Caldeirão da Bolsa

Médio prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por salvadorveiga » 20/8/2008 4:04

ahh ok ja percebi a tua questõ. Bem em termos fundamentais, tudo isso analiso consoante as expectativas da empresa, se Quarter over Quarter está dentro dos parametros. Se presentemente está sobreavaliada ou nao, se o prémio que transacciona é adequado, etc.

Por exemplo, ha' por ai um topico que eu pus da HANS. A Hans é uma empresa de bebidas energeticas que tem vindo a ganhar mt mercado a Red Bull, e a companhias como a Coca Cola, etc. ISto apenas nos EUA.

Taxas de crescimento do negocio nos ultimos 10 anos a' volta dos 100% a cada ano. Obviamente nao espero que mantenha este crescimento, mas os analistas esperam 33% de crescimento (apesar de eu nunca ligar muito aos analistas, uso-os como ponto de referencia.) Traço 3/4 cenarios. Crescimento nulo, crescimento razoavel, crescimento esperado e crescimento acima dos analistas.

- Crescimento nulo - 0 %
- Crescimento +- razoavel - acima da inflação
- Crecimento esperado - tiro sempre 25% as expectativas dos analistas, sao portanto as minhas expectativas do crescimento do negocio. Portanto eu esperaria com a HANS nos proximos 5 anos crescimentos a rondar os 25%. É isso que eu auguro a cada trimestre.

Em cada cenario calculo um preço a que as acçoes poderão estar a negociar tomando em conta os extremos historicos do PE.

Se tiver margem de segurança suficiente avanço para a compra. Por exemplo a HANS está avaliada que nao irá crescer mais. Será isso racional, quando nem começou a expandir fora dos EUA e ganha terreno no Canadá igualmente ?

Uma empresa que nao tem qualquer divida no Balanço gera Free Cash Flows, e com um rácio de 11 PE (Isto na altura que comprei) e a Coca Cola, Pepsi, e mais umas concorrentes a negociarem com um prémio de 21 PE quaando o crescimento é bem menor ?

Tenho um artigo, ou melhor um pequeno livro (60 paginas) que compilei so' para analise fundamental. Ja tem um ano e meio para ai, mas de um modo tem la' tudo por onde e como fazer AF e manter-nos a par dos investimentos, quando vender, etc.

Eu comecei por ai.

^Quando vender ? - Podes ver tambem nesse topico anunciei medidas de quando eu venderia uma posição. A direcção a tomar medidas duvidosas, etc... está e' em ingles:

Why We Sell:
Situational changes -- Occasionally things will change significantly from the time of our purchase. A shifting business environment, for example, could drastically alter our growth and profit expectations... or perhaps there's a change in management that we do not support.
Questionable management decisions -- We don't expect to agree with every decision our managers make (remember, we think of them as "our" managers because we are owners of the business). But if a pattern of faulty decision-making emerges, we will strongly consider selling.
Valuation concerns -- Rarely will we sell a stock based solely on valuation. Many of the world's greatest companies appear overvalued on a regular basis, and since we're long-term owners we don't believe in trying to time tops and bottoms as a stock price fluctuates. But if we see a company carrying a frothy valuation with no ability to increase intrinsic value to eventually meet that valuation, we will consider selling.
More attractive opportunities -- If we determine the money we have tied up in a stock clearly has better appreciation potential elsewhere, we will sell.
Grown too large -- Should a stock appreciate so much that it approaches 25% of our total portfolio value, it could seriously damage our returns should something go wrong. We will likely sell at least a portion before a single stock becomes that large.

Faulty investment thesis -- Sometimes things just don't work out the way they're supposed to. This may even be the result of errors in judgment on our part. Whatever the reason, we won't hold onto stocks that we determine no longer offer market-beating returns.

Se quiseres o artigo, mandame uma PM que terei todo o gosto em mandar

Registado: 12/3/2008 22:06

por salvadorveiga » 20/8/2008 3:48

Martins_Braz Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:medio prazo nao negoceio...eu negoceio para o longo prazo, muiiiiiito longo prazo... Se possivel manter a acçao para sempre, desde que a empresa mantenha as perspectivas, etc... de resto sera' 3 a 5 anos.

Contudo os posts q ves meus aqui, sao de curto prazo. Trades, e mesmo assim sao poucos os que entro. Todos o slucros vao para a minha carteira longo prazo.

Ok, mas essa é a minha principal questão. Tu próprio afirmas que investes em acções a pensar nos netos mas também vais fazendo umas compras e vendas...

Penso que a principal mais-valia deste tópico prende-se com esses trades: como é que decides a quantidade a vender e a principalmente quando deves ou não vender?

Isto parece uma pergunta parva mas não o é. Quando estamos no curto prazo temos sempre uma mais/menos-valia perspectivada: atingindo-a, negoceia-se.

Mas no médio/longo prazo, como saber se devemos desfazer parte significativa de um título que já valoriza 40 ou 50%? Qual a experiência dos elementos do fórum?
Será que a análise técnica ajuda muito ou a análise fundamental é mais adequada ao médio/longo prazo?

E desde logo, saber de que se fala quando se diz que se está a médio ou a longo prazo.

Nao, não e' a pensar nos netos. E' a pensar em mim, mas a minha filosofia de investimento, é se um negocio for bom para que desfazer me dele ? Ate pq mal 2 decadas de vida tenho, se pensasse ja' assim... I WANT IT ALL FOR ME ! :D lolol

Agora mais a serio, aparte esse investimento, possuo uma mais pequena para trade, porque gosto de AT, aprender, acho que dá um grande "estofo" emocional e é uma outra abordagem a investir, a' medida que vou aprendendo permite-me arranjar melhores pontos de entrada para o Longo Prazo, etc etc... sao inumeras as razoes.

por Martins_Braz » 20/8/2008 2:35

salvadorveiga Escreveu:medio prazo nao negoceio...eu negoceio para o longo prazo, muiiiiiito longo prazo... Se possivel manter a acçao para sempre, desde que a empresa mantenha as perspectivas, etc... de resto sera' 3 a 5 anos.

Contudo os posts q ves meus aqui, sao de curto prazo. Trades, e mesmo assim sao poucos os que entro. Todos o slucros vao para a minha carteira longo prazo.

Ok, mas essa é a minha principal questão. Tu próprio afirmas que investes em acções a pensar nos netos mas também vais fazendo umas compras e vendas...

Penso que a principal mais-valia deste tópico prende-se com esses trades: como é que decides a quantidade a vender e a principalmente quando deves ou não vender?

Isto parece uma pergunta parva mas não o é. Quando estamos no curto prazo temos sempre uma mais/menos-valia perspectivada: atingindo-a, negoceia-se.

Mas no médio/longo prazo, como saber se devemos desfazer parte significativa de um título que já valoriza 40 ou 50%? Qual a experiência dos elementos do fórum?
Será que a análise técnica ajuda muito ou a análise fundamental é mais adequada ao médio/longo prazo?

E desde logo, saber de que se fala quando se diz que se está a médio ou a longo prazo.

Registado: 17/7/2008 13:21

por salvadorveiga » 20/8/2008 0:52

medio prazo nao negoceio...eu negoceio para o longo prazo, muiiiiiito longo prazo... Se possivel manter a acçao para sempre, desde que a empresa mantenha as perspectivas, etc... de resto sera' 3 a 5 anos.

por Martins_Braz » 19/8/2008 17:34

Pata-Hari Escreveu:O jas nem é o melhor exemplo disso porque se diverte por vezes nas compras e vendas intraday.

Gostei desta parte :)

por Pata-Hari » 15/8/2008 18:36

Não, tendencialmente quem anda nos fóruns tem gestão mais activa que a maioria dos investidores (refiro-me ao investidor que tem aplicações nos bancos). Simplesmente porque está mais atento e, logo, é mais tentado a rodar a carteira do que a média do investidor.

Em compensação, quem anda nos fóruns há muito tempo, tende a gerir tendencias e a fazer menos day trade. O jas nem é o melhor exemplo disso porque se diverte por vezes nas compras e vendas intraday. No entanto a sua carteira de base é a mesma durante muito tempo, confirmando o que afirmei. O mesmo para o fogueiro que apesar de ser bastante activo por via da diversificação que tem, também mantém posições bastante tempo e também gere a tendencia.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Martins_Braz » 15/8/2008 18:13

Virgilio67 Escreveu:Parece-me que, com excepção do empirico e talvez mais algum, a maior parte dos que estamos virados para o médio/longo prazo, não o estamos por estratégia, mas sim por teimosia, esperança de recuperação, dificuldade em aceitar as perdas, etc.

O máximo com que alguns poderiamos contribuir seria com manifestações de esperança numa reviravolta dos mercados.

PS: Tenho-me apercebido que fico mais apreensivo com as subidas do que com as descidas. Habituei-me às primeiras e com as segundas parece que estou sempre a perder oportunidades.

Pois mas não é isso mesmo que se passa nós fóruns ?

por Virgilio67 » 9/8/2008 2:44

Parece-me que, com excepção do empirico e talvez mais algum, a maior parte dos que estamos virados para o médio/longo prazo, não o estamos por estratégia, mas sim por teimosia, esperança de recuperação, dificuldade em aceitar as perdas, etc.

O máximo com que alguns poderiamos contribuir seria com manifestações de esperança numa reviravolta dos mercados.

PS: Tenho-me apercebido que fico mais apreensivo com as subidas do que com as descidas. Habituei-me às primeiras e com as segundas parece que estou sempre a perder oportunidades.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

Re: Médio prazo

por Vencer na Bolsa » 8/8/2008 18:27

Martins_Braz Escreveu:Mas vê-se poucos investidores no médio prazo. Ou se existem não se manifestam muito (excepção feita ao JAS e ao empírico1).

Não acho que JAS invista a médio prazo.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

Médio prazo

por Martins_Braz » 7/8/2008 21:05

No caldeirão vê-se muito quem negoceia no próprio dia ou no curto prazo.

Mas vê-se poucos investidores no médio prazo. Ou se existem não se manifestam muito (excepção feita ao JAS e ao empírico1).

Penso que seria útil existirem mais posts como os que o JAS e o Empírico têm promovido.

Já agora, porque não criar no próprio forum mais categorias específicas; assim, além de terem o FORUM GERAL poderiam ter igualmente outros dedicados ao curto prazo, ao médio prazo, ao longo prazo, ao PSI20 e/ou através das diferenciações dos sectores de actividade económica.

É que estes posts estão muito definidos na lógica da empresa (o que também penso que é bom), com cotações ao dia e por vezes intraday e post de quem compra hoje e vende amanhã e volta a comprar depois (as AT têm influenciado muito isso)... penso que fala-se pouco de estratégias de médio e longo prazo.

Pensem nestas propostas.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PXYC e 72 visitantes