Caldeirão da Bolsa

Aviões do aeroporto de Lisboa em terra por falta de fuel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 13/6/2008 17:36

Preços dos combustíveis
Os agricultores são os senhores que se seguem nos protestos
13.06.2008 - 12h32
Por Ana Fernandes
Pedro Cunha/PÚBLICO (arquivo)

Já hoje, são os agricultores que começam a movimentar-se
Não se vislumbra fim à vista nesta época de protestos atiçada pela escalada dos preços dos combustíveis. Depois dos pescadores e dos camionistas, os próximos poderão ser os agricultores, a partir de meados da próxima semana. Daqui a um mês, os taxistas prometem tomar o palco.

Em todos os casos, a queixa é a mesma: o aumento dos custos de produção devido ao preço dos combustíveis. Assim como é comum o apelo à ajuda do Governo. Já hoje, são os agricultores que começam a movimentar-se. Em Coimbra, aonde se deslocará o primeiro-ministro, dirigentes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) entregarão um "caderno de reivindicações" a Sócrates.

Neste constará um apelo para que a comparticipação do Estado no gasóleo agrícola acompanhe a subida do preço dos combustíveis e que o Ministério da Agricultura volte a pagar 40 por cento do consumo de energia das explorações - a chamada "electricidade verde" que foi suspensa por este Governo.

"Vamos dar uma semana ao Governo e se não houver uma resposta satisfatória, vamos levar os protestos para a rua", disse João Dinis, da CNA. Que, aliás, já começaram ontem em Chaves. Mas a ideia é caminhar para a escala nacional.

Também a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) alega ter razões para protestar. "Neste momento, com a desconvocação da paralisação dos camionistas, a nossa responsabilidade é repor os stocks de alimentos junto da distribuição, mas vamos, a curto prazo, manifestarmo-nos", afirmou João Machado. Essa decisão pode ocorrer já para a semana.

"O alheamento do Ministério da Agricultura face aos problemas dos agricultores e a escalada dos custos de produção", nas palavras de Machado, são alguns dos alertas a deixar.

No caso dos agricultores, o aumento dos combustíveis reflecte-se de duas maneiras: directamente, nas máquinas, e indirectamente, nos preços dos fertilizantes, por exemplo. Segundo contas da CAP, as sementes aumentaram, de 2006 a 2008, 84 por cento, os adubos 30 por cento e os herbicidas/insecticidas 48 por cento. O gasóleo agrícola subiu 72 por cento desde 2005. E os preços dos cereais já começaram a cair, alerta Machado. "Estamos a asfixiar", conclui.

Dos táxis às pescas

Os taxistas estão também a preparar-se para chamar a atenção para os seus problemas. "Ontem [quarta-feira] enviámos um fax ao ministro dos Transportes dando conta da nossa situação e temos um mandato até meados de Julho para sensibilizar o Governo, caso contrário demonstraremos a nossa força, mas esperamos não chegar a isso", disse Francisco Pereira, da Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros (Antral).

Estes motoristas pedem uma redução do ISP, a criação de um gasóleo profissional para estes transportes ou a redução da carga fiscal.

Mas mesmo quem já andou nos protestos pode voltar a eles. É o caso dos pescadores. A sua greve foi interrompida depois do ministro da Agricultura ter proposto um pacote de medidas. Afastados foram, como também no caso dos camionistas, os subsídios para o combustível. "A Europa não permite", tem repetido o responsável da Agricultura. E isso mesmo foi ontem confirmado pelos pescadores, recebidos pelo comissário europeu das Pescas, Joe Borg.

"O comissário é completamente contrário a medidas que subsidiem o gasóleo, preferindo antes medidas paliativas que aguentem o sector até que se consigam pôr em marcha as medidas de médio e longo prazo que apontam para a reestruturação e modernização da frota", disse Miguel Cunha, presidente da Associação Portuguesa de Armadores de Pescas Industriais (ADAPI).

Está, portanto, afastada a hipótese de novas greves? Miguel Cunha é cauteloso: "Por enquanto, vamos dar o benefício da dúvida ao Governo."

Apesar desta decisão dos armadores de dar um tempo, há quem já não aguente esperar, como é o caso da Associação dos Armadores da Pesca Longínqua.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por arnie » 13/6/2008 14:13

eu adoro os camionistas, são uns tipos porreiros, pá!

disse-lhes que sexta ia para cima e necessitava de meter gasosa para chegar a casa e os tipos, pimba na madrugada de 5ª feira deram o sim ao meu pedido

:mrgreen:

na estação de serviço de aljustrel falta de gasolina era coisa que não faltava

:pray:

já to em casa são e salvo, quer dizer, a salvo estou mas são... nem por isso

to com um escaldão do caraças, nem sinto as pernas :-#

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por mcarvalho » 12/6/2008 22:52

pelos vistos não

anda perdido no Alentejo

abraço
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

O grande mistério que assombra os mercados financeiros

por tarzan tchetcheno » 12/6/2008 22:37

Arnie, conseguiste atestar???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

ARNIE

por tarzan tchetcheno » 12/6/2008 1:03

Desculpa lá mas,

acho muito bem que a luta continue mais uns dias.

Se estes gajos forem espertos por uma vez acabam com a sardinha nos santos populares em lisboa e depois quero ver os festejos na Av. da Liberdade .

Os camionistas estão a prestar um serviço à pátria e quanto mais pessoas ficarem 'entaladas' melhor.
O pessoal depois passa a factura ao SOCRAS (o gajo está à rasca e pronto para perder a face nos preços das gasolinas - o Socras acreditava que descendo o IVA 1% o pessoal ía delirar mas parece que não). O grande senão é que há eleições para o ano e ainda nos arriscamos a ter uma múmia a Governar este país (revolução à vista??)

Eu se fosse a ti arnie, via a coisa da seguinte maneira, houve um falso BREAKOUT e agora é sempre a cair (o nível do teu depósito). Tenta vir a 80 kmh que vais ver que até setubal ainda chega, em última análise vens de comboio e ainda poupas na ponte :mrgreen: (podes sempre fazer a tentaiva suicida de ir a badajoz atestar!!!)


Boa sorte e podes ir actualizando o dax e o S&P (mesmo que não passes de Setúbal), o melhor se calhar é regressares pela auto-estrada quanto a gota começar a secar estacionas na 1ª estação de serviço, se tiver net, abancas pedes umas minis e vais actualizando as análises a gasolina depois um dia aparece milagrosamente :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

Eu soo estou a avisar...

por bboniek33 » 11/6/2008 21:51

Se acaba o Tintol nas Tascas... o bloqueio acaba logo aa chapada !

Ai isso ee limpinho. :x
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

olá Arnie

por mcarvalho » 11/6/2008 20:43

infelizmente não posso ajudar
abraço
mcarvalho

Caro Ls

Espero é que o governo , com isto , não consiga a aliança dos camionistas às grandes empresas e quem vai pagar tudo?

abraço
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por arnie » 11/6/2008 20:28

por acaso ha alguem que tenha informacoes sobre as estacoes de servico, sentido algarve/lisboa?

to com meio deposito, mais coisa menos coisa, e apesar de chegar a casa com ele (praying.......) fazer uma viagem a pensar que vou ate onde o deposito chegar nao e a melhor das sensacoes
:|

obrigado pela informacao

um abraco,
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por LS » 11/6/2008 20:23

A propagada coragem politica do governo tem sofrido grandes abalos nos ultimo tempos. A seguir aos industriais de pescas, foram os industriais de camionagem a fazer o governo dobrar a espinha.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 975
Registado: 8/10/2006 16:14

Bem ....

por mcarvalho » 11/6/2008 20:19

Lá vai o desgraçado do que não consegue

" bloquear nada "

PAGAR o

"desbloqueamento dos outros"

vamos ver
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por iurp » 11/6/2008 19:51

Apoios negociados ainda não são conhecidos
Combustíveis: Antram e Governo chegam a acordo
11.06.2008 - 19h15
Por PÚBLICO
Paulo Pimenta (arquivo)

A Associação Nacional dos Transportes Rodoviários de Mercadorias (Antram) e Governo chegaram esta tarde a acordo sobre medidas de apoio ao sector para compensar o aumento dos preços dos combustíveis.

Desconhece-se ainda se os organizadores da paralisação de camionistas vão aceitar o acordo alcançado esta tarde, após seis horas de negociações no Ministério dos Transportes. Ao início da tarde, representantes da comissão organizadora do protesto abandonaram o edifício, anunciando que iriam comunicar aos piquetes de greve a proposta de Governo, remetendo para as próximas horas uma decisão.

Em declarações aos jornalistas ao final da tarde, António Mouzinho, presidente da Antram, explicou que foram acordadas medidas "de natureza conjuntural e estrutural", bem como "medidas de ordem fiscal" e alterações na legislação laboral.

O responsável revelou que o Executivo não cedeu na principal pretensão do sector – o acesso das empresas de camionagem ao gasóleo profissional –, mas destacou várias outras conquistas, como a redução do custo das portagens no período nocturno durante o próximo ano ou "a manutenção do mesmo valor da taxa de Imposto sobre Combustível" (ISP) no Orçamento de 2009.

António Mouzinho destacou ainda que o Governo se comprometeu a adoptar medidas de apoio à renovação de frotas e ao abate de veículos em fim de vida, a aprovar uma "fórmula especial" para o pagamento do IVA e a fixação de "um prazo máximo de 30 dias" para o pagamento das facturas às empresas de transportes de mercadorias.

Igualmente acordada ficou a criação de um grupo de trabalho com o Governo "para adaptar a legislação laboral ao sector", uma das principais reivindicações dos empresários de camionagem, em particular no que diz respeito às cargas horárias máximas previstas pela actual lei.

O presidente da Antram admitiu que não lhe cabe desconvocar um protesto que não convocou, mas apela aos seus associados que tenham aderiro à paralisação para que procurem junto da associação os esclarecimentos sobre os apoios conseguidos "ao final de vários meses" de negociações
 
Mensagens: 2819
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por vold » 11/6/2008 19:30

2,5 milhões de litros de leite vão hoje para o lixo
Cerca de 2,5 milhões de litros de leite podem hoje "ir para o lixo", devido à falta de transportes rodoviários para as unidades de processamento, disse à agência Lusa a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
Jornal de Negócios com Lusa

Cerca de 2,5 milhões de litros de leite podem hoje "ir para o lixo", devido à falta de transportes rodoviários para as unidades de processamento, disse à agência Lusa a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Os nove mil produtores de leite estão com "muitas dificuldades" em entregar o leite fresco às unidades de transformação pela falta de transportes, devido ao bloqueio dos camionistas, explicou o presidente da Confederação, João Machado.

Alguns agricultores também estão "desesperados por falta de capacidade de armazenamento de leite", os depósitos estão cheios e não conseguem escoar o produto das várias ordenhas diárias, disse o presidente da CAP.

Os agricultores têm de continuar a ordenhar as vacas, caso contrário os animais deixam de produzir.

O leite terá de ser retirado para o lixo numa quantidade próxima dos 2,5 milhões de litros diários, o que vai "criar um problema ambiental", afirmou o responsável.

Os produtores de leite e rações são os mais afectados com a paragem dos transportadores: alguns agricultores têm capacidade para armazenamento de alimentos para os animais, mas outros já esgotaram as reservas armazenadas, afirmou.

Após o apelo público da CAP, na segunda-feira passada, alguns piquetes de greve dos camionistas têm deixado passar camiões com rações e leite, mas no caso dos produtores de Entre-o-Douro e Minho a situação é mais grave, "o bloqueio é total", disse João Machado.

Na região Centro, os piquetes de greve também têm impedido o abastecimento e recolha de produtos aos agricultores. Inicialmente deixavam passar as forragens e leite, mas entretanto "também bloquearam os abastecimentos", adiantou o responsável da CAP.

A CAP e a LEICARCOOP (Cooperativa de Produtores de Leite, com sede no Norte) emitiram um apelo, na segunda-feira, afirmando estar "solidárias com a luta dos transportadores contra o consecutivo aumento do preço dos combustíveis", até porque os agricultores também têm "sido fortemente penalizados".

A Confederação apela à compreensão de todos os transportadores para que abram uma excepção aos camiões de transporte de leite, permitindo a sua circulação, uma vez que se trata de uma matéria-prima com prazo de validade extremamente curto, que não pode permanecer nas cisternas por mais de 12 horas.


isto é ridículo. ao mínimo apedrejamento devia haver intervenção policial com carga ou não desde que garantisse a integridade de quem quer trabalhar. umas quantas cargas policias já fazem falta por este país. o direito à greve é individual, cada um sabe se adere ou não e quem não adere não deve sofrer o que está a sofrer. se ajudam quem tem negócios que se tornam obsoletos, dando-lhes direitos especiais, só vai dar provas de facilitismo. se petróleo chegar aos $200 é o caos não ?

a falta de intervenção é o pior no meio disto tudo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

por TheTraveler » 11/6/2008 18:23

Pariet Escreveu:Mas será que não existe autoridade neste pais??

Temos pessoas a afirmar na televisão que atiraram pedras a um camião de transporte farmacêutico porque a GNR não lhes tinha dito o que transportava!!!e a GNR ao lado sem fazer nada!!

Um senhor a queixar-se que quase foi atropelado porque se tinha pendurado num camião apenas para "falar" com o condutor!

O que isto está a precisar é de uma boa dose de autoridade.


Autoridade? Daqui a mais uma horinha vão andar todos sem cinto, pendurados pra fora dos carros a buzinar 3 horas e já não vão reclamar de falta de acção policial.
Imagem
 
Mensagens: 475
Registado: 10/10/2003 10:04

por Pariet » 11/6/2008 18:18

Mas será que não existe autoridade neste pais??

Temos pessoas a afirmar na televisão que atiraram pedras a um camião de transporte farmacêutico porque a GNR não lhes tinha dito o que transportava!!!e a GNR ao lado sem fazer nada!!

Um senhor a queixar-se que quase foi atropelado porque se tinha pendurado num camião apenas para "falar" com o condutor!

O que isto está a precisar é de uma boa dose de autoridade.
 
Mensagens: 14
Registado: 28/12/2007 13:36

sugestão

por mcarvalho » 11/6/2008 17:56

ouvida agora no fórum da sic notícias:

"Se querem obrigar os politicos a ceder porque não vão os camionistas bloquear A Assembleia da Republica e os responsáveis em vez de bloquearem os inocentes que são de si prejudicados com tudo?
"
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por MarcoAntonio » 11/6/2008 17:51

E aqui ficam os preços indicativos para esta semana (os dados são apresentados como sendo do dia de hoje e o site é alemão).

http://gasoline-germany.com/statistik.phtml

Regular 91 OCT 1,534 €
Super 95 OCT 1,521 €
Super Premium 98 OCT 1,577 €
Diesel 1,497 €


Portanto, como podes constatar, a diferença mantém-se essencialmente a mesma. Cá o preço médio / normal mantém-se nos mesmos 8 centimos mais baixo que apresentava em Outubro do ano passado!



Eu tenho há longos meses participado nestas discussões sobre os combustíveis e é bastante notório que as críticas são sempre apresentadas com base em coisas soltas que se dizem e a maior parte das vezes não se verificam os dados, não se fazem comparações correctas, não se fazem a contas como deve ser etc.

Eu volto a repetir, os dados estão ao alcance de todos. Em menos de 5 minutos eu recolhi a informação necessária para escrever este post e colocando um link de um site alemão com preços actualizados.

As restantes pessoas porque não fazem o mesmo?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41233
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 11/6/2008 17:41

pasil74 Escreveu:Então vejamos se em outubro quando eu estive na Alemanha o Gasóleo custava 1,25€ e cá salvo erro devia andar nos 1,09€ (...)


Estas comparações têm sempre muito que se lhe diga.

Primeiro, os preços indicativos que tenho para Portugal e Alemanha em Outubro do ano passado são estes: 1.115 e 1.199 respectivamente.

Segundo, dentro do mesmo país há diferenças consideráveis por isso as comparações são muitas vezes desadequadas pois não se estão a comparar preços médios (ou mínimos ou máximos) mas valores pegados daqui e dacolá e muitas vezes nem sequer no mesmo dia (por exemplo, neste último post o preço era da semana passada, além disso temos preços aqui em Portugal no Gasóleo que chegam aos 10 centimos entre bombas).


Há ainda um efeito marginal (e sublinho que é marginal) que fará com que a diferença tenda a diminuir à medida que o preço base do combustível aumenta: o ISP é mais alto na Alemanha (daí a diferença "inicial") mas em contrapartida o IVA é mais baixo (19% contra 21%). Se o combustível aumentar muito, a diferença tenderá a ser mais pequena (por exemplo, se o preço base subir 1 euro, como o ISP é fixo mas o IVA proporcional, a diferença passa de 10 para 8 centimos).

Mas os aspectos mais importantes são mesmo os primeiros que indiquei. A comparação tem de ser feita para o mesmo dia e mesma hora e para preços médios e não para exemplos pegados ao acaso (ou os que se conhece), pois dentro do país há diferenças da ordem dos 10 centimos que podem facilmente distorcer qualquer comparação como esta...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41233
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por pasil74 » 11/6/2008 17:21

hsba Escreveu:O nosso Primeiro Ministro veio dizer a alguns dias que o preço dos combustiveis estava igual aos dos outros paises da Europa... e isso é verdade...
Eu estive na semana passada na Alemanha e enchi o deposito de gasoleo a 1.42€... Só que os ordenados é que nao sao iguais... :roll:


Então vejamos se em outubro quando eu estive na Alemanha o Gasóleo custava 1,25€ e cá salvo erro devia andar nos 1,09€ como é que agora lá fica a 1 cêntimo mais cara, será que eles compram o petróleo mais barato que nós ou será que estamos mesmo a ser roubados????

Principalmente pelo fornecedor de combustiveis cá, GALP, claro eles é que tem as refinarias cá ou será que alguem tem conhecimento de refinarias de outras companhias em Portugal?
 
Mensagens: 331
Registado: 7/12/2007 0:29

por Crómio » 11/6/2008 16:56

Já estão a aparecer focos de desordem pública...

Um morto, um ferido (atropelado), em Espanha um camionista queimado dentro do seu camião mais um morto por linchamento, aqui na minha cidade são piquetes a bloquearem as entradas, autoestrada cortada, e não vejo polícia na rua.

Os bombeiros estão a ficar sem gasóleo, dois autotanques bebem 1000Lts num instante...

Quando não houver gasóleo quem é que vai apagar fogos ou socorrer acidentes?

Para não falar no assalto aos supermercados, parece-me que a situação está a complicar principalmete para Lisboa e Algarve.

Onde anda a polícia de intervenção?
Ontem não saiu a infantaria a acompanhar o comboio de combustível para o aeroporto?

Isto só falta é um maluco começar aos tiros...

Mad Max? Ainda hoje tive de desviar gasóleo de um camião para a minha viatura de serviço.

Tá bonito, tá...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 11/6/2008 16:55

O que acho surpreendente é que haja quem argumente que este estado de sítio não é desapropriado e completamente desproporcionado.

A situação só está dramática porque as pessoas estão a fazer com que assim seja.

Bom, se já é assim com os combustíveis nos 1.40/1.50 euros, como será se continuarem a subir como é possível que ocorra?

A gasolina subiu 12 centimos e o gasóleo 20 centimos no último meio ano.

Se vier a atingir os 2 euros, como será?

A selva e cada um por si? Canibalismo?...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41233
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por tiagopt2 » 11/6/2008 16:46

Eu estou perto de Sines e os postos de abastecimento já estão sem gasóleo, a gasolina deve ir a seguir. São meia dúzia de quilómetros até à refinaria, não sei como os camiões não reabastecem se o bloqueio é em Grândola...
Saí agora à rua e as pessoas estão a desesperar, mesmo... Só se fala nisso, e a preocupação é mais que visível, é palpável. Parece que anunciaram o início de uma guerra e toda a gente corre para as lojas a comprar tudo o que pode. Não me admira se começarem a aparecer focos de desordem pública
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por pvg80713 » 11/6/2008 16:08

tens razão djovarius,
tambem ja fui ao super e comprei pela 1ª vez... 24 pacotes de leite... e mais coisas... quando cheguei à caixa senti-me mal... porque vi a figura de açambarcador que tinha feito...

ok... ajudei uma estrageira, a fazer a manobra do carro e já me sinto gente novamente...


e tive que explicar à minha filha que o macdonalds tambem pode deixar de ser abastecido e não servir comida a meia duzia de euros.
pela primeira vez na minha vida também tive que inverter tres vezes em ruas com bombas de gasolina porque as filas chegavam ao meio da estrada...
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por djovarius » 11/6/2008 16:03

Boas tardes,

Falo de um local onde já não há combustiveis como em tantos lugares.
A seguir pode ser a corrida aos mercados e a bens essenciais...

Tantas palavras nesta Internet...

penso que já commpreendem agora o que queria eu dizer com a deslocação do poder para Oriente e com o empobrecimento do Ocidente.

Isto é só o início, primeiros passos.... o maior sofrimento ainda está para vir.
E ele será tanto maior se não nos prepararmos para esses tempos.

A humanidade, no entanto, saberá, como sempre, ultrapassar este e outros problemas.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9185
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

por pvg80713 » 11/6/2008 15:53

tenho estado a ver os quadros da ANA e está quase tudo normal. atrasos de mais ou menos uma hora...
mas tudo a sair...



excepto no voo que me interessa...
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por ftomas » 11/6/2008 15:46

hsba Escreveu:O nosso Primeiro Ministro veio dizer a alguns dias que o preço dos combustiveis estava igual aos dos outros paises da Europa... e isso é verdade...
Eu estive na semana passada na Alemanha e enchi o deposito de gasoleo a 1.42€... Só que os ordenados é que nao sao iguais... :roll:


Ainda bem que não somos vizinhos da Venezuela
:lol:
Litro do combustível custa 9 centavos de real; 1,5 litro de água mineral sai por 2 reais (...)

Se os brasileiros já são apaixonados por carros mesmo pagando R$ 2,50 pelo litro da gasolina, imagine se o preço fosse de apenas 9 centavos? Pois essa é a realidade dos vizinhos da Venezuela, que pagam bem menos pelo combustível do que por uma garrafa de água potável.


Ora feitas as contas.....
2,5 - 0.09 = 2,41
2,41 / 0,09 x 100 = 2.677% :lol:

ainda nos queixamos
 
Mensagens: 105
Registado: 28/6/2004 14:25
Localização: 13

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Cem pt, Google [Bot], iniciado1, Investor Tuga, Jonas74, latbal, lito, malakas, Manchini888, maturidade, O Magriço, PAULOJOAO, PMP69, silva_39, tami, trilhos2006, yggy e 189 visitantes