Caldeirão da Bolsa

Carros eléctricos: Sócrates promete desconto sobre zero

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por luiz22 » 11/7/2008 14:28

Governo admite erro em informação divulgada por primeiro-ministro

Hoje às 12:12

O Governo admitiu que errou ao indicar ao primeiro-ministro que os carros eléctricos iam ser sujeitos a impostos, quando uma lei em vigor prevê a isenção. A correcção surgiu no dia em que a Quercus anunciou que ia pedir esclarecimentos sobre a questão.


Francisco Ferreira explica que a lei já prevê isenção de imposto para os carros eléctricos

O Governo admitiu que errou ao informar o primeiro-ministro de que os carros eléctricos vão ser sujeitos a impostos, uma vez que uma lei que entrou em vigor já durante a governação socialista isentava estes veículos de impostos.


O gabinete do primeiro-ministro indicou que a informação fornecida a José Sócrates tinha como base o regime geral relativo ao imposto automóvel, que prevê excepções incluindo para os automóveis eléctricos.


A correcção do Governo surgiu no dia em que a Quercus anunciou que iria pedir esclarecimentos sobre a questão, já que os ambientalistas lembram que «um veículo eléctrico está isento tanto de Imposto sobre Veículos como de Imposto Único sobre Circulação».


«Se se comprar um carro eléctrico o imposto é pura e simplesmente, na nossa opinião, e bem, pelas vantagens que ele representa em termos de ruído, eficiência energética e qualidade do ar, zero», adiantou Francisco Ferreira.


Este dirigente da Quercus explicou ainda que o primeiro-ministro deu a entender que ao falar em 30 por cento de impostos para estes automóveis estaria a «criar um imposto automóvel para estes veículos que gozam do regime de isenção em ambos os impostos».


Na quarta-feira, no dia da assinatura do protocolo entre o Governo e a Renault-Nissan sobre a comercialização destes veículos, Sócrates anunciou que se estes veículos já existissem apenas pagariam 30 por cento de imposto.


«O Governo está disponível para criar um quadro fiscal ainda mais atraente», acrescentou o chefe do Governo nessa ocasião.



http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portug ... _id=967123
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
 
Mensagens: 1700
Registado: 26/11/2004 23:00
Localização: Belém-Lisboa

por uly » 11/7/2008 2:11

limpaesgotos Escreveu: Existe algo que pode fazer HOJE, por exemplo melhorar e baixar os preços da rede de transportes publicos atraindo assim mais pessoas. Acabar com autocarros e taxis a diesel, incentivando-os a aderirem por exemplo ao GPL, hidrogénio, electricidade, etc. Os taxistas querem diesel profissional, está bem, metam GPL, é a metade do preço .


Em Atenas, em 2004, já havia táxis a funcionar a GTL...
http://realenergy.shell.com/?lang=en&pa ... ringTheAir[url]

E por cá?
Porque não começar com o GPL? E fomentar mais autocarros a hidrogénio como no Porto (apesar de todos os problemas técnicos e de manutenção que estes têm)

Nos grandes problemas, na maioria das vezes, as soluções mais simples (apesar de esta ser apenas intermédia) são as mais eficazes.[/url]
 
Mensagens: 65
Registado: 17/4/2008 11:13
Localização: Pombal

por uly » 11/7/2008 2:02

Pirronico Escreveu:Caro Marco António,

Para mim o objectivo deste tópico, da maneira como foi introduzido, é claro: tentar arranjar um pretexto p ridicularizar o projecto dos "carros eléctricos". E foi contra isso q me insurgi!
(...)


Como pessoa que colocou este tópico no fórum quero só explicar o que me levou a colocá-lo.

Não vejo, na notícia que aqui coloquei, nenhuma crítica, explicita ou implícita, aos carros eléctricos. Não foi de todo o que me motivou a abrir este tópico.
Aliás, nem vejo qual maneira terá sido essa que o levou a chegar a essas conclusões. Fiz um quote integral da notícia, coloquei a fonte e o link da mesma.
E no final fiz uma mini sátira, com o famoso "Mr. Green", dizendo Busted! Sinceramente não consigo perceber como chegou a essa conclusão.

O que este tópico fala é de uma gaffe monumental. Um autêntico "soundbite" que, no entanto saiu pela culatra do sr. Sócrates.

Quase toda a gente (e eu coloco-me nesse grupo) desconhecia que os carros eléctricos não pagam IA.. E quando ouvi/li a notícia achei "boa! Primeira vez, em muito tempo, que ouço em baixar impostos em alguma coisa!!" E não é, que se trata de um embuste?! Como é possível um primeiro ministro cometer uma gaffe destas? No mínimo, deveria despedir o assessor que lhe fez este discurso com esta informação errada!

E mais.
Considero-me como uma pessoa muito orgulhosa de ser Português, não critico este país por tudo e por nada porque sei que todos os países tem os seus problemas funcionais e estruturais. Logo, não me enquadro de forma alguma nesse campo dos "negativistas"

Sobre a viabilidade dos carros eléctricos é um outro assunto completamente diferente. Penso que a crise actual é mais uma crise energética do que só de combustível automóvel.

Mas não foi esse, e continua a não ser, o tópico em questão. Mas sim o facto de alguém ter "oferecido um desconto num produto que é de borla".


Cumprimentos
Uly
 
Mensagens: 65
Registado: 17/4/2008 11:13
Localização: Pombal

por sargotrons » 11/7/2008 1:14

O é que a Dinamarca, Portugal e Israel tem em comum para serem os escolhidos para este programa? Será a sua industria automovel, ou hábitos e como se deslocam, os governos? Não, é o facto de serem países pequenos em que a distância entre cidades principais não são maiores que a autonomia do carro. Claro que há outros factores mas este é o principal!

Não quero tirar crédito a este programa ao qual eu bato palmas e hei-de ser dos primeiros a encomendar o carro, só acho é que alguns senhores porreiros e da Horta querem ficar com o mérito todo...

cheers
Não faz mal!...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 983
Registado: 5/9/2007 15:53
Localização: Estoi

por MarcoAntonio » 11/7/2008 0:00

Resina Escreveu:Marco o mais "chato" mesmo é que o crude caiu bastante e os preços não foram reduzidos...


Resina, a gasolina ainda está na fase de subida. Isto já foi explicado tanta e tanta vez. O que se há-de fazer?

Todos os movimentos na gasolina dão-se com atraso face ao crude, quer os de subida quer os de descida. O crude demora algum tempo a chegar às bombas...


Resina Escreveu:Mas se o crude agora bater novos recordes, os preços aumentam logo...


Isso não é verdade, já foi mostrado aqui que não é verdade. E por mais do que uma vez se mostrou periodos em que o crude estava a subir e a gasolina (ainda) não. Mas manifestamente as pessoas não querem saber disso, nessa altura assobiam para o lado e fazem de conta. Passado umas semanas estão a afirmar "o crude sobe e a gasolina sobe logo".

Apesar de ser totalmente falso...




Resina Escreveu:Não noto uma baixa dos preços como noto uma alta de preços sempre que o crude sobe...


Exacto, utilizas e bem o termo "notar". Tu não "notas". O que não significa que não exista.

Não passa de uma percepção. Experimenta (como eu e outros já fizemos) começar a apontar os valores. Vais ter umas surpresas...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41210
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Resina » 10/7/2008 23:51

MarcoAntonio Escreveu:
James Escreveu:Quem quiser ver as coisas como elas realmente são, está cansado de saber que o preço da gasolina sobe várias vezes ao mês desde o ultimo ano, INCLUSIVE quando não se verifica variações no mercado do crude!


Isso é uma falsidade (uma mentira) como já foi aqui demonstrado imensas vezes.

Quem quiser continuar a lançar estas atoardas está deliberadamente a mentir.


Noutros espaços (onde não há esclarecimento) ainda se perdoa. Aqui onde já foi demonstrado n vezes que isso é uma total falsidade, não dá para desculpar...

Marco o mais "chato" mesmo é que o crude caiu bastante e os preços não foram reduzidos... Mas se o crude agora bater novos recordes, os preços aumentam logo...
Não noto uma baixa dos preços como noto uma alta de preços sempre que o crude sobe...
Agora acho que os preços estão dentro dos valores, comparados com outros paises da Ue, não diferem em nada...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por limpaesgotos » 10/7/2008 22:18

Ainda alguém acredita nas promessas do sr. Socrates??

Nessa altua se calhar ele já nem estará no governo, como pode fazer promessas dessas ??
Existe algo que pode fazer HOJE, por exemplo melhorar e baixar os preços da rede de transportes publicos atraindo assim mais pessoas. Acabar com autocarros e taxis a diesel, incentivando-os a aderirem por exemplo ao GPL, hidrogénio, electricidade, etc. Os taxistas querem diesel profissional, está bem, metam GPL, é a metade do preço .

A chave para a crise dos combustiveis está nos transportes publicos e nunca no transporte individual.

Cumprimentos
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1262
Registado: 16/2/2008 22:43
Localização: Portugal

por MarcoAntonio » 10/7/2008 22:06

limpaesgotos Escreveu:Porque razão os preços sem impostos dos combustíveis em Portugal continuam a ser superiores aos preços médios sem impostos da União Europeia ?


Os preços dos combustíveis antes dos impostos estão em linha e têm acompanhado de forma normal os preços dos combustíveis no resto da Europa. Mais centimo, memos centimo têm sido sempre semelhantes e na mesma ordem de grandeza...


Limpaesgotos, importas-te de colocar os números?

É que eu e outros já os colocamos tanta vez...



limpaesgotos Escreveu:Porque razão apesar do petróleo utilizado na refinação dos combustíveis ser o adquirido 2 a 2,5 meses antes, portanto a um preço mais baixo, na fixação do preço à saída do combustível das refinarias as petrolíferas não consideram esse preço, mas sim o preço do barril de petróleo registado uma semana antes, embolsando desta forma lucros elevadíssimos à custa dos consumidores portugueses.


Como sabes exactamente que preço está a ser contabilizado no preço final dos combustíveis?

Eu já demonstrei várias vezes que há um atraso que é da ordem de um mês, sensivelmente. Podes voltar à pagina anterior e constata-lo para um prazo de 4 anos (nalguns casos o atraso no preço dos combustíveis foi mesmo da ordem dos dois meses, mas consideremos um mês em média).

Esse atraso verifica-se quer nas subidas quer nas descidas.



Volto a insistir, convinha confirmares as tuas alegações com números.


Tens uma série de links na página anterior com tópicos onde os números foram discutidos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41210
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por limpaesgotos » 10/7/2008 21:59

vold Escreveu:Desculpem estar a meter-me mas James, o Marco António já desmistificou isso completamente.

Andei bastante tempo na dúvida sobre a inocência da Galp, nunca convencido que agia de má fé, mas na dúvida. e realmente os posts e comparações do Marco António clarificam as coisas.

E depois há uma coisa que nunca se deve esquecer, a Galp é uma empresa privada, precisa de ter lucros, não é a santa casa da misericórdia das bombas de gasolina


Então expliquem isto:

Porque razão os preços sem impostos dos combustíveis em Portugal continuam a ser superiores aos preços médios sem impostos da União Europeia ?

Porque razão apesar do petróleo utilizado na refinação dos combustíveis ser o adquirido 2 a 2,5 meses antes, portanto a um preço mais baixo, na fixação do preço à saída do combustível das refinarias as petrolíferas não consideram esse preço, mas sim o preço do barril de petróleo registado uma semana antes, embolsando desta forma lucros elevadíssimos à custa dos consumidores portugueses.

http://resistir.info/e_rosa/lucros_galp_06jul08.html

Cumprimentos.
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1262
Registado: 16/2/2008 22:43
Localização: Portugal

por MarcoAntonio » 10/7/2008 21:59

Pirronico Escreveu:Para mim o objectivo deste tópico, da maneira como foi introduzido, é claro: tentar arranjar um pretexto p ridicularizar o projecto dos "carros eléctricos". E foi contra isso q me insurgi!


Não creio que tenha sido esse o objectivo mas não fui eu que coloquei o tópico e portanto também não o posso assegurar.

A minha leitura da razão de ser do tópico, confesso, é totalmente diferente da tua e daí não ter entendido o teu comentário.

Mas quem colocou o tópico é que melhor poderá esclarecer...



Pirronico Escreveu:De qq maneira não vou maçar + ninguém. Termino apenas a minha participação com as palavras de um editorialista do jornal britânico "The Guardian", aquando da inauguração da Expo'98: "É incrível como um minúsculo país consegue fazer uma obra desta dimensão e com este nível de organização (...) De facto o maior problema dos Portugueses é substimarem-se a eles próprios". Elucidativo!


Mas pirronico, o irónico aqui é que eu acho que quem está a substimar os portugueses és tu. És tu que estás a critica-los e a cataloga-los com vários nomes e características a propósito deste tópico.

Já a minha leitura do mesmo é muito diferente, eu não vejo esse negativismo de que falas (como disse atrás, o post mais negativista sinceramente parece-me o teu). Mas tu verás as coisas de forma diferente, ok, tudo bem.

A unica conclusão é que isto de positivismo e negativismo é muito subjectivo.
:wink:




Pirronico Escreveu:PS: pelo facto de eu estar "bearish" e curto nos mercados, há já vários meses, isso não significa q eu seja negativista, mas tão-somente realista. É distinto.


Sim, claro, são coisas diferentes.

Também estou apenas a discutir a forma como cada um aborda o tópico/assunto em questão e como é que avalia "os outros".
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 10/7/2008 22:01, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41210
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Pirronico » 10/7/2008 21:50

Caro Marco António,

Para mim o objectivo deste tópico, da maneira como foi introduzido, é claro: tentar arranjar um pretexto p ridicularizar o projecto dos "carros eléctricos". E foi contra isso q me insurgi!

De qq maneira não vou maçar + ninguém. Termino apenas a minha participação com as palavras de um editorialista do jornal britânico "The Guardian", aquando da inauguração da Expo'98: "É incrível como um minúsculo país consegue fazer uma obra desta dimensão e com este nível de organização (...) De facto o maior problema dos Portugueses é substimarem-se a eles próprios". Elucidativo!

PS: pelo facto de eu estar "bearish" e curto nos mercados, há já vários meses, isso não significa q eu seja negativista, mas tão-somente realista. É distinto.

Abraço
 
Mensagens: 106
Registado: 19/2/2008 18:04

por MarcoAntonio » 10/7/2008 21:33

Pirronico Escreveu:Qual negativismo?! Mas será q não estamos a ler os mesmos textos???
Mas quem é q está aqui a tentar ridicularizar um pormenor, relacionado com os novos veículos eléctricos, q não tem importãncia nenhuma?! Será q sou eu?


Não tem?

Então se agora pagam zero...

O que é que o Primeiro-Ministro está a sugerir ao certo?... É preciso esclarecê-lo pois uma das hipóteses é passarem a pagar imposto quando actualmente não pagam.



Pirronico Escreveu:E se em vez de abordarmos a questão dos "carros eléctricos" com uma eventual gaffe governamental q, de momento, não tem importância nenhuma, colocássemos antes o assunto em saber "que oportunidades poderão surgir ao tecido económico português com esta nova tecnologia?". Seria um bocadinho diferente ou não?


O tema já passou por aqui. Há a possibilidade (não a certeza) de que seja feito algum investimento nesta área por parte das empresas envolvidas. Mas é uma mera possibilidade...

E o que quer que digamos aqui não vai alterar nada, não somos nós que vamos garantir que vão investir em Portugal ou não.


Pirronico Escreveu:Eu suspeito é q este sentimento já está de tal forma interiorizado nas pessoas q elas nem disso se apercebem. Mas claro! se calhar sou eu q estou a ver fantasmas!...


Curiosamente, os teus posts parecem-me bastante negativistas.

Naturalmente é uma questão de perspectiva de quem vê as coisas de forma diferente, mas o que eu vejo é tu a criticares toda a gente (onde eu não vejo nada de especial para criticar). Inclusivamente referes-te às outras pessoas por "velhos do restelo" (eu nem percebo bem a propósito de quê) e sem dúvida alguma considero um post bastante negativista...

Tanto mais que estes temas têm sido exaustivamente discutidos aqui no forum em diversos tópicos. Estou em crer que por aqui as pessoas estão muito abertas às novas tecnologias.

Não sei contudo se tens lido esses tópicos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41210
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Pirronico » 10/7/2008 21:14

Qual negativismo?! Mas será q não estamos a ler os mesmos textos???
Mas quem é q está aqui a tentar ridicularizar um pormenor, relacionado com os novos veículos eléctricos, q não tem importãncia nenhuma?! Será q sou eu?

E se em vez de abordarmos a questão dos "carros eléctricos" com uma eventual gaffe governamental q, de momento, não tem importância nenhuma, colocássemos antes o assunto em saber "que oportunidades poderão surgir ao tecido económico português com esta nova tecnologia?". Seria um bocadinho diferente ou não?

Qual negativismo?
Eu suspeito é q este sentimento já está de tal forma interiorizado nas pessoas q elas nem disso se apercebem. Mas claro! se calhar sou eu q estou a ver fantasmas!...
 
Mensagens: 106
Registado: 19/2/2008 18:04

por MarcoAntonio » 10/7/2008 21:00

TheTraveler Escreveu:Então se leste tudo e estás contente por irmos pagar 30% de um imposto que agora estamos isentos não estou a perceber... Será que devíamos estar todos contentes por ir pagar 30% daquilo que agora não pagamos nada?


Exacto.

O que se está aqui a discutir é que se fez uma promessa de se pagar 30% do IA numa coisa em que (actualmente) não se paga IA.


Portanto: ou se vai continuar a pagar zero onde já se pagava zero antes ou se vai passar a pagar alguma coisa onde antes não se pagava nada.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41210
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por TheTraveler » 10/7/2008 20:51

Pirronico Escreveu:Claro q li, Marco! Tanto a notícia como os comentários...

Por isso me me insurgi contra este negativismo/pessimismo q há 500 anos corrói o país!

Abraço,



Então se leste tudo e estás contente por irmos pagar 30% de um imposto que agora estamos isentos não estou a perceber... Será que devíamos estar todos contentes por ir pagar 30% daquilo que agora não pagamos nada?
Imagem
 
Mensagens: 475
Registado: 10/10/2003 10:04

por MarcoAntonio » 10/7/2008 20:50

Mas qual negativismo/pessimismo?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41210
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Pirronico » 10/7/2008 20:46

Claro q li, Marco! Tanto a notícia como os comentários...

Por isso me me insurgi contra este negativismo/pessimismo q há 500 anos corrói o país!

Abraço,
 
Mensagens: 106
Registado: 19/2/2008 18:04

por MarcoAntonio » 10/7/2008 20:19

Pirronico, acho que não leste a notícia...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41210
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Partido do Contra (PDC)

por Pirronico » 10/7/2008 20:16

Boas,

Tem toda a razão James Wheat! Parece q se fundou, em Portugal, um novo partido: o Partido do Contra (PDC)! É contra tudo esta gente!!! São contra as barragens, mas exigem electricidade barata; são contra as auto-estradas, mas não prescindem delas; são contra o TGV, mas queixam-se da morosidade dos comboio actuais, são contra os aeroportos, mas queixam-se q a Portela é anacrónica; são contra os aerogeradores das eólicas, mas queixam-se da poluição; e agora, pasme-se!, são contra os veículos eléctricos!!! Porquê? Nem eles sabem bem, mas são contra!!!...

Os veículos eléctricos vão promover uma verdadeira revolução, a todos os níveis, nos próximos anos! E é honroso q Portugal esteja na vanguarda desta nova tecnologia. Goste-se ou não deste governo é inquestionável a excelência da sua política no que respeita às energias renováveis.

Mas uma coisa é certa: nunca fez tanto sentido como agora a expressão camoniana de "Velhos do Restelo" fez tanto sentido como agora. Em vez de criticarem tudo e mais alguma coisa, façam algo de construtivo pelo país pq falar é fácil, difícil é fazer!

Bem-Hajam!
 
Mensagens: 106
Registado: 19/2/2008 18:04

por MarcoAntonio » 10/7/2008 18:25

E, não posso deixar de referir, o teu post seguinte onde falas de "turma" e "discurso".

Mas eu é que sou o "brejeiro", claro...

Este é de resto um padrão: quando se começa a mostrar a realidade, as pessoas ficam algo irritadas. Porque no fundo o que as incomoda é o preço alto dos combustíveis e portanto a culpa tem de ser de alguém. Neste caso, o bode espiatório escolhido é a GALP.

É preciso descarregar "a fúria" em alguém / alguma coisa.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41210
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 10/7/2008 18:21

James Wheat Escreveu:Se as provas que tens são as mesmas com que afirmas, categoricamente, noutro tópico, que não existe viabilidade no carro eléctrico...


Eu não afirmei categoricamente tal coisa.


Quanto ao resto, é semanal surgirem neste espaço palavras como "vergonhoso", "escandalo", "cabala", etc, etc. Sempre sobre um assunto que já foi aqui desmontado n vezes...

As pessoas fazem esta afirmação sem apresentar números. Os números já foram apresentados n vezes e discutidos n vezes. Passado um ou dois dias voltamos ao mesmo. Voltam a surgir as mesmas acusações, de novo baseadas em afirmações vagas, sem números, sem dados concretos.

Sobre a correcção: eu interpelei-te uma primeira vez.

E tu respondeste e cito:

Quem quiser ver as coisas como elas realmente são, está cansado de saber que o preço da gasolina sobe várias vezes ao mês desde o ultimo ano, INCLUSIVE quando não se verifica variações no mercado do crude !

E sabe também muito bem que as vezes que baixa a gasolina, por ajuste em baixa no preço do crude, são raríssimas !


Estás, para todos os efeitos, nestas duas frases a chamar-me cego e ignorante.


A mim, que tanta vez já discuti aqui os números concretos. E logo tu que não apresentas qualquer número, apenas frases vagas sobre aquilo que tu acreditas que acontece.


É muito fácil falar da correcção dos outros quando não reparamos na nossa...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41210
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 10/7/2008 18:14

Tópicos onde as mentiras foram desmontadas:



http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... lp&start=0

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... light=galp

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... light=galp

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... lp&start=0

Estes entre outros...


E mais este fresquinho de há dois dias com números muito recentes (que eu actualizo mais adiante neste mesmo post):

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... light=galp





O gráfico de 4 anos que desmonta a mentira:

Imagem


Para dados ainda mais recentes, neste tópico pode-se constatar que nestes últimos dois meses em que o crude subiu 10% (125->137USD) tendo pelo meio estado a subir 16% (125->145USD), o gasóleo subiu apenas 6 centimos no preço base, ou seja, 8% (preço final passou dos 1.37 para os 1.43 euros, antes dos impostos passou de 75 para 81 centimos):

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... light=galp

É uma questão de ver o preço de há dois meses e o preço actual.


Aquilo em que as pessoas acreditam é uma mera percepção.

Uma percepção que não se baseia em números concretos e é muito fácil constatar que sistematicamente as pessoas não os apresentam quando fazem essas acusações. Limitam-se a dizer "a gasolina sobe todos os dias" e coisa semelhantes mas sem apresentar números concretos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41210
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por James Wheat » 10/7/2008 18:05

MarcoAntonio Escreveu:
James Wheat Escreveu:Bem... Marco... Nem perco mais tempo contigo - não contes comigo para esse tipo de discurso. Fica bem - com os da tua turma !


Não se trata de uma turma. São factos e números que já foram aqui colocados n vezes, com gráficos e históricos de anos. Todas as comparações já foram feitas...
São factos, não são opiniões.
É claro que se queres fechar os olhos à realidade e insistir numa mentira... não é problema meu.
Mas como este é um espaço de debate e esclarecimento, terás de contar com as respostas. Este não é um daqueles foruns onde circulam números errados do crude e do cambio, aqui fala-se de números verdadeiros.


Vou perder mais umas linhas... poucas, as ultimas.

Se as provas que tens são as mesmas com que afirmas, categoricamente, noutro tópico, que não existe viabilidade no carro eléctrico... vou ali e já venho !

Por outro lado sendo este um espaço de esclarecimento, é igualmente um espaço de opinião, democrático e onde se deve manter a compostura e evitar a critica arrogante e brejeira - sobretudo na qualidade de Moderador !
Há que saber ouvir opiniões divergentes, mesmo que essas estejam erradas; há formas de o dizer, de o defender, mantendo o nível do discurso.
Não foi claramente o caso - só não viu/vê quem se rege por outra pauta bem diferente da mais correcta.

Resumindo: dado que a correcta moderação de um Fórum como o Caldeirão é entendida nos termos que me foi feita, então... estou fora !
Saudações a todos - fiquem bem.

PS: vold, não raras vezes na vida perde-se a razão mesmo tendo-a. Nada justifica certos excessos.
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 10/7/2008 17:37

James Wheat Escreveu:Bem... Marco... Nem perco mais tempo contigo - não contes comigo para esse tipo de discurso. Fica bem - com os da tua turma !


Não se trata de uma turma. São factos e números que já foram aqui colocados n vezes, com gráficos e históricos de anos. Todas as comparações já foram feitas...

São factos, não são opiniões.

É claro que se queres fechar os olhos à realidade e insistir numa mentira... não é problema meu.


Mas como este é um espaço de debate e esclarecimento, terás de contar com as respostas. Este não é um daqueles foruns onde circulam números errados do crude e do cambio, aqui fala-se de números verdadeiros.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41210
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por vold » 10/7/2008 17:35

Desculpem estar a meter-me mas James, o Marco António já desmistificou isso completamente.

Andei bastante tempo na dúvida sobre a inocência da Galp, nunca convencido que agia de má fé, mas na dúvida. e realmente os posts e comparações do Marco António clarificam as coisas.

E depois há uma coisa que nunca se deve esquecer, a Galp é uma empresa privada, precisa de ter lucros, não é a santa casa da misericórdia das bombas de gasolina
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, PAULOJOAO e 108 visitantes