » 11/10/2008 15:48

...
A alternativa à falência está em marcha.

General Motors y Chrysler tantean una posible fusión

Cerberus, dueño de Chrysler, también estaría negociando con Nissan y Renault

EUROPA PRESS
Actualizado sábado 11/10/2008 14:37

NUEVA YORK (EEUU).- General Motors está en negociaciones preliminares para una posible fusión con Chrysler, en una operación que podría cambiar el panorama del sector automovilístico estadounidense, según publica el diario 'The New York Times'.

Concretamente, General Motors inició hace más de un mes las negociaciones con Cerberus Capital Management, la firma de capital riesgo propietaria de Chrysler.

No obstante, según el rotativo "no necesariamente se producirá un acuerdo", teniendo en cuenta que las dos compañías están resistiendo a la crisis y cualquiera de las partes puede considerar que la fusión no es "interesante", pese a que el objetivo de la misma es precisamente sobrevivir en un entorno cada vez más difícil.

Fuentes cercanas a la negociación consultadas por el periódico indicaron que el viernes las posibilidades de que se produjera la operación eran de "50-50" y que probablemente los diálogos continuarán en las próximas semanas.

Las negociaciones estarían en una fase muy preliminar, en la que se realizan cálculos sobre los ahorros que produciría la fusión pero sin tener acceso a los libros.

La compañía que nacería de esta fusión controlaría el 35% del mercado estadounidense, dominando sobre todo en el segmento de los turismo, los vehículos deportivos y las furgonetas; además de contar con marcas que son un icono para Estados Unidos, como Chevrolet, Cadillac o Jeep.

Por contra, la operación cuenta con "enormes riesgos" ya que ambas compañías están haciendo frente a la peor situación del mercado de venta de automóviles en Estados Unidos de los últimos 15 años.

Nissan y Renault
De manera paralela, Cerberus sigue manteniendo negociaciones con otros fabricantes de automóviles, como Nissan y Renault, según indicaron al rotativo fuentes cercanas a la operación sin aclarar a qué nivel se encuentran estos diálogos.

No obstante, el periódico considera que la fusión con General Motors tiene "mucho más potencial" que la que pueda realizar con cualquier otro fabricante no estadounidense, ya que, pese a los posibles despidos, ambas compañías podrían compartir proveedores y líneas de producto, además de investigar nuevas tecnologías de manera combinada.

En las últimas semanas, se han sucedido noticias sobre una posible bancarrota de General Motors, debido al descenso de sus reservas de efectivo. La compañía cuenta con 21.000 millones de dólares (15.531 millones de euros) en caja, pero está gastando más de 1.000 millones de dólares (739 millones de euros) cada mes.

Asimismo, las acciones de la empresa han caído desde los más de 43 dólares de hace un año a menos de cinco dólares. Aun así, General Motors señaló el jueves en un comunicado que confía en poder incrementar su liquidez y aseguró que no está considerando la bancarrota.

Registado: 5/10/2005 18:05

por nunofaustino » 10/10/2008 14:24

Ulisses Pereira Escreveu:Os responsáveis da General Motors vieram agora afirmar que - e passo a citar - "A Falência não é uma opção que esteja nos seus planos". :shock: Mas a falência raramente é uma opção! As falências são forçadas e não são desejo dos responsáveis da empresa. Mas enfim... :roll:

Um abraço,
Ulisses

Falta dizerem que o negócio está forte e sustentado e ficam muito parecidos aos tipos da Bear Stearn e da Lehman...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Ulisses Pereira » 10/10/2008 14:23

Os responsáveis da General Motors vieram agora afirmar que - e passo a citar - "A Falência não é uma opção que esteja nos seus planos". :shock: Mas a falência raramente é uma opção! As falências são forçadas e não são desejo dos responsáveis da empresa. Mas enfim... :roll:

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por salvadorveiga » 10/10/2008 10:21

JCS Escreveu:
artista Escreveu:
JCS Escreveu:Um investidor de longo prazo não é alguém que compra e esquece...É alguém que investe mas que acompanha atentamente (possivelmente durante muito tempo), e que também tem de ser rápido a reagir.

Olá JCS, obviamente que concordo contigo, aliás esta idéia está presente em muito do que tenho escrito, mas este exemplo da GM é bom para muitos inexperientes, que mantêm posições a longo prazo apenas porque elas são perdedoras, perceberem que o longo prazo não garante nada sem o tal Homework!

abraço

artista

Exactamente. O problema é que muitos dos investidores de longo prazo não vêem as empresas como suas quando as compram em bolsa. Se por exemplo investissem o capital numa loja de rua e pusessem lá alguém a "tomar conta" daquilo, provavelmente andariam lá praticamente todos os dias para ver se o investimento estava a correr bem e a crescer. Mas já não conseguem ter este comportamento quando usam a bolsa para comprar empresas (as empresas começam a vender menos num bullMarket, mas eles neste caso já acham normal e não actuam). Têm prejuizos quando a maioria dos concorrentes não o têm (mas acham normal e não actuam). Hoje admiram-se. Este é um tópico da GM mas podia dar o exemplo da AMD entre muitas outras...

Uma coisa eu não duvido. Se os problemas acontecessem na "lojinha de rua" só não se fazia o que não se pudesse para se dar a volta à situação. O problema dos investidores é que quando usam a bolsa pra comprar empresas não tem o sentimento que "a empresa é deles...". Talvez seja esse o problema...

Não compreendo.

Abraço

JCS

JCS, eu ate iria mais longe e diria que o portugues normal de longo prazo, acho que nem estuda a empresa.

Sabe quem e' o BPI, a GALP e isso, se calhar ate olha para uns P/E zitos, e ve que caiu muito e decide por dinheiro...

Vejo mta gente dizer "ahh qnd a Sonae chegar aos 0,20 centimos compro" e dizem isso por dizer...

O importante e' q eh necessario olhar pa balanços cash flows, resultados e analizar bem aquilo...

Bem um abraço

Registado: 12/3/2008 22:06

por JCS » 10/10/2008 10:07

artista Escreveu:
JCS Escreveu:Um investidor de longo prazo não é alguém que compra e esquece...É alguém que investe mas que acompanha atentamente (possivelmente durante muito tempo), e que também tem de ser rápido a reagir.

Olá JCS, obviamente que concordo contigo, aliás esta idéia está presente em muito do que tenho escrito, mas este exemplo da GM é bom para muitos inexperientes, que mantêm posições a longo prazo apenas porque elas são perdedoras, perceberem que o longo prazo não garante nada sem o tal Homework!

abraço

artista

Exactamente. O problema é que muitos dos investidores de longo prazo não vêem as empresas como suas quando as compram em bolsa. Se por exemplo investissem o capital numa loja de rua e pusessem lá alguém a "tomar conta" daquilo, provavelmente andariam lá praticamente todos os dias para ver se o investimento estava a correr bem e a crescer. Mas já não conseguem ter este comportamento quando usam a bolsa para comprar empresas (as empresas começam a vender menos num bullMarket, mas eles neste caso já acham normal e não actuam). Têm prejuizos quando a maioria dos concorrentes não o têm (mas acham normal e não actuam). Hoje admiram-se. Este é um tópico da GM mas podia dar o exemplo da AMD entre muitas outras...

Uma coisa eu não duvido. Se os problemas acontecessem na "lojinha de rua" só não se fazia o que não se pudesse para se dar a volta à situação. O problema dos investidores é que quando usam a bolsa pra comprar empresas não tem o sentimento que "a empresa é deles...". Talvez seja esse o problema...

Não compreendo.

Abraço

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por pedrom » 10/10/2008 9:49

artista Escreveu:

abraço

artista

Por acaso tenho reparado que aqueles que vinham para aqui dizer que não se importavam com as quedas que os investimentos eram de longo prazo desapareceram!!!

Vocês não notaram isso?

Agora será que venderam, ou que já perderam todos os argumentos?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por artista_ » 10/10/2008 9:44

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por JCS » 10/10/2008 9:23

artista Escreveu:Um bom exemplo, entre muitos outros, de que o Longo prazo tem muitos "ses"...e mais uns pontos para a AT! :wink:

Abraços

artista

Na minha opinião o investimento de longo prazo obriga também ao acompanhamento diário da sua empresa(com especial atenção para as divulgações de resultados onde se vê para onde vão as empresas). No caso da GM os sinais apareceram já há muitissimo tempo. Para o investidor de longo prazo é crucial saber se a empresa está saudavel ou não. Indicadores como a permanente perda de quota de mercado, assim como a permanente diminuição de resultados são os primeiros sinais a aparecerem (e apareceram).

Um investidor de longo prazo não é alguém que compra e esquece...É alguém que investe mas que acompanha atentamente (possivelmente durante muito tempo), e que também tem de ser rápido a reagir.

Se a empresa não consegue acompanhar a evolução do sector algo se passa (e tanto no caso da GM como no caso da Ford a situação já não é de agora, os sinais estão lá há muitos Trimestres...).

Abraço

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por salvadorveiga » 10/10/2008 0:34

artista Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:artista, mas uma pessoa que detesse as acçoes para longo prazo da GM numa potica de Buy and Hold e deixa-se vir para aqui e' pq estava a pedilas...

Como diz o Cramer, Buy and HomeWork...

Temos que estar sempre a avaliar como esta o negocio...se houver indicaçoes, ou ate' mesmo qualquer coisa que eu nao perceba, e que nao esta' certo vendo logo...

Nao e' so' cmprar e esquecer ;)

Pois, mas quantos fazem o Buy and homework?! e quantos o fazem e descobrem que se meteram numa grande alhada, só que entretanto as cotações já cairam 30% ou mais?!

Não sabia que o Cramer disse isso, mas eu diria antes, Homework and buy :)

De qualquer forma eu não me sentiria seguro a investir com base nos fundamentais, por mais trabalhos de casa que faça :wink:

abraço

artista

Sim tens razao primeiro HomeWork depois Buy, mas depois continuar os TPC...

Ele disse isso sim, ate foi um artigo que o Ulisses ca' deixou...

Abraço

por artista_ » 10/10/2008 0:32

salvadorveiga Escreveu:artista, mas uma pessoa que detesse as acçoes para longo prazo da GM numa potica de Buy and Hold e deixa-se vir para aqui e' pq estava a pedilas...

Temos que estar sempre a avaliar como esta o negocio...se houver indicaçoes, ou ate' mesmo qualquer coisa que eu nao perceba, e que nao esta' certo vendo logo...

Pois, mas quantos fazem o Buy and homework?! e quantos o fazem e descobrem que se meteram numa grande alhada, só que entretanto as cotações já cairam 30% ou mais?!

Não sabia que o Cramer disse isso, mas eu diria antes, Homework and buy :)

De qualquer forma eu não me sentiria seguro a investir com base nos fundamentais, por mais trabalhos de casa que faça :wink:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por karlitos » 10/10/2008 0:23

SMarq Escreveu:
Laraujo Escreveu:Caro Ulisses,

sabe o que se passou hoje?
Já teve a cair quase 20%

O que se passa com a GM vem antes deste crash,... :roll:

A GM era até á bem pouco tempo a 1ª construtora de automómeis do Mundo. :shock:

Acumula prejuizos enormes, segundo as minhas contas, nos últimos 4 trimestres acumula um prejuizo de 58,5 Mil Milhões de dolares,... :roll:

Neste momento vale 2,7 Mil Milhões de dolares praticamente o mesmo valor que a Cimpor,... :shock:

Se isto não é falência anda lá perto.

cmps,
SMarq

vao ter que começar a vender os aneis...

Registado: 27/6/2007 21:00

por salvadorveiga » 10/10/2008 0:21

artista Escreveu:Um bom exemplo, entre muitos outros, de que o Longo prazo tem muitos "ses"...e mais uns pontos para a AT! :wink:

Abraços

artista

PS: Obviamente não estou a dizer que o longo prazo seja um mau princípio, apenas que quem o usa deve saber avaliar muito bem os fundamentais e conseguir prever a evolução da empresa... e não comprar e esperar, fiando-se na ideia de que "no longo prazo o mercado sobe sempre" (mais uma com interpretação errada!)

artista, mas uma pessoa que detesse as acçoes para longo prazo da GM numa potica de Buy and Hold e deixa-se vir para aqui e' pq estava a pedilas...

por SMarq » 10/10/2008 0:17

Laraujo Escreveu:Caro Ulisses,

sabe o que se passou hoje?
Já teve a cair quase 20%

O que se passa com a GM vem antes deste crash,... :roll:

A GM era até á bem pouco tempo a 1ª construtora de automómeis do Mundo. :shock:

Acumula prejuizos enormes, segundo as minhas contas, nos últimos 4 trimestres acumula um prejuizo de 58,5 Mil Milhões de dolares,... :roll:

Neste momento vale 2,7 Mil Milhões de dolares praticamente o mesmo valor que a Cimpor,... :shock:

Se isto não é falência anda lá perto.

cmps,
SMarq
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por pedrom » 9/10/2008 19:42

Abraços

artista

PS: Obviamente não estou a dizer que o longo prazo seja um mau princípio, apenas que quem o usa deve saber avaliar muito bem os fundamentais e conseguir prever a evolução da empresa... e não comprar e esperar, fiando-se na ideia de que "no longo prazo o mercado sobe sempre" (mais uma com interpretação errada!)

Ainda bem que dizes isto com um exemplo senão eras já chacinado, cilindrado, e espezinhado!!!!

Ainda há pouco tempo tive uma brutal discussão com alguém sobre este tipo de situações e tive que me calar (eram vários contra mim) pois não tinha nenhum exemplo concreto de uma empresa conhecida mundialmente e em que não fosse conhecida fraude!!!

Vou combinar um jantar com os meus colegas para voltar à carga!!!!

PS. Sou mesmo burro, vou-lhe pagar o jantar para os estar o ouvir!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por artista_ » 9/10/2008 19:35

Um bom exemplo, entre muitos outros, de que o Longo prazo tem muitos "ses"...e mais uns pontos para a AT! :wink:

Abraços

artista

por Jesse James » 9/10/2008 19:27

GM falls to 1950 levels; European sales stung

By Shawn Langlois, MarketWatch

Last update: 2:01 p.m. EDT Oct. 9, 2008SAN FRANCISCO (MarketWatch) - General Motors Corp. shares, already reeling from the widening credit crisis that has crippled Wall Street, fell as much as 22% in early trades Thursday, dropping to closing levels last seen around Christmas time in 1950.

In fact, the last time GM traded at around $5.40 a share, a typical car sold for just over $3,000, gasoline cost 20 cents a gallon, a six-pack of Coke could be yours for 37 cents, and houses went for $16,000. :shock:

GM's shares did, however, rebound from the intraday depths to trade down 14% at $5.93 midday. Rival Ford Motor Co. fared only slightly better, off 7% at $2.48.

David Healy, an analyst at Burnham securities, said that the stock has been overreacting to the all the negative headlines lately. "Things will get worse before they get better," he said. "But this company will get through a few more bad years and survive. This is not a stock for widows and orphans."
The latest bit of bearish news comes from one area of the company that had been a silver lining at a time of sluggish sales in GM's home market.
"We are facing an unprecedented set of economic challenges due to the global economic crisis."
— Carl-Peter Forster, president of GM Europe
GM's total European sales volume fell 1.9% to 1.62 million cars and trucks through the first three quarters of the year. A strong showing in Eastern Europe, paced by record results from the Chevy brand, was offset by a 10.7% drop in Western Europe.
The same factors that have slammed GM's U.S. sales are now stinging results in Western Europe, where a weakening economy, high gas prices and soaring raw material costs have made for an extremely difficult time to sell cars and turn profits.
"We are facing an unprecedented set of economic challenges due to the global economic crisis," Carl-Peter Forster, president of GM Europe, said in a statement. "The credit crisis and inflation from surging oil and commodities prices have seriously hurt consumer confidence."

Still, the biggest challenges clearly remain in the core U.S. market, as potential car buyers continue to grapple with slumping home prices and the inability to tap credit.

GM vehicle sales fell 15.6% to 282,806 cars and trucks in September, which was actually better than most thanks to aggressive incentive spending. The overall industry endured a 26% drop a year ago, making for the eleventh straight month of declines and the first time since February 1993 that the total number dropped below one million. See full story.
J.D. Power and Associates fanned the selling flames on Thursday when it forecast total new light-vehicle sales in the U.S. of 13.6 million cars and trucks, down 16% from 16.1 million a year ago. The firm now sees 2009 sales dropping to 13.2 million vehicles.
"Buyers are both voluntarily and involuntarily exiting the U.S. new-vehicle market," analyst Jeff Schuster said in a note. The pain will move outside the U.S. as well, he added, explaining that the global auto market "may experience an outright collapse" in 2009.
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por acintra » 9/10/2008 18:58

EuroVerde Escreveu:Fazia falta o Jack Welch. :cry:

Jack Welch era da GE!
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por karlitos » 9/10/2008 18:45

segundo sei a GM continua a ser "dona" da opel, chevrolet, Saab, entre muitas outras...

a grande maioria destas marcas continuam viaveis...

Faz-me lembrar a Fiat aqui a uns anos... tinha a alfa, lancia, ferrari, maserati, etc...

la tiveram que vender uns aneis... para ficar com os dedos...

engraçado que a GM esteve quase para comprar a Fiat... acabou por nao o fazer e teve que pagar uma choruda indemnizaçao...

as voltas que isto da...

Registado: 27/6/2007 21:00

por Ulisses Pereira » 9/10/2008 18:43

Navete, tudo é possível, embora em caso da falência da GM acho que sereia um erro enorme tomarem essas medidas.

ljbk, não há nenhuma razão especial. Como negoceio horizontes temporais mais curtos, utilizo-os em escala normal e, para não estar sempre a alterar (o tempo não é muito) coloco aqui na escala linear que penso também dar uma boa ideia do que se passou.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 9/10/2008 18:31

Fazia falta o Jack Welch. :cry:

Registado: 29/11/2007 11:19

por MozHawk » 9/10/2008 18:10

Completamente Ulisses. Estava a ler hoje vários artigos sobre a GM e é impressionante. Transacciona em mínimos de 57 anos e, li algures, estaria a ser equacionada a sua substituição no DJIA pela forte queda da capitalização do título, após 82 anos de permanência no índice (agora não encontro a notícia). Este último cenário também poderá estar a ajudar à festa.

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por pinto80 » 9/10/2008 17:32

Esta derrocada da GM acompanha claramente a actividade da empresa. Há muito tempo que o GM tm vindo a perder terreno para a sua maior concorrente no sector automóvel, a Toyota.

A partir da liberalização dos carros asiátios que a Toyota tem crescido sustentadamente e a Gm tem vindo a cair em volume de negócios, pelo menos tem vindo a perder o lugar de maior construtor mundial de veículos - se ainda continua em primeiro rapidamente perderá o lugar para a Toyota...

Registado: 5/12/2007 22:29

por ljbk » 9/10/2008 17:13

Boa tarde.

O resultado ainda é mais impressionante com os preços numa escala logaritmica.

Já agora, caro Ulisses, fazendo uma pergunta talvez indiscreta, existe algum motivo pelo qual nos seus graficos prefere utilizar uma escala linear para os preços ao invés do Marco que prefere utilizar uma escala logaritmica ?

BN,
ljbk.
Anexos
gm_semanal_log.PNG
gm_semanal_log.PNG (47.07 KiB) Visualizado 2007 vezes

Registado: 25/11/2005 11:15

por Navete » 9/10/2008 16:51

Boas tardes pessoal, neste dia de carrossel...

Ulisses, achas que o governo Americano poderia injectar ou comprar activos da GM, a fim de não lançar mais pessoas no desemprego?

Não sei quantos postos de trabalho serão mas seria uma catastrofe...
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por Ulisses Pereira » 9/10/2008 16:50

Sim, Salvador. E se vires o que se tem passado na última década na indústria automóvel, rapidamente percebes por que não subiam as cotações da GM.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, navaldoc, PacoNasssa, PXYC e 107 visitantes