Caldeirão da Bolsa

Fundo de acções Portugal?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vidigais » 8/8/2008 11:12

Pata-Hari Escreveu:Outra coisa, a partir de que data é que deixas de ter a tal penalização dos 3%? e qual é o underlying?

A data do fim da penalização pode alterar as contas.

vai reduzindo: a partir de Março de 2009 passa a 2%, Março de 2010 - 1%.

Registado: 16/4/2008 10:25

por Pata-Hari » 8/8/2008 11:08

Outra coisa, a partir de que data é que deixas de ter a tal penalização dos 3%? e qual é o underlying?

A data do fim da penalização pode alterar as contas.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por majomo » 8/8/2008 10:15

vidigais Escreveu:
majomo Escreveu:Desculpa, mas parece-me que subscreveste um produto sem ter a certeza do mesmo...

Quando fizeste esse fundo a quatro anos tinhas de estar ciente que só no final do prazo é que irias necessitar do dinheiro...

Portanto, resgatar antes do prazo, só numa emergência... :wink:

Estás desculpado, mas não concordamos.
Eu estava e estou ciente do prazo do fundo e das penalizações previstas e nem preciso de o resgatar para sobreviver, mas tendo em conta a constante desvalorização do mesmo, faz sentido ponderar se nao valerá a pena assumir a penalização e colocar o dinheiro noutro lado, para tentar alguma valorização. Já que o objectivo de investir num fundo a 4 anos nunca foi de ter 100% do capital no fim do prazo.
Ora, se passados quase 2 anos vejo que é quase impossível este fundo dar-me rentabilidade, não será uma opção válida resgata-lo e investir o dinheiro noutro lado? É uma questão de contas..

Não tinha percebido isso desde inicio e pareceu-me a tua questão algo "ingénua"... :oops: :wink:

Pensando dessa maneira, acho que fazes muito bem em procurar alternativas...

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por vidigais » 8/8/2008 9:45

Pata-Hari Escreveu:[
Vidigais, a forma de calculares isso é muito aproximada do que fizeste mas eu chego à conclusão oposta: Calculas quanto o produto irá valorizar até ao fim do prazo (e podemos para este efeito assumir que a opção por detrás vai valer zero e que o produto vai vencer ao par). Faltam portanto 3 anos e meio para recuperares 11% (líquidos, presumo - sendo um estruturado, podes vender antes do fim e torna-se uma mais valia de uma obrigação, isenta de imposto). Qual é a tua melhor alternativa no mercado neste momento? não sei a quanto estão os swaps a 3 anos mas se as taxas se mantiverem (isto é um pressuposto), conseguirias fazer 3 dps a 5.30 (+-) mais um a 5.16 (6 meses). Nota que estou a usar euribor e não taxas promocionais e acima do mercado. Isto daria ao fim de 3 anos cerca de 18% de rentabilidade líquida..... (fiz as contas com as taxas actuais e valores limpos dos 20% de imposto).

Ou seja, para mim, acho que nessas condições estás melhor vendendo.

Fui clara no raciocinio?

Pata,
Muito clara e também já tinha feito essas contas, com a particularidade que são cerca de 2 anos e meio, ou seja, os -11% ou 12% que consiga com um d.p são praticamente igais. É claro que há sempre a possibilidade que o fundo valorize nestes 2 anos e também há a possibilidade que as taxas dos d.p baixem.

por vidigais » 8/8/2008 9:41

majomo Escreveu:Desculpa, mas parece-me que subscreveste um produto sem ter a certeza do mesmo...

Quando fizeste esse fundo a quatro anos tinhas de estar ciente que só no final do prazo é que irias necessitar do dinheiro...

Estás desculpado, mas não concordamos.
Eu estava e estou ciente do prazo do fundo e das penalizações previstas e nem preciso de o resgatar para sobreviver, mas tendo em conta a constante desvalorização do mesmo, faz sentido ponderar se nao valerá a pena assumir a penalização e colocar o dinheiro noutro lado, para tentar alguma valorização. Já que o objectivo de investir num fundo a 4 anos nunca foi de ter 100% do capital no fim do prazo.
Ora, se passados quase 2 anos vejo que é quase impossível este fundo dar-me rentabilidade, não será uma opção válida resgata-lo e investir o dinheiro noutro lado? É uma questão de contas..

por Woodhare » 8/8/2008 9:35

Gracias Pata-Hari, já agora é possível que daqui a dois anos e meio os mercados já estejam em recuperação e que o fundo até esteja a valorizar,não convém descurar essa hipótese.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Pata-Hari » 7/8/2008 21:32

Nesse caso eu chego ao fim com 13 versus 18 :P (contar até 5 é muito complicado para mim!). Woodware, falando com o banco talvez se consigam aplicações a 3 anos ou três anos, é uma questão de procurar.
Administrador Fórum

por Woodhare » 7/8/2008 21:09

Pata-Hari Escreveu:
Ulisses,

Na sequencia disso faço uma pergunta:
Eu tenho um fundo de capital garantido por 4 anos, que subscrevi há cerca de ano e meio e que actualmente está em -8%.

Já pensei em resgatar, mas a penalização é ainda de 3%. Ou seja, menos 11% do que o capital investido.

Uma vez que ainda faltam 2 anos e meio para terminar, na tua sábia opiniao valerá mais a pena resgatar agora assumindo os -11%, ou esperar mais 2 anos e ficar com 100% do capital?

A meu ver o não resgate agora corresponde a uma valorização de cerca de 11% em 2 anos, já que nessa altura receberia o capital em 100%.

Ou estou errado?

Vidigais, a forma de calculares isso é muito aproximada do que fizeste mas eu chego à conclusão oposta: Calculas quanto o produto irá valorizar até ao fim do prazo (e podemos para este efeito assumir que a opção por detrás vai valer zero e que o produto vai vencer ao par). Faltam portanto 3 anos e meio para recuperares 11% (líquidos, presumo - sendo um estruturado, podes vender antes do fim e torna-se uma mais valia de uma obrigação, isenta de imposto). Qual é a tua melhor alternativa no mercado neste momento? não sei a quanto estão os swaps a 3 anos mas se as taxas se mantiverem (isto é um pressuposto), conseguirias fazer 3 dps a 5.30 (+-) mais um a 5.16 (6 meses). Nota que estou a usar euribor e não taxas promocionais e acima do mercado. Isto daria ao fim de 3 anos cerca de 18% de rentabilidade líquida..... (fiz as contas com as taxas actuais e valores limpos dos 20% de imposto).

Fui clara no raciocinio?

Pata-Hari desculpa intrometer-me mas não faltam 2 anos e meio para o capital garantido e não três e meio? E se as taxas de juros baixarem entretanto?
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Pata-Hari » 7/8/2008 21:00

Ulisses,

Eu tenho um fundo de capital garantido por 4 anos, que subscrevi há cerca de ano e meio e que actualmente está em -8%.

Já pensei em resgatar, mas a penalização é ainda de 3%. Ou seja, menos 11% do que o capital investido.

Uma vez que ainda faltam 2 anos e meio para terminar, na tua sábia opiniao valerá mais a pena resgatar agora assumindo os -11%, ou esperar mais 2 anos e ficar com 100% do capital?

A meu ver o não resgate agora corresponde a uma valorização de cerca de 11% em 2 anos, já que nessa altura receberia o capital em 100%.

Ou estou errado?

Fui clara no raciocinio?
Administrador Fórum

por majomo » 7/8/2008 20:49

vidigais Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Vidigais, naturalmente que na situação por ti descrita não faz sentido resgatares, se ele te garante o capital daqui a 2 anos e meio.

Um abraço,
Ulisses

Era o que me parecia, mas é sempre bom ouvir a opiniao do mestre!
Obrigado.

Desculpa, mas parece-me que subscreveste um produto sem ter a certeza do mesmo...

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por dvck » 7/8/2008 20:13

Penso que o investimento em fundos deve ser feito numa óptica de longo prazo. E, nesse sentido, acho que esta altura é excelente para iniciar um investimento deste tipo. Temos fundos portugueses muito bem cotados, tipo BPI Restruturações ou Santander Acções Portugal com quedas anualizadas muito fortes. Investindo a longo prazo, numa óptica de reforços periódicos, penso que é um bom momento de entrada porque estes fundos estão longe dos máximos e mesmo que continuem a cair, pelo efeito de reforços periódicos, estaremos sempre próximos do break even para beneficiar da inversão dos mercados. Mas é apenas uma opinião, claro. :wink:
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por Conquistador » 7/8/2008 19:52

Portanto, se bem entendi, só quando passarmos a barreira dos 8900 pts,e os touros começarem a marrar para cima, é que deveremos pensar em investir num fundo de acções nacionais.

Será assim Ulisses?

Já li um post neste fórum que dizia que quando começar a subir, haverá muito tempo para ganhar dinheiro.

Vou esperar... :mrgreen:

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

por vidigais » 7/8/2008 19:24

Ulisses Pereira Escreveu:Vidigais, naturalmente que na situação por ti descrita não faz sentido resgatares, se ele te garante o capital daqui a 2 anos e meio.

Um abraço,
Ulisses

Era o que me parecia, mas é sempre bom ouvir a opiniao do mestre!
Obrigado.

por Ulisses Pereira » 7/8/2008 17:31

Vidigais, naturalmente que na situação por ti descrita não faz sentido resgatares, se ele te garante o capital daqui a 2 anos e meio.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por gabrielfrmartins » 7/8/2008 15:24

Para mim este fundo era para um Horizonte de 2/3 anos.

Registado: 29/11/2007 3:36

por LTCM » 7/8/2008 15:17

gfrmartins Escreveu: É melhor esperar que o mercado dê mais sinais de recuperação então?

Cumprs

Ou, se a tua opção é longo prazo (para mim isso é um prazo superior a 15 anos), pode ser boa idéia de 3 em 3 meses ir colocando uma parte do teu capital no fundo que pretendes, só que isso é uma estratégia (Euro-Cost Averaging / constant euro plan), que implica disciplina e muita convicção.
O Bogle, o Malkiel, o Wilmott e ... dizem que funciona.

P.S.1. Escolher um fundo bastante representativo do mercado onde se pretende investir;

P.S.2. Escolher um fundo com custos de manutenção/gestão/... muito baixos.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Duvida em fundo de capital garantido

por vidigais » 7/8/2008 15:12

Ulisses Pereira Escreveu:Discordo completamente do Silvilino,

Penso que qualquer investimento deste género deve ser feito quando o mercado der sinais de recuperação. Tentar adivinhar fundos, seja em acções ou fundos de acções é um erro. É preferível perder o início da recuperação e entrar com segurança do que estar constantemente a tentar lutar contra a corrente. Quem o fez nos últimos meses tem saído sistematicamente queimado.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,

Ou estou errado?

por gabrielfrmartins » 7/8/2008 14:49

Ok, Obrigado

por Ulisses Pereira » 7/8/2008 14:47

Na minha opinião sim, tal como tenho defendido em 2008 no tópico "O meu olhar sobre o PSI...": http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59839

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por gabrielfrmartins » 7/8/2008 14:45

Obrigado Ulisses é exactamente essa a minha dúvida.

É melhor esperar que o mercado dê mais sinais de recuperação então?

Cumprs

por Ulisses Pereira » 7/8/2008 14:43

Discordo completamente do Silvilino,

Penso que qualquer investimento deste género deve ser feito quando o mercado der sinais de recuperação. Tentar adivinhar fundos, seja em acções ou fundos de acções é um erro. É preferível perder o início da recuperação e entrar com segurança do que estar constantemente a tentar lutar contra a corrente. Quem o fez nos últimos meses tem saído sistematicamente queimado.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por gabrielfrmartins » 7/8/2008 14:42

Mais em queda do que nesta altura é dificil, estão em minimos de 2 anos pelo menos.

por MatildeSerrano » 7/8/2008 14:38

Fundos de investimento são sempre para ser pensados a longo prazo e portanto devem ser comprados quando em queda e não quando estiverem a subir.

Registado: 30/6/2008 20:42

Fundo de acções Portugal?

por gabrielfrmartins » 7/8/2008 14:35

Boas tardes,

A minha duvida é a seguinte:

Será que é a melhor altura (ou pelo menos a curto prazo) para constituir um fundo de acções de portugal, tipo BPI Portugal?

Será que já desceram tudo o que tinham para descer? Têm quedas de +- 40% e têm vindo a lateralizar nos ultimos tempo.
A tendencia é para Subirem?

Ou acham que é melhor esperar uma verdadeira recuperação dos mercados?

Cumprimentos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CarlosAP, cmsbarros, Google Adsense [Bot], junas, latbal, m-m, MiamiBlue, MR32, nunorpsilva, O Magriço, trilhos2006, yggy e 93 visitantes