Caldeirão da Bolsa

Catalisador de baixo custo transforma etanol em hidrogênio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por trial » 5/9/2008 22:54

Obrigado pelas informações o caminho vai ser muito longo , vai-se medir em décadas , mas lá chegaremos .

Quanto aos carros eléctricos :
O totalmente eléctrico é curto.
O Toyota - Prius não me convence.

Em 2010 vamos ter um Golf bastante interessante para quem conjuga pequenos e grandes trajectos .

Vai ter motor térmico alimentado a gasóleo ou gasolina , mais um motor eléctrico alimentado a baterias com autonomia para 50 km .

A novidade e que as baterias são recarregadas na tomada da garagem , as deslocações citadinas serão grátis ou quase .
E já agora será bom para a EDP .

Cumprimentos



limpaesgotos Escreveu:Menos consumo de petroleo ...
:lol:
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http://www.testedrivevirtual.com/2008/0 ... eletricos/

Japão cria postos de abastecimento para carros elétricos.

02 de Setembro de 2008, Notícias
Sempre na vanguarda com relação aos carros elétricos, País já investe pesado na criação de pontos de recarga.

A expectativa de chegada de vários modelos elétricos ao mercado, já no início do próximo ano, ajudaram a impulsionar a criação destes postos de abastecimento expresso.

O mais interessante deles talvez seja o da Tokyo Eletric Power. A empresa desenvolveu um sistema que promete autonomia de quarenta quilômetros com apenas 5 minutos de recarga. Quem desejar rodar um pouco mais pode aguardar 10 minutos e ganhar autonomia de sessenta quilômetros.

Quarenta ou sessenta quilômetros pode parecer pouco para quem está acostumado com a autonomia de carros a combustão. No entanto, devemos avaliar que os carros elétricos foram feitos para serem recarregados todos os dias. Portanto, quarenta ou sessenta quilômetros são mais do que suficiente para ir para o trabalho, voltar para casa e quem sabe ainda dar uma volta (curta) à noite.
 
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por limpaesgotos » 5/9/2008 22:07

Menos consumo de petroleo ...
:lol:
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http://www.testedrivevirtual.com/2008/0 ... eletricos/

Japão cria postos de abastecimento para carros elétricos.

02 de Setembro de 2008, Notícias
Sempre na vanguarda com relação aos carros elétricos, País já investe pesado na criação de pontos de recarga.

A expectativa de chegada de vários modelos elétricos ao mercado, já no início do próximo ano, ajudaram a impulsionar a criação destes postos de abastecimento expresso.

O mais interessante deles talvez seja o da Tokyo Eletric Power. A empresa desenvolveu um sistema que promete autonomia de quarenta quilômetros com apenas 5 minutos de recarga. Quem desejar rodar um pouco mais pode aguardar 10 minutos e ganhar autonomia de sessenta quilômetros.

Quarenta ou sessenta quilômetros pode parecer pouco para quem está acostumado com a autonomia de carros a combustão. No entanto, devemos avaliar que os carros elétricos foram feitos para serem recarregados todos os dias. Portanto, quarenta ou sessenta quilômetros são mais do que suficiente para ir para o trabalho, voltar para casa e quem sabe ainda dar uma volta (curta) à noite.
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Catalisador de baixo custo transforma etanol em hidrogênio

por limpaesgotos » 5/9/2008 21:28

E assim (quando houver interesses), se baixará a procura do petróleo :lol:

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http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0115080903

Catalisador de baixo custo transforma etanol em hidrogênio

Umit Ozkan

03/09/2008

Pesquisadores descobriram como converter o etanol e outros biocombustíveis em hidrogênio de forma muito eficiente, atingindo até 90% de rendimento, utilizando ingredientes baratos e em um processo que funciona a baixas temperaturas.

Catalisador de baixo custo

"O ródio é o metal mais freqüentemente utilizado para esse tipo de catalisador, e ele custa ao redor de US$300,00 o grama. Nosso catalisador custa cerca de US$9,00 o quilograma," diz a química Umit Ozkan, da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos.

O catalisador é um pó cinza escuro formado por grânulos de óxido de cério, um ingrediente comum em cerâmicas, e cálcio, recobertos com partículas de cobalto. Ele produz hidrogênio com 90% de eficiência a uma temperatura de 350ºC, bastante baixa para os padrões industriais.

"Sempre que um processo funciona numa temperatura menor, isto traz economia de energia e redução nos custos de produção. Além disso, se o catalisador é altamente ativo e pode alcançar grande produção de hidrogênio, nós não precisaremos de grandes quantidades dele. Isto irá diminuir o tamanho do reator e o seu custo," diz Ozkan.

Transformando etanol em hidrogênio

O processo começa com um biocombustível líquido, como o etanol, que é aquecido e bombeado para o interior de um reator, onde o catalisador estimula uma série de reações químicas que, ao final, geram um gás com elevado teor de hidrogênio.

Os gases residuais, como o monóxido de carbono, dióxido de carbono e metano, são removidos e o hidrogênio é purificado. Para tornar o processo mais eficiente em termos de energia, trocadores de calor capturam o calor emitido e o reintroduzem no reator. O metano gerado no processo pode ser usado para suprir parte da energia necessária.
Cumprimentos.


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