Cavaco Silva interrompe férias para falar ao país
Re: Políticos vs Cidadãos
Pirronico Escreveu:A conclusão que eu retiro do comunicado do Presidente da República é que a classe política e os cidadãos vivem em mundos distintos! E existe um total desfasamento entre ambos: as elites políticas vivem num mundo de questões técnicas (como esta que motivou a intervenção presidencial), de protocolos, de querelas mesquinhas; enquanto o cidadão comum vive num mundo de desemprego, insegurança, dificuldades financeiras.
O aspecto mais negativo da intervenção (grotesca) de Cavaco Silva foi não ter percebido que as pessoas que o elegerem (bem como os outros) se estão perfeitamente a marimbar para assuntos deste tipo.
Oh paa ! Tal e Qual ! Aquela gente da Politica vive num Mundo laa muito deles e o Povao, aa rasca de tanta carestia, esta-se bem nas tintas para aquelas minhoquices. Acaba tudo por ser uma conversa da treta, nao interessa a nao ser aa chungaria que vive destas maquinacoes. Vao bugiar !

- Registado: 22/4/2003 23:12
Pois eu duvido que todos os deputados presentes na AR compreendam com um mínimo de exactidão o que está verdadeiramente aqui em causa!...Pirronico Escreveu:quote]
(...)se existe quem não compreende isso, então não o afirme como um mal comum(...)
Mas isto tb não é (em minha opinião) o mais importante. Aquilo q eu pretendi sublinhar é que este assunto não diz nada nem ao desempregado, nem ao empresário em dificuldades. Este assunto é completamente estranho aos anseios do cidadão e do eleitor, não só pq é técnico e complexo, mas pq cheira a guerra de poderes e a rivalidades pessoais.[/quote]quote]
=================
Exactamente. De acordo. Embora ache que o assunto até pode ser importante e que o PR até tem razão no que disse, o que é certo é que é um assunto que está muito longe das preocupações da população para ter que o ouvir em directo às 20h na abertura dos telejornais e com uma "ansiedade" de quase 24 h por culpa própria da Presidência da República que mandou a notícia cá para fora para grande "angústia" da comunicação social e da própria população.
O que será que ele tem a dizer? Foi a pergunta que muita gente fez a si própria ao longo do dia, daí até a abertura deste tópico aqui no Forum. E afinal, na minha opinião, é caso para dizer que a montanha pariu um rato

Um abraço
MFSC
quote]
(...)se existe quem não compreende isso, então não o afirme como um mal comum(...)
[/quote]
Pois eu duvido que todos os deputados presentes na AR compreendam com um mínimo de exactidão o que está verdadeiramente aqui em causa!...
Mas isto tb não é (em minha opinião) o mais importante. Aquilo q eu pretendi sublinhar é que este assunto não diz nada nem ao desempregado, nem ao empresário em dificuldades. Este assunto é completamente estranho aos anseios do cidadão e do eleitor, não só pq é técnico e complexo, mas pq cheira a guerra de poderes e a rivalidades pessoais.
[/quote]
Pois eu duvido que todos os deputados presentes na AR compreendam com um mínimo de exactidão o que está verdadeiramente aqui em causa!...
Mas isto tb não é (em minha opinião) o mais importante. Aquilo q eu pretendi sublinhar é que este assunto não diz nada nem ao desempregado, nem ao empresário em dificuldades. Este assunto é completamente estranho aos anseios do cidadão e do eleitor, não só pq é técnico e complexo, mas pq cheira a guerra de poderes e a rivalidades pessoais.
- Registado: 19/2/2008 18:04
Pirronico Escreveu:A conclusão que eu retiro do comunicado do Presidente da República é que a classe política e os cidadãos vivem em mundos distintos! E existe um total desfasamento entre ambos: as elites políticas vivem num mundo de questões técnicas (como esta que motivou a intervenção presidencial), de protocolos, de querelas mesquinhas; enquanto o cidadão comum vive num mundo de desemprego, insegurança, dificuldades financeiras.
O aspecto mais negativo da intervenção (grotesca) de Cavaco Silva foi não ter percebido que as pessoas que o elegerem (bem como os outros) se estão perfeitamente a marimbar para assuntos deste tipo.
Pois, mas por favor não generalizes à minha pessoa. É que Eu compreendo bem as questões que daqui podem resultar para a vida comum... se existe quem não compreende isso, então não o afirme como um mal comum.
De certeza que se o Benfica ou outro comprasse este ou aquele jogador ou se aquele actor fosse preso eram situações que interessariam ao cidadão... enfim, o mal não é dos políticos é de quem os elege ou não elege. País de cascalho que nos tornámos...
- Registado: 17/7/2008 13:21
Políticos vs Cidadãos
A conclusão que eu retiro do comunicado do Presidente da República é que a classe política e os cidadãos vivem em mundos distintos! E existe um total desfasamento entre ambos: as elites políticas vivem num mundo de questões técnicas (como esta que motivou a intervenção presidencial), de protocolos, de querelas mesquinhas; enquanto o cidadão comum vive num mundo de desemprego, insegurança, dificuldades financeiras.
- Registado: 19/2/2008 18:04
MFSC Escreveu:Porque a Assembleia da República apenas esta obrigada a alterar as normas que foram pronunciadas inconstitucionais pelo TC. Quanto ao resto a Assembleia podia sempre, em caso de veto do PR, ultrapassar esse veto (não esqueçamos que foi aprovado or unanimidade).
Por essa razão, era necessário que existisse esta "conversa com os portugueses" para que a AR fosse coagida a ter em conta as normas duvidosas que o PR apontou.
De acordo, mas continuo a não concordar com a forma adoptada para comunicar a sua "indignação".
Não é próprio dele! Ele é conhecido por ser uma pessoa discreta, reservada, racional, não populista, etc etc. e desta vez parecia o Santana Lopes com as célebres comunicações ao país na abertura dos telejornais.
O PR bem podia ter enviado uma mensagem à AR e o assunto era resolvido tal como irá ser, ou seja, a AR vai "emendar" não só os 8 pontos chumbados pelo TC mas também rever os outros. Acho que todos ou quase todos estão de acordo que ele, PR, até tem razão (ou alguma razão) no conteúdo da comunicação ao país, apenas discordo (e pelos vistos muita gente tb) da forma como o fez.
Um abraço
MFSC[/quote]
Na minha opinião, pelos anos de política que tenho, penso que o Presidente pretendeu que a Assembleia assumisse um compromisso político, o que não seria conseguido com uma mera mensagem institucional à Assembleia.
Porque a Assembleia da República apenas esta obrigada a alterar as normas que foram pronunciadas inconstitucionais pelo TC. Quanto ao resto a Assembleia podia sempre, em caso de veto do PR, ultrapassar esse veto (não esqueçamos que foi aprovado or unanimidade).
Por essa razão, era necessário que existisse esta "conversa com os portugueses" para que a AR fosse coagida a ter em conta as normas duvidosas que o PR apontou.[/quote]
De acordo, mas continuo a não concordar com a forma adoptada para comunicar a sua "indignação".
Não é próprio dele! Ele é conhecido por ser uma pessoa discreta, reservada, racional, não populista, etc etc. e desta vez parecia o Santana Lopes com as célebres comunicações ao país na abertura dos telejornais.
O PR bem podia ter enviado uma mensagem à AR e o assunto era resolvido tal como irá ser, ou seja, a AR vai "emendar" não só os 8 pontos chumbados pelo TC mas também rever os outros. Acho que todos ou quase todos estão de acordo que ele, PR, até tem razão (ou alguma razão) no conteúdo da comunicação ao país, apenas discordo (e pelos vistos muita gente tb) da forma como o fez.
Um abraço
MFSC
Por essa razão, era necessário que existisse esta "conversa com os portugueses" para que a AR fosse coagida a ter em conta as normas duvidosas que o PR apontou.[/quote]
Um abraço
MFSC
Boas tardes...
Sou Português, não sou comentador, detesto Cavaco Silva, diria mesmo o pior primeiro Ministro que Portugal teve, pós entrada na CEE.
Mas deixem-me dizer.... esta intervenção faz todo o sentido. Mesmo os comentadores nunca entenderão o seu alcance...
Cavaco Silva veio ontem a terreiro e justificadamente, defender o mais elementar documento nacional.. A Constituição da Républica Portuguesa. Veio ainda dizer, que é ele o seu garante e que tudo fará para cumprir a Constituição sempre que ele entenda que muita gente se anda a atravessar.
O facto da Lei da autonomia ter inumeras incostitucionalidades, não é per si um facto relevante. Muitas leis feitas suscitam duvidas e vão para o constitucional. Nada de surpreendente nisso.
O Facto é que esta lei foi aprovada por unanimidade pela Assembleia da República. Imagine-se só.
O PR dá uma mensagem clara ao país. Simplesmente diz, que nem o Parlamento por via legislativa está acima da Constituição e que não está naquele cargo para fazer frete a ninguem e deixar de ter poder porque assim a Assembleia da República o deseja.
Ele só referiu que não está disposto a abdicar de ser o garante do cumprimento da Constituiçao.
O que a Asembleia da Republica fez, "consientemente ou não" foi propor enviezadamente uma alteração à Constituição da Répública Portuguesa, aprovando-a por unanimidade, mas violando um dos elementares principios de poder.
Curiosoem tudo isto é a reacção dos partidos da oposição. "Já tinhamos referido isso do debate na especialidade"..... - Então porque aprovaram por unanimidade?
Se fosse o governo a aprovar por maioria até se compreendia. Mas por unanimidade?
Então e esses comentadores políticos que andam por aí a dizerque os poderes do PR são poucos ou nenhuns, agora dizem queesta intervenção é inutil?
Da minha parte como Portugues que sou,aquestão não é Cavaco (afigura pouco importa como disse), a questão é o garante da constituição e da democracia nacional, e aqui Cavaco Silva soube de facto exercerda melhor maneira o poder político.
Os meus parabens.
Cumps
Sou Português, não sou comentador, detesto Cavaco Silva, diria mesmo o pior primeiro Ministro que Portugal teve, pós entrada na CEE.
Mas deixem-me dizer.... esta intervenção faz todo o sentido. Mesmo os comentadores nunca entenderão o seu alcance...
Cavaco Silva veio ontem a terreiro e justificadamente, defender o mais elementar documento nacional.. A Constituição da Républica Portuguesa. Veio ainda dizer, que é ele o seu garante e que tudo fará para cumprir a Constituição sempre que ele entenda que muita gente se anda a atravessar.
O facto da Lei da autonomia ter inumeras incostitucionalidades, não é per si um facto relevante. Muitas leis feitas suscitam duvidas e vão para o constitucional. Nada de surpreendente nisso.
O Facto é que esta lei foi aprovada por unanimidade pela Assembleia da República. Imagine-se só.
O PR dá uma mensagem clara ao país. Simplesmente diz, que nem o Parlamento por via legislativa está acima da Constituição e que não está naquele cargo para fazer frete a ninguem e deixar de ter poder porque assim a Assembleia da República o deseja.
Ele só referiu que não está disposto a abdicar de ser o garante do cumprimento da Constituiçao.
O que a Asembleia da Republica fez, "consientemente ou não" foi propor enviezadamente uma alteração à Constituição da Répública Portuguesa, aprovando-a por unanimidade, mas violando um dos elementares principios de poder.
Curiosoem tudo isto é a reacção dos partidos da oposição. "Já tinhamos referido isso do debate na especialidade"..... - Então porque aprovaram por unanimidade?
Se fosse o governo a aprovar por maioria até se compreendia. Mas por unanimidade?
Então e esses comentadores políticos que andam por aí a dizerque os poderes do PR são poucos ou nenhuns, agora dizem queesta intervenção é inutil?
Da minha parte como Portugues que sou,aquestão não é Cavaco (afigura pouco importa como disse), a questão é o garante da constituição e da democracia nacional, e aqui Cavaco Silva soube de facto exercerda melhor maneira o poder político.
Os meus parabens.
Cumps
bolo Escreveu:O assunto pode ser mais grave do que parece! Embora possa parecer patético o facto do PR interromper as suas férias para vir comunicar um assunto destes ao país, não me parece que o PR já esteja demente, embora o puzzle pareça estrampalhado.
vejamos:
-actualmente o PR pouco manda, mas pode lixar um governo como fez o Sampaio;
- se uma lei desta fosse aprovada para os Açores, os inofensivos Açores, criaria condições, uma vez que é lei, para que posteriormente tivesse que ser também aprovada no continente caso fosse proposta para tal. Por isso, meus amigos, parece-me que estamos num cenário chamado de abrir caminho pelas portas dos fundos.
no entanto, há peças que não encaixam muito bem, à primeira vista, como o facto deste governo ser PS e o último governo a cair pela mão de um PR ter sido PSD!
Não vejo para além desta cortina, mas uma coisa podemos ter certa:
-PR já tinha avisado uma data de gente que não queria ver esta lei a ser proposta e ela foi! No minimo estranho, pois não foi mero excesso de zelo, mas sim convicção;
-a única razão que vejo para o PR ter decidido comunicar ao país um assunto de especialidade será o facto de constatar que as coisas estavam a avançar à sua revelia, pois já tinha dado avisos sobre o assunto;
- a mesma razão para o facto acrescido de ter interrompido as suas férias;
Dá-me ideia que ele não conseguia dormir ou ir ao banho! Será?
Contudo esta ideia também pode parecer forçada pois a última palavra é sempre do PR. Sendo assim, ele podia estar mais descansado, ou não?!
Martins_Braz Escreveu:Porque a Assembleia da República apenas esta obrigada a alterar as normas que foram pronunciadas inconstitucionais pelo TC. Quanto ao resto a Assembleia podia sempre, em caso de veto do PR, ultrapassar esse veto (não esqueçamos que foi aprovado or unanimidade).
Por essa razão, era necessário que existisse esta "conversa com os portugueses" para que a AR fosse coagida a ter em conta as normas duvidosas que o PR apontou.
Se juntarmos a minha opinião à explicação do Martins, então Cavaco tinha mesmo razões mais do que suficientes para vir falar aos portugueses.
Realmente, o homem ainda não está parvo e já lhe estavam era a estragar as férias!
Imaginem o que é estar de férias e a ver uns gajos disfarçados de turistas a insistirem em escavar os alicerces da nossa casa, para depois virem dizer: - não, isto já não é seu, sr PR!!!
Irra, que se faz tarde!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
está toda a gente com piadinhas sobre o comunicado de ontem, mas se calhar, muita coisa mudou ontem, e a leveza da interpretacao do comunicado de ontem, é erro grave de avaliação das várias variaveis a analizar - ler post do "bolo" e do "Braz" para melhor compreensao.
boas férias para todos
beijos e abraços
boas férias para todos

beijos e abraços
Editado pela última vez por lutav em 1/8/2008 12:17, num total de 1 vez.
MFSC Escreveu:Afinal, apesar de até ter razão no conteúdo (na minha opinião) não era necessário tal ansiedade e tal "show off" mas enfim...
Repito que até acho que tem razão no conteúdo mas... porquê tal indignação?
Preocupado com os Açores???
Não foi ele que recentemente foi "passear" até à Madeira e até elogiou a "obra" de A.J.Jardim?
E está preocupado com os Açores?
Tudo bem...
Por outro lado, a própria Assembleia da República já tinha "dito" que estava disposta a "emendar" o estatuto dos Açores após o chumbo do Tribunal Constitucional, portanto qual o motivo da indignação? Não entendo.
Um abraço
MFSC
Porque a Assembleia da República apenas esta obrigada a alterar as normas que foram pronunciadas inconstitucionais pelo TC. Quanto ao resto a Assembleia podia sempre, em caso de veto do PR, ultrapassar esse veto (não esqueçamos que foi aprovado or unanimidade).
Julgava qie era sobre o Tavares
E eu que julgava que o Presidente vinha apresentar a sua demissão, devido à condenação do Tavares Moreira, seu protegido no Banco de Portugal...
Há sempre um rabo de fora em cada gato que se quer escondido!
- Registado: 29/8/2005 17:07
Na minha opinião há sempre um tema que acaba por ser escolhido para marcar bem a posição de um presidente.
Como o assunto o contraria frontalmente e não consegue ser ouvido nos órgãos próprios...vem a público anunciar a "birra" (não deixa de o ser, na medida em que a assembleia tem poderes na matéria).
Até pode ter toda a razão, mas é uma intervenção claramente desproporcionada quanto ao momento e à forma.
Não tenho dúvidas que a esmagadora maioria dos portugueses nem percebeu o que ele quer...
veremos se não quiz anunciar eleições... presidenciais.
Como o assunto o contraria frontalmente e não consegue ser ouvido nos órgãos próprios...vem a público anunciar a "birra" (não deixa de o ser, na medida em que a assembleia tem poderes na matéria).
Até pode ter toda a razão, mas é uma intervenção claramente desproporcionada quanto ao momento e à forma.
Não tenho dúvidas que a esmagadora maioria dos portugueses nem percebeu o que ele quer...
veremos se não quiz anunciar eleições... presidenciais.
O assunto pode ser mais grave do que parece! Embora possa parecer patético o facto do PR interromper as suas férias para vir comunicar um assunto destes ao país, não me parece que o PR já esteja demente, embora o puzzle pareça estrampalhado.
vejamos:
- se uma lei desta fosse aprovada para os Açores, os inofensivos Açores, criaria condições, uma vez que é lei, para que posteriormente tivesse que ser também aprovada no continente caso fosse proposta para tal. Por isso, meus amigos, parece-me que estamos num cenário chamado de abrir caminho pelas portas dos fundos.
no entanto, há peças que não encaixam muito bem, à primeira vista, como o facto deste governo ser PS e o último governo a cair pela mão de um PR ter sido PSD!
-PR já tinha avisado uma data de gente que não queria ver esta lei a ser proposta e ela foi! No minimo estranho, pois não foi mero excesso de zelo, mas sim convicção;
-a única razão que vejo para o PR ter decidido comunicar ao país um assunto de especialidade será o facto de constatar que as coisas estavam a avançar à sua revelia, pois já tinha dado avisos sobre o assunto;
Contudo esta ideia também pode parecer forçada pois a última palavra é sempre do PR. Sendo assim, ele podia estar mais descansado, ou não?!
vejamos:
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Por mim pode ir de férias novamente, mas agora para os Açores.
“Eu não sei onde o mercado vai estar amanhã ou dentro de uma semana, um mês ou um ano. Sei, no entanto, que se tivesse à escolha manter dinheiro em caixa ou em obrigações a 30 anos ou em ações, não hesitaria um segundo em escolher ações"
Warren Buffett
Bons negócios !!!
Warren Buffett
Bons negócios !!!
- Registado: 19/10/2004 19:26
O assunto é bastante importante, visto que o PR dissolve a Assembleia da Républica mais facilmente que a Assembleia Regional dos Açores. Isto põe em causa a constituição e os valores do PR.
A forma como o fez, apesar de ser a unica para por o País a ouvir este tema e se fosse avisado ninguem o ouvia, deixa-me algumas duvidas, porque criou uma curiosidade e especulação nacional que se pode transformar em vulgaridade numa situação muito mais importante.
A forma como o fez, apesar de ser a unica para por o País a ouvir este tema e se fosse avisado ninguem o ouvia, deixa-me algumas duvidas, porque criou uma curiosidade e especulação nacional que se pode transformar em vulgaridade numa situação muito mais importante.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
- Registado: 22/4/2003 23:12
Afinal, apesar de até ter razão no conteúdo (na minha opinião) não era necessário tal ansiedade e tal "show off" mas enfim...
Não foi ele que recentemente foi "passear" até à Madeira e até elogiou a "obra" de A.J.Jardim?
Tudo bem...
Por outro lado, a própria Assembleia da República já tinha "dito" que estava disposta a "emendar" o estatuto dos Açores após o chumbo do Tribunal Constitucional, portanto qual o motivo da indignação? Não entendo.
Um abraço
MFSC
Tudo bem...
Um abraço
MFSC
Presidente da República vai devolver diploma ao Parlamento
Estatuto Político-Administrativo dos Açores motiva comunicação ao país de Cavaco Silva
31.07.2008 - 20h06 PÚBLICO
O Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, rejeitado na terça-feira pelo Tribunal Constitucional, motivou a comunicação ao país do Presidente da República, que hoje anunciou que vai devolver o diploma à Assembleia da República para emendar as inconstitucionalidades ou confirmar a lei.
No passado dia 4, o Presidente da República requereu junto do Tribunal Constitucional (TC) a fiscalização preventiva da constitucionalidade do decreto da Assembleia da República que aprovou a terceira revisão do estatuto. Das 13 questões levantadas por Cavaco Silva, sobre o Estatuto dos Açores, o Tribunal Constitucional considerou oito delas contrárias à lei fundamental.
Na intervenção desta noite, o chefe de Estado anunciou que “vai devolver o respectivo diploma à Assembleia da República”, mas avisa que além dos artigos identificados pelo TC outras normas lhe suscitam “sérias reservas de natureza político-institucional”.
“Trata-se, acima de tudo, da norma relativa à dissolução da Assembleia Legislativa dos Açores que, inovando em relação ao Estatuto em vigor e em relação ao Estatuto da Madeira, restringe o exercício das competências políticas do Presidente da República”, explicou Cavaco Silva, que considera que esta alteração põe “em causa o equilíbrio e a configuração de poderes do sistema político previsto na Constituição”.
rate Escreveu:creio que em 1998, quando ele, tb falou ao país , a seguir tivemos um grande-crash na bolsa !?
creio que ele disse na altura que "...na bolsa, andam a comprar gato por lebre !? ..."
oremos!
cc
Rate,
A frase foi mais ou menos essa (comprar gato por lebre) mas não foi em 1998 mas sim em Outubro de 1987 "provocando ou ajudando a provocar" o famoso crash bolsista de Outubro de 1987.
Em 1998 Cavaco Silva não era primeiro-ministro mas sim António Guterres e a Bolsa vivia tempos dourados com as OPV's da EDP, PT, Brisa, PTM, etc.
Se fosse hoje e se Cavaco quisesse referir-se à Bolsa o que poderia dizer (como já alguém aqui disse) é que andam a comprar lebres por gatos...