Caldeirão da Bolsa

Bancos portugueses são dos menos saudáveis da Europa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 18/7/2008 0:04

Ulisses Pereira Escreveu:Já o disse algumas vezes: O problema nas OPA`s é que as Administrações, ao aconselharme a rejeição das mesmas, estão quase smepre a defender os seus empregos e raras vezes os interesses dos accionistas.

Eu só ainda não percebi como é que eles têm margem de manobra para fazer essas e outras coisas que são claramente maus negócios para os accionistas (estou a lembrar-me dos AC numa altura em que se distribuem dividendos por exemplo)... alguma vez, por causa de má gestão relacionada com estes aspectos, um accionista, ou grupo de accionistas, processou uma administração??

Até que ponto os accionistas do BPI o podiam fazer agora? Se bem que neste caso, segundo sei, eles apresentaram uma proposta, não se comprometeram a nada em especial, os accionistas não os podem culpar, mas deverá haver casos em que isso pode acontecer... digo eu!?

Enfim, o caso do BPI é apenas um e nem o conheço bem, estou a aproveitá-lo para abordar uma questão que me faz alguma confusão (sempre fez) que tem a ver com o facto de me parecer que é um bocado "treta" a lei(?) que diz que as administrações são obrigadas a defender os interesses dos accionistas... parece-me que é levada pouco a sério e não me parece que isso pudesse ser possível, no fundo os accionistas são so patrões e eles os empregados!? ou estou a ver aqui alguma coisa mal?!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por charles » 17/7/2008 23:47

jpferraz Escreveu:Só uma questão... se a stuação se mantiver ou piorar (o que parece ser inevitável) não há perigo de algum dos nossos bancos falir??

O banco onde o panorama em termos de cotação é mais negro é o BCP, reflexo da conhecida situação "BCPGATE" com sucessivos escandalos e instabilidade ao nivel da Administração com guerras internas entre accionistas e alguma luta interna pelo poder, com a situação a piorar em termos de cotação, penso que os resultados devem vir a ser um reflexo disto tudo, mas se piorasse ao ponto de.... chamemos-lhe ruptura, quanto a mim a CGD absorvia o BCP, acho mesmo que isto deve ter sido equacionado na altura da saida de um administrador da CGD para o BCP, se....se o que encontrassem fosse mau ou muito mau ao ponto da tal ruptura o "homem forte estaria/está lá"

Sempre duvidei do exito da OPA mas devo confessar que a ter tido exito o banco que surgisse estaria seguramente mais confortavel e fortalecido no sector financeiro, mais tarde ou mais cedo tanto o BCP como o BPI terão de repensar esta OPA , quem sabe sob a forma de uma (nova tentaiva) fusão.

Acho que o ressalto destes dois dias é um adiar de uma quebra do 1€.

Cumpt

Cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Branc0 » 17/7/2008 17:13

jpferraz Escreveu:Só uma questão... se a stuação se mantiver ou piorar (o que parece ser inevitável) não há perigo de algum dos nossos bancos falir??

Se estás a falar dos "3 grandes" (BCP, BPI e BES) a CGD compraria um deles antes que entrassem em falência técnica.

A não ser que entrássemos numa de mercado livre mas não estou a ver isso acontecer em tempos de crise.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Resina » 17/7/2008 15:41

Depende da situação de cada em relação à exposição que tem nos diversos tipos de crédito...
Vitor Constancio já alertou que os aumentos de capital poderão vir a surgir novamente...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por jpferraz » 17/7/2008 15:34

Só uma questão... se a stuação se mantiver ou piorar (o que parece ser inevitável) não há perigo de algum dos nossos bancos falir??

Registado: 29/11/2007 9:24

por PJBM2 » 17/7/2008 12:47

Ulisses Pereira Escreveu:Já o disse algumas vezes: O problema nas OPA`s é que as Administrações, ao aconselharme a rejeição das mesmas, estão quase smepre a defender os seus empregos e raras vezes os interesses dos accionistas.

Um abraço,
Ulisses

Totalmente de acordo.

E depois de ler esta notícia, continuo a reiterar que os administradores não merecem o salário que ganham para o nível de remunerações em Portugal.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por Resina » 17/7/2008 12:31

Talvez a opa tivesse mais sucesso agora, bastava o Bpi apresentar maus resultados e ficar em situação financeira instavel.... Mas tambem não me parece que o Bcp tivesse condições financeiras para o poder comprar...

por EuroVerde » 17/7/2008 12:27

Resina Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Quem não vendia hoje BPI a 7 euros por acção? :oops:

Mesmo assim a administração do Bpi ia-se defender dizendo que o Bpi valia muito mais, apesar de nunca o valer...
Isso é sempre relativo e depende da ganância de cada um... De certeza que ias ver muitos a dizer que era pouco..
Mesmo a opa da Pt nunca iria dar valendo agora a Pt muito menos... Quem não quer vender inventa mil e uma desculpas para o fazer...
Abraço

As administrações tentam-se sempre defender.
Na altura houve muitos a dizer que era pouco. As coisas tomaram este rumo, mas 7 euros seria um optimo preço para vender. No mercado existe bancos a mais nesta altura e com problemas.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Ulisses Pereira » 17/7/2008 12:24

Já o disse algumas vezes: O problema nas OPA`s é que as Administrações, ao aconselharme a rejeição das mesmas, estão quase smepre a defender os seus empregos e raras vezes os interesses dos accionistas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Resina » 17/7/2008 12:17

EuroVerde Escreveu:Quem não vendia hoje BPI a 7 euros por acção? :oops:

Mesmo assim a administração do Bpi ia-se defender dizendo que o Bpi valia muito mais, apesar de nunca o valer...
Isso é sempre relativo e depende da ganância de cada um... De certeza que ias ver muitos a dizer que era pouco..
Mesmo a opa da Pt nunca iria dar valendo agora a Pt muito menos... Quem não quer vender inventa mil e uma desculpas para o fazer...
Abraço

por EuroVerde » 17/7/2008 12:11

Quem não vendia hoje BPI a 7 euros por acção? :oops:

Registado: 29/11/2007 11:19

por artista_ » 17/7/2008 11:27

Iste é um aparte... cada vez que vejo o nome BPI penso no que estarão a pensar agora os accionistas que não aceitaram a proposta do BCP?! e pergunto-me como estaria agora o BCP se a OPA tivesse tido sucesso?! estaria menos mal ou ainda pior?

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

......

por AC Investor Blog » 17/7/2008 9:11

Pois aí está o problema. Sendo estes os menos saudáveis da Europa e com uma recessão ou mesmo abrandamento profundo da economia nos próximos tempos, a situação deles pode tremer, o que fará ainda mais as cotações deslizarem por aí abaixo. A ver vamos o que eles têm para dizer.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Lion_Heart » 17/7/2008 2:38

Num ‘ranking’ com 62 bancos europeus, BCP, BPI e BES surgem entre as instituições com rácios de capital mais baixos.

Pedro Latoeiro e Maria Ana Barroso com Marta Reis

BCP, BES e BPI são dos bancos com rácios de capital mais baixos da Europa, de acordo com um ‘ranking’ elaborado pela Bloomberg que reúne 62 instituições financeiras.

Historicamente os bancos portugueses apresentam rácios de capital inferiores à média europeia. O problema é que, com a crise do ‘subprime’, as bases de capital do BCP e do BPI caíram abaixo dos níveis aconselhados pelo Banco de Portugal (BdP). O regulador recomenda que o ‘core tier I’, um dos indicadores mais utilizados para avaliar a saúde financeira de um banco, deva estar acima dos 5% e, no final do primeiro trimestre de 2008, o BCP e o BPI tinham este rácio nos 4% e 4,3%, respectivamente. Os dois bancos viram-se obrigados a pedir dinheiro aos seus accionistas mas, com a queda de 39% da bolsa portuguesa este ano, o mercado começou a questionar se estes aumentos de capital serão suficientes para manter o BPI e o BCP em níveis confortáveis.

“Não é o cenário mais provável no curto prazo, mas também não se pode excluir a hipótese de novos aumentos de capital no futuro”, adiantou um analista.

Um dos problemas em cima da mesa é o das participações cruzadas entre os bancos. O BPI optou por reduzir para menos de metade a sua posição no BCP, mas Santos Ferreira ainda não terá mexido nos 10% que detém no rival e, este ano, os dois bancos já perderam mais de metade do seu valor de mercado.

Foi neste contexto que o governador do BdP, Vítor Constâncio, veio dizer esta semana que, a manter-se a crise nas bolsas, serão necessários novos “aumentos de capital”, sem se referir especificamente a nenhuma instituição.

Fonte da banca contactada pelo Diário Económico considera que “o governador está a falar para o BPI e para o BCP, uma vez que estes dois bancos continuam a perder muito dinheiro nas participações cruzadas e os últimos rácios de capital conhecidos não reflectem estas perdas na totalidade. Estou certo de os níveis de capital do BCP e do BPI não estão onde o BdP gostaria que estivessem”.

Os dois bancos apresentam resultados semestrais na próxima semana e, nessa altura, o mercado ficará a conhecer os rácios de capital das instituições. Quem já disse ser “prudente” aumentar o seu capital é a Caixa Geral de Depósitos. “Até ao final do ano é provável que isso aconteça” revelou recentemente Faria de Oliveira, sem avançar o valor da operação.

Reforço de capital na CGD
A CGD viu o seu rácio de capital degradar-se em 40 pontos base entre 2006 e 2007, o que levou o banco estatal a fazer um aumento de capital em Dezembro do ano passado. Este ano, a CGD deverá reforçar novamente os capitais, para fazer face às perdas latentes e atingir os objectivos estratégicos. Tal foi admitido pelo presidente do banco, Faria de Oliveira, que considerou “prudente” aumentar o capital ainda este ano.

BCP com injecção recorde
Com o impacto do aumento de capital realizado este ano, o ‘core tier 1’ do BCP seria no final de Março de 6,2%. Quem o disse foi o presidente do banco, Santos Ferreira, na apresentação dos resultados. Sem o maior aumento de capital de sempre BCP, o rácio estava em final de Março nos 4%, abaixo dos 5% recomendados pelo Banco de Portugal. Resta saber como o rácio ficará no segundo trimestre. Se resistiu à turbulência no sector.

BES está mais confortável
O BES é dos quatro bancos o que tem a situação de capital mais confortável. O banco não fez aquisições relevantes em termos de investimento, não tem posições nos capitais de BCP e BPI e, no sector financeiro internacional, a participação no Bradesco só tem dado alegrias. Além disso, fruto do rácio de 4,5% que tinha em 2005, o banco fez um aumento de capital em 2006. Um passo que hoje assume um papel fundamental.

BPI reforça com 300 milhões
O BPI foi, a par com o BCP, outro banco que recorreu este ano a um aumento de capital para reforçar os rácios de solvabilidade. O ‘core tier 1’ estava em 4,3% no final do primeiro trimestre e objectivo era que, depois do aumento, ficasse nos 5,5%. O reforço foi de 300 milhões de euros. Será que o rácio de capital resistiu à queda dos mercados? Ou será que o banco liderado por Fernando Ulrich poderá ter de fazer um novo reforço dos capitais?

Indicadores

- O rácio ‘core tier I’ é um dos indicadores mais utilizados pelo mercado para avaliar a saúde financeira de um banco.

- Quanto mais elevado é este rácio, maior a estabilidade financeira da instituição e menor é a necessidade de fundos próprios.

- Historicamente, os bancos portugueses apresentam um ‘core tier I’ mais baixo que a média europeia mas, em 2008, este indicador caiu abaixo dos 5% recomendados pelo Banco de Portugal.

- No final do primeiro trimestre de 2008, o BCP tinha um ‘core tier I’ de 4% e o BPI de 4,3%, valores que levaram os dois bancos a aumentar o seu capital.

- Os ‘core tier I’ dos dois bancos serão conhecidos na próxima semana quando forem divulgados os resultados semestrais.

Fonte DE
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 75 visitantes