Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bradford & Bingley Nacionalizada

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por luiz22 » 29/9/2008 8:29

Santander compra Bradford & Bingley por 772,96 milhões de euros

O Bradford & Bingley foi nacionalizado pelo governo inglês e comprado posteriormente pelo Banco Santander, que vai despender mais de 772 milhões de euros, para comprar o banco inglês.

O Santander vai pagar 612 milhões de libras (772,96 milhões de euros) para adquirir as filiais e os depósitos do Bradford & Bingley , anunciou o Departamento de Tesouro britânico, de acordo com a Bloomberg.

Os responsáveis britânicos estiveram reunidos durante a noite para completar um plano de salvamento do Bradford & Bingley, tendo anunciado a sua nacionalização e posterior aquisição pelo Santander, já esta manhã.

As acções do banco britânico foram suspensas antes da abertura do mercado londrino.

«Existe valor nos depósitos do banco» afirmou Alex Potter, analista do Collins Stewart, citado pela agência noticiosa norte-americana.

O analista acrescentou que «vale alguma coisa no mercado, mas terão de ter um nome diferente em cima da porta.»

O banco é assim o segundo a ser nacionalizado este ano depois do governo ter salvo o Northern Rock.

2008/09/29 - 08:17
Fonte: Jornal de Negócios
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

por Lion_Heart » 29/9/2008 0:28

Santander acaba de adquirir este banco.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por PETRONIO » 28/9/2008 22:07

O principal problema é que estamos na antecamara de uma guerra mundial, a situação actual tem algumas semelhanças com o inicio dos anos 30, rearmamento , e geralmente os grandes confrontos bélicos precedem de grandes crises económicas, esse sim é o grande perigo.
A grande crise de liquidez também foi provocada , pela fuga dos petrodolares, basta ver aonde estão ser investidos , Dubai, e em mercados emergentes , a própria globalização está a alterar o anterior equilibrio, e a riqueza está a ser transferida para oriente, o mundo ocidental está a fiacr descapitalizado.
A geoestrategia , está a ser alterada , e existem actualmente, diversas potencias que estão a desafiar a potencia dominante, ou renova mais um ciclo, ou o espaço é ocupado.
Acho que é muito dificil de fazer um analise correcta da actualidade, USA desde a guerra do Vietnam, nunca esteve tão bem preparado , basta ver a demonstração de poder nas duas invasões do Iraque.

Registado: 22/5/2008 21:52

por Branc0 » 28/9/2008 21:53

Tojo Escreveu:Será que agora não irão começar a secar a liquidez?

Perguntar isso no dia em que vão injectar 700 mil milhões... :)

Marath Escreveu:No caso em apreço, que começou esta conversa, volto a dizer que não tenho a solução, acrescentando que o padrão ouro me levanta muitas dúvidas...e se voltar a haver uma potencia dominante que desalinhe? E leve consigo 5, depois 10, depois 20 Estados...e por aí adiante. Como impor as regras ao mundo? Esse é o problema do padrão ouro. Falhou quando os EUA o abandonaram e pode voltar a falhar por razões idênticas ou parecidas.

Daqui entendo apenas que não sabes o que é o padrão ouro e provavelmente estás a referir-te a Bretton Woods que não era nenhum padrão ouro mas sim uma indexação do USD ao ouro.

O padrão ouro não pode falhar porque N estados desalinhem. Se não querem pagar os meus serviços em ouro eu não os presto, o problema é deles. Foi um problema que por exemplo os Ingleses tiveram com os Chineses mas como realmente queriam a seda deles tiveram que pagar.

As falhas (temporárias) que houve em padrão ouro foram sempre ocasionadas por estados que queriam ir para a guerra e não tinham capacidade de as financiar, vendiam o ouro para pagar as armas (os outros estados não eram parvos para lhes vender as armas em troca de papel) e deixavam o povo com papel-moeda que não valia nada. Os casos mais conhecidos são os de França com Louis XVI que morreu na guilhotina depois de endividar o país a cerca de 80% do PIB e os de Inglaterra quando quis ir para a 1ª Grande Guerra e esvaziou os cofres.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por marath » 28/9/2008 21:38

Branc0 Escreveu:
Atomez Escreveu:E uma coisa que se nota desde logo é que os políticos e responsáveis económicos estão todos a pensar:

"- mais dois meses e o problema já não é nosso"

Nisso ao menos concordamos, em parte. Porque se fossem só os politicos estávamos nós safos.

O caso mais óbvio é o da Segurança Social e das pensões. Todos sabem que vai estoirar mas todos acham "isto dura mais uns anos entretanto vou-me e o problema já não é meu".

E acho que é mau quando mandamos os nossos principios borda fora quando vemos uma crise. Quando prosperamos é muito fácil ter principios...

Esse caso da segurança social tira-me do sério...Porque ando eu a descontar fortunas, para pagar reformas de homens saudáveis, inteligentes, que dentro do sistema ganhavam 2500 e reformados aos 52,53,54 anos passaram a ganhar 3000, mais 5000 ou 7500 em recibos verdes ou numa qualquer empresa que criaram de prestação de serviços!!! Não percebo como se pode pedir a quem se reforme agora que tenha penalizações de 20 ou 30%, e não se tire 20 ou 30 % a quem se reformou em idade de trabalhar. É de bradar aos céus, mas é o que temos.

No caso em apreço, que começou esta conversa, volto a dizer que não tenho a solução, acrescentando que o padrão ouro me levanta muitas dúvidas...e se voltar a haver uma potencia dominante que desalinhe? E leve consigo 5, depois 10, depois 20 Estados...e por aí adiante. Como impor as regras ao mundo? Esse é o problema do padrão ouro. Falhou quando os EUA o abandonaram e pode voltar a falhar por razões idênticas ou parecidas.

Em todo o caso parece ser melhor que o actual, mas reinventado, com outro tipo de flexibilidade e adaptabilidade...mesmo assim tenho dúvidas.

Registado: 22/9/2007 13:24

por Tojo » 28/9/2008 21:28

BrancO disse:

O problema de fundo continuará lá, a criação exponencial de massa monetária sem que haja um mecanismo restritivo da mesma...
Será que agora não irão começar a secar a liquidez?

Registado: 8/1/2004 13:14

por Branc0 » 28/9/2008 20:56

Atomez Escreveu:E uma coisa que se nota desde logo é que os políticos e responsáveis económicos estão todos a pensar:

Nisso ao menos concordamos, em parte. Porque se fossem só os politicos estávamos nós safos.

O caso mais óbvio é o da Segurança Social e das pensões. Todos sabem que vai estoirar mas todos acham "isto dura mais uns anos entretanto vou-me e o problema já não é meu".

E acho que é mau quando mandamos os nossos principios borda fora quando vemos uma crise. Quando prosperamos é muito fácil ter principios...

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por atomez » 28/9/2008 20:50

Isto corre o risco de parecer uma bando de diletantes a filosofar enquanto Roma arde...

Numa altura destas acho que fazer nada é a pior opção.

Entretanto, o plano de salvação do sistema financeiro americano foi apresentado. Amanhã ou depois vai ser votado pelo Congresso.

E uma coisa que se nota desde logo é que os políticos e responsáveis económicos estão todos a pensar:

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

Nacionalização

por Clinico » 28/9/2008 18:20

Desculpem lá mas a conversa até estava interessante, até ter descambado para o lado filosófico!

Eu percebi o que o Branc0 diz e tambem percebi os argumentos do Random.

A questão é a seguinte:
Já vimos que o sistema financeiro TAL COMO FOI ATÉ AQUI não funcionou. Deixemos agora os porquês.

Então a pergunta fica: remendamos este (nacionalizações, injecções astronómicas de dinheiro no mercado etc)ou deixamos que ele colapse e recomeça-se de novo? - parece-me que era a questão que começou a ser discutida e que devia ficar independente da filosofia de vida de cada um...

A esta pergunta acrescento eu a minha: Que consequencias teria para nós todos, pobres remediados, se o sistema financeiro colapsasse de vez??? Apesar da minha idade, ainda tenho filhos para criar e tenho que pensar num futuro deles. E como eu, muitos por este país e pelo mundo.

Para mim, o colapso seria ABSOLUTAMENTE desastroso.
Para mim, é preferível um remédio que o vá aguentando, enquanto se pensa, organiza e refaz de novo, todo este sistema. E aqui não são só os americanos que tem uma palavra a dizer. Os europeus e os asiáticos deveriam ter uma importantissima palavra a dizer.

Quanto a esta injecção de massas pelo governo, só me fica uma pequena consolação. Espero que taxpayer americano seja efectivamente indemenizado a tempo, pelo seu sacrifício,e que estes gestores bancários de 5º categoria vejam os seus dias de riqueza bem reduzidos...

Espero que as notícias dêm uma boa abertura asiática logo e um dia de sol no Psi amanha :mrgreen:

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Branc0 » 28/9/2008 16:43

RandomWalk Escreveu:Se vocês não sabem se sobreviveriam ao colapso do sistema, têm pelo menos essa espectativa.... (julgo não estar a trocar opiniões com nenhum taliban)
Nessa medida têm de facto uma perspectica egoista que eu desprezo de todo, porque é ela que nos dirige para o fim.... mais tarde ou mais cedo.

Vou parar por aqui porque tu desprezas uma pessoa que tem em mente o seu interesse próprio. Acredita que o sentimento é mutuo... eu desprezo quem não pensa em si e está pronto a uma espécie de auto-imulação pelo "bem comum". Penso que com estas posições não vale a pena discutirmos muito pois não haverá "solo comum" para debartermos o que quer que seja.

Eu deixei apenas a noticia de que houve mais uma nacionalização num país que se dizia defensor dos "mercados livres".

Mostrei-vos o que, no meu entender, são os sintomas e as causas dos problemas que enfrentamos hoje. Deixei-vos uma possível solução que sobreviveu o teste do tempo ao contrário do sistema monetário que temos hoje que é pouco mais velho do que eu.

A partir daqui cada um viverá a sua vida e os seus investimentos conforme os valores que tem (excepto eu que sou obrigado pela força da lei a entregar um pouco dos meus principios, mas isso é um problema que é meu) e dentro das suas possibilidades ou dentro das possibilidades dos outros conforme os valores que defendem e praticam.

Será provavelmente melhor discutirmos, a partir daqui, apenas os factos da nacionalização.

por RandomWalk » 28/9/2008 16:21

Se vocês não sabem se sobreviveriam ao colapso do sistema, têm pelo menos essa espectativa.... (julgo não estar a trocar opiniões com nenhum taliban)
Nessa medida têm de facto uma perspectica egoista que eu desprezo de todo, porque é ela que nos dirige para o fim.... mais tarde ou mais cedo.

Registado: 16/1/2008 20:09

por salvadorveiga » 28/9/2008 15:53

Eu como sou jovem preferia ver isto mudar, nem que tivesse que ser radicalmente atraves de deixar isto colapsar... Prefiro isso do que andar a remediar aqui e acol'a... afinal se eu viver ate aos 80 ainda tenho mais 60 de vida... E 60 anos a' espera q isto colapse e' muito :twisted:

Registado: 12/3/2008 22:06

por Branc0 » 28/9/2008 15:48

RandomWalk Escreveu:Pois, tu sabes que sobrevives ao colapso.
Mas muitos não...

Para.
Pensa.

O mundo é muito mais do que eu e tu.

Não queria entrar novamente por discussões filosoficas até porque infelizmente a minha filosofia é muito mal vista pela maioria e prefiro deixa-la no blog, no entanto apenas 1 reparo:

Eu não faço a minima ideia se sobrevivo ou em que condições o farei. O mundo é demasiado complexo para saber os caminhos que toma, se algumas coisas são obvias outras nem por isso. É interessante no entanto pegares numa crise que eu não criei nem alimentei e se eu me quiser proteger então sou um egoista que não quer saber de ninguém (faz-me lembrar o South Park, someone think of the children...)

O que eu sei é que prefiro a incerteza à certeza do colapso. Eu, que sou o egoista, prefiro não arriscar remendos no sistema que durem mais 50 ou 100 anos (tempo suficiente para eu morrer em paz) para poder deixar um mundo melhor a quem vier a seguir.

Mas sou eu o egoísta. Sou eu que tenho de pensar na minha moralidade...

por salvadorveiga » 28/9/2008 15:44

Aconselho a todos mesmo verem o video... nao e' como aqueles videos de conspiraçoes e que depois metem religiao pelo meio... Usa apenas factos economicos e explica o que sao e as interligaçoes, esta vididido por capitulos o video e no todo deve ser umas 2 horas mas vale muito a pena... ainda n vi os ultimos 2 capitulos mas tenho que os ver...

por RandomWalk » 28/9/2008 15:42

Branc0 Escreveu:Eu, claro que quero ver o amanhã, mas quero um amanhã melhor. Um amanhã que sei que não pode ser providenciado por este sistema. Quanto mais depressa ele ruir mais possibilidades tenho de deixar um mundo melhor aos meus filhos.

Pois, tu sabes que sobrevives ao colapso.
Mas muitos não...

Pára.
Pensa.

O mundo é muito mais do que eu e tu.

por salvadorveiga » 28/9/2008 15:41

Branc0 Escreveu:
marath Escreveu:Certo. O SMI não presta, mas eu não tenho nenhuma alternativa, e não conheço nenhuma credível e de fácil aplicação. Só com uma ditadura mundial seria possível reestruturar o sistema em pouco tempo. Agora é preciso ganhar tempo, e pensar a reestruturação e sua implementação em paz, e não em guerra.

Já tive esta discussão com o Atomez, o padrão ouro deu provas de que funcionava durante mais de um milénio e deu muitas coisas boas à humanidade. Não é preciso inventar a roda, basta que não a destruamos.

Fica o link aqui para o tópico do Caldeirão.

Branc0 sou da mesma opiniao... esta coisa so' começou quando o padrao ouro foi abolido.

Estamos de acordo...e outro que está de acordo connosco.

www.chrismartenson.com

Ve o Crash Course onde ele diz que os proximos 20 anos serão em nada igual aos ultimos 20.

E' muito interessante ver os detalhes, factos, etc que ele apresenta e ver como o padrao ouro funciona (ava) e as interligaçoes existentes na economia em todos os factores...

Um abraço

por Branc0 » 28/9/2008 15:38

RandomWalk Escreveu:Julga então que é absolutamente garantido o colapso do sistema financeiro.
Esse colapso irá acontecer, hoje ou amanha.

mmmm.... desculpe a provocação.... mas para quê tomar antibiotico para curar uma infecção, se os nossos dias estão contados?

Analogia despropositada, o que é que um modelo teórico tem a ver com a vontade de viver dos seres humanos?

Eu, claro que quero ver o amanhã, mas quero um amanhã melhor. Um amanhã que sei que não pode ser providenciado por este sistema. Quanto mais depressa ele ruir mais possibilidades tenho de deixar um mundo melhor aos meus filhos.

por RandomWalk » 28/9/2008 15:32

Branc0 Escreveu:O colapso do sistema financeiro actual agora em vez de ser daqui a uns anos.

Julga então que é absolutamente garantido o colapso do sistema financeiro.
Esse colapso irá acontecer, hoje ou amanha.

mmmm.... desculpe a provocação.... mas para quê tomar antibiotico para curar uma infecção, se os nossos dias estão contados?

Respondo: Porque queremos ver sempre o amanha. Porque amanha poderemos estar preparados, e hoje não estamos...

por Branc0 » 28/9/2008 15:27

marath Escreveu:Certo. O SMI não presta, mas eu não tenho nenhuma alternativa, e não conheço nenhuma credível e de fácil aplicação. Só com uma ditadura mundial seria possível reestruturar o sistema em pouco tempo. Agora é preciso ganhar tempo, e pensar a reestruturação e sua implementação em paz, e não em guerra.

Já tive esta discussão com o Atomez, o padrão ouro deu provas de que funcionava durante mais de um milénio e deu muitas coisas boas à humanidade. Não é preciso inventar a roda, basta que não a destruamos.

Fica o link aqui para o tópico do Caldeirão.

por marath » 28/9/2008 15:22

Certo. O SMI não presta, mas eu não tenho nenhuma alternativa, e não conheço nenhuma credível e de fácil aplicação. Só com uma ditadura mundial seria possível reestruturar o sistema em pouco tempo. Agora é preciso ganhar tempo, e pensar a reestruturação e sua implementação em paz, e não em guerra.

por Branc0 » 28/9/2008 15:16

Para ser claro e evitar postar muitas vezes:

Muitas pessoas pensam que o problema desta crise está em:

- Empréstimos sub-prime
- Excesso de crédito generalizado
- "Ganância" de Wall Street
- Mercado de derivados
- Bolha imobiliária

Isto, na minha óptica, não são os problemas que estamos a atravessar. É como dizermos que o problema de África é a fome, a fome é apenas um sintoma, o problema de Africa é não produzir. Da mesma maneira que enviar caixotes de comida para Africa não resolve o problema (apesar de alimentar alguns) também colocar remendos no sistema financeiro não vai resolver nada apesar de conseguir diminuir a dor de alguns.

Os pontos que mencionei acima não são o problema da crise actual, são os sintomas, o problema é muito mais profundo.

Podemos inflar a massa monetária o suficiente para estabelizar o mercado habitacional

Podemos nacionalizar umas quantas empresas para que não haja panico.

Podemos comprar mortage backed securities até nos doer a alma.

O problema de fundo continuará lá, a criação exponencial de massa monetária sem que haja um mecanismo restritivo da mesma. Podemos pois colocar os remendos todos que quisermos no sistema, enquanto não reconhecermos que o sistema não presta e mudemos o sistema em si o que esperamos conseguir?

Segundo Einstein a definição de loucura é fazermos a mesma coisa repetidamente e esperarmos resultados diferentes. Estamos todos loucos?

por marath » 28/9/2008 15:12

Branc0 Escreveu:
RandomWalk Escreveu:Branco, diga então quais seriam, na sua opinião, as consequências para a economia mundial se os governos da UK e EUA optassem por um lavar de mãos, assistindo impávidos ao ocaso do sistema financeiro mundial, como o conhecemos hoje.

O colapso do sistema financeiro actual agora em vez de ser daqui a uns anos.

Ah bom, assim está bem. O problema é que ainda não inventamos outro melhor, e se isso acontecer não é só o mercado que vai pelo cano, são os depósitos, é a moeda, são os certificados, etc. Sem alarmismos, será o principio de uma grande guerra mundial. A tensão entre Estados seria inevitável.

Daí eu talvez preferir que se queimem uns triliões, e que se tente fazer uma transição mais pacifica, sem grandes tumultos, ou pelo menos almofadando os tumultos.

por marath » 28/9/2008 15:05

RandomWalk Escreveu:Branco, diga então quais seriam, na sua opinião, as consequências para a economia mundial se os governos da UK e EUA optassem por um lavar de mãos, assistindo impávidos ao ocaso do sistema financeiro mundial, como o conhecemos hoje.

Eu também tenho mais dúvidas que certezas, mas gostaria de ouvir a opinião do branco, que já nos mostrou por várias vezes que tem pensamentos fundados em conhecimentos teóricos fundamentais, para compreender a economia global e o funcionamento dos mercados (como parte que são da economia global).

por Branc0 » 28/9/2008 15:03

O colapso do sistema financeiro actual agora em vez de ser daqui a uns anos.

por RandomWalk » 28/9/2008 14:58

Branco, diga então quais seriam, na sua opinião, as consequências para a economia mundial se os governos da UK e EUA optassem por um lavar de mãos, assistindo impávidos ao ocaso do sistema financeiro mundial, como o conhecemos hoje.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Luzemburg, macau5m, marketisnotefficient, PacoNasssa, Pmart 1 e 108 visitantes