Fixa ou Variável ?
7 mensagens
|Página 1 de 1
Sequeira, se a taxa fixa que refere é para 2/3 anos poderá ser mais vanatajoso, na medida em que não acredito na descida da euribor no curto prazo. Tem tendência para estabilizar ou subir ainda mais, devido à inflação crescente dos estados membros da ue.
Mesmo assim, sabendo o valor da taxa fixa seria conveniente..
Mesmo assim, sabendo o valor da taxa fixa seria conveniente..
- Registado: 5/12/2007 22:29
Boa tarde
Desde ja agradeço as vossas respostas !
Uma coisa importante que me esqueci de mencionar quando falo na taxa fixa é apenas para os proximos 2/3 anos que aparentemete serão anos anos mais complicados e a tendencia da euribor será subir ! Depois disso tinha de negociar ou euribor ou fixa.. por mais um determinado tempo.
Desde ja agradeço as vossas respostas !
Uma coisa importante que me esqueci de mencionar quando falo na taxa fixa é apenas para os proximos 2/3 anos que aparentemete serão anos anos mais complicados e a tendencia da euribor será subir ! Depois disso tinha de negociar ou euribor ou fixa.. por mais um determinado tempo.
um abraço e bons negócios
Sequeira
Sequeira
- Registado: 11/9/2007 10:22
Taxa de juro
Concordo com o Soso que no longo prazo a taxa fixa seja um erro porque há-de ser umas vezes superior e outras vezes inferior à contratada.
Concordo mais com a taxa variável.
Pessoalmente, para me acautelar com as variações, fiz um crédito com taxa variável a 3 meses com prestação fixa, ou seja, pago sempre o mesmo valor valor ao longo de todo o contrato mas o prazo pode aumentar ou diminuir.
Se na duração do contrato a euribor estiver mais tempo acima da euribor inicial vou ter que pagar mais prestações que podem ser até mais cinco anos.
Se na duração do contrato a euribor estiver mais tempo abaixo da euribor inicial vou pagar o empréstimo em menos prestações.
Actualmente, como se prevê aumentos da euribor, faria o empréstimo da seguinte forma:
- Empréstimo com taxa fixa;
- Daqui a uns anos se a taxa descer para valores abaixo dos actuais:
> Ou renegociava com o banco para taxa variável e/ou outras condições mais favoráveis,
> Ou mudava de banco com outras condições mais favoráveis.
Um abraço
Concordo mais com a taxa variável.
Pessoalmente, para me acautelar com as variações, fiz um crédito com taxa variável a 3 meses com prestação fixa, ou seja, pago sempre o mesmo valor valor ao longo de todo o contrato mas o prazo pode aumentar ou diminuir.
Se na duração do contrato a euribor estiver mais tempo acima da euribor inicial vou ter que pagar mais prestações que podem ser até mais cinco anos.
Se na duração do contrato a euribor estiver mais tempo abaixo da euribor inicial vou pagar o empréstimo em menos prestações.
Actualmente, como se prevê aumentos da euribor, faria o empréstimo da seguinte forma:
- Empréstimo com taxa fixa;
- Daqui a uns anos se a taxa descer para valores abaixo dos actuais:
> Ou renegociava com o banco para taxa variável e/ou outras condições mais favoráveis,
> Ou mudava de banco com outras condições mais favoráveis.
Um abraço
- Registado: 29/11/2007 10:06
Meu caro amigo,
É um bocado dificil dar-lhe uma opinião sobre essa questão. Eu, pessoalmente, se tivesse que pedir um empréstimo preferia taxa fixa porque, como as coisas andam, a tendência é a taxa variável subir, durante alguns anos, pelo menos.
No entanto, há alguns dados que não nos são fornecidos e que são os seguintes:
1.º qual é a taxa fixa que foi contratada? 20%? 10%?
2.º pediu um empréstimo a quantos anos?
3.º Essa taxa é fixa mas as alcavalas são varíaveis ou é tudo fixo?
Porque a resposta poderá ser diferente se a taxa fixa contratada for 20% ou for 5%; do mesmo modo poderá obter respostas diferentes se o prazo é de 10 anos, 20 anos, etc..
Por outro lado teriamos que ser videntes para lhe podermos dar uma resposta com, pelo menos, 75% de probabilidade de estar mais ou menos certa e, não sei se há, aqui no forum, alguém com essas capacidades principalmente se o prazo for mais de 20 anos. Não se esqueça que já houve épocas em que a taxa de juro esteve nos trinta e tantos por cento e hoje está na ordem dos 5%.
Você é que tem de decidir e, cada cabeça sua sentença.
Cumprimentos e boa decisão.
PS.: Aliás só poderia chamar alguém à pedra preta passados os 20, ou 30 ou 50 anos do empréstimo, não é? Ou pensa todos os anos ir optando por decisões diferentes?
Um abraço
É um bocado dificil dar-lhe uma opinião sobre essa questão. Eu, pessoalmente, se tivesse que pedir um empréstimo preferia taxa fixa porque, como as coisas andam, a tendência é a taxa variável subir, durante alguns anos, pelo menos.
No entanto, há alguns dados que não nos são fornecidos e que são os seguintes:
1.º qual é a taxa fixa que foi contratada? 20%? 10%?
2.º pediu um empréstimo a quantos anos?
3.º Essa taxa é fixa mas as alcavalas são varíaveis ou é tudo fixo?
Porque a resposta poderá ser diferente se a taxa fixa contratada for 20% ou for 5%; do mesmo modo poderá obter respostas diferentes se o prazo é de 10 anos, 20 anos, etc..
Por outro lado teriamos que ser videntes para lhe podermos dar uma resposta com, pelo menos, 75% de probabilidade de estar mais ou menos certa e, não sei se há, aqui no forum, alguém com essas capacidades principalmente se o prazo for mais de 20 anos. Não se esqueça que já houve épocas em que a taxa de juro esteve nos trinta e tantos por cento e hoje está na ordem dos 5%.
Você é que tem de decidir e, cada cabeça sua sentença.
Cumprimentos e boa decisão.
PS.: Aliás só poderia chamar alguém à pedra preta passados os 20, ou 30 ou 50 anos do empréstimo, não é? Ou pensa todos os anos ir optando por decisões diferentes?
Um abraço
- Registado: 29/1/2008 0:06
[b]Taxas[/b]
As taxas fixas são um engano!
Obviamente que os bancos não conhecem o desenvolvimento das taxas de juros a larguissimos anos(tempo do crédito a habitação),então fazem uma média(empirica)onde o cliente sai sempre a perder...
As taxas variaveis a 50 anos são uma fraude, pois so em juros pagas a casa várias vezes.Aqui não existem situações ideais, mas a menos onerosa para o cliente sera a taxa variavel ao menor nº de anos possível(10, 15, 20 anos no maximo).Procura uma simulação em que o raceo Juros/amortização da dívida seja te seja mais favoravel.
Espero ter ajudado, algo
[/b]
Obviamente que os bancos não conhecem o desenvolvimento das taxas de juros a larguissimos anos(tempo do crédito a habitação),então fazem uma média(empirica)onde o cliente sai sempre a perder...
As taxas variaveis a 50 anos são uma fraude, pois so em juros pagas a casa várias vezes.Aqui não existem situações ideais, mas a menos onerosa para o cliente sera a taxa variavel ao menor nº de anos possível(10, 15, 20 anos no maximo).Procura uma simulação em que o raceo Juros/amortização da dívida seja te seja mais favoravel.
Espero ter ajudado, algo

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Fixa ou Variável ?
Bom dia,
Peço desde já desculpa por abrir mais um tópico sobre o crédito habitação !
Há alguns meses atrás decidi mudar de casa, andei a a fazer simulações e mais simulações ! Até que um dia me foi proposta uma simulação com taxa fixa !! Por acaso na altura até dava um valor de prestação inferior em relação á taxa variavel ( euribor a 3 meses) neste momento tal ja não acontece, mas segundo li á dias a euribor vai continuar a escalada até aos 5,50%!!
Será que alguem me pode dar um conselho ? Tenho de decidir o que vou fazer, nos proximos dias !
PS. (Eu depois não venho cobrar e dizer... mas tu disseste que...)
Peço desde já desculpa por abrir mais um tópico sobre o crédito habitação !
Há alguns meses atrás decidi mudar de casa, andei a a fazer simulações e mais simulações ! Até que um dia me foi proposta uma simulação com taxa fixa !! Por acaso na altura até dava um valor de prestação inferior em relação á taxa variavel ( euribor a 3 meses) neste momento tal ja não acontece, mas segundo li á dias a euribor vai continuar a escalada até aos 5,50%!!
Será que alguem me pode dar um conselho ? Tenho de decidir o que vou fazer, nos proximos dias !
PS. (Eu depois não venho cobrar e dizer... mas tu disseste que...)
um abraço e bons negócios
Sequeira
Sequeira
- Registado: 11/9/2007 10:22
7 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, Bing [Bot], Cem pt, Eduardo R., Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, Investor Tuga, joao garcao, latbal, lito, malakas, Manchini888, maturidade, O Magriço, PMP69, Sinedrio, tami, trilhos2006, ze couves, zorro2009 e 174 visitantes