Os meus trades em tempo real
Seguindo a sugestão do Michael e Redhot procedi à correcção da base de cálculo das rentabilidades mensais. Aqui fica o gráfico comparativo.
Mês Antes Depois
----------------------
Jan +1,49 +1,49
Fev +6,73 +6,64
Mar -61,89 -57,19
Abr +28,38 +61,25
Mai +130,13 +174,17
Jun -19,47 -9,5
Jul +11,17 +6,02
Ago -3,17 -1,61
Set -0,99 -0,51
----------------------
Abraço e obrigado,
Tiago
Mês Antes Depois
----------------------
Jan +1,49 +1,49
Fev +6,73 +6,64
Mar -61,89 -57,19
Abr +28,38 +61,25
Mai +130,13 +174,17
Jun -19,47 -9,5
Jul +11,17 +6,02
Ago -3,17 -1,61
Set -0,99 -0,51
----------------------
Abraço e obrigado,
Tiago
- Anexos
-
- alteracao_base_calculo_rentabilidades_mensais.png (18.48 KiB) Visualizado 1116 vezes
michael Escreveu:tmms Escreveu:Olá Michael,michael Escreveu:redhot Escreveu:Errado!!!!! Perdes-te 4639. as mais valias eram tuas. Agarra-te a elas como se fosse o teu capital inicial.
Tiago, são duas abordagens diferentes. Podes ser conservador e ir amealhando mas assim dificilmente conseguirás fazer um "home run" beneficiando do efeito do rendimento composto (a tal questão de 10% sobre 110% ser maior que 10% dos 100%) ou podes ser agressivo e reinvestir mais-valias/dividendos. Sobre o assunto lê juro composto e "piramidar" em trend following. Pessoalmente prefiro a 2ª abordagem
Percebo perfeitamente o teu comentário. E, em teoria, concordo.
Contudo, nesta fase, agrada-me ter comigo uma bússola a indicar-me permanentemente o norte (capital a 1 de Janeiro) em caso de tempestade durante o ano.
E gerir ano a ano. Ou seja, o capital que vou alocar a 1 de Janeiro de 2009 será determinado em função de uma análise à performance, objectivo, risco, etc. de 2008. Imagina que aloco 15 mil euros, então estarei em 2009 a recuperar o que deixei de beneficiar agora.
Exactamente. Basicamente é seguires tendência com os teus resultados. Se tás a ter bons resultados tentas maximizar o efeito de mau quente sendo mais agressivo. Se só estás a fazer m* reduzes. O que costuma acontecer com a maior parte do pessoal é se estão a ganhar ficam com medo e reduzem (tipo chegam a Março com 30% andam a passear o resto do ano) e se começam a perder dinheiro começam a aumentar o risco na tentativa de recuperar. O lado positivo do primeiro é que beneficias totalmente duma "mão quente" e se perderes perdes mais-valia, o lado perverso do 2º é que ao embarcares numa estratégia de martingale (deves conhecer: http://en.wikipedia.org/wiki/Martingale_(betting_ystem) ) até pode ser que te safes 80% das vezes mas se corre mal levas uma tareia que nunca mais te levantas...
Isto em trading. Se for investimentos (value) fará todo o sentido acumulares na queda, se os pressupostos originais se mantiverem.
Aí é usar o tal money management com a fórmula de kelly. Maior rácio de trades ganhadores = a maior exposição e vice-versa.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
tmms Escreveu:Olá Michael,michael Escreveu:redhot Escreveu:Errado!!!!! Perdes-te 4639. as mais valias eram tuas. Agarra-te a elas como se fosse o teu capital inicial.
Tiago, são duas abordagens diferentes. Podes ser conservador e ir amealhando mas assim dificilmente conseguirás fazer um "home run" beneficiando do efeito do rendimento composto (a tal questão de 10% sobre 110% ser maior que 10% dos 100%) ou podes ser agressivo e reinvestir mais-valias/dividendos. Sobre o assunto lê juro composto e "piramidar" em trend following. Pessoalmente prefiro a 2ª abordagem
Contudo, nesta fase, agrada-me ter comigo uma bússola a indicar-me permanentemente o norte (capital a 1 de Janeiro) em caso de tempestade durante o ano.
E gerir ano a ano. Ou seja, o capital que vou alocar a 1 de Janeiro de 2009 será determinado em função de uma análise à performance, objectivo, risco, etc. de 2008. Imagina que aloco 15 mil euros, então estarei em 2009 a recuperar o que deixei de beneficiar agora.
Exactamente. Basicamente é seguires tendência com os teus resultados. Se tás a ter bons resultados tentas maximizar o efeito de mau quente sendo mais agressivo. Se só estás a fazer m* reduzes. O que costuma acontecer com a maior parte do pessoal é se estão a ganhar ficam com medo e reduzem (tipo chegam a Março com 30% andam a passear o resto do ano) e se começam a perder dinheiro começam a aumentar o risco na tentativa de recuperar. O lado positivo do primeiro é que beneficias totalmente duma "mão quente" e se perderes perdes mais-valia, o lado perverso do 2º é que ao embarcares numa estratégia de martingale (deves conhecer: http://en.wikipedia.org/wiki/Martingale_(betting_ystem) ) até pode ser que te safes 80% das vezes mas se corre mal levas uma tareia que nunca mais te levantas...
Isto em trading. Se for investimentos (value) fará todo o sentido acumulares na queda, se os pressupostos originais se mantiverem.
Olá nuno,
Um dos dilemas que tenho encontrado nas palavras de traders de sucesso passa por aí.
Existe uma variedade enorme de opiniões acerca da disciplina, humildade, tipo de análise, rigidez da aplicação de regras, etc...
Vejo declarações completamente opostas, numas o trade por "gut feeling", noutras uma racionalidade firme, AT ou AF em exclusivo, o misto de ambas, o "cut the losses" implacável ou o deixar correr os perdedores, até a verdade universal de que o mercado tem sempre razão ser posta em causa convictamente e que o mercado nunca tem razão...
Enfim, tudo para me confundir...
Concluo que cada um tem de adaptar a sua personalidade ao estilo de trading, e isso só a experência pode proporcionar.
É possível ganhar de todas as formas e feitios, menos da minha.
Um Abraço e Welcome Back
PS: Em relação à tua explicação desta confusão, acho que não tinha custado nada ao interveniente explicar as suas boas intenções.
Um dos dilemas que tenho encontrado nas palavras de traders de sucesso passa por aí.
Existe uma variedade enorme de opiniões acerca da disciplina, humildade, tipo de análise, rigidez da aplicação de regras, etc...
Vejo declarações completamente opostas, numas o trade por "gut feeling", noutras uma racionalidade firme, AT ou AF em exclusivo, o misto de ambas, o "cut the losses" implacável ou o deixar correr os perdedores, até a verdade universal de que o mercado tem sempre razão ser posta em causa convictamente e que o mercado nunca tem razão...
Enfim, tudo para me confundir...

Concluo que cada um tem de adaptar a sua personalidade ao estilo de trading, e isso só a experência pode proporcionar.
É possível ganhar de todas as formas e feitios, menos da minha.

Um Abraço e Welcome Back
PS: Em relação à tua explicação desta confusão, acho que não tinha custado nada ao interveniente explicar as suas boas intenções.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Acho que está tudo a ferver em pouca água.
Penso que o que o Buzzo quis perguntar é em que grau é que a humildade e a disciplina poderiam ajudar no trading. Por exemplo, se sermos demasiado humildes e disciplinados não podem ser prejudiciais...
Por exemplo, em que termos é que o sermos mais humildes nos ajuda a nos conhecer-mos melhor?
E porque é que sermos humildes é fundamental para termos sucesso nos mercados?
Em termos da disciplina, penso que não há grandes questões sobre o sentido utilizado pelo Tiago. Apenas a questão do Buzzo sobre o limite da disciplina tem alguma (bastante) questão de ser, pois até que momento é que vais conseguir seguir as regras que estabeleceste e não pôr em questão o que está estabelecido anteriormente.
Trocando por miúdos, um trader tem de ser disciplinado, mas isso não implica que não vá pondo em causa as regras que estabeleceu, podendo as alterar se acreditar que isso melhorará a sua performance. No entanto, estas alterações podem ser consideradas como uma indisciplina e como uma fuga ao trade em curso (é o que acontece qdo devemos fechar um trade e não o fechamos porque "está a perder, mas a acção ou o futuro já vai inverter").
Pelo menos esta foi a minha interpretação das questões (que achei curiosas) colocadas pelo Buzzo. Mas é possível que o sentido tenha sido outro
.
Um abr
Nuno
Penso que o que o Buzzo quis perguntar é em que grau é que a humildade e a disciplina poderiam ajudar no trading. Por exemplo, se sermos demasiado humildes e disciplinados não podem ser prejudiciais...
Por exemplo, em que termos é que o sermos mais humildes nos ajuda a nos conhecer-mos melhor?
E porque é que sermos humildes é fundamental para termos sucesso nos mercados?
Em termos da disciplina, penso que não há grandes questões sobre o sentido utilizado pelo Tiago. Apenas a questão do Buzzo sobre o limite da disciplina tem alguma (bastante) questão de ser, pois até que momento é que vais conseguir seguir as regras que estabeleceste e não pôr em questão o que está estabelecido anteriormente.
Trocando por miúdos, um trader tem de ser disciplinado, mas isso não implica que não vá pondo em causa as regras que estabeleceu, podendo as alterar se acreditar que isso melhorará a sua performance. No entanto, estas alterações podem ser consideradas como uma indisciplina e como uma fuga ao trade em curso (é o que acontece qdo devemos fechar um trade e não o fechamos porque "está a perder, mas a acção ou o futuro já vai inverter").
Pelo menos esta foi a minha interpretação das questões (que achei curiosas) colocadas pelo Buzzo. Mas é possível que o sentido tenha sido outro

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Epá, este tópico recebeu aqui alguma interferência do Twilight Zone?
Buzzzo1, eu também não percebi o porquê das tuas dúvidas e mais estranho ainda foi o misterioso desaparecimento das ditas...
Turururu...turururu...
E depois a declaração de que era a tua última mensagem no tópico, logo de seguida a teres afirmado que estavas muito bem disposto.
Turururu...turururu...
Claro que quem ler as tuas mensagens, exactamente,textualmente, entende que ou andas à procura de uma explicação de humildade ou que querias dar uma explicação de humildade.
Olha... nem uma em outra...
Turururu...turururu...
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/NzlG28B-R8Y&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/NzlG28B-R8Y&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
dou por terminada as minhas mensagens neste topico!
Contudo, isto que esta acontecer ate esta bastante ligado ao trading:
- existiu um sequencia de acontecimentos bem definidos em forma de texto!
-mas as respostas as minhas mensagens evoluiram numa mistura de texto bem definido mais um koctail de "imaginaçao + emoçao" a lançar uma cortina de nevoeiro sobre o que estava textualmente nas mensagens!
buzzzo
Contudo, isto que esta acontecer ate esta bastante ligado ao trading:
- existiu um sequencia de acontecimentos bem definidos em forma de texto!
-mas as respostas as minhas mensagens evoluiram numa mistura de texto bem definido mais um koctail de "imaginaçao + emoçao" a lançar uma cortina de nevoeiro sobre o que estava textualmente nas mensagens!
buzzzo
- Registado: 16/12/2007 3:51
Caros,
nao sei o que se esta a passar aqui.
- Ja pararam para ler,exactamente,textualmente, o que aqui escrevi nesta sequencia de mensagens?
A Pata-Hari fala em "atirar pedras", "agressoes", e.t.c
Cara Pata-Hari, ja leu,exactamente,textualmente, o que aqui escrevi nesta sequencia de mensagens?- nao me acuse de intençoes ou acçoes que nao tive nem fiz!
buzzzo escreveu:
De minha parte, nao existe qualquer especie de indisposiçao.
acabo esta mensagem como começei:
- Ja pararam para ler,exactamente,textualmente, o que aqui escrevi nesta sequencia de mensagens?
buzzzo
A Pata-Hari fala em "atirar pedras", "agressoes", e.t.c
Cara Pata-Hari, ja leu,exactamente,textualmente, o que aqui escrevi nesta sequencia de mensagens?- nao me acuse de intençoes ou acçoes que nao tive nem fiz!
buzzzo escreveu:
Caros,
buzzzo escreveu:
Citação:
Citação:
Caro tmms,
nao precisa de se preocupar com as questoes que deixei- Ja nao tem importancia!:)
Citação:
desejo-lhe atençao para o seu trading.
I mean it!:)
simplesmente,tinha uma duvida que-para mim- era importante, mas que ja deixou de ser!:)
De minha parte, nao existe qualquer especie de indisposiçao.

acabo esta mensagem como começei:
buzzzo
Estaremos a deparar-nos com mais uma tempestade num copo de água...? por um pequenissimo mal entendido temos um atirar de pedras? tenham alguma calma! a linguagem escrita dá azo a mal-entendidos e temos que ter calma. Não faz qualquer sentido dar respostas com 7 pedras na mão. Estamos todos a tentar o nosso melhor para ajudar e para responder.
Buzzo, o tmms não entendeu a tua pergunta e pediu para explicares melhor. Não me parece que seja algo de extraordinário nem que contenha qualquer agressão. Tu reclamas que ele não te responde e dizes-me para esquecer e que te posso apagar. Eu não te quero apagar! só quero que não atires pedras a quem te está a responder com atenção ( neste caso o tmms e eu própria!).
Buzzo, o tmms não entendeu a tua pergunta e pediu para explicares melhor. Não me parece que seja algo de extraordinário nem que contenha qualquer agressão. Tu reclamas que ele não te responde e dizes-me para esquecer e que te posso apagar. Eu não te quero apagar! só quero que não atires pedras a quem te está a responder com atenção ( neste caso o tmms e eu própria!).
Buzzzo1 Escreveu:Quando "desejo atençao para o teu trading" desejo que,tenho a intençao de, faço votos que a tua actividade de trading seja toda ela premeada por atençao!
Ok, desisto. Definitivamente, não sei se devido ao espírito olímpico, o teu português parece-me chinês. Não entendo absolutamente nada!

Mas o problema, certamente, é meu. Aliás, os problemas: o de interpretação da tua escrita e o de dificuldade em me expressar de forma que tu entendas. A minha professora de português era péssima. A tal ponto que não fiquei nada admirado quando a vi na televisão a manifestar-se contra a avaliação dos professores...

Mas é melhor ficarmos por aqui visto que o Caldeirão é um fórum de bolsa e não um fórum de língua portuguesa. Se assim fosse a Pata-haria seria a Edite Estrela.

Abraço,
Tiago
E, conforme já tinha manifestado com os "???", o que queres dizer com "desejar atenção"?
Desejas-me atenção (???) para o meu trading??? Qual o significado deste teu desejo? Podes elucidar-me, por favor?
Quando "desejo atençao para o teu trading"
desejo que,tenho a intençao de, faço votos que a tua actividade de trading seja toda ela premeada por atençao!
atençao, aquela urgencia que leva actuar de forma eficiente e instantanea!
aquela urgencia, que por exemplo, faz com que se reaja instantaneamente ao perigo!
atençao como aquele estado em que tudo flui de forma conveniente e pronta.
atençao como aquilo que acontece quando alguem se queima...uma actuaçao pronta, eficiente e instantanea! Uma actuaçao que apareceu antes de qualquer aiiii ou de qualquer modo de actuaçao idealizado.
Desejo atençao para o teu trading!:)
buzzzo
Caro Buzzzo,
Poderás explicar-nos por que razão uma dúvida tão importante deixou de o ser sem razão aparente?
E, conforme já tinha manifestado com os "???", o que queres dizer com "desejar atenção"?
Desejas-me atenção (???) para o meu trading??? Qual o significado deste teu desejo? Podes elucidar-me, por favor?
Abraço,
Tiago
Buzzzo1 Escreveu:simplesmente,tinha uma duvida que-para mim- era importante, mas que ja deixou de ser!
Poderás explicar-nos por que razão uma dúvida tão importante deixou de o ser sem razão aparente?
Buzzzo1 Escreveu:desejo-lhe atençao para o seu trading.
Abraço,
Tiago
Caros,
buzzzo escreveu:
simplesmente,tinha uma duvida que-para mim- era importante, mas que ja deixou de ser!
O Tiago respondeu-me e eu tambem lhe respondi!
-Contudo se a Pata-hari acha que as minhas mensagens sao uma nao_resposta, por favor, esteja a vontade para apagar a minha intervençao.
buzzzo
buzzzo escreveu:
Caro tmms,
nao precisa de se preocupar com as questoes que deixei- Ja nao tem importancia!desejo-lhe atençao para o seu trading.
simplesmente,tinha uma duvida que-para mim- era importante, mas que ja deixou de ser!
Buzzo, o tiago respondeu-te... tu é que não respondeste às questões dele.
O Tiago respondeu-me e eu tambem lhe respondi!
-Contudo se a Pata-hari acha que as minhas mensagens sao uma nao_resposta, por favor, esteja a vontade para apagar a minha intervençao.
buzzzo
SirPatrickBateman Escreveu:Como está a correr o curto?
Olá Patrick,
Até agora a correr bem.
A linha de tendência com um mês acabou de ser rompida esta manhã e a operação está a ter neste momento uma rentabilidade de +4%.
Vamos ver como vai ser o resto do dia.
Abraço,
Tiago
EDIT: Correcção. A LTA foi quebrada ontem às 15h
- Anexos
-
- operacao_em_curso.png (196.38 KiB) Visualizado 1837 vezes
LTCM Escreveu:tmms Escreveu:Não há tubarões a controlar os mercados nem a activar os STOP's dos pequenos investidores. Isto não passam, obviamente, de discurso de perdedor
Aqui a coisa não é tão simples, em dias de pouca liquidez e/ou títulos com pouco volume diário, podes ter a certeza que existem muitos movimentos para caçar stops.
Aliás pessoal que esteve ligado a fundos que actuam no mercado nacional refere isso como prática normal.
É evidente que por vezes, esse tipo de movimentos, também resulta a favor dos pequenos, mas é raro.
Olá LTCM,
Por se tratar apenas de tópicos para (minha) memória futura para mim chega mas pode levar a leitura correctas (como a tua) mas que não correspondem à ideia que eu queria transmitir.
Não discuto se existem ou não operações com o intuito claro de activar STOPS. Admito que sim. Eu próprio, ao final do dia consigo movimentar o Euro-Schatz até 2 ou 3 ticks e rebentar os STOPS de alguém. Por acaso não é essa a minha intenção (sou um gajo porreiro, pá

O cerne da minha ideia é outro: é a atitude (desculpas) de alguns pequenos especuladores perante esse facto. Ou seja, "eu não uso STOPS porque há por ai quem ande propositadamente a activá-los".
É exclusivamente nesta perspectiva que vai o meu argumento.
Se notares é uma posição em total harmonia com o facto de eu afirmar que não me interessam nada as razões porque os mercados se movimentam. Não quero saber se foi devido a uma notícia, a um fundo de investimento a caçar STOPs, ou seja o que for.
Primeiro porque saber as causas não altera em nada as consequências. Segundo, em vez de procurar explicações dedico todo esse tempo a observar e a estudar (tecnicamente) o mercado.
Abraço,
Tiago
Olá Michael,
Concordo absolutamente. Por isso acho que este é um desafio intelectualmente muito estimulante e que exige aperfeiçoamento contínuo.
Sim, tens toda a razão. Fique claro que eu não sou defensor do random walk... nada disso. Existem tendências e é fácil provar isso estatisticamente.
Contudo, independentemente disso, eu considero que os mercados são, efectivamente, imprevisíveis. Os factos são que existem tendências e existirão sempre tendências (devido à imperfeição dos mercados, irracionalidade dos seus actores). Já se uma tendência termina hoje, na próxima semana ou daqui a seis meses é impossível saber (imprevisibilidade).
Abraço,
Tiago
michael Escreveu:redhot Escreveu:Errado!!!!! Perdes-te 4639. as mais valias eram tuas. Agarra-te a elas como se fosse o teu capital inicial.
michael Escreveu:Os mercados de futuros são um dos negócios mais competitivos, uma vez que são de soma nula. Ganhas o que alguem perde, perdes o que alguem ganha. E competes com gente inteligente, dedicada, robots com o código mais avançado e velocidade de execução, gente melhor informada, gente com capital colossal, gente com as melhores ferramentas...
Concordo absolutamente. Por isso acho que este é um desafio intelectualmente muito estimulante e que exige aperfeiçoamento contínuo.
michael Escreveu:Com esta não concordo, os retornos dos mercados não são aleatórios/independentes, podes constatar isso em diversos estudos. Os preços seguem tendências que se manifestam em diversos timeframes, e o muito-curto prazo é previsível através de price-action mas não certo nem garantido.
Sim, tens toda a razão. Fique claro que eu não sou defensor do random walk... nada disso. Existem tendências e é fácil provar isso estatisticamente.
Contudo, independentemente disso, eu considero que os mercados são, efectivamente, imprevisíveis. Os factos são que existem tendências e existirão sempre tendências (devido à imperfeição dos mercados, irracionalidade dos seus actores). Já se uma tendência termina hoje, na próxima semana ou daqui a seis meses é impossível saber (imprevisibilidade).
Abraço,
Tiago
Buzzzo1 Escreveu:continuo sem perceber o que significa humildade e disciplina no contexto do que tem feito e escrito.
tendo em conta as definiçoes que deixou, o "nao perceber" aumentou exponencialmente.
Buzzzo1, e eu continuo sem perceber o que é que tu não percebes. Tens de te explicar melhor, por favor.
Face às tuas questões eu dei as respostas que, sinceramente, considero mais honestas e correctas. Se, afinal, as questões forem sobre bolsa e não sobre a língua portuguesa, por favor, reformula-as para eu tentar responder.
É que de outra forma eu continuo na mesma, ou seja, sem perceber o que é que tu não percebes.
Buzzzo1 Escreveu:As questoes que coloquei nao sao uma brincadeira para "picar consigo"., muito pelo contrario.
Eu sei que não está na brincadeira. Se eu eventualmente achasse que estavas tinha, pura e simplesmente, ignorado a tua mensagem.
Abraço,
Tiago
- Registado: 6/11/2002 16:28
Olá Tiago
Gostei bastante destas.....
Mas sobretudo desta
Um abraço

Gostei bastante destas.....
tmms Escreveu:Muito mais importante do que estar certo ou errado é a forma como gerimos e lidamos com essas situações;
Nunca comemorar lucros nem a lamentar perdas;
Abrir uma posição no mercado é fácil, difícil é fechá-la (seja a perder ou a ganhar). Portanto, nunca abrir uma posição sem ter primeiro definido as condições de fecho;
Mas sobretudo desta
Os mercados são um lugar onde não há desculpas. Aqui só há lugar ao mérito. A avaliação é uma constante (a cada operação). O gráfico da nossa rentabilidade é o espelho fiel da nossa estratégia e do seu nível de risco, bem como da nossa disciplina ou falta dela;
Um abraço

"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
tmms Escreveu:Não há tubarões a controlar os mercados nem a activar os STOP's dos pequenos investidores. Isto não passam, obviamente, de discurso de perdedor
Aqui a coisa não é tão simples, em dias de pouca liquidez e/ou títulos com pouco volume diário, podes ter a certeza que existem muitos movimentos para caçar stops.
Aliás pessoal que esteve ligado a fundos que actuam no mercado nacional refere isso como prática normal.
É evidente que por vezes, esse tipo de movimentos, também resulta a favor dos pequenos, mas é raro.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Quem está ligado: