Caldeirão da Bolsa

GPL

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cali » 27/5/2008 11:50

Bzidroglio Escreveu:Oi Cali. Pq. será que gostamos tanto de dinheiro ? (embora ele ande fugidio) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
É carros a GPL, é bolsa...
Acho k ando a poupar no GPL para perder nas acções
:? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eheheheh... Bzi, eu não gosto de dinheiro, pá. :lol: Quem me dera poder livrar-me dele á vontade. :roll: Mas ... não fui eu que criei as regras do jogo nesta porca desta sociedade, portanto a unica decisão inteligente foi tentar adaptar-me a elas da melhor forma possivel, ou seja, tentar virá-las a meu favor. Foi assim que um dia, já há muito tempo, apareceu a Bolsa, e uns anos depois apareceu o GPL como opção óbvia, e foi assim que nós cruzámos um dia lá pelos lados do 'Autogas.pt'. :wink:
Continua a dar-lhe gás, Bzi! Sempre, sempre contra a a reacção ! (como diz o outro chanfrado da Sic Radical) 8-)
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por Cali » 27/5/2008 11:37

ginganababy Escreveu:caros colegas foristas, aqui deixo os dados referentes ao consumo do meu veiculo. Para melhor vos informar.

Tenho um Peugeot 206 1.1 a gasolina q adaptei no longinquuo ano de 2004 para GPL.

Neste momento um depósito de 40l dá-me para 390kms. Ou seja gastando 26€ para GPL mais um pouco de gasolina q se gasta sempre e arredondando, dá 30€ para fazer 390Kms.

O preço da instalaçao ronda os 1000€, façam as contas a qtos anos demoram a atingir o break even.

Todas as Auto estradas têm inumeras bombas de GPL sinalizadas, e ja viagei de Chaves a montegordo, sempre encontrando bombas de GPL algures nas terrinhas.

Pelo q tenho observado o GPL reage mto menos á subida do petroleo. Qdo instalei GPL em 2004 ainda a gasolina estava na casa dos 80centimos e o GPL estava a 0,52. Tem subido menos q a gasolina portanto.

Se alguem tiver duvidas q coloque, terei todo o gosto em esclarecer.

PS: ja vi carros mais potentes a gastarem menos, talvez o meu n esteja bem afinado, n sei. Mas memo assim compensa mto

Ó Ginga, uma instalação de um sistema moderno de GPL não custa 1000€, mas sim entre 1500€ a 2000€ (dependendo do carro, da marca do Kit, e do preço de quem instala).

A relação de preços entre GPL e gasolina têm evoluido de forma estável, numa relação aproximada de 55% a menos para o GPL. O que acontece é que a gasolina sobe 5 vezes seguidas, mas pouco de cada vez, e GPL quando sobe é logo aos 5% ou mais de cada vez. Contudo, a tal relação de 55% (aproximadamente) a menos vai-se mantendo.
Actualmente a gasolina 95 está a 1.50, e o GPL a 0,70 (valores arredondados).

- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

por ginganababy » 27/5/2008 0:39

caros colegas foristas, aqui deixo os dados referentes ao consumo do meu veiculo. Para melhor vos informar.

Tenho um Peugeot 206 1.1 a gasolina q adaptei no longinquuo ano de 2004 para GPL.

Neste momento um depósito de 40l dá-me para 390kms. Ou seja gastando 26€ para GPL mais um pouco de gasolina q se gasta sempre e arredondando, dá 30€ para fazer 390Kms.

O preço da instalaçao ronda os 1000€, façam as contas a qtos anos demoram a atingir o break even.

Todas as Auto estradas têm inumeras bombas de GPL sinalizadas, e ja viagei de Chaves a montegordo, sempre encontrando bombas de GPL algures nas terrinhas.

Pelo q tenho observado o GPL reage mto menos á subida do petroleo. Qdo instalei GPL em 2004 ainda a gasolina estava na casa dos 80centimos e o GPL estava a 0,52. Tem subido menos q a gasolina portanto.

Se alguem tiver duvidas q coloque, terei todo o gosto em esclarecer.

PS: ja vi carros mais potentes a gastarem menos, talvez o meu n esteja bem afinado, n sei. Mas memo assim compensa mto

Registado: 28/8/2007 0:26

por Bzidroglio » 26/5/2008 23:54

Exactamente em França e penso que em mais países. Em Santarém, o Modelo remodelou e aumentou o seu supermercado e digamos no R/C o estacionamento está todo aberto para os lados (à noite é fechado com grades) pelo que quase de certeza o risco de acumulação de eventuais gases é Zero! No entanto, lá se mantêm as placas a proibir a entrada de carros a GPL, Os autocolantes são medidas impostas por lei para desincentivar o uso de GPL, tal como antigamente as matrículas KAPA, e o estacionamento em parques subterrâneos segue a mesma linha. Seria tão fácil meter na lei que quem construa garagens colectivas necessita de colocar sistemas de extracção.
Compreendo a preocupação do Curvedair, mas será que está à vontade quando está na presença de gás doméstico ou de rede ? Parece que as explosões que tem havido (nomeadamente em Évora) foi de GPL certificado !?? e não de GPL-Auto. Assim como o prédio de Setúbal também se presume que seja de gas doméstico. Os carros que têm ardido têm sido a gasolina, e quando depois de arderem milhares a gasosa arder um a GPL, nem quero assistir ao basqueiro que os media vão fazer a acusar o GPL de perigoso. Todos os dias ardem carros a gasolina e ainda ninguém disse que é perigoso utilizar depósitos de plastico em vez de aço duplamente reforçado e sujeito a rigorosas inspecções. Há que pensar que as instalações de há 20 ou 30 anos (com botija da Gazcidla... lembram-se ?) não tem rigorosamente nada a vêr com o que se faz hoje, que são feitas por empresas certificadas em vez de Professores Pardais. Mas... esta discussão são assuntos para outros foruns.

Registado: 5/2/2008 17:53

por mendes-v » 26/5/2008 23:38

curvedair Escreveu:Crómio e Rosário,

em Portugal também é obrigatório a ventilização extracção de gases perigosos em garagens subterrâneas.

Mas mantenho a questão, em que países pode-se estacionar veículos GPL em espaços subterrâneos, que potencialmente poderâo libertar gases mais pesados que o ar? E em que condições?

Ficando esta pergunta em aberto, a lei e a razão de não se poder estacionar por estas bandas em locais subterrâneos parecem ser pertinenentes e não têm nada de idiota.

Em França não existe qualquer proibição ao estacionamento em pisos subterrâneos, e nos que vi não existe qualquer sistema de extração, nem os carros a Gpl estão identificados.

Registado: 29/11/2007 10:28

por Bzidroglio » 26/5/2008 23:20

Oi Cali. Pq. será que gostamos tanto de dinheiro ? (embora ele ande fugidio) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
É carros a GPL, é bolsa...
Acho k ando a poupar no GPL para perder nas acções
:? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por Cali » 26/5/2008 20:01

Olhó Bzidróglio! Tás bom, pá? :)

Para quem queira tirar mais umas duvidas, está aqui o link para um tópico de Janeiro, que foi fruto de acalorada discussão. E tambem vos digo que o meu outro carro de que falo nesse topico (o 2.000 cc), que ainda não estava a gás, vai passar a estar a partir do proximo mês. É que não há pachorra para continuar a alimentar gulosos.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=60031

por Crómio » 26/5/2008 19:40

em Portugal também é obrigatório a ventilização extracção de gases perigosos em garagens subterrâneas

Referes-te a gases menos densos que o ar, e como sabes, o Propano é mais denso que o ar.

Por isso é que não é permitida a presença de veículos equipados com sistemas de GPL em subterrâneos em Portugal.

Não é obrigatório por lei (em Portugal).
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por rosario » 26/5/2008 19:37

Volto a repetir, desde que o estacionamento tenha mecanismos de ventilação adequados ao uso de veiculos a GPL pode-se estacionar.

Como o GPL é mais pesado que o ar envolvente, esses mecanismos terão que ventilar também ao nível do solo, o que acontece é que em Portugal a ventilação só se efectua ao nível do tecto.

Registado: 27/9/2007 14:33

por curvedair » 26/5/2008 19:27

Crómio e Rosário,

em Portugal também é obrigatório a ventilização extracção de gases perigosos em garagens subterrâneas.

Mas mantenho a questão, em que países pode-se estacionar veículos GPL em espaços subterrâneos, que potencialmente poderâo libertar gases mais pesados que o ar? E em que condições?

Ficando esta pergunta em aberto, a lei e a razão de não se poder estacionar por estas bandas em locais subterrâneos parecem ser pertinenentes e não têm nada de idiota.

Registado: 19/4/2007 0:49

por rosario » 26/5/2008 19:08

curvedair Escreveu:A lei está longe de ser idiota, aliás até tem uma imperiosa razão. GPL é mais denso que o ar, pelo que ter um ambiente explosivo num local fechado é extremamente perigoso e nefasto.

Já agora todos nós gostaríamos de saber quais são os países que permitem concentrações de gases explosivos em subterrâneos e em que condições se pode fazer tal.

Os outros países não permitem concentrações de gases explosivos em subterrâneos, como é lógico, mas obrigam a construção e instalação de meios extractores e ventiladores desses espaços.

Se o mesmo se passasse em Portugal, poderiamos estacionar com segurança mesmo num -15.

:wink:

por Crómio » 26/5/2008 19:08

curvedair Escreveu:Já agora todos nós gostaríamos de saber quais são os países que permitem concentrações de gases explosivos em subterrâneos e em que condições se pode fazer tal.

Não existem países que permitam concentrações de gases explosivos em subterrâneos.

Existem sim, países em que é obrigatório sistema de extracção de gases explosivos em subterrâneos.
Editado pela última vez por Crómio em 26/5/2008 19:09, num total de 1 vez.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por curvedair » 26/5/2008 17:29

Bzidroglio Escreveu:O maior inconveniente é mesmo o estacionamento em subterraneos, por causa de leis (idiotas) à portuguesa, uma vez que no estrangeiro é permitido.

A lei está longe de ser idiota, aliás até tem uma imperiosa razão. GPL é mais denso que o ar, pelo que ter um ambiente explosivo num local fechado é extremamente perigoso e nefasto.

Já agora todos nós gostaríamos de saber quais são os países que permitem concentrações de gases explosivos em subterrâneos e em que condições se pode fazer tal.

Registado: 19/4/2007 0:49

por Bzidroglio » 26/5/2008 16:06

De AT não percebo nada, mas disto (GPL) sei um pouco :wink:
Sou um dos membros mais antigos daqui:
http://forum.autogas.pt/forum/
Antes de dizerem bem ou mal, aconselho a informarem-se nesse Forum.
Quem teve problemas também deve procurar informar-se porque os teve. Instalações de GPL há 6/7/8 anos não têm nada a ver com as presentes. É mais ou menos como comparar 1 Panhard de 1955 com 1 carro actual :mrgreen:
Procurem também para que serve: Flashlub ou LT Lubrificator e encontram uma boa parte dos problemas passados com instalações de GPL.
Já tive 4 carros a GPL e fiz mais de 300.000 Kms. Problemas: ZERO !
O maior inconveniente é mesmo o estacionamento em subterraneos, por causa de leis (idiotas) à portuguesa, uma vez que no estrangeiro é permitido.
Subir desalmadamente o GPL (em principio) não pode uma vez que por causa do protocolo de Quioto é vedado aos Países membros da CEE lançar ISP sobre o GPL. No entanto, eu em Portugal já acredito em tudo...
Em relação ao outro inconveniente apontado; perda de mala, com os depositos tipo "Donuts" no lugar da roda suplente não se perde espaço.

Ahhh. e quem pretenda fazer contas a qts kms é preciso para rentabilizar o investimento, existem folhas de Excel no Forum com a "papinha toda feita".

por Pollito » 26/5/2008 12:42

Aqui vai o meu contributo neste tema:

Instalei e beneficiei durante quase 10 anos do GPL num carro que tive a gasolina que há uns anos foi topo de gama mas actualmente é um modelo antigo.
Investi 150 contos e no 1º ano tinha amortizado a dívida por ter viajado na Europa.A partir daí lucrei bastante com o que deixei de pagar.
A mala era grande que é factor a considerar.
Mas isto porque:

-o carro era bom e a saída do gás estava afinada para render tanto ou melhor do que a gasolina.Ou seja,ao contrário do que se diz o meu carro andava mais a gás do que a gasolina.Se regularem para menos saída de gás ainda poupam mais mas já não rende tanto.

-a marca era boa,os italianos são os melhores e creio que era BEDINNI

-tive durante anos o cuidado de nunca deixar a gasolina acabar e de aproximadamente de 3 em 3 depósitos de GPL utilizados fazer pelo menos 30 Km a gasolina

Nunca fiz uma revisão ao GPL mas creio que por isso o carro estava a desafinar.Ou seja,quando mudava para gasolina ia abaixo algumas vezes.
Dependendo do carro pode compensar.Mas se mal montado o risco é grande.Considero que tive sorte.

Sinceramente, vejo actualmente muita notícia e muita preocupação com as poupanças nos combustíveis e acho ridículo porque as pessoas em vez de andar á caça de mais cêntimo menos cêntimo em gasolineiras deviam preocupar-se com outros gastos maiores e ridículos que efectuam e poupavam muito mais.Há pessoas que são capazes de se enterrar em dívidas acima do que podem para poder trocar de carro ou telemóvel ou estourar guito noutra coisa qualquer completamente desnecessária pois não precisam e depois vão-se chorar para a TV e nos cafés que andam á procura do posto de gasolina mais barato e culpam este e aquele.Enfim...
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por mendes-v » 26/5/2008 9:55

. Por alguma razão os fabricantes deixaram de vender carros a GPL de origem. :idea:

Abraço...
O Bala[/quote]

Em portugal existe a Kangoo e a subaru legacy vendidos com garantia da marca e a gpl...
Noutros países existem muitos mais modelos, que nunca foram comercializados em Portugal devido às restrições e burocracia nas homologações.

Bons negócios

Registado: 29/11/2007 10:28

por RCF69 » 25/5/2008 22:51

Obrigado rosario!
já estive a dar uma olhadela no forum.
Cumprimentos,
RCF69

Registado: 3/4/2008 12:27

por rosario » 25/5/2008 22:24

Caro RCF69,

A melhor dica que lhe posso dar é consultar o forum de GPL http://forum.autogas.co.pt

Lá poderá ver carros iguais ao seu e ler os diários de bordo para poder tirar as suas dúvidas.

Acredito que quando der uma olhada por lá fica sem dúvidas e um novo adepto.

por RCF69 » 25/5/2008 22:10

Boa noite!
fiquei preocupado com este tópico que lancei, ou seja, medo que a coisa dê pro torto.
O carro que pretendo modificar é um Bmw 318i, modelo anterior ao actual, cujas revisões já são carissimas.
Agradeço as explicações , pois ainda estou a tempo de desistir.
Vou falar com os mecânicos que me fazem as revisões, que apesar de não serem da marca, só trabalham com Bmw´s.
Um abraço.
RCF69

Registado: 3/4/2008 12:27

por rosario » 25/5/2008 22:00

Bala Escreveu:Depois, enquanto que a gasolina os meus consumos rondavam 10-11 litros, a GPL, disparavam para 14-16.

Caro Bala,

Isso é perfeitamente normal, uma vez que 1 litro de GPL tem aproximadamente 0,787 X o poder calorífico da gasolina, pelo que se gastava 10 a 11 litros de gasolina iria gastar cerca de 13 a 14 a gás.

O que muitas pessoas não sabem e quando perguntam dizem-lhes que "fica a gastar + 1 litrito..." mas o que se divia dizer é que fica a gastar perto de 30% mais do que gastava a gasolina.

Mesmo assim, com 30% mais de consumo é uma questão de se fazer bem as contas.

por Pintas25 » 25/5/2008 21:58

Ora bem pela minha eperiência posso dizer que nos cerca de 4 anos e meio que tive o meu auto a gpl este nunca me deu problemas salvo as revisões do mesmo.
MAIS andava sempre a gpl e só o punha a gasolina para a inspecção periodica.
o meu era também a carburador e o unico senão que tinha era que nos dias mais frios de inverno por vezes (raramente) o gpl congelava tornando impossivel a sua utilização.

Actualmente tenho um carro a diesel bem economico e digo-vos com a maior das sinceridades:

QUE SAUDADES DO GPL

Registado: 7/1/2008 18:02

por Bala » 25/5/2008 21:22

Tojo Escreveu:Carissimo posso-lhe dizer que em 1992 instalei glp na altura num ax gt e depois um renaul 19 cabrio. Nunca mas nunca mais quero gpl. É uma ilusão pq o problema é que como o carro anda a gpl e pouco a gasolina, o sistema da gasolina fica todo marado. O rejuizo que me causava não compensava. Desde avaria e limpeza de injetores,pq ganham crostas de sujidade de estarem parados, bomba de gasolina que está sempre a trabalhar mas não puxa gasolina e por isso avaria, centralina que fica marada, tacos do motor, etc etc. E atenção foi metida na auto cucus e numa oficina da trofa especializada e consagrada. Nunca mais, prefiro pagar mais ou andar menos.

Boas!

Por acaso não é uma que fica no topo de uma rampa?
Se foi, é curioso porque a minha centralina também ficou "marada" e os tacos também tive que os trocar :-k

De qualquer modo o GPL, limita muito as bombas que vamos, os estacionamentos, é fonte de avarias e a poupança não é tão linear como o fabricante diz.
Uma pessoa que ande com carro a gasolina, fica com os cilindros riscados. Estes riscos, curam-se por eles com o carbono resultante de queima de gasolina. Andando sempre no GPL, o motor fica demasiado limpo, e começa a "prender", por isso temos que passar para a gasolina e andar um pouco (as vezes uns 100km) antes que consigamos repor o normal funcionamento do motor. Isto em 2 depósitos a gás, e fora a gasolina que é necessária para ligar o veículo

Depois, enquanto que a gasolina os meus consumos rondavam 10-11 litros, a GPL, disparavam para 14-16. Se a isso juntarmos o problema de centralina que durou 2 anos, e custou, nem vos digo... nunca mais quero repetir a experiência. Por alguma razão os fabricantes deixaram de vender carros a GPL de origem. :idea:

Abraço...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por macumba » 25/5/2008 18:42

pois,tambêm já pensei em comprar um carro a gpl,nem que seja para as viagens mais longas.

mas tambêm já me disseram que se começar a haver um grande aumento de consumo deste combustivel,o governo irá taxá-lo de modo a ficar ao preço da gasolina.

e embora o gpl seja igual ao gás residencial,o governo resolverá o problema(de não aumentar o gás doméstico)introduzindo um sistema do género do gasóleo agricola,ou seja os automóveis só poderão usar gpl com corante,senão serão multados.

será que isto vai mesmo acontecer?do modo como o governo gosta de dinheiro,penso que é apenas uma questão de tempo :x

Registado: 7/2/2006 1:25

Re: gpl

por Hitori Jinsei » 25/5/2008 18:00

leal Escreveu:
Cometi um grande erro, pois não é obrigatório usar pneu suplente, desta forma o deposito do GPL fica no lugar do pneu, podendo no entanto colocar mais um deposito na bagajeira

Tinha a ideia que o pneu suplente é obrigatório, podes é eventualmente escolher um pneu de menores dimensões...digo eu ...

Se o pneu suplente é obrigatorio, acho que os donos de actuais Mercedes deveriam reclamar junto da marca... LOLOL

Registado: 21/5/2008 21:12

gpl

por leal » 25/5/2008 17:55

Cometi um grande erro, pois não é obrigatório usar pneu suplente, desta forma o deposito do GPL fica no lugar do pneu, podendo no entanto colocar mais um deposito na bagajeira

Tinha a ideia que o pneu suplente é obrigatório, podes é eventualmente escolher um pneu de menores dimensões...digo eu ...
"Entries are easy because any clown can buy a lottery ticket, but exits separate winners from losers" Alexander Elder

Registado: 19/6/2007 14:29

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CC-5, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, Mar58 e 93 visitantes