MAGLEV, mais rápido que os TGV !
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=325018
Nem TGV nem novas estradas de Sócrates são rentáveis
--------------------------------------------------------------------------------
Maria João Babo
mbabo@mediafin.pt
Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt
O Jornal de Negócios e a Antena 1 estudaram os números do TGV e do pacote de estradas anunciado pelo Governo e concluem que a Alta Velocidade não é sequer operacionalmente rentável.
Mas os estudos do Governo incluem ganhos na redução de CO2 e de acidentes de viação que equilibram as contas. Nas estradas, umas são viáveis, a maioria não. Aqui, são os impostos que se espera cobrar a mais que pagam a factura.
Saiba tudo na edição de hoje do Jornal de Negócios.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=325018
Nem TGV nem novas estradas de Sócrates são rentáveis
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Maria João Babo
mbabo@mediafin.pt
Alexandra Noronha
anoronha@mediafin.pt
O Jornal de Negócios e a Antena 1 estudaram os números do TGV e do pacote de estradas anunciado pelo Governo e concluem que a Alta Velocidade não é sequer operacionalmente rentável.
Mas os estudos do Governo incluem ganhos na redução de CO2 e de acidentes de viação que equilibram as contas. Nas estradas, umas são viáveis, a maioria não. Aqui, são os impostos que se espera cobrar a mais que pagam a factura.
Saiba tudo na edição de hoje do Jornal de Negócios.
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Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Video !
http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeV ... _id=964877
Entre Barcelona e Madrid...
Hoje às 00:04
Numa altura em que Portugal discute o TGV, e passados 4 meses desde que foi inaugurada a ligação por alta velocidade entre as duas maiores cidades espanholas, a TSF foi ver como funciona o TGV entre Barcelona e Madrid.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/audioe ... _id=964877
Cumprimentos,
http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeV ... _id=964877
Entre Barcelona e Madrid...
Hoje às 00:04
Numa altura em que Portugal discute o TGV, e passados 4 meses desde que foi inaugurada a ligação por alta velocidade entre as duas maiores cidades espanholas, a TSF foi ver como funciona o TGV entre Barcelona e Madrid.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/audioe ... _id=964877
Cumprimentos,
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" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
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O IC não é tão confortável quanto o Alfa, mas a diferença de preço parece-me excessiva.
No entanto, como o pessoal continua a usar o Alfa, a diferença deve ser justificada.
Por exemplo, para mim, que quando uso o comboio é para ir até ao Porto, o IC custa 17 euros e demora mais onze minutos do que o Alfa que custa 26...
será que 11 minutos e um pouco mais de conforto valem esses 9 euros?
Claro que para quem tem as viagens pagas por alguém este argumento não é relevante...
No entanto, como o pessoal continua a usar o Alfa, a diferença deve ser justificada.
Por exemplo, para mim, que quando uso o comboio é para ir até ao Porto, o IC custa 17 euros e demora mais onze minutos do que o Alfa que custa 26...
será que 11 minutos e um pouco mais de conforto valem esses 9 euros?
Claro que para quem tem as viagens pagas por alguém este argumento não é relevante...
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karlitos Escreveu:
devo dizer que hoje andei pela 1a vez no alfa, até aqui sempre tinha andado no IC porque sempre achei que 30minutos de diferença nao compensavam a diferença de preço... e nao podia estar mais certo...
a qualidade e conforto no intercidades consegue ser superior no IC do que no alfa...
o alfa chega mais cedo porque? porque so parou 3 vezes de lisboa a faro enquanto o IC para umas 10 vezes ou mais... foi para nao repetir esta...
Eu até concordo que tu prefiras ir de IC para poupar uns cobres, agora dizer que o conforto do IC é superior ao do alfa é completamente ridiculo. E com mentalidades assim que não vamos para a frente. É sempre mais fácil criticar...
Eu faço todas as semanas viagem porto - lx no alfa, e infelizmente por questões de lotação do alfa tive de viajar duas vezes de IC e a diferença é substancial. Desde o tempo que demora, ao conforto, ao barulho na carruagem, as pessoas que o frequentam. Passa por tudo um pouco e as diferenças são várias. Relativamente à história se isso justifica o preço, isso já depende dos interesses de cada um. Para mim o alfa permite-me poupar hora e meia do meu fim-de-semana por isso vale o dinheiro. O mesmo talvez se aplique ao TGV(sendo que não sou nem a favor nem contra ao TGV).
Gostei da frase em que mencionaste que de autocarro é mais barato e demora o mesmo. Deve ser um autocarro super rápido, porque de Lisboa(cidade) ao Porto(cidade) (não portagem a portagem) de carro tenho de ir bastante rápido para demorar as 2:37 do alfa, e não efectuo paragens para deixar passageiros em lado nenhum e ainda arrisco levar multa.
PS - (de autocarro de portagem a portagem com média de 110km/h demoras 2:40, e ainda falta o resto)
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vi um programa há pouco tempo no Odisseia. O MAGLEV gasta menos energia que um comboio convencional, porque funciona com super condutores que permitem ter altos rendimentos. e esses super condutores são muito fáceis de obter. quando a um material como o bário se junta nitrogénio liquido (que custa o mesmo que um litro de leite) obtém-se um super-condutor. foi isto que deu viabilidade ao maglev, antes os super condutoes eram muito dificeis de obter.
http://diario.iol.pt/economia/tgv-espan ... -4058.html
21-06-2008 - 11:35h
TGV: Mário Lino pede explicações a Espanha
Prevê-se um tempo de percurso de 2h45m nas ligações directas
O ministro Mário Lino escreveu uma carta à sua homóloga espanhola pedindo informação sobre o noticiado recuo da Espanha no TGV Badajoz-Madrid.
Depois de ter justificado a urgência do TGV português com o adiantamento do projecto em Espanha, o Governo de Lisboa ficou com «o menino nos braços»: sem garantias de prosseguimento da alta velocidade do lado de lá da fronteira, diz o jornal «Sol».
Em causa, está o facto, de nas últimas semanas, ter sido noticiado na imprensa espanhola¿e depois portuguesa¿que o governo espanhol não vai cumprir com o prazo acordado para chegada da linha à fronteira nem com a velocidade de projecto, comprometendo os tempos de percurso que estavam definidos.
Na carta enviada esta semana a Magdalena Álvarez, o ministro das Obras Públicas português lembra que o acordo entre os dois Estados prevê um tempo de percurso de 2h45m nas ligações directas entre as duas capitais, cuja linha será ser mista (incluindo transporte de mercadorias).
http://diario.iol.pt/economia/tgv-espan ... -4058.html
Cumprimentos
21-06-2008 - 11:35h
TGV: Mário Lino pede explicações a Espanha
Prevê-se um tempo de percurso de 2h45m nas ligações directas
O ministro Mário Lino escreveu uma carta à sua homóloga espanhola pedindo informação sobre o noticiado recuo da Espanha no TGV Badajoz-Madrid.
Depois de ter justificado a urgência do TGV português com o adiantamento do projecto em Espanha, o Governo de Lisboa ficou com «o menino nos braços»: sem garantias de prosseguimento da alta velocidade do lado de lá da fronteira, diz o jornal «Sol».
Em causa, está o facto, de nas últimas semanas, ter sido noticiado na imprensa espanhola¿e depois portuguesa¿que o governo espanhol não vai cumprir com o prazo acordado para chegada da linha à fronteira nem com a velocidade de projecto, comprometendo os tempos de percurso que estavam definidos.
Na carta enviada esta semana a Magdalena Álvarez, o ministro das Obras Públicas português lembra que o acordo entre os dois Estados prevê um tempo de percurso de 2h45m nas ligações directas entre as duas capitais, cuja linha será ser mista (incluindo transporte de mercadorias).
http://diario.iol.pt/economia/tgv-espan ... -4058.html
Cumprimentos
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Levitating Train From Las Vegas To Los Angeles Gets Boost
June 6, 2008 05:54 PM EST | AP
WASHINGTON — Plans for a levitating train from Las Vegas to Disneyland can move forward under a transportation bill signed by President Bush on Friday that frees up $45 million for the futuristic project.
Derided by critics as pie in the sky, the train would use magnetic levitation technology to carry passengers from Disneyland to Las Vegas in well under two hours, traveling at speeds of up to 300 mph. It would be the first MagLev system in the U.S.
The money is the largest cash infusion in the project's nearly 20-year history. It will pay for environmental studies for the first leg of the project.
The money had been delayed by a drafting error in Congress' 2005 highway bill, which was corrected along with some other changes by the legislation signed Friday by Bush. The delay had allowed a competing and cheaper diesel-electric plan to emerge as an alternative, but with the money now freed up supporters hope to move forward with the MagLev plan.
The train is meant to ease traffic on increasingly clogged Interstate 15, the main route for the millions of Southern Californians who make the 250-plus-mile drive to Las Vegas each year. There is no train on the route _ Amtrak's Desert Wind between Los Angeles and Las Vegas was canceled in 1997 because of low ridership.
Senate Majority Leader Harry Reid, D-Nev., praised passage of the law, saying the MagLev project "will safely and efficiently move people between Southern California and Las Vegas."
Eles acabam com o Alfa, e assim não haverá escolha!
Chegas 20 minutos mais cedo e pagas mais os 13 eur (que daria para um almoço no destino).
Infelizmente, é o mais provável, foi também o que aconteceu com os interregionais e muitos dos intercidades, que cederam o lugar ao pendular (que diga-se de passagem apenas chega perto do limite de velocidade em pequenos troços, circulando a maior parte do tempo muito devagar para o objectivo).
Além de que os passageiros também sabem fazer contas em 3.5 anos que estive a trabalhar em Lx o preço dos pendular aumentou +- 5 euros o autocarro aumentou 1 E.

Infelizmente, é o mais provável, foi também o que aconteceu com os interregionais e muitos dos intercidades, que cederam o lugar ao pendular (que diga-se de passagem apenas chega perto do limite de velocidade em pequenos troços, circulando a maior parte do tempo muito devagar para o objectivo).
Além de que os passageiros também sabem fazer contas em 3.5 anos que estive a trabalhar em Lx o preço dos pendular aumentou +- 5 euros o autocarro aumentou 1 E.
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Paulo Moreira Escreveu:Eu costumo pagar 27€ para ir a Lisboa no alfa.
Se a alternativa será ir de TGV a pagar 40€, eu simplesmente digo não obrigado. Irei continuar no alfa a 27€.
Quando é necessário criar postos de trabalho a todo o custo para as estatísticas, as obras públicas têm servido de desculpa. O problema é depois. Estes governantes de meia tijela não aprendem com o passado.
Eles acabam com o Alfa, e assim não haverá escolha!

Cumpeimentos.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
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karlitos Escreveu:nunofaustino Escreveu:do mesmo modo que não faz sentido haver um mega aeroporto em alcochete e outro aeroporto na portela...
Dificilmente haverá público para os dois e não faz sentido fazer concorrência um ao outro...
Um abr
Nuno
isso discordo...
noutros paises vêm-se aeroportos para as low cost e mercadoria na periferia e o central para voo das companhias de bandeira e para quem pode/quer pagar mais caro.
acho o pior disparate do seculo construir o TGV em portugal...
se eu vou de aviao num em 30 minutos a madrid e posso pagar numa low cost uns 30 ou 40€, para que ir pagar o mesmo ou mais e demorar 4horas?
é um investimento completamente injustificado.
devo dizer que hoje andei pela 1a vez no alfa, até aqui sempre tinha andado no IC porque sempre achei que 30minutos de diferença nao compensavam a diferença de preço... e nao podia estar mais certo...
a qualidade e conforto no intercidades consegue ser superior no IC do que no alfa...
o alfa chega mais cedo porque? porque so parou 3 vezes de lisboa a faro enquanto o IC para umas 10 vezes ou mais... foi para nao repetir esta...
alias, de autocarro sai mais barato, e até se demora o mesmo e já ha autocarros todos XPTO com muito mais qualiadade que a 1a classe do alfa...
p.s: fim de desabafo
Na minha opinião devias ir passar uma estadia ao Japão. Vinhas como uma ideia completamente oposta.
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Re: MAGLEV, mais rápido que os TGV !
limpaesgotos Escreveu::shock: Absolutamente fantástico, os MAGLEV da Transrapid são mais rápidos que os TGV da Alstom e até aviões, são silenciosos e não têm rodas !!![]()
Ora vejam os videos no link abaixo:
http://planetin.blogspot.com/2008/03/tr ... rpido.html
E vai Portugal gastar milhões numa técnologia que começa a ficar desactualizada !
Já andei num e aconselho vivamente. É simplesmente fabuloso e seguro.
O custo é o seu handicap.
Editado pela última vez por Pedro Miguel em 2/6/2008 16:54, num total de 1 vez.
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Eu costumo pagar 27€ para ir a Lisboa no alfa.
Se a alternativa será ir de TGV a pagar 40€, eu simplesmente digo não obrigado. Irei continuar no alfa a 27€.
Quando é necessário criar postos de trabalho a todo o custo para as estatísticas, as obras públicas têm servido de desculpa. O problema é depois. Estes governantes de meia tijela não aprendem com o passado.
Se a alternativa será ir de TGV a pagar 40€, eu simplesmente digo não obrigado. Irei continuar no alfa a 27€.
Quando é necessário criar postos de trabalho a todo o custo para as estatísticas, as obras públicas têm servido de desculpa. O problema é depois. Estes governantes de meia tijela não aprendem com o passado.
Paulo Moreira
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=348 ... =26&tema=4
Lançado concurso para o primeiro troço do TGV
O Governo lançou, em Évora, o concurso para a concessão, construção, financiamento e manutenção, por 40 anos, do primeiro troço da ligação ferroviária de alta velocidade. Trata-se do troço entre o Poceirão e Caia que prevê também a construção da futura estação do TGV em Évora.
A linha ferroviária de alta velocidade, que vai ligar Lisboa a Madrid a partir de 2013, representa um investimento de cerca de 3,3 milhões de euros, um valor que inclui a construção da terceira travessia do Tejo, entre Chelas e Barreiro, anunciada pelo Governo a 3 de Abril.
Além do componente de alta velocidade do troço Poceirão – Caia, com 167 quilómetros, o concurso incluirá também um componente da rede ferroviária convencional, com 62 quilómetros, entre Évora e Caia, que vai permitir uma nova ligação ferroviária ao Porto de Sines.
Infra-estrutura garante 36 mil postos de trabalho
Mário Lino, ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, garantiu que a construção da linha de alta velocidade vai permitir a construção de 36 mil novos postos de trabalho.
“Num período de 40 anos, nós vamos criar 36 mil postos de trabalho, ligados ao transporte de alta velocidade, nas várias actividades: transporte, conservação, manutenção, funcionamento e serviços de apoio”, afirmou o governante à RTP.
“Vamos também estimular o investimento privado, que estará associado ao transporte de alta velocidade. A linha Lisboa – Madrid é uma linha de transporte de passageiros e de mercadorias”, acrescentou.
TGV vai ligar Lisboa a Madrid em 2013
O lançamento do primeiro troço do comboio de alta velocidade que hoje é lançado tem em vista o cumprimento do calendário definido pelo Executivo português em 2005.
“Estamos a trabalhar para que os prazos sejam cumpridos. Na cimeira com Espanha de 2005, em Évora, fixámos essa meta em 2013. Portanto, estamos a cumprir esse calendário”, disse Mário Lino.
“O concurso que lançamos hoje é o primeiro para os eixos prioritários, Lisboa – Madrid, Lisboa – Porto e Porto Vigo, e tem em vista precisamente o cumprimento desse calendário”, acrescentou.
“Estamos a fazer esta rede porque consideramos que ela é estratégica para o desenvolvimento do país”, concluiu Mário Lino.
Bilhetes entre os 40 e os 100 euros
Os bilhetes do TGV entre Lisboa e Madrid deverão custar 100 euros e entre Lisboa e o Porto o valor previsto é de 40 euros.
Segundo Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, estes preços funcionarão como “tarifas de referência, uma vez que vai existir todo o tipo de tarifário, desde valores mais altos a valores mais baixos”, estando previsto que o tarifário variem em função dos “períodos horários, dos dias da semana e dos dias do mês”.
“Poderão existir bilhetes a 200 euros e também bilhetes a 10 euros. O preço vai variar em função do mercado, tal como acontece no transporte aéreo”, acrescentou.
Na entrevista à RTP, o ministro explicou como é que o Governo chegou a este valor. “Nas previsões de tráfego que estão considerados nos estudos de procura que foram feitos, apontam na linha Lisboa – Madrid para um tráfego de passageiros na ordem dos 6,1 milhões por ano, que poderá chegar a um pico de 9,5 milhões com o evoluir dos anos. E com os custos que estão associados à construção e exploração desta linha”.
Segundo Mário Lino, estes preços poderão baixar. “As previsões de utilização dos comboios de alta velocidade em Espanha têm superado as expectativas. E nós pensamos que isso também tem grandes possibilidades de acontecer em Portugal, e nesse contexto a tendência dos preços será para baixar”.
“Tudo vai depender do êxito da ligação e nós acreditamos que o futuro do transporte de passageiros, por ferrovia de alta velocidade, vai ocupar uma quota de mercado cada vez maior”, acrescentou.
Actualmente, a ligação entre Lisboa e Porto, no comboio Alfa, custa 39,50 euros. Entre Lisboa e Madrid os preços, no Lusitânia Comboio Hotel, variam entre os 57,50 euros e os 198 euros, dependendo da classe.
Cristina Sambado, RTP
2008-06-02 10:27:42
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=348 ... =26&tema=4
Cumprimentos.
Lançado concurso para o primeiro troço do TGV
O Governo lançou, em Évora, o concurso para a concessão, construção, financiamento e manutenção, por 40 anos, do primeiro troço da ligação ferroviária de alta velocidade. Trata-se do troço entre o Poceirão e Caia que prevê também a construção da futura estação do TGV em Évora.
A linha ferroviária de alta velocidade, que vai ligar Lisboa a Madrid a partir de 2013, representa um investimento de cerca de 3,3 milhões de euros, um valor que inclui a construção da terceira travessia do Tejo, entre Chelas e Barreiro, anunciada pelo Governo a 3 de Abril.
Além do componente de alta velocidade do troço Poceirão – Caia, com 167 quilómetros, o concurso incluirá também um componente da rede ferroviária convencional, com 62 quilómetros, entre Évora e Caia, que vai permitir uma nova ligação ferroviária ao Porto de Sines.
Infra-estrutura garante 36 mil postos de trabalho
Mário Lino, ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, garantiu que a construção da linha de alta velocidade vai permitir a construção de 36 mil novos postos de trabalho.
“Num período de 40 anos, nós vamos criar 36 mil postos de trabalho, ligados ao transporte de alta velocidade, nas várias actividades: transporte, conservação, manutenção, funcionamento e serviços de apoio”, afirmou o governante à RTP.
“Vamos também estimular o investimento privado, que estará associado ao transporte de alta velocidade. A linha Lisboa – Madrid é uma linha de transporte de passageiros e de mercadorias”, acrescentou.
TGV vai ligar Lisboa a Madrid em 2013
O lançamento do primeiro troço do comboio de alta velocidade que hoje é lançado tem em vista o cumprimento do calendário definido pelo Executivo português em 2005.
“Estamos a trabalhar para que os prazos sejam cumpridos. Na cimeira com Espanha de 2005, em Évora, fixámos essa meta em 2013. Portanto, estamos a cumprir esse calendário”, disse Mário Lino.
“O concurso que lançamos hoje é o primeiro para os eixos prioritários, Lisboa – Madrid, Lisboa – Porto e Porto Vigo, e tem em vista precisamente o cumprimento desse calendário”, acrescentou.
“Estamos a fazer esta rede porque consideramos que ela é estratégica para o desenvolvimento do país”, concluiu Mário Lino.
Bilhetes entre os 40 e os 100 euros
Os bilhetes do TGV entre Lisboa e Madrid deverão custar 100 euros e entre Lisboa e o Porto o valor previsto é de 40 euros.
Segundo Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, estes preços funcionarão como “tarifas de referência, uma vez que vai existir todo o tipo de tarifário, desde valores mais altos a valores mais baixos”, estando previsto que o tarifário variem em função dos “períodos horários, dos dias da semana e dos dias do mês”.
“Poderão existir bilhetes a 200 euros e também bilhetes a 10 euros. O preço vai variar em função do mercado, tal como acontece no transporte aéreo”, acrescentou.
Na entrevista à RTP, o ministro explicou como é que o Governo chegou a este valor. “Nas previsões de tráfego que estão considerados nos estudos de procura que foram feitos, apontam na linha Lisboa – Madrid para um tráfego de passageiros na ordem dos 6,1 milhões por ano, que poderá chegar a um pico de 9,5 milhões com o evoluir dos anos. E com os custos que estão associados à construção e exploração desta linha”.
Segundo Mário Lino, estes preços poderão baixar. “As previsões de utilização dos comboios de alta velocidade em Espanha têm superado as expectativas. E nós pensamos que isso também tem grandes possibilidades de acontecer em Portugal, e nesse contexto a tendência dos preços será para baixar”.
“Tudo vai depender do êxito da ligação e nós acreditamos que o futuro do transporte de passageiros, por ferrovia de alta velocidade, vai ocupar uma quota de mercado cada vez maior”, acrescentou.
Actualmente, a ligação entre Lisboa e Porto, no comboio Alfa, custa 39,50 euros. Entre Lisboa e Madrid os preços, no Lusitânia Comboio Hotel, variam entre os 57,50 euros e os 198 euros, dependendo da classe.
Cristina Sambado, RTP
2008-06-02 10:27:42
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=348 ... =26&tema=4
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" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Como é que eles ainda têm coragem !!






http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx ... id=1173307
TGV: ligação entre Porto e Vigo até 2008
Por Lusa, PUBLICO.PT
30.10.2003
O Porto e a cidade espanhola de Vigo estarão ligadas por TGV até 2008, garantiu hoje o ministro do Ambiente, Amílcar Theias.
Amílcar Theias adiantou que "está previsto que o TGV chegue a Vigo em 2007 e à fronteira portuguesa em 2008, pelo que tudo está a ser feito para que nesse mesmo ano possam circular os comboios de alta velocidade entre o Porto e Vigo".
O ministro do Ambiente encontra-se em Santiago de Compostela para assistir à transferência da presidência da Comunidade de Trabalho Galiza/Norte de Portugal (CTG/NP) do presidente da Junta da Galiza, Manuel Fraga Iribarne, para Arlindo Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR/N).
Estudo de impacte ambiental vai avançar de imediato
Arlindo Cunha acrescentou que os estudos de impacte ambiental sobre a ligação ferroviária entre o Porto e a Galiza vão avançar de imediato.
"A construção da ligação ferroviária ultrapassa muito a cooperação transfronteiriça, que é o domínio do Interreg, mas os estudos de impacte ambiental vão avançar já", explicou o responsável.
Arlindo Cunha referiu ainda que as candidaturas à segunda fase do Interreg III, que destina uma dotação de 100 milhões de euros para incentivar a cooperação transfronteiriça, começam já em Dezembro e terminam no final de Janeiro, iniciando-se a seguir a respectiva análise pelas comissões técnicas conjuntas da CTG/NP.
O presidente da CCDR/N referiu que as directrizes para esta segunda fase do Interreg III vêm na continuidade da fase anterior, beneficiando nomeadamente a cooperação ambiental na construção de infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias.
No entanto, Arlindo Cunha sublinhou que será dada especial atenção ao apoio à inovação, de forma a aumentar a competitividade da euro-região Galiza/Norte de Portugal.
Neste sentido, a CTG/NP apoiará a realização de estudos sobre a competitividade desta região, assim como sobre o impacte do alargamento da União Europeia na economia regional.
Arlindo Cunha assume hoje a presidência rotativa da CTG/NP, que é assegurada alternadamente pelos presidentes da Junta da Galiza e da CCDR/N, em períodos de dois anos, sucedendo ao presidente galego, Manuel Fraga Iribarne.
http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx ... id=1173307
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
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nunofaustino Escreveu:do mesmo modo que não faz sentido haver um mega aeroporto em alcochete e outro aeroporto na portela...
Dificilmente haverá público para os dois e não faz sentido fazer concorrência um ao outro...
Um abr
Nuno
isso discordo...
noutros paises vêm-se aeroportos para as low cost e mercadoria na periferia e o central para voo das companhias de bandeira e para quem pode/quer pagar mais caro.
acho o pior disparate do seculo construir o TGV em portugal...
se eu vou de aviao num em 30 minutos a madrid e posso pagar numa low cost uns 30 ou 40€, para que ir pagar o mesmo ou mais e demorar 4horas?
é um investimento completamente injustificado.
devo dizer que hoje andei pela 1a vez no alfa, até aqui sempre tinha andado no IC porque sempre achei que 30minutos de diferença nao compensavam a diferença de preço... e nao podia estar mais certo...
a qualidade e conforto no intercidades consegue ser superior no IC do que no alfa...
o alfa chega mais cedo porque? porque so parou 3 vezes de lisboa a faro enquanto o IC para umas 10 vezes ou mais... foi para nao repetir esta...
alias, de autocarro sai mais barato, e até se demora o mesmo e já ha autocarros todos XPTO com muito mais qualiadade que a 1a classe do alfa...
p.s: fim de desabafo

nunofaustino Escreveu:limpaesgotos Escreveu:Prefiro ir em 2ªclasse num Alfa e almoçar bem no destino.![]()
Pois... mas não faz sentido que haja Alfa e TGV pois náo?
Um abr
Nuno

Cumprimentos.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Preços
nunofaustino Escreveu:Se o preço da viagem Porto Lisboa for semelhante aos preços praticados em Espanha (cerca de 11 cêntimos/Km nas viagens mais longas), custará cerca de 35€ fazer uma viagem de Lisboa/Porto e cerca de 70€ Lisboa/Madrid.
Os preços que foram previstos em 2005 é de 40 eur para a viagem Lisba/Porto e de 100 eur Lisboa/Madrid.
Prefiro ir em 2ªclasse num Alfa e almoçar bem no destino.

Se for com um grupo de amigos, vamos de automovel e pagamos todos a viagem a meias.

Senão não tiver pressa, vou de autocarro e aproveito para dormir uma boa soneca.


http://www.rave.pt/faqs_resposta.htm
29. Quanto poderá custar um bilhete Lisboa–Porto e Lisboa–Madrid?
Embora ainda não seja possível responder definitivamente a esta questão, que não poderá ser dissociada da estratégia comercial dos futuros operadores, é expectável que, à semelhança do que já vem sendo prática corrente dos operadores de linhas de Alta Velocidade internacionais e das companhias aéreas, haja uma gama muito elevada de descontos sobre as tarifas de base, nomeadamente para passageiros frequentes, viagens de ida e volta, terceira idade, crianças, estudantes, viagens com marcação muito antecipada, última hora, etc.
Os critérios para a formação dos preços a praticar deverão, por um lado, ser realmente atractivos para captar uma parte significativa da procura, assegurando que os comboios tenham elevadas taxas de ocupação; por outro lado, deverão proporcionar níveis de receita compatíveis com o objectivo de assegurar que não haverá envolvimento de fundos públicos para fazer face aos encargos com a exploração e manutenção, quer dos serviços ferroviários, quer da própria infra-estrutura ferroviária.
Nos estudos efectuados, previu-se na ligação Lisboa-Porto uma tarifa média, a preços de 2005, de 40 euros, correspondente a valores de referência compreendidos entre 11 e 13 cêntimos, por quilómetro.
No caso da ligação Lisboa-Madrid, admitiu-se um valor para a tarifa média, a preços de 2005, de 100 euros, correspondente a um valor de cerca de 15 cêntimos por quilómetro, em relação ao qual foram admitidos descontos, situando os níveis tarifários médios, entre 9 e 12 cêntimos, em função da tipologia do serviço.
http://www.rave.pt/faqs_resposta.htm
Cumprimentos.
Editado pela última vez por limpaesgotos em 7/3/2008 13:26, num total de 3 vezes.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
O TGV está previsto custar cerca de 7.000M de €. Imaginando que não vão ocorrer derrapagens financeiras, isso dará cerca de 667€ por cada português (se considerarmos que somos 10.5 M).
Se o preço da viagem Porto Lisboa for semelhante aos preços praticados em Espanha (cerca de 11 cêntimos/Km nas viagens mais longas), custará cerca de 35€ fazer uma viagem de Lisboa/Porto e cerca de 70€ Lisboa/Madrid. Hoje fui ao site da edreams e escolhi um dia aleatório (dia 18 de março) e consegui encontrar uma viagem pelo mesmo preço (se quiser voltar no mesmo dia) e a metade do preço se quiser ficar uma noite em madrid.
E ninguém me convence que alguém utilizará de modo consistente o TGV para vir de Paris a Lisboa (e muito menos de Berlin ou Bruxelas). Ou seja, o TGV será utilizado, no máximo, para ligar Lisboa a Madrid e ponto final.
Hoje a viagem Porto/Lisboa demora 2.35h e custa 27,5€ no alfa (que terá de acabar de modo a que o TGV seja rentável). No tgv custará mais 7.5€ (+27%) e demorará não se sabe muito bem quanto tempo menos.
Finalmente os custos de manutenção... eu duvido que a linha Madrid/Lisboa consiga pagar metade dos custos de exploração. E quem vai ter de arcar com os custos? Os contribuintes portugueses...
O TGV tb têm pontos importantes... se assumirmos que haverá muitas pessoas que abdiquem do automóvel para ir de TGV, o que n me parece muito provável que quem n faça isso com o Alfa, faça com o TGV, levará à poupança de combustível, sinistralidade automóvel, ... para além disso criará muito empregos de curto prazo (durante a construção).
Mas, na mho, os pontos negativos são maiores do que os positivos...
Um abr
Nuno
Se o preço da viagem Porto Lisboa for semelhante aos preços praticados em Espanha (cerca de 11 cêntimos/Km nas viagens mais longas), custará cerca de 35€ fazer uma viagem de Lisboa/Porto e cerca de 70€ Lisboa/Madrid. Hoje fui ao site da edreams e escolhi um dia aleatório (dia 18 de março) e consegui encontrar uma viagem pelo mesmo preço (se quiser voltar no mesmo dia) e a metade do preço se quiser ficar uma noite em madrid.
E ninguém me convence que alguém utilizará de modo consistente o TGV para vir de Paris a Lisboa (e muito menos de Berlin ou Bruxelas). Ou seja, o TGV será utilizado, no máximo, para ligar Lisboa a Madrid e ponto final.
Hoje a viagem Porto/Lisboa demora 2.35h e custa 27,5€ no alfa (que terá de acabar de modo a que o TGV seja rentável). No tgv custará mais 7.5€ (+27%) e demorará não se sabe muito bem quanto tempo menos.
Finalmente os custos de manutenção... eu duvido que a linha Madrid/Lisboa consiga pagar metade dos custos de exploração. E quem vai ter de arcar com os custos? Os contribuintes portugueses...
O TGV tb têm pontos importantes... se assumirmos que haverá muitas pessoas que abdiquem do automóvel para ir de TGV, o que n me parece muito provável que quem n faça isso com o Alfa, faça com o TGV, levará à poupança de combustível, sinistralidade automóvel, ... para além disso criará muito empregos de curto prazo (durante a construção).
Mas, na mho, os pontos negativos são maiores do que os positivos...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Portugal pode investir num MAGLEV destes ...


http://www.youtube.com/watch?v=qevN7FqiVyA
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Cumprimentos,
Editado pela última vez por limpaesgotos em 7/3/2008 12:39, num total de 1 vez.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
silvaxico Escreveu:Se não estou em erro, a ideia de construir o TGV em Portugal é permitir a ligação à rede europeia. Não teria grande lógica fazer algo não compatível com o que existe nos outros países europeus.
E que tal Portugal começar a ser a referência na Europa, investindo em tecnologias únicas para depois os outros países nos seguirem?
Esse comentário espelha que vamos estar sempre à espera do que acontece nos outros países para depois nos mexermos.
Projectos como o TGV ou o Maglev que foi aqui referido envolvem muito €€ e, sendo relacionados com a área dos transportes e mais apropriados a percursos de longa-distância, deviam ser visto numa óptica ibérica e não a nível nacional.
Tal como não rende andar de Ferrari numa cidade cheia de trânsito, também não rende andarmos de TGV para andarmos a parar em várias estações. A ligação Lisboa-Madrid, por exemplo, justifica o investimento. Não estávamos só a ligar-nos a Madrid, mas também à Europa, para depois termos percursos para outras cidades europeias. As outras ligações que andaram ai postas em cima da mesa já são mais duvidosas, quer pela distância envolvida, quer pelo facto se é mesmo necessário satisfazer a procura com tamanho investimento.
Criar uma rede de transportes dinâmica, eficaz e útil é muito importante para o nosso desenvolvimento. Fazer por fazer, ou só porque é bonito ter o que os outros têm, é mostrar falta de bom senso na gestão do dinheiro.
Cumps.
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