Caldeirão da Bolsa

Se um banco falir em Portugal...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por CerealKiler » 5/9/2008 14:59

se falir, não será a primeira vez, mas com os movimentos de concentração as hipoteses são muito remotas.

Registado: 1/4/2008 17:29

por alvim » 5/9/2008 13:42

lutav Escreveu:até tenho ideia, que nivel de liquidez exigido é de cerca de 16% :wink:

beijos e abraços

edit: a falencia provocada pelo jovem Nick, deu jeito porquê?

sabes porque é que de repente, ele perdeu tudo o que tinha investido? (e alavancado)

Sim, sei.
Aquilo foi uma "bola de neve" nos futuros.

Mas no final do filme, quando ele é preso, ele assume perdas muito inferiores, ás assumidas pela Administrçao do Banco.

Não tem qualquer logica, ele culpabilizar-se (por exemplo) por perdas de 5 mil milhoes em vez de 8 mil milhoes.
Asim como assim, ele é preso e não pode devolver o dinheiro perdido!!!!

O Banco entra sempre em falencia..; (escusada a meu ver).

Depois o Banco é comprado por 1 dollar, e aquele diferencial, deu muito geito !!!! :wink:
Nunca se provou o valor total da queda. Mas o diferencial...

Coisa parecida, no tocante a jogadas administrativas, foi com a Suiça Air.
A suiça Air faliu; e no dia seguinte, apareceu a Suiça Air LINES.- O pessoal, os balcoes e os avioes, eram os mesmos !!!!

A TAP e muitas outras companhias, ainda estao arder com este negocio.

Registado: 29/11/2007 1:52

por lutav » 5/9/2008 12:45

até tenho ideia, que nivel de liquidez exigido é de cerca de 16% :wink:

beijos e abraços

edit: a falencia provocada pelo jovem Nick, deu jeito porquê?

sabes porque é que de repente, ele perdeu tudo o que tinha investido? (e alavancado)

Registado: 22/9/2006 22:36

comentário

por jotabilo » 5/9/2008 12:44

Caro Alvim

A isso chama-se mínimo de reserva legal....que está estabelecido em lei. Há uns tempos rondava os dez por cento do dinheiro depositado.
É este o factor que caracteriza ser banqueiro. É este lucro a razão de ser de um banco. É preciso entender bem este conceito para sabermos o que é exploração e pela qual se tende a unificar o sistema bancário da europa.....e talvez porque se quer construir um espaço económico europeu. É de facto um conceito capital do liberalismo.
Esses lucros são o chamado dinheiro escritural.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

Bancos

por alvim » 5/9/2008 12:25

Eu tive uma vez uma cadeira na Universidade, onde se falava do Multiplicador de Credito.

Foi algo que me revoltou bastante, pois os Bancos duplicam o NOSSO DINHEIRO, dinheiro de forma Virtual, e consequentemente, aumentam exponencialmente os seus lucros.
E nós NAO GANHAMOS NADA com isso.

Eu não sou economista, pelo que se estiver errado, peço que me corrijam; Mas penso que o sistema funciona assim:

por exemplo:
Nós colocamos no Banco 1000€
Eles são Obrigados a ter 250€ em notas num cofre.
Depois, eles podem dispor de 250€ do Nosso Dinheiro para Emprestar a outros clientes.
E os 500€ restantes, é para o Dia-a-dia de funcionamento do Banco.

Resultado, eles têm lá os nossos 1000€ Virtualmente, e conseguem fazer aparecer do NADA 750€.

Na pratica, quando nós depositmos 1000€ num banco, na realidade eles vao ficar com 1750€ !!!!

Chama-se a isto o Multiplicador de Credito, e é 100% legal.
Aliás, este é o Pilar Principal do Negocio da Banca.

por JPtuga » 1/9/2008 11:46

Não sei bem o estatuto da CGD, em comparação com os restantes bancos comerciais,é um caso unico pois ainda é a instituição usada para os depósitos autonomos judiciais, e afins(o banco de estado), mas se partirmos do principio que se rege pela mesma bitola dos outros bancos, então teoricamente so´temos mesmo a tal protecção dos € 25.000,00 por titular de conta.
Na prática o accionista da CGD é o estado, e acho mesmo muito dificil o estado deixar falir esta instituição, até pelas repercussões que isso teria no sistema financeiro português. e se o estado actualmente já não imprime moeda (só o BCE), pode sempre, em conjunto com o BP assegurar liquidez suficiente á instituição. Veja-se o caso, com as devidas diferenças, do que se está a passar nos EUA, com a Fannie Mae e Freddie Mac, com acesso a credito especial via FED, e a um passo de serem nacionalizadas, isto no paraiso do capitalismo :lol:

Registado: 29/3/2007 12:40

por matabears » 1/9/2008 1:54

Bom...então se isso um dia puder acontecer, estamos feitos :roll:
ááááá´toiro lindoooooo!!!!!!

Registado: 1/8/2008 20:58

por alvim » 31/8/2008 16:19

matabears Escreveu:Um Banco privado poderia falir, mas a Caixa Geral de Depósitos seria protegida pelo Estado.

Matabears, penso que isso na realidade, não seria bem assim, pois:
Como seria possivel, o Estado proteger se o Estado tambem se financia na CGD ???

Alem do mais, quando há HIPER-INFLAÇAO, os Bancos Estatais, tambem levam por tabela e CAIEM tal como os outros.

Outro exemplo, que aconteceu na ASIA, com o antigo Barcleys ou CityBank, foi que um corrector de futuros, consegui falir o Banco. E supresa das supresas..., parece que ate deu geito !!!
(Até fizeram um filme sobre isso. É ver, e tirar as ilacçoes)

Por isso penso, que qualquer Banco pode falir. Nem que seja numa relaçao de 1 para 10 000.

Abraço

por matabears » 28/8/2008 3:20

Um Banco privado poderia falir, mas a Caixa Geral de Depósitos seria protegida pelo Estado.
ááááá´toiro lindoooooo!!!!!!

Registado: 1/8/2008 20:58

por salvadorveiga » 27/8/2008 21:05

Tens o Fundo de Depositos, nao sei o nome especificamente, mas assegura-te 25 mil € por cliente por cada instituiçao bancaria.

Registado: 12/3/2008 22:06

por tomae » 27/8/2008 21:05

Registado: 20/8/2008 16:15

Se um banco falir em Portugal...

por All night long » 27/8/2008 20:57

o que acontece ao dinheiro dos depositantes??? existem seguros, ou o banco de Portugal cobre, ou sei lá, ou pura e simplesmente as pessoas ficam sem o dinheiro???

Registado: 29/11/2007 1:50

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: icemetal, latbal, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Xãd e 166 visitantes