Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Governo espanhol reduz lista de empregos para imigrantes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SMALL2007 » 9/10/2008 15:55

Se isso afectar os portugueses, o Governo português deverá referir imediatamente quais as retaliações.

tipo...empresas espanholas fora dos concursos a obras públicas, ou então têm que empregar 99% de portugueses nos quadros.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por ruieb1c » 9/10/2008 15:51

Com 11% de desempregados lá vão ter os espanhois de interromper a "fiesta" e voltar ao trabalho de outros tempos, nomeadamente a fazer coisas que pensavam que só estrangeiros as deveriam fazer...esta crise também é ética e é bom que se comece também a pensar nela...
 
Mensagens: 26
Registado: 15/1/2008 20:36

Governo espanhol reduz lista de empregos para imigrantes

por Elias » 9/10/2008 10:50

Governo espanhol reduz lista de empregos para imigrantes

in TSF - Hoje às 09:32

O governo espanhol reduziu praticamente a zero a lista de ocupações de difícil cobertura, usadas para contratar imigrantes nos países de origem, eliminando empregos na área da construção, serviços e agricultura.

Os cortes - que vão afectar a maioria dos postos preenchidos por imigrantes - inserem-se em medidas anunciadas em Setembro pelo governo espanhol para adequar todos os programas de emprego em vigor no país à actual conjuntura económica.

Entre as medidas previstas, uma das que suscitou mais polémica foi a defendida pelo ministro do Trabalho, Celestino Corbacho, de cortar a contratação nos países de origem, feita através de uma lista de «profissões de difícil cobertura».

«Não parece razoável que com 2,5 milhões de desempregados continuemos a recorrer à contratação na origem», disse Corbacho, explicando que no ano passado vieram para Espanha 200 mil trabalhadores contratados na origem.

Essa lista serviu desde 2005 para a contratação no estrangeiro de mais de 454 mil imigrantes e só na primeira metade deste ano para contratar mais de 88 mil.

A proposta de redução da contratação na origem foi fortemente contestada, com várias forças da oposição, sindicatos e outras associações a afirmarem que só serviria para estimular ainda mais a imigração ilegal.

As declarações de Corbacho - que disse que a redução seria de levar a contratação «praticamente a zero» - foram corrigidas pela vice-presidente do governo, María Teresa Fernández de la Vega, que rejeitou liminarmente que isso fosse acontecer.

Porém as estatísticas parecem dar razão a Corbacho e a contratação passará praticamente a zero.

É que ainda que os empregos já eliminados representem um terço do total de empregos na lista, são dos sectores que importaram a quase totalidade da mão-de-obra estrangeira.

A área de serviços, por exemplo, representou 58,6 por cento de todos os contratos desde o início do ano; a de construção 24,29 por cento e a de agricultura 11,85 por cento.

Fora da lista ficam, por exemplo, pedreiros, empregados de balcão, empregadas domésticas e peões agrícolas.

Em algumas comunidades autónomas as ofertas de emprego desaparecem praticamente por completo, sendo apenas listados cargos como desportistas profissionais, treinadores ou profissionais da marinha mercante.

O governo defendeu já a decisão afirmando que foram detectados bastantes casos de empresas que contratavam trabalhados no exterior para os despedirem quando começavam a acumular direitos, voltando ao mercado exterior para novas contratações.

Esse tipo de práticas foi detectada em particular no sector de serviços, o que mais imigrantes contratou e também um dos mais afectados pela crise económica.



Comentário meu: quando esta notícia passou na rádio às 10 horas, referiram que isto constituía uma dificuldade adicional para os portugueses que pretendam trabalhar em Espanha, contudo ao abrigo de Schengen julgo que estas restrições não se apliquem a cidadãos portugueses. O que vos parece?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, iniciado1, PMP69 e 71 visitantes