Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por __JB__ » 10/6/2008 16:07

Já agora quero afirmar publicamente que sou daqueles que não acredita que alguèm possa controlar um papel muito líquido como a Sonae por muito tempo (semanas ou meses).
Mas também não sou inocente ao ponto de pensar que o mercado é perfeito e não há manipulação disfarçada de "tácticas de trading" que tendem a controlar um papel no curto prazo com objectivos de benefício próprio. O mercado nacional está longe, muito longe da perfeição e volta e meia há "fenómenos" estranhos que geralmente são dificeis de provar. Mas isso é outra conversa!
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "

Registado: 15/3/2005 16:13

por __JB__ » 10/6/2008 15:56

Ironias á parte, o que se passa é que o mercado tende sempre a exagerar nos movimentos para cima e para baixo e talvez estejamos na presença desse fenómeno neste momento actual.
Tanto quanto sei não parece haver razões fundamentais para este afundanço, a não ser o efeito de bola de neve que gera vendas atrás de vendas, numa espécie de ciclo vicioso de compra-stop-venda e por aí fora...!
Este processo geralmente é invertido quando se dá um climax vendedor: forte volume e clara inversão intraday ou no dia seguinte. Geralmente conduz a fundos um forma de "V" (Vejam a Novabase como exemplo).
Por outro lado, pode também haver uma tentativa de estabilização do título num determinado patamar e ficar aí a "curar as feridas" (consolidação-acumulação) que pode durar semanas ou até meses, "secando" os vendedores aos pouquinhos pelo efeito de desistencia...! Um dia a acção acorda e inicia-se nova tendencia de alta.
Penso que podemos estar a assistir a um ponto estremo dentro em breve a avaliar pelos volumes e pelas quedas continuadas, mas não me atrevo a adivinhar onde será. Será onde a dor for extrema para os bulls? Daí a ironia da minha primeira mensagem.

por Midas » 10/6/2008 15:48

Há um ditado de bolsa que diz o seguinte: O mercado consegue ficar mais tempo irracional que as pessoas solventes... Quer isto dizer que não se pode procurar bodes expiatórios ou dizer que está muito barato e que irá subir... tem de se aceitar que o mercado é regido pelo medo e pela ganância e que estes estados de espírito ampliam os movimentos. Neste momento estamos num estado de medo o que em acções que estão em mínimos e a fazer mínimos com volume serão as mais afectadas, apesar de já terem caído bastante.

Sei que é atractivo entrar em acções com uma queda já grande pois as perspectivas de subida e recuperar a % perdida é grande, mas é um erro já que essas acções são as que revelam mais fraqueza, que foram mais batidas pelo mercado e que levam mais tempo a sarar que as que levaram menos pancada.

Imaginem alguém que apanhou uma constipação e outra que apanhou uma pneumonia... quem é que tem as melhores condições para começar a correr? Agora levem este exemplo para o mundo das acções.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por anfss » 10/6/2008 15:31

rsacramento Escreveu:bem-vindo ao fórum
isto e isto

ah... e não precisas de maiúsculas :wink:

Desculpem as maiúsculas mas estou a ficar irritado com os "senhores" que o __JB__ refere.

Talvez me arrependa mas, para já, vou ficar à espera que os netos do Belmiro levem isto para cima...!!!

Registado: 29/11/2007 1:59

por rsacramento » 10/6/2008 15:20

bem-vindo ao fórum
isto e isto

ah... e não precisas de maiúsculas :wink:

Registado: 29/11/2007 12:50

por __JB__ » 10/6/2008 15:20

Andam aí uns senhores a perder muito, mesmo muito dinheiro... e enquanto não o deixarem todo em cima da mesa, ela não vai subir.

Há quem diga que é o mercado a funcionar...!

por Presa36 » 10/6/2008 15:18

Neste momento está a cair 3,15% com volume de mais de 20 000 000.

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

Sonae SGPS

por anfss » 10/6/2008 15:13

Olá,

Sou novato nestas coisas e, por isso, venho aqui a este fórum tentar perceber alguma coisa.

Portanto...

ALGUÉM ME CONSEGUE EXPLICAR O QUE SE PASSA COM A SONAE SGPS?

Obrigado

Registado: 29/11/2007 1:59

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, Cem pt, iniciado1, Investor Tuga, Jonas74, latbal, lito, malakas, Manchini888, maturidade, O Magriço, PAULOJOAO, PMP69, silva_39, tami, trilhos2006, yggy e 181 visitantes