Não é real trading
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quico Escreveu:AMR-bolsa Escreveu:Paper trading existem imensos sobretudo nos E.U.A.
Já agora, conhecem outro parecido com este? E que tenha pelo menos a possibilidade de colocar stops?
Aqui ficam alguns para paper trading:
http://vse.marketwatch.com/Game/Homepage.aspx
http://www.stocktrak.com/
http://www.papertradefutures.com/
http://www.simustock.com/
http://simulator.investopedia.com/?viewed=1
(tem para simular estratégias)
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Interessante sem dúvida o exercício e penso que todos deviam experimentar para se auto-testarem.
Obviamente tem algumas limitações, uma o facto de estar limitado a um ano (discuto mais à frente com mais pormenor). A outra é o facto de desconhecermos a acção (acompanhar um título durante meses ou anos é uma coisa, outra é vermos o gráfico durante uns segundos e decidir). Por fim, o facto de ser papertrading torna as coisas mais fáceis pois não envolve decisões e dinheiro real. Uma pequena limitação ainda é o facto de ser um pouco cansativo poder-se cometer alguns erros (por exemplo ao clicar no timelapse é fácil entrar em automode e andarmos depressa demais). Ainda outra limitação é ao nível do registo se quisermos fazer algo mais cuidado e depois quiser fazer uma análise retrospectiva (eu optei em abrir o notepad e tomar umas notas com os trades que fui fazendo).
Talvez a limitação maior de todas é a limitação de ferramentas (não dá para traçar LTs e suportes, por exemplo nem mudar a escala) pelo que tem de ser tudo a olho.
Apesar de tudo acho que vale a pena e é um exercício positivo que quem utiliza a AT deve fazer (apesar de ter todas as vantagens descritas tem uma vantagem significativa para quem faz trading discricionário, está-se de olhos vendados quanto à acção (o título e o período) o que é óptimo e evita qualquer Bias que possa haver por se saber o período que se atravessa ou o que aconteceu ao papel.
O exercício que fiz inclui uma grande triagem pois só prosseguia com títulos com bons uptrends ou onde visse, desde logo, uma hipótese de setup. Isto porque como o gráfico/trading está limitado a um ano, não tem grande interesse andar para a frente à procura de setups pois depois poderá não haver espaço temporal decente para o trade. Resultado, eu fiz "skip" numas 8 ou 9 em cada 10 acções. E depois em cima disso, só acabei por estar nos papéis cerca de 15% do tempo...
Por norma, mesmo nos gráficos onde pegava, para lá da segunda metade do prazo ignorava o gráfico ou se estivesse com trades abertos estava susceptível a fecha-los "à primeira oportunidade".
Depois de algumas experiências, aqui fica um teste que demorou umas duas horas. O resultado foi um bocado bom demais (não me importava nada de ter esta performance média em acções...lol) mas penso que vale a pena deixar aqui. A seguir estão algumas notas que fui tomando descrevendo os trades (se alguém precisar de alguma explicação adicional para a descrição, embora eu penso que dá para perceber):
ITT - Bandeira (inicio) - fecho no target
SRE - (1) Bandeira - fecho no target
........ (2) Breakout-Res - fecho na quebra LTA
UPS - Suporte LTA - fechado no dia seguinte
KSS - Breakout - fecho por perda de momentum
CI - Breakout de consolidação - fecho por perda de momentum
CEG - Brekout de res.l.p. - fecho na resistencia seguinte, prazo a acabar
ETFC- Uptrend, restest suporte - fecho quebra na LT entretando desenvolvida
LNC - Breakout res - fecho correcção
MWV - S/ trade
STT - Uptrend, quebra max. c/ rel.volume - fecho quebra min. relativo
KBH - Suporte LTA - fechado no dia seguinte
MTB - S/ trade
MU - Breakout resistencia - fecho em gap down.
wMB - Breakout res - fecho LTA
BAX - (1) Uptrend, suporte LTA - quebra LTA
........ (2) Breakout, novo máx - fecho resistencia
EQR - Uptrend, novo máximo - fecho resistencia (volatilidade/gaps)
Criteria Your
............performance Buy and hold
.................................performance
Total % gain.................................... +96.99% +268.12%
Total days invested ........................ 684 ........ 4016
Total number of trades .................. 32 ........... 32
Equivalent daily gain* ................... +0.099% +0.032%
Annualized gain for days invested** +28.25% +8.49%
Já agora, fiz antes disso, com muito menos cuidado e sem avançar a maior parte dos titulos outros dois testes . Ambos foram com mais de 40 mil dias e 160 e tal acções. São fáceis de encontrar pois parece que mais ninguém se deu ao trabalho de tentar tantas acções, tanto tempo. Mas foram testes muito simples e muito em modo automático. Por exemplo, um deles eu só identificava uptrends e estava o tempo todo investido (basicamente não olhava mais para o grafico e levava o tempo até ao fim). Se a acção não interessasse passava à frente levando o tempo até ao fim. O outro foi parecido mas um bocadinho mais complicado (tentei entrar com stops e etc mas muitas vezes não os aplicava porque não valia a pena). Curiosamente em ambos bati o mercado por 4% mais ou menos. A ideia era mostrar de uma forma relativamente simples que as tendências existem e identificando-se as tendencias, bate-se o mercado (de notar que havia muito pouco trading envolvido).
Este segundo teste que coloquei aqui já envolve muito mais trading porque dei-me ao trabalho de indentificar suportes, resistencias, lt's, etc (embora fosse tudo a olho por uma das limitações já referidas no inicio). Enfim, ao todo já fiz decorrer mais de 100 mil dias em testes mais ou menos cuidados e quase sempre bati o mercado (sempre baseado em principios de AT).
Obviamente tem algumas limitações, uma o facto de estar limitado a um ano (discuto mais à frente com mais pormenor). A outra é o facto de desconhecermos a acção (acompanhar um título durante meses ou anos é uma coisa, outra é vermos o gráfico durante uns segundos e decidir). Por fim, o facto de ser papertrading torna as coisas mais fáceis pois não envolve decisões e dinheiro real. Uma pequena limitação ainda é o facto de ser um pouco cansativo poder-se cometer alguns erros (por exemplo ao clicar no timelapse é fácil entrar em automode e andarmos depressa demais). Ainda outra limitação é ao nível do registo se quisermos fazer algo mais cuidado e depois quiser fazer uma análise retrospectiva (eu optei em abrir o notepad e tomar umas notas com os trades que fui fazendo).
Talvez a limitação maior de todas é a limitação de ferramentas (não dá para traçar LTs e suportes, por exemplo nem mudar a escala) pelo que tem de ser tudo a olho.
Apesar de tudo acho que vale a pena e é um exercício positivo que quem utiliza a AT deve fazer (apesar de ter todas as vantagens descritas tem uma vantagem significativa para quem faz trading discricionário, está-se de olhos vendados quanto à acção (o título e o período) o que é óptimo e evita qualquer Bias que possa haver por se saber o período que se atravessa ou o que aconteceu ao papel.
O exercício que fiz inclui uma grande triagem pois só prosseguia com títulos com bons uptrends ou onde visse, desde logo, uma hipótese de setup. Isto porque como o gráfico/trading está limitado a um ano, não tem grande interesse andar para a frente à procura de setups pois depois poderá não haver espaço temporal decente para o trade. Resultado, eu fiz "skip" numas 8 ou 9 em cada 10 acções. E depois em cima disso, só acabei por estar nos papéis cerca de 15% do tempo...
Por norma, mesmo nos gráficos onde pegava, para lá da segunda metade do prazo ignorava o gráfico ou se estivesse com trades abertos estava susceptível a fecha-los "à primeira oportunidade".
Depois de algumas experiências, aqui fica um teste que demorou umas duas horas. O resultado foi um bocado bom demais (não me importava nada de ter esta performance média em acções...lol) mas penso que vale a pena deixar aqui. A seguir estão algumas notas que fui tomando descrevendo os trades (se alguém precisar de alguma explicação adicional para a descrição, embora eu penso que dá para perceber):
ITT - Bandeira (inicio) - fecho no target
SRE - (1) Bandeira - fecho no target
........ (2) Breakout-Res - fecho na quebra LTA
UPS - Suporte LTA - fechado no dia seguinte
KSS - Breakout - fecho por perda de momentum
CI - Breakout de consolidação - fecho por perda de momentum
CEG - Brekout de res.l.p. - fecho na resistencia seguinte, prazo a acabar
ETFC- Uptrend, restest suporte - fecho quebra na LT entretando desenvolvida
LNC - Breakout res - fecho correcção
MWV - S/ trade
STT - Uptrend, quebra max. c/ rel.volume - fecho quebra min. relativo
KBH - Suporte LTA - fechado no dia seguinte
MTB - S/ trade
MU - Breakout resistencia - fecho em gap down.
wMB - Breakout res - fecho LTA
BAX - (1) Uptrend, suporte LTA - quebra LTA
........ (2) Breakout, novo máx - fecho resistencia
EQR - Uptrend, novo máximo - fecho resistencia (volatilidade/gaps)
Criteria Your
............performance Buy and hold
.................................performance
Total % gain.................................... +96.99% +268.12%
Total days invested ........................ 684 ........ 4016
Total number of trades .................. 32 ........... 32
Equivalent daily gain* ................... +0.099% +0.032%
Annualized gain for days invested** +28.25% +8.49%
Já agora, fiz antes disso, com muito menos cuidado e sem avançar a maior parte dos titulos outros dois testes . Ambos foram com mais de 40 mil dias e 160 e tal acções. São fáceis de encontrar pois parece que mais ninguém se deu ao trabalho de tentar tantas acções, tanto tempo. Mas foram testes muito simples e muito em modo automático. Por exemplo, um deles eu só identificava uptrends e estava o tempo todo investido (basicamente não olhava mais para o grafico e levava o tempo até ao fim). Se a acção não interessasse passava à frente levando o tempo até ao fim. O outro foi parecido mas um bocadinho mais complicado (tentei entrar com stops e etc mas muitas vezes não os aplicava porque não valia a pena). Curiosamente em ambos bati o mercado por 4% mais ou menos. A ideia era mostrar de uma forma relativamente simples que as tendências existem e identificando-se as tendencias, bate-se o mercado (de notar que havia muito pouco trading envolvido).
Este segundo teste que coloquei aqui já envolve muito mais trading porque dei-me ao trabalho de indentificar suportes, resistencias, lt's, etc (embora fosse tudo a olho por uma das limitações já referidas no inicio). Enfim, ao todo já fiz decorrer mais de 100 mil dias em testes mais ou menos cuidados e quase sempre bati o mercado (sempre baseado em principios de AT).
- Anexos
-
- trades.PNG (47.22 KiB) Visualizado 1340 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Trading paper é uma miragem, não um exercício.
Desaconselho tal atitude, acaba por ser perda de tempo.
Sobretudo a quem tenha já percebido que JAMAIS conseguirá agir de forma igual no trading real como age no paper trading.
Sinceramente, por mais mentalizado que o ser humano esteja, por mais que tenha praticado, jamais ele reagirá igualmente.
Atenção que estou a referir-me a pessoas com alguma experiência em bolsa.
Claro que para iniciantes, o paper trading pode ser algo a usar, mas para se familiarizar com aspectos de bolsa, treinar a comprar/vender activos, por stops entre outros.
Quem pensar o contrário, boa sorte. No futuro perceberá o que falo.
Desaconselho tal atitude, acaba por ser perda de tempo.
Sobretudo a quem tenha já percebido que JAMAIS conseguirá agir de forma igual no trading real como age no paper trading.
Sinceramente, por mais mentalizado que o ser humano esteja, por mais que tenha praticado, jamais ele reagirá igualmente.
Atenção que estou a referir-me a pessoas com alguma experiência em bolsa.
Claro que para iniciantes, o paper trading pode ser algo a usar, mas para se familiarizar com aspectos de bolsa, treinar a comprar/vender activos, por stops entre outros.
Quem pensar o contrário, boa sorte. No futuro perceberá o que falo.
AMR-bolsa Escreveu:Negociar com dinheiro verdadeiro é diferente de negociar usando paper trading.
A atitude, a forma de pensar, a forma de arriscar jamais será igual à realidade.
Não podia concordar mais contigo.
AMR-bolsa Escreveu:Eu não sou adepto de tal (eu próprio começo e desinteresso-me), não tiro benefício nenhum com tal.
Não podia discordar mais contigo.
Faço a analogia.
Quantos de voces já estudaram para um exame final!? Estudar faria concerteza parte dos vossos planos.
Quando "pensavam" que tinham os conhecimentos todos assimilavam. não recorriam a exercicios para começar a aplicar os conhecimentos adquiridos!? Não recorriam a exames dos anos anteriores para ir praticando!?
Tinha alguma coisa que ver com o fazer o exame mesmo!? Pouca coisa.
Mas decerteza que quanto mais exercicios/exames anteriores fizessem melhor ficavam preparados para o verdadeiro exame.
Quem pega só no livro e o lê. Decerteza não terá tao bons resultados como quem lia e praticava os conceitos adquiridos. Nem sei sequer se terá resultados suficientes.
- Registado: 5/8/2008 15:42
Paper trading existem imensos sobretudo nos E.U.A.
Eu não sou adepto de tal (eu próprio começo e desinteresso-me), não tiro benefício nenhum com tal.
Negociar com dinheiro verdadeiro é diferente de negociar usando paper trading.
A atitude, a forma de pensar, a forma de arriscar jamais será igual à realidade.
Eu não sou adepto de tal (eu próprio começo e desinteresso-me), não tiro benefício nenhum com tal.
Negociar com dinheiro verdadeiro é diferente de negociar usando paper trading.
Essa é a tua opinião do que os moderadores devem fazer, do que a moderação deve ser e é a tua apreciação do conteúdo que produzem enquanto participantes (como tu). És livre de a ter.
O que não que dizer que a moderação se altere porque a tua opinião é a que é.
Os outros fóruns farão o que decidirem e terão os participantes que se identificarem mais com outros fóruns ou que já não tenham escolha de participação neste.
O que não que dizer que a moderação se altere porque a tua opinião é a que é.
Os outros fóruns farão o que decidirem e terão os participantes que se identificarem mais com outros fóruns ou que já não tenham escolha de participação neste.
6
Pata-Hari,
Para um tópico deste género, realicionado com mercados não deverão ser precisos moderadores. A off-topics de iphones, anedotas ou férias, costumas dar este tipo de chás?
Talvez, por só ler alguns posts, dos moderadores não vejo mais nada senão mesmo a moderação, experiência de trading caso exista e assuntos relacionados seriam bemvindos.
Bom resto de fim de semana,
vset
PS.: tudo na prespectiva da melhoria contínua, não faço parte de nenhum site concorrente.
Para um tópico deste género, realicionado com mercados não deverão ser precisos moderadores. A off-topics de iphones, anedotas ou férias, costumas dar este tipo de chás?
Talvez, por só ler alguns posts, dos moderadores não vejo mais nada senão mesmo a moderação, experiência de trading caso exista e assuntos relacionados seriam bemvindos.
Bom resto de fim de semana,
vset
PS.: tudo na prespectiva da melhoria contínua, não faço parte de nenhum site concorrente.

- Registado: 11/1/2004 13:37
Exacto em como os moderadores fazem com que isto seja um espaço de discussão e não um espaço de despejo de links. Se fosse um espaço onde os moderadores apenas despejassem a sua suposta sapiência e experiência, seria um blog, uma revista ou um livro.
E errado na forma como substimas a participação de cada um. O fórum é o que os partipantes fazem dele. E se apenas despejam links... o fórum perde em conteúdo.
E errado na forma como substimas a participação de cada um. O fórum é o que os partipantes fazem dele. E se apenas despejam links... o fórum perde em conteúdo.
5
Pata-Hari,
O link só por si se explica.
Cabe maioritáriamente aos moderadores (profissionais e a tempo inteiro nos fóruns) dinamizar um fórum.
Esperar que os users façam a casa ... não será boa política.
Nota: há já muito tempo vi mais simulações como esta. Só tinha esta gravada. Poderá haver com curtos também.
Cordialmente,
vset
O link só por si se explica.
Cabe maioritáriamente aos moderadores (profissionais e a tempo inteiro nos fóruns) dinamizar um fórum.
Esperar que os users façam a casa ... não será boa política.
Nota: há já muito tempo vi mais simulações como esta. Só tinha esta gravada. Poderá haver com curtos também.
Cordialmente,
vset
Vset, o trabalho que te deu a escrever esta resposta é igual a escreveres uma frase para acompanhar o post. Coisa que o Dwer te fez. Surpreendentemente, não me compete a mim descrever o link porque simplesmente não fui eu quem abriu o tópico e colocou o link nem sou eu quem o conhece (isto não é óbvio!?).
Custa alguma coisa? não custa nada e torna as coisas tão mais agradaveis e simpáticas, digo eu.
Voltemos ao tema que, finalmente, é tema!
Custa alguma coisa? não custa nada e torna as coisas tão mais agradaveis e simpáticas, digo eu.
Voltemos ao tema que, finalmente, é tema!
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PXYC e 70 visitantes