Caldeirão da Bolsa

O principio do fim do petroleo ou uma alternativa?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sei lá » 18/6/2008 2:13

Não é o principio do fim do petróleo, é apenas o resultado da quem trabalhou intensamente em investigação para arranjar alternativas aos combustiveis fosseis para a locomoção, seja hidrogénio ou energia eléctrica, ou qualquer outra fonte.

O petróleo é necessário em todo o lado, não só nos depósitos de combustivel dos automóveis. Menos automóveis a combustiveis fosseis reduz a pressão do consumo. Demorará anos, mas irá acontecer.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 942
Registado: 19/7/2007 0:21
Localização: 14

por Sitting Bull » 18/6/2008 0:43

Alteração genética faz bactéria "excretar" petróleo :!:

Cientistas descobriram uma alteração genética que faz bactérias minúsculas comerem restos agrícolas, como lascas de madeira e palha de trigo, e excretarem petróleo bruto. O "produto" das bactérias poderá mover um veículo, pela primeira vez, dentro de um mês, de acordo com Greg Pal, 33 anos, executivo do setor de softwar.
» Veículo roda movido a pó de café reciclado
» Vacas francesas produzem mais gases que refinaria, diz estudo
» Jornal: lugar do milho não é no tanque de gasolina

Segundo o jornal britânico The Times, Pal é diretor da LS9, uma das várias companhias da região do Vale do Silício que menosprezou as tradicionais atividades de alta tecnologia e embarcou numa corrida para tornar obsoletos os barris de petróleo da Arábia Saudita. "Todos nós aqui, cada um nesta empresa e nesta indústria, sabem da urgência disso", disse Pal.

Eles estão tentando fazer um produto que gere petróleo. A empresa afirma que este "Petróleo 2.0" não será só renovável, mas também produzirá pouco dióxido de carbono.

Segundo Pal, as bactérias da LS9 são organismos de uma única célula, do tamanho de uma bilionésima parte de uma formiga. Elas começam como levedura ou como um tipo não-patogênico da bactéria E. coli durante fermentação, mas são modificadas geneticamente.

"De cinco a sete anos atrás, o processo teria levado meses e custado centenas de milhares de dólares", disse Pal. "Agora isso pode levar semanas e custar talvez US$ 20 mil" (equivalente a cerca de R$ 32,2 mil).

Como a estrutura do petróleo bruto está próxima, em termos moleculares, dos ácidos graxos geralmente excretados pela levedura ou bactéria E. Coli durante a fermentação, não se leva muito trabalho até chegar no resultado desejado. O petróleo bruto pode ser refinado e virar petróleo ou combustível para aviões a jato.

Usar bactérias modificadas geneticamente para fermentação é essencialmente o mesmo que usar bactérias naturais para produzir etanol, embora o processo final de destilação, que utiliza muita energia, seja praticamente eliminado, uma vez que os insetos excretam uma substância quase pronta para ser consumida.

O mais próximo da produção em massa que a empresa chegou foi com a máquina de fermentação de mil litros, que parece uma jarra gigante de aço, próxima a um computador do tamanho de um guarda-roupas ligados por cabos e tubos.

A máquina pode produzir o equivalente a um barril por semana e ocupa 40 m² em sua base. Para subsituir o consumo semanal americano, de 143 milhões de barris de petróleo, o equipamento precisaria cobrir uma área aproximadamente do tamanho de Chicago.

Redação Terra
http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... roleo.html

P.S. Desculpem o português, mas a fonte é brasileira... 8-)
Power to the people
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 71
Registado: 4/3/2008 18:16

ISTO é que é azar.. e agora

por mcarvalho » 17/6/2008 22:43

logo agora que a galp anda a descobrir poços de petróleo... sempre atrazados.. Quero ver qual vai ser o Imposto sobre o Hidrogénio?
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

O principio do fim do petroleo ou uma alternativa?

por charles » 17/6/2008 22:38


honda

Publicação: 16-06-2008 09:47 | Última actualização: 16-06-2008 09:48
Honda lança carro a hidrogénio e electricidade
Automóvel com emissões zero de poluição
A Honda Motor Corporation anunciou hoje ter arrancado com a produção comercial de um automóvel movido a hidrogénio e electricidade com emissões zero de poluição.


Denominado FCX Clarity, este veículo de gama média emite apenas vapor de água, não lançando para a atmosfera nenhum dos gases normalmente considerados responsáveis pelo aquecimento global.

Movido apenas a hidrogénio e a electricidade, o veículo, segundo a Honda, estará disponível já em Julho para um limitado número de clientes no sul da Califórnia, Estados Unidos, e mais tarde, ainda este ano no Japão.

Numa primeira fase, os automóveis a comercializar serão num número muito reduzido: uma dúzia nos Estados Unidos e no Japão no período de um ano e cerca de 200 no prazo de três anos.

Um dos maiores obstáculos que se mantêm a uma maior produção de veículos movidos a hidrogénio é o seu custo e a ausência de postos de abastecimento.



http://automobiles.honda.com/fcx-clarit ... works.aspx
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Cem pt, iniciado1, Investor Tuga, latbal, malakas, Manchini888, O Magriço, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006 e 152 visitantes