Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise mundial arrasta sector automóvel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por RandomWalk » 7/10/2008 17:39

PIKAS Escreveu:Acho que daqui a dois/três anos o mercado já terá ofertas em alternativa ao petróleo ( sobretudo electricos ) que serão sobejamente tentadoras para quem deseja poluir menos e, sobretudo, estar menos dependente do que temos visto recentemente na área do petróleo. E mesmo em custos, não sei, não sei...
Assim, quem puder esperar, esperará.

Eu sou um dos tais.... já ando para comprar carro novo há algum tempo, mas como sei que dentro de 2, 3 anos a oferta de carros mais "limpos" irá muito para além do prius e do honda híbrido, aguento bem a tentação de ir já ao mercado. :wink:

Registado: 16/1/2008 20:09

por PIKAS » 7/10/2008 17:13

Acerca deste caso, em concreto, tenho uma opinião algo diferente.
A crise pela qual o mundo passa, que começou no subprime, blá, blá, blá, está já neste momento na economia real. É um facto que a força compradora de bens, por via da apelidada crise, está a reduzir, logo os produtores tem inevitávelmente que se ajustar senão criarão stocks monstruosos.
O sector automóvel, especificamente, é atravessado, em minha opinião, em simultâneo por duas crises:

- a crise económica
- a crise dos combustíveis, petróleo versus alternativas.

Acho que daqui a dois/três anos o mercado já terá ofertas em alternativa ao petróleo ( sobretudo electricos ) que serão sobejamente tentadoras para quem deseja poluir menos e, sobretudo, estar menos dependente do que temos visto recentemente na área do petróleo. E mesmo em custos, não sei, não sei...
Assim, quem puder esperar, esperará.
Por isso penso que o sector automóvel nos próximos meses ainda irá penar muito.
Mesmo que saia de uma crise, afunda-se na outra.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Elias » 7/10/2008 16:28

EuroVerde Escreveu:Está tudo a parar a produção e é triste quando assim acontece.

É triste mas é inevitável.

Por vezes criam-se expectativas demasiado elevadas e agora há que ajustá-las.

Registado: 5/11/2002 12:21

por EuroVerde » 7/10/2008 16:22

Está tudo a parar a produção e é triste quando assim acontece.

Registado: 29/11/2007 11:19

por luiz22 » 7/10/2008 15:51

Produção diminui e despedimentos aumentam 2008-10-07 12:02

Estudos recentes têm mostrado que a indústria das mais avançadas economias do planeta, incluindo EUA, Europa e Japão, estão a cortar a produção. A quebra atingiu fortemente o sector automóvel que está a ser penalizado pelo congelamento dos mercados de crédito, dificultando que os consumidores obtenham empréstimos para comprar novos carros.

Rita Paz

Ainda esta semana, a Volvo Camiões anunciou que irá cortar mais de 20% da sua força laboral na Europa, cerca de 1400 trabalhadores nas fábricas da Bélgica e da Suécia. No mês passado, a Volvo Carros, cuja dona é a Ford, cortou 2000 empregos e adiantou que irá precisar demitir mais 900 no próximo ano.

Também a Ford e a Volkswagen tiveram de cortar lugares de trabalho nas suas fábricas na Bélgica.

A Opel, filial do grupo americano General Motors, vai suspender temporariamente a produção em duas das suas fábricas alemãs devido à queda da procura de veículos no mercado europeu. A empresa está ainda a estudar o fecho temporário das suas unidades de produção em Espanha e no Reino Unido.

Já a filial brasileira do construtor automóvel italiano Fiat anunciou ontem o despedimento de 1700 funcionários da sua fábrica de Belo Horizonte devido a uma quebra de produção decidida para acompanhar a procura do mercado.

Em Inglaterra, as empresas de automóveis estão a reduzir a sua produção e a introduzir semanas de três ou quatro dias de trabalho em algumas fábricas.

Nos EUA, a General Motors anunciou na sexta-feira que irá fechar a sua fábrica de veículos desportivos em Moraine, Ohio, aproximadamente no final deste ano, demitindo 1200 trabalhadores.

A queda nas vendas de automóveis ao longo do verão tem sido intensificada pelo congelamento dos mercados de crédito, dificultando que os consumidores obtenham empréstimos para comprar novos carros. As vendas afundaram em Setembro tanto nos EUA como na Europa.

Nos EUA, o número de vendas em Setembro foi ainda pior do que na Europa, afectando tanto as fabricantes japonesas como as americanas. A venda de carros e camiões pequenos caiu 27% no último mês, em comparação com o ano anterior.

A maior queda entre as três grandes empresas americanas foi na Ford, que reportou uma descida de 34%. As vendas da Chrysler caíram 33% e a GM anunciou uma quebra de 16%.

Entre as produtoras japonesas, as vendas da Toyota nos EUA caíram 32%, a Nissan Motors teve uma quebra de 37% e as vendas da Honda desceram 24%.

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 73016.html
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Investbem e 102 visitantes