Especular é pecado mortal
5 mensagens
|Página 1 de 1
Olá Pata,
Pois, mas para os Cristãos é imoral a simples rentabilidade do capital apenas pelo facto da passagem do tempo. Presumo, portanto, que até os depósitos a prazo sejam imorais!
Sim, concordo em absoluto. Tenho dúvidas, inclusive, da isenção do mesmo. Independentemente da forma penso que é algo fundamentalista.
Que a igreja considera o dinheiro como algo "sujo" é verdade. Que o mesmo tipo de preconceito é aplicado ao sexo sem objectivo de procriação também. Mas daí até à extrapolação que se lê no artigo penso que vai um grande passo.
Abraço,
Tiago
Pois, mas para os Cristãos é imoral a simples rentabilidade do capital apenas pelo facto da passagem do tempo. Presumo, portanto, que até os depósitos a prazo sejam imorais!
Pata-Hari Escreveu:(esse artigo da wikipedia perde um pouco de credibilidade pelo vernacular... mas pronto)
Sim, concordo em absoluto. Tenho dúvidas, inclusive, da isenção do mesmo. Independentemente da forma penso que é algo fundamentalista.
Que a igreja considera o dinheiro como algo "sujo" é verdade. Que o mesmo tipo de preconceito é aplicado ao sexo sem objectivo de procriação também. Mas daí até à extrapolação que se lê no artigo penso que vai um grande passo.
Abraço,
Tiago
A igreja, assim como os pecados mortais, são, quanto a mim criações do Homem e não de uma entidade superior (poderá ser DEUS, ALAH, KRISHNA etec)logo tudo o que daí venha não deve ser considerado como divino mas não deixa de ter a sua piada que certos " ex" comerciantes do vil metal da nossa praça estejam ligados á ala ultra conservadora da igreja que ataca o seu ganha pão(com manteiga)
Eo que dizer do falido banco Ambrosano (o falido banco estatal do vaticano)
Como diz o meu pai: abaixo de Cristo manda isto

Eo que dizer do falido banco Ambrosano (o falido banco estatal do vaticano)
Como diz o meu pai: abaixo de Cristo manda isto
- Registado: 23/11/2007 18:34
Tal como é pecado não dar esmolas nas igrejas e pagar a bula e mais uma série de coisas aos padres. E aumentar a riqueza do vaticano, apregoando aos que pouco têm para dividirem com os mais pobres.
Mas isto é domingo, não posso dizer estas coisas que vou para o inferno
Mas isto é domingo, não posso dizer estas coisas que vou para o inferno

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Especular é pecado mortal
De facto, como vimos, para os Judeus, receber juros do dinheiro não é imoral; e se não é permitido fazê-lo entre Judeus é por uma questão de solidariedade, e não por interdição moral. O dinheiro é, como o gado, uma riqueza fértil e o tempo é um espaço a valorizar. Pelo contrário, para os Cristãos, como para Aristóteles e os Gregos, o dinheiro, como o tempo, não produz em si qualquer riqueza, ele é estéril; e fazer comércio de dinheiro é um pecado mortal. Esta obsessão pela esterilidade do dinheiro reenvia também para o ódio pela sexualidade, interdita fora do casamento. Para a nova Igreja, nada deve ser fértil que não tenha sido criado por Deus. Fazer trabalhar o dinheiro é fornicar.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia ... igi%C3%A3o
Visão Cristã da actividade especulativa, segundo artigo na Wikipedia.
Abraços agnósticos,

Tiago
5 mensagens
|Página 1 de 1