Caldeirão da Bolsa

A Tecla do Price-Target!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

A Tecla do Price-Target!

por bolo » 10/6/2008 16:11

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... id=319766#

Há mais de uma ano que determinados bancos da nossa praça, nomeadamente o bcp, insistem em dizer que algumas empresas do nosso psi têm potencial de valorização! Fazem-no independentemente do estado do mercado. Para eles, é sempre a subir e sempre caminho aberto para enterrar dinheiro!

Como se tem visto, muitas empresas têm tido ao longo do último ano e podem continuar a ter grande potencial! Estamos contudo a falar de Potencial de Desvalorização! Desvalorização! "Read My Leaps, my Friends! D e s v a l o r i z a ç ã o! É do que se tem tratado! Bem, não tarde muito, terá que começar uma valorização qualquer, mas, por amor de Deus, não de 120%! Não digam isso assim , porque é muita massa e nem todas as pessoas podem perceber os gráficos e prever correctamente o mercado. Não digam isso sem demonstrar convenientemente pf, porque é muita massa em jogo!

Pelas mais diversas razões o mercado tem retraído e as empresas desvalorizado, seja devido a recentes sobrevalorizações que tiveram permitidas pelas leis do mercado, seja devido a outros factores do mercado, como as crises, financeiras ou não, valorização do preço do petróleo, estado de espírito dos investidores e especuladores, etc.

Apesar disto, estas entidades financeiras parecem só ter um sentido: o de apelar constantemente à compra de acções de 4 ou 5 empresas do nosso psi!

Estarei eu equivocado:

:arrow: não terão, estas entidades, profissionais do sector financeiro, responsabilidade acrescidas pelas opiniões especializadas que emitem e que supostamente deveriam ajudar os investidores, quer sejam eles empresas ou cidadãos?!

:arrow: não será de estranhar que após quedas e quedas das acções que são referidas como tendo um potencial de valorização, continuem a dizer que elas continuam com cada vez mais potencial de valorização? Estão a falar de um "price-target" para daqui a um ano ou 5 anos?!

:arrow: não qualquer "crise" neste tipo de leitura, vendo apenas o lado mais interessante do mercado, mesmo sendo uma miragem completamente alienada da realidade?!

:arrow: pode chamar-se a isto apenas um erro de cálculo, reiterado mês após mês, durante um ano?

:arrow: não se colocará a questão de que efectivamente estas indicações podem induzir erradamente à compra dessas acções, apesar do "disclamer" que deresponsabiliza quem, profissionalmente, emite estas previsões?

:arrow: não seriamos, cada um de nós, chamados de "ignorantes matreiros" se tivéssemos sempre a bater naquela tecla luzidia e viscosa! É o problemas das teclas!

:arrow: ou antes pelo contrário, seriamos aclamados salvadores do mercado e glorificados até ao fim dos nossos dias por termos salvo o mercado das ideias más, aquelas ideias onde podemos prever uma crise, uma desvalorização ou uma correcção?

:arrow: poderá efectivamente o mercado ser prefeito e subir apenas e somente na medida exacta da realidade e dispensar uma correcção pelo que quer que seja?

Basicamente são estas as minhas dúvidas!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, carlosdsousa, Cem pt, Google Adsense [Bot], iniciado1, Investor Tuga, Jonas74, latbal, lito, malakas, Manchini888, maturidade, O Magriço, PAULOJOAO, PMP69, silva_39, tami, trilhos2006 e 181 visitantes