Caldeirão da Bolsa

BPI Novos Emergentes 2008-2012

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vold » 22/7/2008 22:30

fiquei tentado a investir uma parte do capital neste produto. pode não ser nos próximos 4 anos, mas vejo a possível entrada como uma forma de proteger uma parte do meu capital e garanti-lo, mesmo sem valorização a longo prazo, o que não acontece com alguns investimentos que tenho feito e que são a maioria. além disso acresce ainda uma boa probabilidade de valorização.

pelo lado negativo o gráfico da evolução do índice parece indicar alguma dependência das grandes economias. o bull do índice iniciou-se em 2003 e parece ter terminado em meados 2008, tendo já perdido 25%. a continuar o bear nos mercados ocidentais pode prejudicar a evolução.

muito obrigado pelas respostas Pata.

Registado: 29/11/2007 14:23

por Pata-Hari » 22/7/2008 22:23

vold, os next eleven são exactamente os paises que a goldman acha que irão ser os novos brics e que ainda não são. Ou seja, é mesmo algo que é a verificar e que não está minimamente descontado, está longe de estar descontado, MUITO longe. Pode é não vir a acontecer ou não se concretizar próximos 4 anos.

Quanto à idia e ao real, teremos que pensar nisso mais tarde. Não tenho a noção de como é que a india está do ponto de vista fundamental (andava muito carota há ano e meio) e também terei que tentar perceber o potencial do real.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por vold » 22/7/2008 21:48

obrigado pata. já agora aproveito para esta pergunta, que pede uma resposta cheia de especulação, mas não faz mal. :)

índia, real, N11, o que é que poderá ter uma capacidade de crescimento maior ? serão os produtos que ainda são uma "surpresa" ou aqueles de que já se conhece o potencial ?

quando já se conhece uma parte não estará já esgotada ?

por Pata-Hari » 22/7/2008 21:41

Ah, e sei que eles irão ter outros (india, valorização do real e mais umas outras cenas).
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 22/7/2008 21:40

"O pior cenário será contudo valorizações negativas, de tal maneira que o produto despoletaria o mecanismo de "Capital Seguro", recebendo o Cliente nestas circunstâncias, na data de reembolso em 2012, apenas o correspondente ao Valor Nominal."

Significa que no pior dos casos se recebe o capital sem qualquer valorização ?
é isso mesmo. É o que torna esse estruturado num produto de capital garantido. Se a perda máxima fosse 5% ou 10% (ou o que fosse), chamar-se-ia estruturado de "risco limitado".

A ideia parece engraçada e faz aquilo que eu acho que os estruturados devem fazer: aproveitar a rede de segurança do capital garantido para se poder fazer investimentos com alto potencial e risco sem grandes stresses.
Administrador Fórum

BPI Novos Emergentes 2008-2012

por vold » 22/7/2008 21:34

olá

tenho andado à procura de formas de investir algum capital a longo prazo e deparei-me com este produto oferecido pelo BPI que me parece bastante interessante.

como não tenho formação que me permita descobrir as partes negativas de um produto como este gostava de pedir a vossa opinião.

é um fundo que investe nos Next 11, uma lista renovada de países que podem explodir nos próximos anos à semelhança do que aconteceu com os BRIC.

é de capital garantido, daí ter-me chamado a atenção.

um pormenor que não compreendi é este:

"O pior cenário será contudo valorizações negativas, de tal maneira que o produto despoletaria o mecanismo de "Capital Seguro", recebendo o Cliente nestas circunstâncias, na data de reembolso em 2012, apenas o correspondente ao Valor Nominal."

significa que no pior dos casos recebe-se o capital sem qualquer valorização ?

sinceramente, acredito no crescimento exponencial de novos países dos quais penso que a coreia do sul e turquia farão parte. estes dois países têm muito peso no índice.

fica a informação nos links:

http://www.bpiinvestimentos.pt/Produtos ... #simulador

http://rep.bancobpi.pt/RepMultimedia/ge ... 2_Brochura

se pudessem ser rápidos a dar opinião agradecia visto que o período de subscrição termina a 25 de Julho de 2008.

obrigado

abraço

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 90 visitantes