Caldeirão da Bolsa

Projecto Skylander muda-se de Évora para França

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por silvaxico » 7/9/2008 10:52

Se calhar nunca foi intenção da empresa vir para cá...

A mudança do projecto da fábrica de aviões Skylander de Évora para a região francesa de Lorraine não surpreendeu o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). Basílio Horta referiu ontem ao CM que os investidores – o grupo francês GECI Internacional – não entregou qualquer candidatura ao Governo português desde a apresentação do projecto, em 2003.



"Não cumpriram com os requisitos mínimos. Nunca apresentaram os estudos de viabilidade económica e de estrutura financeira. Há seis meses contactaram o professor Augusto Mateus e chegaram a reunir em Julho com um grupo financeiro, mas depois não houve mais contactos", acrescentou o presidente da AICEP, que aproveitou para tranquilizar a população alentejana sobre o outro projecto da indústria aeronáutica previsto para Évora, da empresa brasileira Embraer, que prevê criar mais de 500 postos de trabalho.

"É um projecto sólido e consistente, cujo investimento já foi formalizado entre os governos português e brasileiro. Posso garantir que da parte do Governo, como da Câmara de Évora, não houve um minuto de atraso na burocracia com ambos os projectos", sublinhou.

O volte-face da GECI surpreendeu, no entanto, o autarca de Évora. O município exigiu ontem à empresa um esclarecimento público sobre as razões que motivaram a "súbita mudança de orientação".

"Acho estranho o silêncio da empresa. No mês passado, numa reunião com os investidores, tudo indicava que em breve prazo o projecto seria concretizado", referiu José Ernesto de Oliveira.

A mudança do projecto Skylander para a região francesa de Lorraine surgiu após uma reunião entre Serge Bitboul, da GECI, com o ministro francês da Energia, Desenvolvimento e Administração do Território, Jean-Louis Borloo, na qual terão sido propostas melhores condições para a instalação da fábrica e uma nova calendarização para a concretização do projecto.

www.correiomanha.pt
 
Mensagens: 494
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Leiria

por Algarvio__ » 6/9/2008 17:55

Meus Srs,

Convençam-se que este Governo não está preocupado com o país nem com os potenciais projectos de investimento que nos podiam tirar da cepa torta.

Está mais preocupado em aparecer na fotografia. Estes 3 anos têm sido apenas uma gestão da imagem, sem conteúdo, sem uma estratégia enriquecedora que trouxesse mais-valias para o país, no sentido de terem sido criados projectos estruturantes, através dos quais o país pudesse criar riqueza em anos vindouros.
Falo no passado, porque se não o fez até agora, não será certamente em ano de eleições que o vai fazer.

A partir daqui estará mais preocupado em entregar computadores às criancinhas e apresentar projectos muito bonitos, mas apenas virtuais.

Espero estar enganado, mas outro projecto que iremos perder em breve será a sede da A1GP, pois existe forte concorrencia de outros países (incluíndo Quatar) e o nosso governo não se chega à frente com incentivos fiscais para eles para cá virem. Não tenhamos ilusões que esta é a unica maneira de atrairmos investimento estrangeiro, num mundo cada vez mais competitivo.
Ninguem vem para cá pelos nossos lindos olhos.

É o que temos...
 
Mensagens: 217
Registado: 9/12/2007 12:36
Localização: Faro

por rpmt » 6/9/2008 16:24

Os Franceses resolveram em 15 dias aquilo que o governo não fez em 4 anos.
Arranjam-se uns call centers a 500€ e o governo não tem chatices para resolver e dá para a fotografia.
 
Mensagens: 302
Registado: 14/11/2006 17:47

por silvaxico » 6/9/2008 12:35

A notícia é de ontem... também está no negocios.pt
 
Mensagens: 494
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Leiria

por Crómio » 6/9/2008 12:33

Já há anos que tenho conhecimento da tentativa deste projecto nascer em Évora, fala-se, diz-se mas as coisas nunca passam dali e a empresa já tinha ameaçado, aliás...

eu acho que esta notícia já deve ter um anito...

Será que podes confirmar a data?

continuando, a empresa já tinha ameaçado saltar fora por incompetência do governo.

Sempre que passava pelo aeródromo, perguntava ao pessoal... olha... mais uma que nos passa ao lado... infelizmente...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por MozHawk » 6/9/2008 12:07

Tudo é possível, incluindo Portugal ter sido utilizado para o desfecho final. Contudo, seria interessante perceber se os 4 anos imputáveis à inacção do governo português são da sua inteira responsabilidade ou se a GECI também deixou o projecto marinar. Verdade seja dita, não me custa muito a acreditar que os tempos de decisão sejam substancialmente diferentes mas nem tudo o que parece é.

Um abraço,
MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

Projecto Skylander muda-se de Évora para França

por silvaxico » 6/9/2008 10:35

O que falhou cá? O que funcionou em França?

Há concorrência desleal da França em termos de incentivos?

A GECI International, empresa que lidera o projecto aeronáutico para construção do bimotor Skylander, decidiu "relocalizar" o projecto transferindo-o de Évora para a região da Lorena, em França.

Considerado como um PIN (Projecto de Interesse nacional) desde meados de 2006 e dado como certo para ser implantado em Évora, o programa para desenvolvimento industrial do pequeno bimotor multiuso (para carga e/ou passageiros) já não vem para Portugal.

O envolvimento do governo de Paris no processo e o calendário definido pela GECI International terão sido decisivos para a alteração de planos. A nova localização industrial do projecto foi oficializada na quinta-feira, depois de uma reunião entre Serge Bitboul e Jean-Louis Borloo, ministro de Estado, Ecologia, Energia, Desenvolvimento e Administração do Território.

O surpreendente anúncio da "relocalização" surgiu num comunicado assinado pelo presidente e maior accionista individual da GECI, Serge Bitboul, indicando que o programa do Skylander SK-100 foi oficialmente lançado na região da Lorraine. Será instalado nos terrenos de uma antiga base aérea militar, em Chambley-Bussières, beneficiando de apoios do Estado francês no equivalente a cerca de um quarto do montante do investimento (a título de subvenções fiscais e incentivos à inovação).

À luz do comunicado citado na imprensa local, apesar da transferência do projecto industrial para França, a GECI não pretende dispensar a contribuição dos parceiros portugueses associados ao investimento previsto para arrancar Évora num destes meses.

«Um avião (quase) português»

Nos últimos dois anos, a empresa promotora e as autoridades nacionais sublinharam inúmeras vezes o potencial e a importância da implantação do projecto em Évora, junto ao actual aeródromo. Entre os números avançados, a construção e produção do SK-100 - também conhecido como o «avião português» - iria gerar uns 3 000 empregos (dois mil dos quais indirectos) e centenas de milhões de euros em exportações anuais, a partir de 2010-2011.

O PIN, que previa um investimento rondando os 125 milhões de euros e estava sob acompanhamento directo do AICEP, chegou mesmo a justificar a constituição de um consórcio (Sky Aircraft Industries) integrando parceiros portugueses e um capital inicial de 40 milhões de euros. Neste contexto, a GECI ainda realizou a sua conferência mundial deste ano no Alentejo.

Notícias veiculadas nos últimos dois meses pela companhia francesa realçavam o bom encaminhamento para obtenção dos apoios financeiros por parte do Estado português. As condições estariam quase acertadas, o dossier com o pedido de apoios depositado no AICEP e o respectivo contrato prestes a ser fechado.

Segundo sugere um artigo publicado este sábado, no Diário de Notícias, o Estado francês resolveu em menos de um mês, o que Portugal não pôde assegurar em quatro anos. Citado na edição electrónica do Jornal de Negócios, Basílio Horta (Aicep) disse não ter ficado surpreendido com o desfecho.

A GECI International é uma empresa cotada em Paris. Reagindo à notícia da relocalização do projecto Skylander, o título subiu quase 15% em bolsa na sexta-feira.

diario.pt
 
Mensagens: 494
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Leiria


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, carlosdsousa, GamesOver, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Musus, OCTAMA, paul_invest, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006, VALHALLA e 175 visitantes