Capitalização Bolsista Grupo Sonae (Belmiro Azevedo owned)
8 mensagens
|Página 1 de 1
Vou fazer aqui um hoje-in-one
!
Marco António,
Eu fiz e faço continuamente AF da Sonae Sgps - e de outras, nomeadamente do Grupo.
As contas da Sgps são simples. Os resultados de 2007 foram de €284 milhões, um crescimento de 36%; para 2008 NADA indica que sejam inferiores e pelo contrário, a Cia tem reiterado resultados para o ano 2008 superiores (noto que vai incorporar a compra do Carrefour e expansão da Sierra em 2007). Com resultados em 2008 expectáveis - reiterados na apresentação do 1Q2008 - superiores a €300 milhões, uma capitalização bolsista de €1.3 bil é... muitissimo baixa.
Acrescento: não comprei Sonae a €2,00s e a ultima venda que tinha feito (antes) foi a €1,55. Reiniciei a entrada no papel a €1,17 (comprei bastante papel entre €1,00 e €1,17).
Termino: não conheço nenhum banco de iuvestimento onde haja qualquer analista - análise AF detalhada - com 'fair value' para a Sonae Sgps inferior a €1,20.
iurp,
A minha posição na Sonae Sgps resultou de um claro erro, como já referi no tópico da acção.
Retirei o stop - estava nos €1,05, minimos anteriores.
Fi-lo num contexto de distribuição de dividendos, de formação de suporte a €1,14 e... de algo mais a interferir no processo de decisão, que não vale a pena aqui discutir.
Cometi um claro erro, seja por excesso de confiança, seja por ter apostado, numa óptica de AF, a longo prazo na Cia.
Eu mantenho a aposta (acho que vou ganhar bom dinheiro... até 2010 !), mas tal não invalida que nâo faça uma análise critica da posição actual e não conclua, fácilmente, que cometi um claro erro de palmatória - foi de rookie.
Acontece cair do cavalo. Agora o importante é voltar a levantar-se. O que acontecerá. Sem dúvida.
Artista,
You're absolutely right - a estratégia centrada na AT, está muito mais adecuada aos tempos actuais do que a baseada em AF. Os fundamentais já há muito que foram 'queimados' pelo mercado e actualmente a AT tem clara sobreposição na tomada de decisão dos investidores mais activos e/ou de maior dimensão - os que fazem mexer as cotações.
Ab+Bn.

Marco António,
Eu fiz e faço continuamente AF da Sonae Sgps - e de outras, nomeadamente do Grupo.
As contas da Sgps são simples. Os resultados de 2007 foram de €284 milhões, um crescimento de 36%; para 2008 NADA indica que sejam inferiores e pelo contrário, a Cia tem reiterado resultados para o ano 2008 superiores (noto que vai incorporar a compra do Carrefour e expansão da Sierra em 2007). Com resultados em 2008 expectáveis - reiterados na apresentação do 1Q2008 - superiores a €300 milhões, uma capitalização bolsista de €1.3 bil é... muitissimo baixa.
Acrescento: não comprei Sonae a €2,00s e a ultima venda que tinha feito (antes) foi a €1,55. Reiniciei a entrada no papel a €1,17 (comprei bastante papel entre €1,00 e €1,17).
Termino: não conheço nenhum banco de iuvestimento onde haja qualquer analista - análise AF detalhada - com 'fair value' para a Sonae Sgps inferior a €1,20.
iurp,
A minha posição na Sonae Sgps resultou de um claro erro, como já referi no tópico da acção.
Retirei o stop - estava nos €1,05, minimos anteriores.
Fi-lo num contexto de distribuição de dividendos, de formação de suporte a €1,14 e... de algo mais a interferir no processo de decisão, que não vale a pena aqui discutir.
Cometi um claro erro, seja por excesso de confiança, seja por ter apostado, numa óptica de AF, a longo prazo na Cia.
Eu mantenho a aposta (acho que vou ganhar bom dinheiro... até 2010 !), mas tal não invalida que nâo faça uma análise critica da posição actual e não conclua, fácilmente, que cometi um claro erro de palmatória - foi de rookie.
Acontece cair do cavalo. Agora o importante é voltar a levantar-se. O que acontecerá. Sem dúvida.
Artista,
You're absolutely right - a estratégia centrada na AT, está muito mais adecuada aos tempos actuais do que a baseada em AF. Os fundamentais já há muito que foram 'queimados' pelo mercado e actualmente a AT tem clara sobreposição na tomada de decisão dos investidores mais activos e/ou de maior dimensão - os que fazem mexer as cotações.
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
Bem, é só para (re)confirmar, com dados tirados do site da Euronext:
http://www.euronext.com/trader/summariz ... ectedMep=5
Esses números do Boursorama estão mesmo incorrectos, portanto.
http://www.euronext.com/trader/summariz ... ectedMep=5
Esses números do Boursorama estão mesmo incorrectos, portanto.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Hoje por acaso estive perto de entrar na sonae a 0.63, para tentar aproveitar o ressalto, mas faltou-me a coragem, ou assim mandou a prudência...
Em Bear market são muitos os títulos que caem muito, aquilo que parece inacreditável, mesmo com a Sonae aconteceu algo do género, tanto em 2000 como em 2001, e quando cai o mercado perde muitas vezes a noção do valor das empresas, até não haver vendedores... é por isso que a AT me dá mais garantias, não preciso de perceber porque cai, apenas tenho de observar que cai!
Boa sorte para quem tem, sonae ou outra qualquer, eu continuo fora e, se entrar agora, é com stops apertados...
abraços
artista
Em Bear market são muitos os títulos que caem muito, aquilo que parece inacreditável, mesmo com a Sonae aconteceu algo do género, tanto em 2000 como em 2001, e quando cai o mercado perde muitas vezes a noção do valor das empresas, até não haver vendedores... é por isso que a AT me dá mais garantias, não preciso de perceber porque cai, apenas tenho de observar que cai!
Boa sorte para quem tem, sonae ou outra qualquer, eu continuo fora e, se entrar agora, é com stops apertados...
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
crdias Escreveu:Sonaecom está correcto? neste link da 1 biliao
http://www.boursorama.com/profil/resume ... ole=1rLSNC
Penso que o numero de acções está incorrecto (o valor que tenho aqui guardado é 366.246.868 e não esses 500 milhões). Esta quantidade bate certo com o valor que o James colocou (já não me recordo de onde tirei a listagem que tenho guardada, contudo).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sonaecom está correcto? neste link da 1 biliao
- Registado: 25/2/2008 17:23
James,
Sempre atento àquilo que vais escrevendo por aqui.
Estava à espera que tivesses mudado a estratégia aquando da compra que tinhas a 1€. E que julgo ter sido a última.Estamos a falar, claro, da SGPS.
Acho que ficase amarrado àquilo que pensavas (como tem acontecido a todos nós)e não quiseste acreditar que era possível a vinda aos "infernos". É que tenho dúvidas que isto ainda fique por aqui, estando numa zona de consolidação e a querer dar a entender que é o fundo, só que já fez isso várias vezes em vários patamares.
Desejo-te boa sorte e que a crise passe o mais depressa possível.
Para terminar, esqueceste-te da Capital!!! Eu sei que é pouco mas...soma mais umas perdas.
abraço
Sempre atento àquilo que vais escrevendo por aqui.
Estava à espera que tivesses mudado a estratégia aquando da compra que tinhas a 1€. E que julgo ter sido a última.Estamos a falar, claro, da SGPS.
Acho que ficase amarrado àquilo que pensavas (como tem acontecido a todos nós)e não quiseste acreditar que era possível a vinda aos "infernos". É que tenho dúvidas que isto ainda fique por aqui, estando numa zona de consolidação e a querer dar a entender que é o fundo, só que já fez isso várias vezes em vários patamares.
Desejo-te boa sorte e que a crise passe o mais depressa possível.
Para terminar, esqueceste-te da Capital!!! Eu sei que é pouco mas...soma mais umas perdas.
abraço
- Registado: 23/1/2006 23:54
Re: Capitalização Bolsista Grupo Sonae (Belmiro Azevedo owne
James Wheat Escreveu:Sobretudo se tivermos em conta que a holding Sgps registou lucros crescentes no 1Q2008, acho esta hecatombe perfeitamente impensável !!
James, os lucros crescentes não dizem nada só por si, porque no que diz respeito à cotação, o que falta saber é se os preços anteriores estavam correctos.
Da mesma forma que dizes que a cotação actual (ou a queda) é impensável com os lucros a crescer, também se pode dizer (com a mesmíssima validade) que os preços anteriores eram impensáveis para os lucros anteriores (menores).
Quem faz AF é que poderá de alguma forma dizer se a cotação actual está correcta ou não. Contudo, dizer que os lucros estão a crescer, só por si, não diz nada. É um tipo de argumento repetido vezes sem conta mas que na realidade não nos diz nada.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 8/7/2008 18:16, num total de 1 vez.
Capitalização Bolsista Grupo Sonae (Belmiro Azevedo owned)
Capitalizações Bolsistas Grupo Sonae (Belmiro Azevedo owned):
SONAE SGPS
31 Dez 2007: € 3.960.000.000
08 Jul 2008: € 1.522.500 (€1.280.000 Sgps + 242.500 Cap)
Desvalorização: 61,5%
SONAE COM
31 Dez 2007: € 1.208.500.000
08 Jul 2008: € 782.000.000
Desvalorização: 35,3%
SONAE INDUSTRIA
31 Dez 2007: 931.000.000
08 Jul 2008: €337.400.000
Desvalorização: 63,8%
TOTAL GRUPO
31 Dez 2007: €6.099.500.000
08 Jul 2008: € 2.641.900
Desvalorização: 56,7%
Perda de Capitalização bolsista: € 3.457.600.000
Fónix... Em menos de 7 meses... Ando nisto há alguns anos, mas não tenho memória !!
Sobretudo se tivermos em conta que a holding Sgps registou lucros crescentes no 1Q2008, acho esta hecatombe perfeitamente impensável !!
É que parece mentira, mas... é verdade, aconteceu mesmo !
(PS: esclarecimento - estou longo em Sgps a €1,06. Até 15 Nov 2010.)
SONAE SGPS
31 Dez 2007: € 3.960.000.000
08 Jul 2008: € 1.522.500 (€1.280.000 Sgps + 242.500 Cap)
Desvalorização: 61,5%
SONAE COM
31 Dez 2007: € 1.208.500.000
08 Jul 2008: € 782.000.000
Desvalorização: 35,3%
SONAE INDUSTRIA
31 Dez 2007: 931.000.000
08 Jul 2008: €337.400.000
Desvalorização: 63,8%
TOTAL GRUPO
31 Dez 2007: €6.099.500.000
08 Jul 2008: € 2.641.900
Desvalorização: 56,7%
Perda de Capitalização bolsista: € 3.457.600.000
Fónix... Em menos de 7 meses... Ando nisto há alguns anos, mas não tenho memória !!
Sobretudo se tivermos em conta que a holding Sgps registou lucros crescentes no 1Q2008, acho esta hecatombe perfeitamente impensável !!
É que parece mentira, mas... é verdade, aconteceu mesmo !
(PS: esclarecimento - estou longo em Sgps a €1,06. Até 15 Nov 2010.)
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 95 visitantes