Caldeirão da Bolsa

Médias Móveis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TRSM » 6/9/2008 18:33

um exemplo de duas MM`s de longo prazo com o espaço de tempo mais pequeno utilizado em bolsa.
Nem sempre temos esta transparência, especialmente em trending (intraday)
Anexos
mm.GIF
mm.GIF (36.8 KiB) Visualizado 1108 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

por Vencer na Bolsa » 6/9/2008 18:13

Uso como um mero indicador que serve para "ver" se houve cruzamento em alta ou baixa da EMA50/EMA200 (dependendo do activo posso usar a EMA150) e tb para observar se cotação está abaixo ou acima das EMA´s.
Médias Móveis, para mim, não são factor de decisão.

Deixo aqui um artigo que explica:
Tabela = tendência e o nº para médias móveis
O cruzamento
http://escoladebolsa.blogspot.com/2008/ ... -mvel.html
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por Pata-Hari » 6/9/2008 15:59

João, hoje em dia não tenho grande tempo para brincar ao trading (faço muito esporadicamente porque simplesmente não tenho tempo para seguir o mercado tick a tick), logo, uso as MM para definir tendência e tento simplesmente apenas fazer trades na direcção correspondente.

Cada vez mais acredito que a tendência é a força ou das forças mais fortes nos movimentos dos mercados e que é contra-produtivo tentar "trade-ar" contra a tendência (mas sim, por vezes não resisto a um RSI extremamente sobrevendido num mercado tendencialmente negativo!). Para o tempo que tenho, o time-frame que mais se adapta é o que equivale aos sinais das MMs 200 dias. Na escolha das acções individuais tendo a usar critérios diferentes (normalmente fundamentais) mas para instrumentos indexados ou que usam como benchamarks indices as médias móveis são critérios semi-cegos mas que respeito enormemente.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por arnie » 6/9/2008 15:52

Estar a discutir medias moveis de 50 e de 200 e depois andar a fazer daytrade/short term trading não faz lá muito sentido pois não?

Lembro-me de ter lido algures, não me lembro onde, que alguém perguntou a um trader porque razão tinha ele a mm200 no gráfico ao que ele respondeu que não sabia.

..."Como todos a seguem eu resolvi também coloca-la mas ainda estou para saber qual o seu significado"...

:mrgreen:

Gosto de ver gráficos de ppl que basicamente negoceia no curto prazo (meia duzia de dias ou nem isso) e olha para um cruzamento da mm50 com a mm200. Juro que gosto. Compram no cruzamento e vendem 2 dias depois ou com ganhos pois atingiu o target que eles estipularam (ressalve-se que é um target dado pelo cruzamento referido) ou com perdas pois voltou a cruzar em baixa.

:|

não estou a dizer que as mm's não têm utilidade, apenas digo que raramente são utilizadas no time frame apropriado
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por rsacramento » 6/9/2008 14:49

de momento não estou a conseguir encontrar o tópico de onde extraí este texto do cem

com a devida vénia, passo a citar:

Aqui está outro bom sistema para o pessoal se entreter!

Com médias móveis é dos melhorzinhos que conheço.

Testei-o a partir de um artigo recente publicado na Revista "Stocks and Commodities" e, para minha surpresa, registou uma taxa de sucesso na casa dos 70% para trades vencedores / trades totais e um rácio de profit / loss a rondar os 2,3 , na casa dos sistemas muito bons!

Tem só um pequeno defeito, normalmente não dá mais de 3 a 5 trades por ano, o resto do tempo fecha a loja, se calhar é relaxante demais para quem tem o bichinho do trading...

É muito fácil.

As primeiras médias exponenciais a colocar nos gráficos são a de 150 sessões (EMA150) e a de 50 sessões (EMA50).

Conclusões a retirar:
a) Se a inclinação da EMA150 estiver virada para cima e a EMA50 for superior à EMA150, embora não seja necessário que a EMA50 aponte no sentido ascendente, temos definido um bull market.
b) Se a inclinação da EMA150 estiver virada para baixo e a EMA50 for inferior à EMA150, embora não seja necessário que a EMA50 aponte no sentido descendente, temos definido um bear market.

Se tivermos qualquer das condições definidas atrás, teremos de estar atentos à preparação dos alertas para os sinais.

Um pequeno intervalo para resumir a filosofia do sistema, muito simples: comprar as correcções em bull markets e vender os rallies em bear markets, uma estratégia primária mas que dá muito dinheiro!

Qual o primeiro alerta que o sistema irá dar quando estivermos no bull market ou bear market definidos?

Muito simples, definimos mais 2 médias móveis exponenciais: a de 5 dias (EMA5) e a de 15 sessões (EMA15) e comparamos:
a) Se num bull market a EMA 15 ultrapassar em alta a EMA5, estamos na presença de uma correcção à tendência ascendente dominante. Mantendo-se sempre as condições do bull market, marcamos no gráfico uma 5ª média móvel exponencial, a das 10 sessões (EMA10) e aguardamos pelo dia em que a EMA5 vier acima da EMA10 para gerar o sinal de compra. Coloca-se um stop de protecção de venda logo abaixo do mínimo feito pelo mercado durante a fase de correcção.
b) Se num bear market a EMA 15 for ultrapassada em alta pela EMA5, estamos na presença de um rally contrário à tendência descendente dominante.
Mantendo-se sempre as condições do bear market, marcamos no gráfico uma 5ª média móvel exponencial, a das 10 sessões (EMA10) e aguardamos pelo dia em que a EMA5 vier abaixo da EMA10 para gerar o sinal de venda ou short-selling. Coloca-se um stop de protecção de compra logo acima do máximo feito pelo mercado durante a fase do rally.

Quem quiser falar de médias móveis e de mais ideias neste tipo de indicadores de tendência, fogo à peça, porque a próxima vez que voltar a falar deste tema dos indicadores de tendência, vamos mudar de agulha e falar de outra classe de indicadores, até podermos tirar as conclusões finais sobre qual será o mais adequado!

Cumprimentos e mais uma vez obrigado a todos os que colaboraram ou quiserem colaborar com novas ideias.

Cem

Registado: 29/11/2007 12:50

EMA 50 e 200

por joao4702 » 6/9/2008 14:25

Pata,

Em termos de utilização como utilizas as médias móveis exponênciais?

Isto é pelo cruzamento ou inversão do declive?

Eu pessoalmente uso médias móveis como indicação para bull quando a Ema 50 está acima da Ema 200 e negoceio longo quando o declive da Ema 50 é positivo.

Por outro lado em mercados bear quando a Ema 50 está abaixo da Ema 200, o ideal é negociar curto porque o declive da Ema 50 é maioritariamente negativo.

Quem usa este método nota claramente que o lag é muito reduzido e a probabilidade de perder dinheiro é muito muito baixa...

É claro que por vezes tento furar o esquema e negociar com base em feeling.

Este método foi por mim escolhido após muitos dias de estudo e pode dizer-se que funciona muito bem no mercado nacional e não só.

A titulo de exemplo posto alguns gráficos para verem do que falo...Também gostava de ler como negoceiam com base em médias móveis.

Cps.
Anexos
Sonae Indústria.bmp
Sonae Indústria.bmp (469.8 KiB) Visualizado 1218 vezes
Altri.bmp
Altri.bmp (469.8 KiB) Visualizado 1220 vezes
ArcelorMittal.bmp
ArcelorMittal.bmp (469.8 KiB) Visualizado 1205 vezes

Registado: 21/9/2006 10:04

por Pata-Hari » 6/9/2008 8:46

As minha bússolas são a exponencial de 200 dias diária e a exponencial 50 em semanal. Dão sinais quasi-equivalentes mas que eu uso como confirmação. Idealmente gostaria de ter o tempo para fraccionar montantes e ir alavancando o trade conforme uma confirma a outra.

Francamente acho que é mais fácil ganhar dinheiro com as longas do que com as curtas; nas curtas os movimentos tendem a ser demasiado pequenos para justificar custos de transacção e investimento de tempo.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por joaoparker » 6/9/2008 2:36

Eu uso Exponencial de 21, 50 e 200, mas não costumo olhar muito para elas a não ser em gráficos diários.

Registado: 29/11/2007 2:33

por Jesse James » 6/9/2008 0:31

Eu ainda estou muito verde, mas só uso uma.

E um possível sinal se entrada / saída, é dado pelo cruzamento da mesma com o preço.

Bn

JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por cmgm » 5/9/2008 23:10

bullsista Escreveu:Mas eu acho que quando estás a estudar um gráfico deves fazer experiências até encontrar a mm que melhor se "encaixa".

Olhemos para a Portucel, passe a publicidade.
Quem faça uso do cruzamento de duas MMs para entrar, nos casos que vos apresento, o investidor que faz uso de uma MM90 em detrimento de uma MM de 50, estará a "perder algum balanço".
Anexos
port1.JPG
port1.JPG (74.67 KiB) Visualizado 1402 vezes
port2.JPG
port2.JPG (74.93 KiB) Visualizado 1393 vezes
Jesus saves. Moses invest.

Registado: 20/10/2004 12:16

por Adrox » 5/9/2008 22:42

Curto prazo sempre de 25 para cima, normalmente 25/50/150.

Mas eu também não gosto de fazer trades de curto prazo, portanto estar a ver medias de curto prazo também não me serve de nada. Para além de que quando vejo MM abaixo de 20, quase sempre coincidem +- com o gráfico pelo que não acrescentam info nenhuma...

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por bullsista » 5/9/2008 22:33

Mas eu acho que quando estás a estudar um gráfico deves fazer experiências até encontrar a mm que melhor se "encaixa".
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por bullsista » 5/9/2008 22:31

10, 50, 200.
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por MozHawk » 5/9/2008 22:25

20|50|200, exponenciais.

Abraço,
MozHawk
Editado pela última vez por MozHawk em 6/9/2008 12:09, num total de 1 vez.

Registado: 25/10/2002 10:08

Médias Móveis

por cmgm » 5/9/2008 21:52

O espaço temporal de uma média móvel terá que cada um adequa-lo ao seu perfil de investidor.
No entanto, para uma MM de curto prazo, indica-se um valor de 10-30, MM de médio prazo entre 50-90 e para longo prazo uma MM entre 150-200.
Principalmente nas MMs de curto e médio prazo, quem as usa como indicação para entradas e/ou saídas, o ajuste para 10 ou 30, no curto prazo, ou um ajuste para 50 ou 90, no médio, faz diferença.
Não sendo um assunto em que procure gerar concenso, apenas por curiosidade, gostaria de saber quais os valores que tendencialmente mais se usam.
Jesus saves. Moses invest.

Registado: 20/10/2004 12:16

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: icemetal, latbal, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Xãd e 167 visitantes