Caldeirão da Bolsa

FX: Round 2

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Branc0 » 31/7/2008 23:06

Entretanto os mais atentos repararam que faltam uns números ali pelo meio e esqueci-me também de colocar o gráfico habitual da rentabilidade. Os numeros que faltam são relativos a uns shorts em acções que se prendem com um método que estou a experimentar live pela primeira vez ou algumas (como a PTC) até foram a
olho. Não liguem muito que são posições pequenas apesar de o gráfico da rentabilidade contar com estas posições ao valor de fecho de hoje.

Se alguém tiver alguma curiosidade sobre alguma acção destas em particular posso comentar qualquer coisa sobre ela mas sinceramente não me apetece comentar muito as posições em acções especialmente porque são muitas ao contrário dos pares de FX :)

#150 02-07-08 DJI LONGO 11350 -> Fechado a 11150
#153 17-07-08 DJI LONGO 11184 -> Fechado a 11334
#154 28-07-08 RAI:xnys CURTO 50,72 -> Fechado a 53.32
#155 29-07-08 A:xnys CURTO 36,14
#156 30-07-08 PTC:xlis CURTO 6,91
#157 30-07-08 CHH:xlis CURTO 25,3

O gráfico continua com uma tendência ascendente, se a história se repetir, Agosto é mês de menos valias :(

Bom Agosto para todos ;)
Anexos
results-2008-JulhoJPG.JPG
results-2008-JulhoJPG.JPG (31.29 KiB) Visualizado 3701 vezes
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Branc0 » 31/7/2008 22:55

Este mês além de ter sido positivo foi muito activo de maneira que vamos analisar o que veio de trás e o que vem de novo. Como disse no final do mês passado era altura de começar a pensar em acumular as posições que eram vendecoras e tinha traçado dois cenários, numa vinda do GBP/JPY aos 208 e num break da prata nos 18.40... acabou por ser parecido mas não tanto.

Já sabem, o que está a azul são trades ainda abertos que vão seguir para o mês seguinte

Trade Data Instrumento L/C Valor Entrada
#144 11-04-08 GBP/JPY LONGO 198,80
#145 02-05-08 GBP/JPY LONGO 207,59 -> Fechado a 213.90
#146 20-05-08 XAG/USD LONGO 17,06 -> Fechado a 17.90
#148 30-06-08 XAG/USD LONGO 17,45 -> Fechado a 18.10
#151 11-07-08 XAG/USD LONGO 18,74 17,91 -83 -113,00
#152 16-07-08 GBP/JPY LONGO 209,60
#158 31-07-08 XAG/USD LONGO 17,45

Começando pela prata todos sabem que continuo em modo bull apesar de o mercado ainda não me querer fazer a vontade. Houve um falso break dos 18.40 (no qual não entrei a tempo) que se estendeu até aos 19.50 e quando ninguém esperava mergulhou novamente até aos $17. Como não gosto de ver trades que correm muito bem depois a correrem muito mal decidi fechar a posição ligeiramente acima de break-even e tomar algumas mais valias... quando veio abaixo dos $18.20 a esperança já era pouca que aguentasse de maneira que aliviei a primeira posição quando pude e deixei as outras duas que entretanto tinha acumulado mais abaixo em modo de "break-even".

Acabei hoje por entrar novamento dos $17.75 quando quebrou os máximos de ontem. Acredito na possibilidade de uma "Cup & Handle" que projecte a prata para os $22-23 e por enquanto a ganância vence ao medo. Está com stop no mínimo de ontem pois a ser quebrado invalida-se a minha ideia e poderemos então ter um prolongamento da correcção até aos $15-$15.50

Fica o gráfico, como não sei fazer bonecos redondos em condições não desenho o C&H, alguém mais jeitoso se quiser faça o favor :)

========================================

De seguida deixo dois gráficos sobre o GBP/JPY onde tento mostrar o canal ascendente por onde se tem movimentado o par. Temos o diário e o semanal. Se tinha pensado comprar na baixa aos 208 na altura guiava-me pela pela LTA presente no diário e como já foi muito para o meio do mês que o par veio testar a sua LTA eu comprei nos 209.60 quando o par demonstrou que ia fechar acima da LTA que tinha traçado.

Aconteceu que a mesma LTA desenhada no semanal dava exactamente os 208 que o par veio testar, simplesmente ainda nem sequer tinha olhado para ela e só a tracei no dia em que aconteceu. De qualquer das formas prossegui com as 3 posições até hoje em que me desfiz da segunda posição que vinha de Maio (a que menos me orgulhava pois os pressupostos em que a comprei não se mantiveram a 100%).

Estamos numa zona importante aqui nos 214 por várias razões:
1) Serviu de suporte na descida
2) É um nível importante de Fibonnaci na descida que veio de Agosto de 2007 a Março deste ano
3) O par está a meio do canal que tracei e tem dificuldade em decidir-se

Por tudo isso achei que era altura de tirar algum de cima da mesa mas principalmente porque a posição já estava demasiado alavancada para o tamanho da minha carteira e houve dias em que tive swings realmente elevados na carteira. Dormia descansado sabendo que o stop atingido era sempre lucro mas achei que estou exposto demais e nunca ninguém foi à falênncia por tirar lucros.

A estratégia para o próximo mês será comprar novamente numa vinda aos 209 e vender se for perto do topo do canal (218)
Anexos
Prata072008.JPG
Prata - C&H in training?
Prata072008.JPG (68.86 KiB) Visualizado 3719 vezes
GBPJPY072008-W.JPG
GBPJPY Semanal
GBPJPY072008-W.JPG (52.04 KiB) Visualizado 3713 vezes
GBPJPY072008-D.JPG
GBPJPY Diario
GBPJPY072008-D.JPG (77.19 KiB) Visualizado 3709 vezes

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Branc0 » 27/6/2008 22:09

Bom, mais um mês que passa altura de fazer refresh à carteira que teve mais um mês positivo. Fiz muito pouca coisa além de olhar para o mercado e deixar as coisas andar.

Os trades que tenho em aberto são os mesmos do mês passado:
#144 11-04-08 GBP/JPY LONGO 198,80
#145 02-05-08 GBP/JPY LONGO 207,59
#146 20-05-08 XAG/USD LONGO 17,06

Acabei por não reforçar a posição do GBP/JPY como tinha referido porque estava a equacionar a entrada longa nos índices americanos e não queria ficar demasiado exposto.

Tive aqui também um pouco de sorte. Entre o DOW e o SP500 optei pela entrada no Dow Jones (tinha uma pin bar mais perfeitinha) e ao contrário do SP500 a entrada não foi activada (por uns meros dois pontos) o que me permitiu estar afastado das quedas dos ultimos dias com serenidade.

Em relação aos rollovers o custo médio da posição GBP/JPY está em 201.78 e na prata está a 17.13.

Nos gráficos em baixo sobre as posições que tenho vê-se o GBP/JPY em clara tendência ascendente de médio prazo a fazer um pullback hoje depois de ter atingido a resistência nos 214 esta semana. O cenário que traço será para já uma consolidação entre os 208 e os 214 que deve ser aproveitada para reforçar se vier realmente perto dos 208, dependente ainda do cenário nas equities claro mas penso que será uma boa aposta com um bom rácio risco/retorno.

A prata continua a estar no canal lateral que mencionei o mês passado mas ganhou nestes ultimos dias (como o ouro) uma grande força e provavelmente reforçarei antes do nível que tinha defenido o mês passado se continuar a demonstrar esta força... existe ainda a possibilidade de estar a desenhar uma nova parábola como o fez no passado o que nos levaria a novos máximos relativos na prata e máximos históricos no ouro dentro dos próximos meses.

A carteira, como disse, tratou-se bem visto que tanto a prata como o ouro subiram em relação ao fecho do mês passado e estão, agora, ambos os trades no verde.

Bom fim de semana :)
Anexos
GBPJPY062008.JPG
GBPJPY062008.JPG (59.1 KiB) Visualizado 3813 vezes
Prata062008.JPG
Prata062008.JPG (44.49 KiB) Visualizado 3805 vezes
results-200826.JPG
results-200826.JPG (31.26 KiB) Visualizado 3801 vezes

por Sulla » 30/5/2008 8:59

Boas Branco

Fico contente por te ver de novo por estas paragens e por ver este tópico vivo outra vez.

Abraço e votos de muitos pips
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Branc0 » 29/5/2008 19:59

Bom... há muito tempo que este tópico ficou esquecido, principalmente devido ao facto de ter andado mais afastado dos mercados e do caldeirão. Esse afastamento foi devido como é natural àquela famosa porradinha que levei na prata e que o meu gráfico de resultados tão bem mostra. Decidi na altura arranjar um hobby que fosse menos despendioso e converti-me ao Poker que me mantém entretido por um preço muito mais razoável do que os mercados (curioso como encontrei malta do caldeirão e antigos colegas xadrezistas nas mesas e foruns de poker... parece que a malta que anda nisto acaba sempre por ir parar aos mesmos sitios) e acho que encontrei uma forma de passar o tempo igualmente divertida para mim mas como referi muito mais barata.

Acontece que isto dos mercados.. quem tem o bichinho volta sempre e lá teve que ser, passo a passo lá fui dando umas ordens e estou a negociar agora com outros timeframes (passei do de 4h/diario para o diario/semanal) e assim desde o meu ultimo post tenho apenas 3 trades a relatar, todos eles ainda em aberto:

#Trade Data Par L/S Entrada
144 11-04-08 GBP/JPY Longo 198.80
145 02-05-08 GBP/JPY Longo 207.59
146 20-05-08 XAG/USD Longo 17.06

Começando pelo fim, continuo não só a ser um touro na prata como continuo também a ser um entalado na prata. Deixo o gráfico actual onde se pode ver que fiz a compra quando a prata tocou na sua LTA de longo prazo (vem desde Agosto de 2007) e o ouro quebrou um bearish wedge em alta (como sabem os metais estão relacionados). A prata voou ainda alto até aos 18,30 durante a semana da compra mas esta semana voltou a desiludir e não me suprrenderia que fizesse novos minimos do ano. No entanto enquanto se mantiver acima dos 15,50 continuarei crente no mercado bull deste metal pretendendo reforçar a posição com fecho acima dos 18.50.

Quanto à posição no GBP/JPY devo admitir que sempre fui um fã dos carry trades e este é sem duvida um dos pares mais liquidos e com melhor retorno (a nível de rollover diário) dando cerca de 10 pips por semana em carry. Para terem uma noção os trades a contar com o carry trade já vão com preços de entrada de 197.77 e 207.05 respectivamente dando um preço médio de 202.41. As linhas que vêm traçadas no gráfico, mais do que suporte e resistência são um canal lateral onde este par se encontrou entre inicio de 2004 e final de 2005.

O primeiro cenário possiível para este par é que venha a negociar novamente neste canal enquanto a crise não passar. No entanto, estou mais confiante num segundo cenário em que voará até aos 220/230 a médio/longo prazo. Baseio isto na minha crença de que a inflacção (entenda-se crescimento da massa monetário e não a subida dos preços) continuada terá que continuar a ser aplicada de forma a que os banqueiros de Wall Street tenham rendimentos decentes (além disso, o dinheiro que é constantemente criado pelos bancos centrais não costuma ter o hábito de estar parado). Vejo o carry trade no forex como um dos principais mercados (além do accionista - sim, acredito que estaremos em novos máximos nos principais indices em 2009) onde aplicar este excesso de liquidez e a mantérem-se as principais politicas monetárias o GBP/JPY parece-me oferecer uma boa oportunidade. Pretendo reforçar com fecho acima dos 210.

E para o fim fica o gráfico da rentabilidade... podem ver que a minha carteira entrou num estado oversold em Março e fez um rebound técnico em Abril. Esperemos que seja o inicio da inversão de tendência :)
Anexos
0146.JPG
Prata
0146.JPG (58.75 KiB) Visualizado 3972 vezes
0144.JPG
Libra/Yen
0144.JPG (71.94 KiB) Visualizado 3962 vezes
results-200822.JPG
Evolução da carteira
results-200822.JPG (63.51 KiB) Visualizado 3958 vezes

por pvg80713 » 24/3/2008 10:31

Branc0,
comecei a seguir interessadamente este teu tópico. Depois fui de férias no Natal e esqueci-me dele...
Voltei hoje a reparar nele.

E que vejo eu ????? EDP, DAX, DJI e S&P curto, longo, vários pares de moedas...
e nesta altura já nem consigo perceber qual o método...

que tal .... um pouco de exercicios de respiração... e depois ......... recomeçar.
recomeçar tipo...... de inicio...

um abraço, força !

Registado: 19/4/2005 11:11

por Branc0 » 21/3/2008 17:22

Paionense Escreveu:BrancO, tenho lido os teus posts com muita atenção e quero que saibas estas tua vivências são muito importantes para pessoas como eu, que se estão a iniciar neste mundo do FX.

Todos os receios, medos, questões e alegrias são bolhas :)

Quero desejar-te uma pascoa feliz e um muito obrigado pelo teu testemunho. Espero no almoço tirar muitas duvidas contigo e com outros

Abraço
JP

Eu sei que andas interessado no forex e que andas a "brincar" com umas contas demo. Só te queria dizer que esta ***** que eu fiz com o XAG/USD não podes simular em lado nenhum... tem a ver com cada um de nós e com o limite de "dor" que podemos suportar.

Se bem que descobri uma coisa nova a meu respeito o melhor mesmo é teres um plano e respeitares o teu plano de maneira a que nunca tenhas de descobrir qual é o teu limite.

por Paionense » 21/3/2008 15:01

BrancO, tenho lido os teus posts com muita atenção e quero que saibas estas tua vivências são muito importantes para pessoas como eu, que se estão a iniciar neste mundo do FX.

Todos os receios, medos, questões e alegrias são bolhas :)

Quero desejar-te uma pascoa feliz e um muito obrigado pelo teu testemunho. Espero no almoço tirar muitas duvidas contigo e com outros

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Branc0 » 21/3/2008 13:35

Houve, por momentos, um certo optimismo exacerbado da minha parte sobre a prata que se calhar não se justificava. De forma que se conjugaram uma quantidade de factores que me ajudaram a perder 48% da carteira num unico negócio.

#113 13-03-08 XAG/USD LONGO 20,59 16,60 -399
#115 18-03-08 SP500 CURTO 1303,00 1320,00 -17
#116 19-03-08 EUR/USD CURTO 1,5730 1,5620 110
#117 19-03-08 XAG/USD LONGO 18,50 17,45 -105
#118 20-03-08 XAG/USD CURTO 17,30 17,30 0
#119 21-03-08 GBP/JPY LONGO 197,22 194,90 -232

Curiosamente o optimismo não desapareceu todo, sinto que de alguma maneira vou dar a volta a isto apesar de não saber bem como.

O desastre em si aconteceu porque saí do meu trading plan. Estava a olhar para factores que não costumo olhar normalmente (i.e. fundamentais) e o optimismo era tanto que não tinha estratégia de saída. Eu quando olhei para o grafico e decidi a entrada achava que ia aguentar uma queda até aos 15-16 pontos nas calmas e que era normal essa queda... não sei porque é que pensei que ia aguentar a dor, sinceramente quando quebrou os 17 deve ter sido a segunda maior agonia que senti enquanto trader.

De formas que apesar de continuar a acreditar nos fundamentais que tinha colocado no outro post vou usá-los para comprar prata física. O XAG/USD passa a ser um par como os outros.

De resto até nem negociei muito... o EUR/USD lá me dá algumas alegrias e já subi o stop loss para garantir que tenho dinheiro para almoçar no dia 5... estava a ver que por causa da prata era obrigado a comer os restos das crianças :(

Vou também tirar umas férias e não devo estar perto do PC esta semana de formas que... boa Pascoa para todos.
Anexos
results-200812.JPG
results-200812.JPG (62.66 KiB) Visualizado 4215 vezes

por Thunder » 16/3/2008 0:19

Branc0 Escreveu:
... a culpa disto tudo é do Thunder que me deu os parabéns e eu quis demonstrar que não o merecia :)

Há cada uma.... Agora querem ver que a culpa é minha? :oh: :mrgreen:

Realmente foi pena este momento de "hypertrading" (como tu descreveste).... já sabes, não há nada que possas fazer quanto ao passado. Devemos é tentar de forma honesta e decidida tentar cortar com esses velhos hábitos.

Um abraço e que a próxima semana seja melhor e mais calma.

Bom fim-de-semana 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por Cubriclas » 15/3/2008 11:22

Branc0 Escreveu: Foi a 2ª pior semana de sempre em termos de resultados em euros e mesmo a pior semana de sempre baseado no racio vencedores/perdedores.

Se as proximas duas semanas terminarem positivas significa que conseguiste passar esta fase de frustração pela semana de perdas e que estás preparado para aceitar as perdas e reverter em ganhos. Normalmente quando se tem uma semana má a seguinte é ainda pior...por isso muito cuidado, reduz o numero de trades a fazer e tenta terminar o mês positivo. Se isso acontecer (e espero que sim!) ficam desde já os meus parabéns!
Abraço.
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por Branc0 » 15/3/2008 1:00

Isto realmente há semanas que mais valia dedicar-me à pesca submarina. Foi a 2ª pior semana de sempre em termos de resultados em euros e mesmo a pior semana de sempre baseado no racio vencedores/perdedores.

Basicamente tive 8 trades perdedores para 1 em breakeven (e um outro ainda em aberto). E se no inicio fui entalado pela acção do FED hoje fui entalado pela razão da acção do FED. Os 3 trades perdedores no USD/JPY foram todos pinbars bem feitinhas. Um deles ainda saí em break-even. Principalmente o ultimo desta manhã parecia-me que estava a fazer a leitura certa e que o movimento countertrend tinha espaço para estar entre os 101,20 e os 102 (tinha o meu take profit a 101,40) e estou convicto ainda agora que se a noticia da Bear Sterns tivesse saído duas horas mais tarde teria saído da posição com lucro.

Mas as coisas são como são e este strike esta semana destrui-me novamente as minhas aspirações... provavelmente o mais dificil de tudo vai ser ganhar novamente confiança para arriscar e deixar os lucros correrem o suficiente para capturar lucros suficientes.

#111 12-03-08 USD/JPY LONGO 100,40 99,90 -50
#112 12-03-08 USD/JPY LONGO 100,38 100,40 2
#113 13-03-08 XAG/USD LONGO 20,59 20,66 7
#114 12-03-08 USD/JPY LONGO 100,35 99,70 -65

Tomei também uma posição pequena na prata. Andei aqui a pensar e há duas hipóteses em relação ao ouro e à prata: ou estamos num bull market ou estamos numa bolha. Vou deixar esta análise para um outro tópico e gostava que alguém que negoceie estes activos (ou simplesmente os acompanhe) trocasse umas análises sobre eles. Para já neste post queria apenas salientar que é uma posição mais reduzida que o habitual (com uma margem de 1:2 que tende a diminuir conforme o EUR/USD é cilindrado) e que espero dar-me bem com ela... a ideia inicial é para um timeframe mais alargado que o costume também.

Ficam os gráficos que hoje, conforme percebem, não estou para muitas conversas... a culpa disto tudo é do Thunder que me deu os parabéns e eu quis demonstrar que não o merecia :)
Anexos
results-200811.JPG
results-200811.JPG (55.2 KiB) Visualizado 4349 vezes

por Resina » 13/3/2008 0:04

Branco, se o Euro aliviar um pouco, talvez saia ganhador disto... Já faltou mais... Vamos a ver...
Ainda por cima sou um animal a comprar...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Branc0 » 12/3/2008 23:41

Resina Escreveu:Andava na brincadeira, e entrei curto no Usd, bem que me lixei...
Pensava que estava numa altura de correcção, foi precisamente o contrário...
O que vale é que a carteira é virtual e não perco nada.
O incrivel é que depois de ganhar bastante na subida do eur, acabei por fazer asneira e perder o lucro e ainda ficar negativo...
Enfim. Erros que se pagam caros, ao menos sem dinheiro real...
Abraço

Ando a olhar para esse trade há alguns dias mas ainda não respeitou os meus critérios para a entrada curta (vá lá, não me meti nisso não sei como :)) mas quando mais olho para ele mais me convenço que estou a ser parvo em não aproveitar a subida em vez de estar à espera de sinais de uma entrada curta.

Confesso que tenho um bias a nível fundamental contra o Euro. Não percebo esta euforia sobre o Euro, é certo que vale mais do que um Dólar nesta altura do campeonato mas o Euro não tem tantas razões assim para subir. Não me convenço que a economia europeia esteja assim a melhorar tão rapidamente face ao que se passa do outro lado.

Atrevo-me isso sim, a comparar a subida do Euro com as subidas nas commodities. Vendo um dolar que não vale o papel em que foi imprimido os investidores refugiam-se em bens tangíveis: um bife é um bife e vai ser sempre útil venha o que vier, um papel a dizer que vale 10 dolares pode não o ser.

Acontece que também aqui a nível fundamental não acredito na teoria do decoupling das economias emergentes dos EUA. Posso claramente estar enganado e essa separação do resto do mundo em relação à economia norte americana estar a acontecer (continuando a achar que a acontecer os befeciados vão estar na Asia e na America do Sul - não na Europa) mas se tiver razão estes preços das commodities são absurdos e terão que voltar à base.

Quando isso acontecer aliviará a pressão inflaccionista pelo mundo fora e estando já a europa a sentir o resultado da crise do outro lado o BCE terá mais margem para baixar a taxa de juro. A acontecer este cenário, o BCE começará uma politica de redução do preço do dinheiro quando o FED já tiver batido no fundo e o caminho do USD a partir dái só pode ser para cima.

Mas não acho que o fundo esteja perto...

por Branc0 » 12/3/2008 23:24

Já agora ficam os resultados e os trades parciais:
#105 11-03-08 EUR/JPY CURTO 156,60 157,30 -70
#106 11-03-08 DJI CURTO 11997 12205 -208
#107 11-03-08 DAX CURTO 6592 6632 -40
#108 11-03-08 USD/JPY LONGO 103,43 102,93 -50
#109 11-03-08 EUR/JPY LONGO 158,72 157,90 -82
#110 12-03-08 EUR/JPY LONGO 158,00 157,50 -50

Todas as posições fechadas.
Anexos
results-200811_temp.JPG
-2.6%
results-200811_temp.JPG (55.77 KiB) Visualizado 4435 vezes

por Resina » 12/3/2008 23:24

Andava na brincadeira, e entrei curto no Usd, bem que me lixei...
Pensava que estava numa altura de correcção, foi precisamente o contrário...
O que vale é que a carteira é virtual e não perco nada.
O incrivel é que depois de ganhar bastante na subida do eur, acabei por fazer asneira e perder o lucro e ainda ficar negativo...
Enfim. Erros que se pagam caros, ao menos sem dinheiro real...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Branc0 » 12/3/2008 23:17

Frank Herbert, Dune Escreveu:I must not fear. Fear is the mind-killer. Fear is the little-death that brings total obliteration. I will face my fear. I will permit it to pass over me and through me. And when it has gone past I will turn the inner eye to see its path. Where the fear has gone there will be nothing. Only I will remain.

Update extraordinário a meio da semana uma vez que situações extraordinárias assim o exigem. Fiz pela primeira vez um strike de 6 trades negativos que me fizeram evaporar os lucros obtidos e entrar de novo em terreno negativo.

O que torna provavelmente a posição interessante é que não tinha nada programado para esta semana. A ideia era deixar a posição curta no DAX correr e deixar as coisas andarem... entretanto ontem o FED decidiu intervir no mercado e trocar as voltas.

Infelizmente já não é a primeira vez que isto me acontece e desconfio que não seja a ultima. Entrei em pânico, em certo momento querendo vender o rally noutras querendo ir à boleia do FED. Entrei novamente em Hypertrading e enfim... felizmente no meio da doideira tive o bom senso de usar posições pequenas e o descalabro não foi maior (fiquei perto dos -3%.

Mas a razão que escrevo aqui o update tem mais a ver com a psicologia por detrás de mais duas sessões de auto-destruição: se o rally tivesse sido causado por razões técnicas no mercado não me teria assustado tão facilmente, provavelmente teria adicionado até à posição curta (que andava há dois dias a tentar encontrar um ponto onde reforçar a posição no DAX) tendo sido o rally causado pela intervenção do FED fiquei com medo, medo dos lucros evaporarem, medo de os mercados não reagirem como eu tinha previsto, medo, medo, medo...

O medo é um sentimento muito forte, e tal como outras coisas que sentimos intensamente (como o Amor :)) tolda-nos a mente.

Acabei por estar a negociar o equivalente a um cara-ou-coroa que infelizmente perdi 6 vezes consecutivas... what is the most you ever lost in a cointoss?.

Espero agora que escrevi isto e assentei as ideias amanhã possa voltar a negociar com a cabeça assente nos ombros. Negociar as emoções do mercado e não as minhas.

por Branc0 » 10/3/2008 23:43

Entretanto mandei-te um PM que já está desactualizada por isso não ligues :)

Quanto ao ouro... aquilo é um bull market autêntico e na altura pensei que os 900 aguentassem a minha entrada, infelizmente foi aos 896 e o meu stop era nos 897... há azares.

Não deixo de estar contente por estar positivo apesar dos azares e das regras quebradas. Vejo isso como um sinal de que o método que arranjei funciona e leva a lucros a médio prazo, quanto mais cumprir as regras maiores serão os lucros pelos vistos o que me incentiva a fazer menos asneiras de futuro ;)

Fala lá com o patrão e diz que tens um almoço capitalista que não podes faltar :D

por Thunder » 10/3/2008 23:16

Olá Branco 8-)

Muito bom ver essa carteira positiva! :P Muito bom mesmo. Parabéns :clap: \:D/

Fico mesmo satisfeito por ti.

Grande maluco a entrar em trades no ouro :mrgreen: Eu sinceramente não tenho estômago pra trades no ouro e no crude.... muito difíceis mesmo...

Atenção a esse MM :!: Não te "esqueças" que abriste este tópico pra te darmos nas orelhas quando "abusasses" um bocado :mrgreen: .... tou a brincar contigo.... quem sou eu pra falar... mas cuidado com esses trades em que arriscas tranches tão grandes da tua carteira. Dois ou três trades que saiam "furados" e lá voltas a uma posição delicada. Tás positivo... "enjoy the ride" e não tenhas pressa, pois estás no bom caminho :P

Branc0 Escreveu:
Thunder... não sei se ganhaste para o Champanhe mas espero que tenhas ganho o suficiente para uma viajem até ao Tromba Rija no próximo dia 5 de Abril... gostava muito de ver no almoço umas caras do Forex :)

Sim o short deu pra vinhaça e champanhe :mrgreen: ... também já andava farto de água das pedras :wink: .
Vou ver qual é a situação a nível do meu emprego e logo digo qualquer coisa.

A viagem deve valer a pena :wink:

Um grande abraço 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

por Branc0 » 8/3/2008 1:38

Oscar Wilde Escreveu:Experience is simply the name we give our mistakes.

Uma semana agradável, principalmente pelo facto de os principais índices terem decidido sair do range em que transaccionavam e ter tomado uma direcção. Dizem que quanto mais tempo se está em laterilazação mais forte é a tendência quando começa. Confesso que não sei que não ando há tempo suficiente nisto para ver muitas laterilizações mas faço fé na sabedoria popular (até porque vai de encontro à minha visão) e espero ver o DAX abaixo dos 6300 nas próximas semanas onde estarei particularmente atento para ver oportunidades de compra se houver reacções no mercado.

Quem me estragou a festa esta semana foi o EUR/JPY...estava à espera de um pull-back no EUR/USD que aliado à força do JPY trouxesse o par para perto dos 155... infelizmente o mercado acha que o Euro é feito em papel almofadado e que as moedas devem ter ouro lá no meio porque isto não pára de valurizar. De forma que o outro par que costumo ver nestas situações (USD/JPY) se desvalorizou conforme previsto, o EUR/JPY and a brincar com a resistência que parece ter ganho agora nos 159 e pouco mais.

Abri mais duas posições neste par durante esta semana (uma claramente fora de tempo) em que nenhuma delas deu os resultados que esperava. Foi aberta também uma nova posição no DAX com o mesmo resultado tendo sito stopada quando ele veio testar os 6650 e quebrou a resistência em falso. Estaria com um lucro bastante acentuado nesta altura se não fosse stopado mas preferi na altura assegurar-me que o lucro não fugia. Assim sendo fiquei apenas com metade da posição no DAX que por enquanto também me deixa bastante contente e espero que traga ainda maiores alegrias durante as próximas duas semanas.

Aqui ficam os trades:
# DATA PAR L/S ENTRADA SAIDA PIPS
#97 27-02-08 DAX CURTO 6848 6682 83
#98 27-02-08 EUR/JPY CURTO 160,22 157,42 280
#99 03-03-08 DAX CURTO 6682 6730 -24
#100 03-03-08 EUR/JPY CURTO 157,42 157,22 20
#101 03-03-08 EUR/USD CURTO 1,5188 1,5170 18
#102 03-03-08 DAX CURTO 6676 6670 3
#103 05-05-08 EUR/JPY CURTO 157,90 158,25 -35
#104 05-05-08 EUR/JPY CURTO 158,40 157,39 101

Esta semana foi introduzida uma inovação na forma como listo os trades que podem ver na lista acima. Como passei com duas posições para o novo mês achei que a forma mais justa de representar isto na carteira era colocar os trades no mês de Fevereiro a preço de fecho e abrir novos trades em Março com o mesmo valor. Assim, os trades #99 e #100 não existiram na prática e são basicamente o roll-over dos trades #97 e #98

Diga-se que no bolso é a mesma coisa a diferença está no gráfico (o gráfico anterior tinha em mente os valores de stop loss das posições e não o valor dessas posições no fecho de dia 29 de Fevereiro).

A segunda inovação é a bonecada que já tinha falado aqui. Removi os pips do gráfico superior (que não faziam muito sentido) e alterei o gráfico inferior para representar os trades em função da variação na carteira em vez de por pips uma vez que o pip é um valor bastante abstracto quando se tem um sistema de money management em que o tamanho das posições varia de dia para dia.

Podem também apreciar pelo gráfico que já abusei das regras de MM pelo menos 6 vezes (tinha dito que não arriscaria mais do que 4-5% por trade). Essas vezes que aconteceram estarão, penso eu, todas justificadas nos meus posts da semana anterior. De repente só me consigo lembrar de duas sendo uma a da posição do ouro (em que perdi perto de 10%) em que fui stopado em minimos ("falhei" o ponto de entrada por 4 horas... olhando para o preço dele agora até irrita) em que foi um risco consciente e que fez completo sentido na altura (tendo em conta a posição mínima que podia ter em Ouro tinha que dar algum espaço ao preço para respirar) e a outra posição que me lembro de me ter dado um rombo maior foi a vez em que shortei um GBP/JPY aos 213/214 com um calculo de position sizing errado... engraçado que quando é estas coisas parece que o Murphy está a olhar para mim e não deixa que me engane quando o mercado vai para o meu lado.

Thunder... não sei se ganhaste para o Champanhe mas espero que tenhas ganho o suficiente para uma viajem até ao Tromba Rija no próximo dia 5 de Abril... gostava muito de ver no almoço umas caras do Forex :)

Abraço a todos.
Anexos
results-200810.JPG
+7%
results-200810.JPG (56.95 KiB) Visualizado 5080 vezes

por Thunder » 5/3/2008 14:49

Olá a todos 8-)

Obrigado pelo elogio Cubricas :P

Branco espero bem que haja quebra de suportes, senão faço uma viagem até NY city. Acho que vou visitar os estúdios da CNBC.... Pra falher-lhes umas festinhas ao estilo..... dos super-dragões (soqueiras e bastões incluídos) :mrgreen: :mrgreen:

Também já revi o meu stop, para zona de lucro, não vá acontecer mais coincidências e acções "cirúrgicas" para suportar o SPX.

Um grande abraço e vamos ver se no final da semana podemos comemorar com champagne (e uma valente bebedeira :mrgreen: ) ou se vamos ter que ficar pela água das pedras :evil:

por Branc0 » 5/3/2008 11:35

Estive a pensar nisso e já mudei a bonecada toda. Na proxima sexta feira deixo aqui a nova versão.

Em vez de mostrar pips vou mostrar as variações na carteira através de percentagem. Penso que é mais util e passa a ser indiferente qual o mercado que estou a negociar.

O método que uso é o mesmo para todos os mercados: analise de price action em níveis que considero chave.

Já agora, e porque não tenho colocado essa estatistica (embora a use) os trades vencedores são 47% do total até ao momento.

por Jack » 5/3/2008 10:57

Branc0 Escreveu:Bom,

E aqui fica a bonecada. Começa a achar que os pips não fazem muito sentido estar no grafico. Misturar índices com FX e acções individuais dá nisto já que o tamanho das posições varia bastante tal como o valor dos "pips".

Vou pensar se removo isso ou não.

Se me é permitido fazer uma crítica, construtiva, não me parece a decisão correcta.

Por teres misturado alhos com bugalhos não significa que abandones a ideia inicial, que a meu ver é avaliar o teu sistema, para posteriormente o optimizar em termos de Money Management.

A meu ver, a solução passa por fazeres a "bonecada" separada: um boneco para FX, outro para Índices e o terceiro para acções.

Assumo que a estratégia é a mesma para cada produto, mas se não o for ainda mais importante se torna fazer um boneco para cada produto.

Esta minha opinião prende-se no facto de haver um enorme potencial de evolução de um sistema, apartir do momento em que este está minimamente definido.

Para este sistema em concreto, parece-me óbvio que o que está em causa é descobrir o Money Management mais indicado, que só é descoberto após reunir e trabalhar os dados que tens na "bonecada".

No mínimo, para definires o tipo de Money Management a aplicar, precisas de:

- número significativo de trades (para haver uma fiabilidade dos resultados expectáveis)
- percentagem de trades vencedores (infererindo tb os perdedores)
- máxima perda (pips)
- média de perda (pips)
- média de ganho (pips)

Como vês, esta "bonecada" pode dar-te informação muito valiosa, após o seu tratamento. Se abandonas a ideia da "bonecada" (mas separada), como pensas evoluir?

Abraço

Registado: 2/10/2005 12:32

por Branc0 » 5/3/2008 10:43

Pois é Thunder... parece que continua a duvida se isto está a ser um duplo fundo ou um duplo topo... a laterelização parece estar para continuar.

Assim como assim, foi retirar uns lucros de cima da mesa e colocar as ordens restantes com stops em zona de lucro... se bater bateu.

Mas vamos a ver se os índices fazem a vontade e partem qualquer coisa ... tipo, uns suportes ;)

por Cubriclas » 5/3/2008 10:39

Interessante as explicações do Thunder! :wink:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], cmsbarros, Google [Bot], latbal, m-m, MiamiBlue, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PMP69, trilhos2006, yggy e 119 visitantes