Caldeirão da Bolsa

São tendências ou meras coincidências!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 2/9/2008 11:44

sol, a esmagadora maioria dos estudos que têm sido feitos na última década mostram que não há uma relação entre a compra de acções próprias (ou a compra de acções da empresa por parte dos grandes accionistas) com o desempenho dessas acções em Bolsa.

Os Administradores (ou os grandes accionistas) até podem acreditar que a empresa está barata, mas se o mercado não achar o mesmo, o caminho não se altera.

A maioria dos investidores , por exemplo, adora ler a "inside trading activity" que mostra a relação entre as compras e vendas dos Administradores das empresas e que é publicada nos Estados Unidos. Quando descobrem que isto é publicado, os investidores replicam esses movimentos, com a convicção de que eles serão as melhores pessoas para avaliarem se as empresas estão caras ou baratas. Mas acabam sempre por desistir esse método quando, empiricamente, descobrem que não é rentável.

Um abraço,
Ulisses

P.S. Em relação à Caixa, basta veres o prejuízo que reportaram em relação aos investimentos em Bolsa para veres que uma entrada deles (ou de outro "grande" qualquer) numa acção está longe de ser garantia de sucesso.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

São tendências ou meras coincidências!

por sol » 2/9/2008 10:05

A imprensa diária hoje trâz duas notícias entre muitas que me despertaram particular atenção salvo erro ambas na primeira página do Diário Económico passo a publicidade.

Uma "Gestores reforçam nas suas empresas" e uma outra CGD volta a reentrar na Brisa com a compra de nove milhões de acções.

Não me vou debruçar detalhadamente porque também não li qualquer das notícias na integra, mas simplesmente nas 1ªas páginas na banca de jornais do sapo como tenho o hábito de fazer.

Mas deixaram-me a pensar, se isto de facto tem alguma correlação entre os seguintes factos: O momento, o desempenho bolsista do nosso índice em relação ao ano em curso em concreto com uma queda acumulada de 33% em relação a Dezembro de 2007.
A minha leitura é que de facto em ambos os casos tanto so gestores que reforçam como a Caixa que investe na Brisa deve de ser porque tem consciência que o momento é de investir. E que de um modo geral as cotadas estão baratas, penso eu ou então está tudo doido não estou a fazer contas em concreto deste ou daquele título este mesmo raciocínio aplica-se ao conjunto dos títulos cotados.

Esta minha observação não passa de uma introdução a uma refleção que penso que faz algum sentido, porque a forma de avaliação dos mercados não se faz só de análise técnica mas também conjuntural e comportamental aliás ela também entra na análise técnica em minha opinião mas se a conseguimos detectar tendências com alguma antecedência muito melhor.

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

Quem está ligado: