Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

o factor resgate

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por patacas » 18/9/2008 17:23

Não tenho os números de ontem de memória, mas parece-me que mais ponto menos ponto a tend~encia foi semelhante. Aliás com a abertura dos mercados americanos também o Ibex levou um abanão...estava a subir cento e tal pontos e depois foi sempre a descer : posso estar enganado , mas penso que também í foram fundos ou outro tipo de institucionais a resgatar para ter liquidez para outras operações

Registado: 3/4/2008 11:50

por Ulisses Pereira » 18/9/2008 17:19

patacas, mas isso justifica a queda de hoje mais forte do PSI face à Europa? E ontem não foi precisamente o contrário?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por patacas » 18/9/2008 17:15

Ulisses, estava a pensar na Europa. Claro que nos States essas vendas já começaram, e penso que "pesam" mais que short sellings e afins. Agora que em Portugal isso foi muito evidente hoje, acho quec foi. Repare-se como papéis com uma estrutra accionista menos exposta a fundos até resitiram bem ( exemplo BCP ) vs outra do mesmo sector (ex BPI). Acho que a JM foi o caso mais flagrante. Só que este é um factor adicional : até agora seguia-se mais ou menos a tendência americana/Dax, hoje isso já não é garantia. A título de curiosidade desde o ínicio do ano o PSI 20 caíu o dobro (-40,8% > do que o SP (- 21,7%).
Por outro lado acho que este factor "resgate" pode ter outra consequência : os papeis do psi ficam mais oversold do que os congéneres estrangeiros ( o que no futuro pode revelar-se uma mais - valia.

Relativamente ao Brasil, penso que este factor é muito claro desde há duas semanas.

por Ulisses Pereira » 18/9/2008 17:12

Os volumes têm sido fortes face aos últimos meses, mas claramente inferiores ao que se fizeram há um ano atrás quando o "Bull Market" acabou.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por LTCM » 18/9/2008 17:10

Ulisses Pereira Escreveu:patacas, concordo com a maioria do teu post excepto quando dizes "começam pelos mercados periféricos" Ulisses

O volume de hoje confirma isso Ulisses?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Ulisses Pereira » 18/9/2008 17:06

patacas, concordo com a maioria do teu post excepto quando dizes "começam pelos mercados periféricos". O resgaste nos mercados norte-americanos tem sido uma constante.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

o factor resgate

por patacas » 18/9/2008 16:54

Aí está o começo da venda de activos por parte dos institucionais estrangeiros. E tudo indica que começam pelos mercados periféricos. Assim se explica o comportamento em contra-ciclo do PSI 20 durante toda a sessão. Para além de todos os outras variáveis, esta, a do resgate estrangeiro, é outra a ter em conta.
p.s. - nos mercados emergentes penso que está passar-se algo semelhante, como no Brasil

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], marketisnotefficient, PacoNasssa e 78 visitantes