Um avanço significativo no campo da energia
4 mensagens
|Página 1 de 1
comentário
Caro
Fala-se ainda que foi inventada, ao nível da nanotecnologia, uma pelicula que se coloca sobre os cristais de sílica de um painel fotovoltaico que permite uma alto rendimento desse painel numa razão de 10/1. Actualmente um rendimento de um painel fotovoltaico não excederá uma zona de rendimento de 15 a 30% em dias de bom sol.
cumps
Fala-se ainda que foi inventada, ao nível da nanotecnologia, uma pelicula que se coloca sobre os cristais de sílica de um painel fotovoltaico que permite uma alto rendimento desse painel numa razão de 10/1. Actualmente um rendimento de um painel fotovoltaico não excederá uma zona de rendimento de 15 a 30% em dias de bom sol.
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
comentário
Caro
Tens de ver o vídeo e observar o esquema proposto.
Até agora pensava-se amazenar a energia em baterias. Agora a armazenagem é feita através da hidrolise da água e a seguir, o procedimento inverso em pilhas de combustível misturando o hidrogénio e o oxigénio, para dar água e assim sucessivamente.
Se a hidrólise com eléctrodos para produzir oxigénio e hidrogénio forem suficientemente eficazes (parece que sim) temos o ciclo do aproveitamento da energia solar completo...sem necessidade de baterias sempre muito caras e perigosas para o ambiente.
É precisamente essa a solução. Não são necessárias baterias. A armazenagem está na produção de oxigénio e hidrogénio, que quando não houver sol ou durante a noite produzem energia eléctrica em pilhas de combustível onde se misturam dando água .
A observação do vídeo e dos esquemas apresentados dão uma ideia clara do assunto.
cumps
Tens de ver o vídeo e observar o esquema proposto.
Até agora pensava-se amazenar a energia em baterias. Agora a armazenagem é feita através da hidrolise da água e a seguir, o procedimento inverso em pilhas de combustível misturando o hidrogénio e o oxigénio, para dar água e assim sucessivamente.
Se a hidrólise com eléctrodos para produzir oxigénio e hidrogénio forem suficientemente eficazes (parece que sim) temos o ciclo do aproveitamento da energia solar completo...sem necessidade de baterias sempre muito caras e perigosas para o ambiente.
É precisamente essa a solução. Não são necessárias baterias. A armazenagem está na produção de oxigénio e hidrogénio, que quando não houver sol ou durante a noite produzem energia eléctrica em pilhas de combustível onde se misturam dando água .
A observação do vídeo e dos esquemas apresentados dão uma ideia clara do assunto.
cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 21/8/2008 22:39, num total de 4 vezes.
Olá caro jota,
Já não te via aqui há uns tempos... ai o Verão...
De início não percebi bem a coisa, então o homem inventou a electrólise?
Escapou-me qualquer coisa...
Afinal conseguiram desenvolver um catalizador para a electrólise, que a torna duas vezes mais eficiente.
Não está mau, mas realmente não sei se isso é suficiente para aproveitar quanto % da energia recebida fotovoltaicamente.
Este é um problema enorme, o armazenamento de energia, as baterias são caríssimas e pesadíssimas.
Depois só temos que ver como reconverter o hidrogénio em energia eléctrica e qual o rendimento de todo o ciclo da operação.
É mais um passo. Não sei se tão significativo.
Claro que não sou um expert e sendo assim a minha opinião é só isso...
Abraço
Já não te via aqui há uns tempos... ai o Verão...
De início não percebi bem a coisa, então o homem inventou a electrólise?
Escapou-me qualquer coisa...
Afinal conseguiram desenvolver um catalizador para a electrólise, que a torna duas vezes mais eficiente.
The new catalyst consists of cobalt metal, phosphate and an electrode, placed in water. When electricity -- whether from a photovoltaic cell, a wind turbine or any other source -- runs through the electrode, the cobalt and phosphate form a thin film on the electrode, and oxygen gas is produced.
Combined with another catalyst, such as platinum, that can produce hydrogen gas from water, the system can duplicate the water splitting reaction that occurs during photosynthesis.
The new catalyst works at room temperature, in neutral pH water, and it's easy to set up, Nocera said. "That's why I know this is going to work. It's so easy to implement," he said.
Não está mau, mas realmente não sei se isso é suficiente para aproveitar quanto % da energia recebida fotovoltaicamente.
Este é um problema enorme, o armazenamento de energia, as baterias são caríssimas e pesadíssimas.
Depois só temos que ver como reconverter o hidrogénio em energia eléctrica e qual o rendimento de todo o ciclo da operação.
É mais um passo. Não sei se tão significativo.
Claro que não sou um expert e sendo assim a minha opinião é só isso...
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Um avanço significativo no campo da energia
Caros
Observem este esquema da aproveitamento da energia solar.
É um vídeo
http://newsoffice.techtv.mit.edu/file/1243/
Observem este esquema da aproveitamento da energia solar.
É um vídeo
http://newsoffice.techtv.mit.edu/file/1243/
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 36 visitantes