Caldeirão da Bolsa

Aproveitar a queda do euro para...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 5/9/2008 11:08

Mozhawk,

Não sei se viste a questão que te coloquei por isso tomo a liberdade de puxar o tópico para o topo.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por canguru » 3/9/2008 12:49

Resina,

Sempre me questionei do timming de certos produtos lançados pelos bancos.

Em 2006 uma série de bancos (e.g., CGD) lançaram um produto que dependia da performance dos mercados europeus durante 3/4 anos. Recentemente foram lançados uns sobre matérias-primas, outros sobre a continuação da escalada do petróleo (apostando que o céu é o limite), e recentemente uns que incidem sobre a desvalorização do USD face ao EUR…

Lançar produtos (ainda por cima fechados) no auge de um Bull Market e quando a inversão é certa no médio prazo só vinga porque em Portugal o comum dos mortais continua a agir sem pensar, sem ler e sem investigar.

Se isto fosse feito num país em que as pessoas não são globalmente iletradas, que apresentam espírito crítico e não fossem facilmente manipuladas e movidas pelo imediatismo, este tipo de produtos estariam dotados ao abandono e seriam classificados de duvidosa honestidade intelectual.

Marco,

Imagina alguém que acha que está na altura de entrar no mercado USA e não quer investir directamente em acções e opta (por uma questão de diversificação, tempo, poucos recursos, etc…) por aderir a um fundo. Nessa altura vai confrontar-se com uma questão: Invisto num fundo de acções em USD ou num similar em EUR? Nesse sentido entendo e concordo com as palavras do Elias.

Registado: 6/4/2008 22:41

por Resina » 3/9/2008 0:00

È curioso este tópico.
Apesar de não negociar no Bcp, todos os dias acedo as contas via homebanking, e notei que no Bcp agora tem uma opção "engraçada":
-Invista no mercado norte-americano sem o risco das flutuações cambiais.
Isto deixou-me a pensar o seguinte antes de ler o tópico.
-Agora é que vem para aqui com esta conversa quando o euro já caiu, acaba por conpensar investir e efectuar logo o cambio, não vá a bolsa lá fora passar-se e o dolar cair novamente.
Mas como é obvio agora e que eles vêm para aqui com estas ideias.
Só me faz lembrar de fixar as taxas no crédito a habitação, antes quando compensava ninguem falava nisso, agora falam disso e inpingem aos clientes.
Não concordam comigo!?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por MarcoAntonio » 2/9/2008 16:37

Eu penso que estão a surgir dois "grupos" diferentes: aqueles que avaliam em função do valor actual do USD e os que avaliam em função da tendência em vigor (e que pressupõe a manutenção dessa tendência).

O que Elias referiu é válido se a tendência se mantiver.

Por outro lado, em termos de valor, quanto mais baixo o USD mais interessantes as compras de valores/património cotado em USD.

Quanto a investir em acções tendo em conta a evolução do EURUSD, pessoalmente distancio-me de qualquer uma dessas abordagens porque penso que se deve evitar misturar as duas coisas, uma vez que vem complicar e baralhar o trading.

Na minha opinião quem quiser investir/especular na moeda, deve fazê-lo directamente (no FOREX). Quem quiser investir/especular em acções (cotadas em USD) deve faze-lo de forma independente da moeda (isto é, de preferência fazendo uma cobertura do risco sobre o cambio).

Misturar as duas coisas é complicar o trading e tentar controlar demasiadas variáveis em simultaneo no mesmo trade/investimento (que já não é nada fácil).

O mesmo investidor até pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo mas em trades separados, que podem ser abertos e fechados de forma independente (em momentos diferentes). Já se misturar as duas coisas terá de tentar optimizar os timings de entrada e saída para o conjunto das duas realidades (moeda e acção) que só com muita sorte vão coincidir.

É um pouco como eu agora decidir comprar acções SONAE e BCP e decidir que vou comprar as duas ao mesmo tempo e que depois irei fechar a posição das duas também ao mesmo tempo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 2/9/2008 16:36

tomae Escreveu:Não estou de acordo.

Com o Euro em alta, podia-se efectuar investimentos maiores na moeda US$ em relação a agora, com o mesmo montante em Euros.

tomae, de facto podias efectuar investimentos maiores (isto é, mais acções com a mesma quantidade de euros) mas não te iludas: elas valiam menos do que valem agora!

MozHawk Escreveu:Elias,

Claro que não estou de acordo. Aliás, estaria há umas semanitas atrás. Agora é que nunca, até ver qual a evolução do cross.

Abraço,
MozHawk

Mozhawk, não percebi bem a tua ideia. Podes por favor explicar melhor?

1 abraço,
Elias

por MozHawk » 2/9/2008 16:24

Elias,

Claro que não estou de acordo. Aliás, estaria há umas semanitas atrás. Agora é que nunca, até ver qual a evolução do cross.

Abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por tomae » 2/9/2008 15:46

Não estou de acordo.

Com o Euro em alta, podia-se efectuar investimentos maiores na moeda US$ em relação a agora, com o mesmo montante em Euros.

Registado: 20/8/2008 16:15

por Sitting Bull » 2/9/2008 15:44

Estou plenamente de acordo!
De facto a subida do dólar reforça os ganhos e atenua as perdas!
Power to the people

Registado: 4/3/2008 18:16

Aproveitar a queda do euro para...

por Elias » 2/9/2008 15:26

Viva,

Com o euro em queda livre o investimento em acções dos states torna-se mais atractiva, pois permite um duplo ganho (a valorização do activo e a valorização do dólar). E se a acção cair, a subida do dólar ajuda a cortar as perdas.

Claro que os sinais técnicos de compra não devem ser descurados, mas considero que este momento é mais interessante para comprar acções americanas do que quando o euro estava em alta, em que a queda do dólar amortecia os ganhos das acções.

Alguém opina?

1 abraço,
Elias

P.S. - Não sei se este assunto já foi abordado noutro tópico, se foi o caso agradeço que me indiquem qual é o tópico.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], icemetal, latbal, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Xãd e 167 visitantes