Caldeirão da Bolsa

***** chart - S&P 500 Weekly Report 25-05-2008 *****

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por crg » 25/5/2008 23:46

Barra,
peço desculpa, deverá ser 23/04/2009.
Vou editar.
Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por Barra » 25/5/2008 23:25

crg,

"No futuro próximo, temos 23-14-2009 como um possível topo intermédio e 18-06-2011 como o fundo que terminará este Bear."

Explica lá melhor esse 23/14/2009...
“Eu não sei onde o mercado vai estar amanhã ou dentro de uma semana, um mês ou um ano. Sei, no entanto, que se tivesse à escolha manter dinheiro em caixa ou em obrigações a 30 anos ou em ações, não hesitaria um segundo em escolher ações"

Warren Buffett

Bons negócios !!!

Registado: 19/10/2004 19:26

por crg » 25/5/2008 22:51

Arnie,
Completamente esclarecido. O meu agradecimento.

Aproveito para dizer que dediquei um pouco de tempo à análise dos ciclos do Pi (número irracional, com valor aproximado de 3,14), segundos os quais se obtém uma contagem cíclica de aproximadamente 8,6 anos, número este correspondente ao produto de Pi por 1000, resultando aproximadamente 3141 dias.
Podem também calcular-se subciclos intermédios dividindo sucessivamente por 2.
Contas feitas temos por exemplo no passado, 20-07-1998 como topo, 08-11-2002 como fundo, 27-02-2007 como topo e 22-03-2008 como fundo.
No futuro próximo, temos 23-04-2009 como um possível topo intermédio e 18-06-2011 como o fundo que terminará este Bear.
Atenção que, apesar de estas datas serem precisas, trata-se apenas de momentos de referência em termos relativos de acordo com a mesma teoria, até porque as contas são feitas em termos aproximados, não podendo ser de outro modo, decorrendo também do facto de o número Pi ter uma dízima infinita e não periódica.
Um abraço.
Editado pela última vez por crg em 26/5/2008 0:59, num total de 2 vezes.

por Tojo » 25/5/2008 22:48

Atenção que quando eu me refiro a um máximo superior ao anterior, obviamente refiro-me a um máximo superior à onda A e nunca a máximos históricos. Posteriormente, resumir-se-ia com minimos inferiores a Março.

Registado: 8/1/2004 13:14

por carcanhol » 25/5/2008 22:41

Olá "Navete" boa noite!

mnfv Escreveu:Navete, a correlação há-de ser quase 1, não?

O que o "mnfv2 quer dizer penso eu é que a relação entre ambos é directa! Portanto uma análize ao Nasdaq 100 seria uma redundância!

Em teoria é isso que acontece, mas como dizes e bem os "Nasdaq" são um bocado malucos, por vezes chegam a estar teoricamente em "contra cilo".

Estive a ver o gráfico do Nasdaq 100 comparado com o S&P até não está muito mau, comparado com O DOW e o S&P (este ultimo é o que está pior) o Nasdaq até está rasoável pois caiu muito pouco e ao contrário dos outros ficou acima da "MA50" claro que isso não é garantia de nada mas...menos mal!

Ps: Por falar em Nasdaq agora fez-se luz na minha "carola" é que na sexta feira, a meia hora do final da sessão os futuros do Nasdaq chegaram a estar verde acho eu, e de repente lembrei-me que como te disse há dias os gajos do bloomberg passam em rodapé a cotação do Nasdaqcomposite e a cotação dos futuros do Nasdaq 100, ora como o Nasdaq 100 só caui 0,30% agora percebo porque vi os futuros deste no verde quando continuava tudo vermelho!
Editado pela última vez por carcanhol em 25/5/2008 23:02, num total de 1 vez.
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam :mrgreen:

Registado: 16/11/2006 12:47

por Navete » 25/5/2008 22:37

Certo arnie, bons sonhos!

Pois os indices americanos são quase como o PSI-20 eles vão para onde os irmãos forem... :wink:
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por arnie » 25/5/2008 22:32

Tojo Escreveu:Arnie, só mais uma coisa: a seguir às cinco ondas, será correcto que aconteça uma correção em ABC, tendo-se feito a onda A no máximo de Maio, seguir-se-a uma onda B para baixo(em desenvolvimento) e posterior onda C, superior ao máximo anterior?

hummmmmmmmmmmm, tá bem visto.

não vejo razão para que não seja possível essa leitura, apesar de que para que tal acontecesse teríamos de ver grandes melhorias económicas e para já, com a contínua destruição do dollar, não vejo como isso será possível

Olá Navete,

Vais-me desculpar para hoje já fechei o estaminé. To a arrumar aqui a secretária para desligar tudo e ir até aos mundo dos sonhos.

Vai ter que ficar para outro dia.

Mas tal como disse o mnfv, o caminho de um será o caminho do outro tendo naturalmente as respectivas diferenças de cotações e de suportes/resistências.

Mas estou certo que haverá por aqui uma alma caridosa que publique aqui um gráfico.

Um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Navete » 25/5/2008 22:26

Desculpa Mnvf, não te entendi...

Sei que o nasdaq 100 é um indice meio maluco...

O S&P é a marca da economia americana...

por MNFV » 25/5/2008 22:22

Navete, a correlação há-de ser quase 1, não?

Navete Escreveu:Boas noites Arnie, não sei se podias analisar o Nasdaq 100... :oops:

Eu sei que é pedir bastante, mas aprecio as tuas analises...

Estou a perder umas massas nele, acho que bateu no fundo, os indicadores parecem dar sinal de inversão, mas, sou um maçarico, não sou vidente... :lol:

Podes faze-lo?

Registado: 28/12/2007 17:02

por Tojo » 25/5/2008 22:21

Arnie, só mais uma coisa: a seguir às cinco ondas, será correcto que aconteça uma correção em ABC, tendo-se feito a onda A no máximo de Maio, seguir-se-a uma onda B para baixo(em desenvolvimento) e posterior onda C, superior ao máximo anterior?

por Navete » 25/5/2008 22:10

Boas noites Arnie, não sei se podias analisar o Nasdaq 100... :oops:

Eu sei que é pedir bastante, mas aprecio as tuas analises...

Estou a perder umas massas nele, acho que bateu no fundo, os indicadores parecem dar sinal de inversão, mas, sou um maçarico, não sou vidente... :lol:

Podes faze-lo?

por Tojo » 25/5/2008 21:26

Perfeito Arnie. Parabéns e muito obrigado

por arnie » 25/5/2008 21:11

Bala Escreveu:Arnie, sumo de categoria, como sempre!!!

Aquele indicador Bull/Bear sentiment, pareceu me muito interessante também, faz lembrar o RSI, quando chega aos 70 -> overbought, 30 ->oversold. Podes facultar a formula SFF?

Sorry, mas há coisas que são apenas para consumo interno

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 25/5/2008 21:07

Tojo,

Quando eu referi que um movimento em 3 ondas era bearish (não deveria ter escrito ABC pois confundiu a coisa) referia-me a que faltava ainda uma onda para completar o movimento, indicando assim que os 1270 não iriam aguentar.

Um tipico ABC é um movimento correctivo, ou seja, a se verificar tal situação, iria indicar que o índice ficava pronto para resumir todo o bull market de 2003 e isso era algo inimaginável naquele momento.

Podes ver essa situação no 1º gráfico.

Olhando agora para o 2º gráfico, eu sei que ele está um pouco confuso mas é bastante facil de o ler.

Na altura da análise que referes o índice estava ali a repetir o padrão anterior de lower high. Em termos de preços tínhamos indicação de que poderíamos ver o SPX a vir rapidamente testar os 1270 pts. Mas depois reage em alta e estraga por completo esse mesmo padrão.

Ora é a partir da quebra em baixa do anterior swing low que se começa a reforçar a ideia de que iremos visitar os 1270 pts e será aguardado que os quebre em falso visto que a hipótese de higher low começa a ser anulada.

Com o falso break, para mim, foi feita a 5ª onda do movimento, completando-o.

Desenvolveu-se depois o actual movimento de alta, tendo também ele já sido completado, depois dos 90 dias.

Tudo indica para já que estamos num novo ciclo, que também deverá demorar 90 dias.

No que diz respeito a contagem de ondas... sorry mate, tô completamente perdido :oops:
Em termos de leitura de ondas de médio/longo prazo não irei fazer qualquer tipo de leitura até encontrar um ponto de referência, que neste momento, não existe.

Em termos de curto prazo, vamos ver o que o actual down swing vai desenvolver.

Espero ter respondido à tua dúvida :?

Um abraço,
arnie
Anexos
spx_25-05-2008_ew_count_LP.png
spx_25-05-2008_ew_count_LP.png (9.91 KiB) Visualizado 1546 vezes
spx_25-05-2008_ew_count.png
spx_25-05-2008_ew_count.png (14.12 KiB) Visualizado 1543 vezes
Bons negocios,
arnie

por Bala » 25/5/2008 20:56

Arnie, sumo de categoria, como sempre!!!

Aquele indicador Bull/Bear sentiment, pareceu me muito interessante também, faz lembrar o RSI, quando chega aos 70 -> overbought, 30 ->oversold. Podes facultar a formula SFF?

A tua análise irei acrescentar o facto de a mm50 dias encontrar-se nos 1366 pontos, que curiosamente é a refracção de 50% de Fibonacci.

Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por arnie » 25/5/2008 19:36

crg Escreveu:Muito obrigado arnie,
pela atenção e todo o trabalho.

Peço desculpa por não ter sido suficientemente claro acerca do que pretendi dizer sobre o dia 19 de Maio.

A interpretação que eu estava a tentar fazer era no sentido de se este topo do dia 19 de Maio, de acordo com a contagem, não deveria ter sido feito no dia 30 de Abril?

Um abraço.

Ah,

É assim, o ano tem 360 dias repartido por 4 estações de 90 dias cada. É esperado que a cada ciclo de 90 dias a estação mude, neste caso, que o ciclo mude. Também a cada mid season (45 dias) é aguardado que exista uma mudança de sentimento.
Resumindo, um ciclo completo de curto prazo deverá rondar cada 11 dias de calendário, ou seja, 8 dias de negociação.

Como é óbvio, não podemos esperar que o mercado respeite estes ciclos, invertendo o swing precisamente nesse mesmo dia.

Estes ciclos/dias deverão ser observados para nos ajudar a reconhecer em que ponto do ciclo se situa cada swing/movimento.

Vamos olhar para o 1º gráfico dos ciclos e ao olhar para o 45º dia. Vendo que este está próximo dos mínimos de Janeiro, muitos certamente que pensaram que o mercado estava próximo do abismo e por certo até reforçaram ou abriram posições curtas, antecipando a quebra dos mínimos.

Quem acompanhasse os ciclos, poderia pensar de outra forma. Poderia dizer que os mínimos de Janeiro produziram uma enorme descarga psicológica no mercado e sabendo de antemão que fundos de médio prazo são produzidos desta maneira, poderíamos ver um falso break desse mesmo mínimo visto estarmos no 45º dia depois desse mínimo.

Em termos de preços nada indicava que o mercado poderia subir mas o ciclo aconselhava que houvesse cautela pois estávamos num período de possível inversão.

O índice acabou por subir 2 dias (1º nível de um movimento counter trend varia entre 1 a 4 dias) e ao 3º dia faz novo swing low, quebrando o mínimo de Janeiro, tendo no entanto reagido positivamente a este.

O que é que aconteceu depois? Em apenas 1 dia o SPX quase que anula toda a queda de 3 dias. Oara para um mercado prestes a cair do precipício não é estranho de repente apresentar uma força destas?

OK, OK, eu sei que falar agora, depois dos acontecimentos é fácil, mas é este tipo de pensamento, de construção de cenário que temos que aprender a fazer.

Não negociamos certezas, negociamos probabilidades.

Uma leitura correcta dos ciclos tem obrigatoriamente passar pela leitura dos preços e do actual movimento do mesmo.
Sabemos que 90 dias depois de um LOW, daqueles lows que deixam marca psicológica, pode existir uma inversão mas é necessário ver se os preços naquele momento reforçam a probabilidade da inversão ao 90º dia.

Neste especifico caso do SPX, até se podia esperar um máximo devido a estar em cima to topo do range. No entanto mantinha o anterior swing low intacto, não dando sinais de que os preços estavam a perder força.
Depois há também o facto de que, se existiu um falso break do fundo do range é normal também existir um falso break to topo do mesmo, reforçando ainda mais a ideia de que o 90º dia dificilmente nos daria um topo.

Aliás, Gann faz referência que o ciclo de 90 dias pode estender-se até aos 99 dias, o que, ao olhar para o gráfico, vemos o a barra de 19 de Maio quebrou em falso o máximo da barra do 99º dia :P

Bem, acho melhor parar por aqui antes que alguém tenha um ataque cardíaco com esta historia de ciclos e afins :mrgreen:

Um abraço,
arnie

PS: Tojo, tem calma, não me esqueci de ti mas quando ia te responder vi que o crj tinha feito outra pergunta e resolvi responder-lhe 1º para manter a historia dos ciclos seguida.

Pena o link que colocaste não ter ficado bom. Deixa ver se descubro esse post para poder explicar a coisa como deve de ser

Até já...

EDIT - ok, já descobri
Bons negocios,
arnie

por crg » 25/5/2008 17:36

Muito obrigado arnie,
pela atenção e todo o trabalho.

Peço desculpa por não ter sido suficientemente claro acerca do que pretendi dizer sobre o dia 19 de Maio.

A interpretação que eu estava a tentar fazer era no sentido de se este topo do dia 19 de Maio, de acordo com a contagem, não deveria ter sido feito no dia 30 de Abril?

Um abraço.

por arnie » 25/5/2008 16:48

crg Escreveu:Arnie,
seria possível conjugar com esta análise aquela perspectiva da contagem dos dias (45/90) que por vezes o arnie também faz?

Se a memória não me falha, segundo a referida contagem, a pequena inversão do dia 19/Maio teria sido suposto ocorrer dia 30/Abril.

Obrigado pela análise, bem como pela pontualidade.
Um abraço.

Olá crg,

Estive a ver e não me lembro de alguma vez ter falado em 19 de Maio. Eu disse que os 90 dias seriam feitos entre os dias 25 a 28 de Abril e pelo gráfico, podemos ver que os 90 dias foram na realidade no dia 30 de Abril.

(abro este parêntesis para referir que a ultima contagem que aqui apresentei foi obtida através de um programa que saquei por na altura não me apetecer fazer a contagem à "mão" :oops: :P mas como a licença desse programa terminou, hoje vi-me a fazer novamente a mesma contagem mas à "mão" e existe uma diferença de 2 dias entre os valores de então e os de hoje. Talvez seja a diferença de feriados e fins de semana).

Continuando...

Eu continuo a afirmar que os mínimos de Janeiro continuam a ser OS mínimos do qual todos os máximos e mínimos feitos a partir desse dia irão ser baseados. É por isso que em termos de contagem de tempo e de retracements, é desse mínimo que eu irei iniciar a leitura.

O facto de o mínimo de Março ser um falso break dos mínimos de Janeiro, retira algum crédito no seu reconhecimento como valor significativo, no entanto, não o podemos descurar por completo e como tal, convém seguir também a leitura dele.

Deixo 2 gráficos com ambas as leituras para assim podermos acompanhar o seu desenvolvimento durante os próximos meses.

Um abraço,
arnie

PS: Tojo, prometo que te respondo ainda hoje mas agora tá na hora de ir lanchar e ver um filmezito para descomprimir :mrgreen:
Anexos
spx_25-05-2008_gann_count.png
spx_25-05-2008_gann_count.png (12.1 KiB) Visualizado 1804 vezes
spx_25-05-2008_gann_count_2.png
spx_25-05-2008_gann_count_2.png (13.61 KiB) Visualizado 1795 vezes
Bons negocios,
arnie

por Tojo » 25/5/2008 14:51

Arnie, referia-me a esta citação :

"Olá Tojo,

Um simples movimento em 3 ondas (ABC) neste momento tem que ser visto como bastante bearish a longo prazo pois acreditando que estamos num periodo de recessão não é possível este tipo de movimento.

Um ABC é tipico de um movimento correctivo, um movimento countertrend, o que indicaria que o mercado estaria pronto para resumir o bull market de 2003 e fazer novos máximos históricos.

Ora como tal situação é algo inconcebível neste momento, resta-nos olhar para este movimento de 3 ondas como incompleto, ou seja, confirma o higher low, sobe 45 dias e resume o downtrend desde Outubro, quebrando os 1270 pts até valores que neste momento não interessa discutir ou então, conclui as 5 ondas com um falso break, reage em alta durante 90 dias para depois voltar a resumir o downtrend de Outubro, com novos mínimos do ano.

Relativamente ao lower high, neste momento o índice está a divergir dos anteriores padrões pois em 2 dias de queda ainda não quebrou os minimos dos 2 dias de rallie onde anterirmente, em 5 dias de queda estava a quebrar os mínimos dos 5 dias de rallie.
O indice está com dificuldade em gerar downward momentum o que poderá gerar procura e levar o índice a reagir novamente em alta podendo confirmar o higher low.

Durante os updates da semana passada deixei os valores a considerar como possíveis resistências imediatamente acima dos 1396 pts, podendo gerar um falso break dos mesmos."

O link é este:http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=60873&highlight=

Obrigado

por rsacramento » 25/5/2008 14:16

arnie Escreveu:Olhando para o gráfico, podemos ver que os 1440 pts ficam entre os +37.5 e os +50% de extensão daquele pequeno range

Relembro que, por norma, um falso break deverá manter-se entre os +25 e/ou os +33.33% de extensão

:oops:

alguém me ajuda?
não entendo nada disto, mas gostava de vir a entender...
onde começa e acaba o ponto de inserção?

Registado: 29/11/2007 12:50

por RoundersT » 25/5/2008 12:40

Boas
Arnie não me estragues o trade.
Tinha eu previsto uma vinda aos 1360-1357 numa primeira correcção e chutas logo com valores mais acima.
É que era só respeitar a amplitude de pontos apresentada nos últimos dois down swings.Não acho isso nada correcto colocar patamares mais acima.
Aquele indicador engraçadito.
Fiquei com uma ideias nos teus comentários de como criar aquele indicador simples mas com muito sumo..
Têm só uma variável em equação, certo?

Atentamente,
Rounders
Abraço
Rounders
http://rounderstrader.blogspot.com/
Analises ao principais indices diariamente. +-50 updates por mês.
"O mercado não é uma prova de 100 metro é uma maratona".Carlos Júlio

Registado: 30/12/2007 4:55

por crg » 25/5/2008 12:34

Arnie,
seria possível conjugar com esta análise aquela perspectiva da contagem dos dias (45/90) que por vezes o arnie também faz?

Se a memória não me falha, segundo a referida contagem, a pequena inversão do dia 19/Maio teria sido suposto ocorrer dia 30/Abril.

Obrigado pela análise, bem como pela pontualidade.
Um abraço.

por Tojo » 25/5/2008 12:31

Arnie, antes de mais parabéns pela excelente análise.
Só uma duvida: lembro-me que em Fevereiro num post do dia 14, quando se discutia higher low e lower high, se falou que se fizesse um lower high seria mais bulish a médio prazo porque confirmava as 5 ondas e dava tempo ara haver ua recuperação a médio prazo.Neste raciocinio, seria mais bearish a médio prazo se fizesse um higher low, porque iria fazer a 4 onda, faltando depois a onda 5 violenta para baixo, a tal "perna" que faltava na altura ao gráfico. Lembras-te? Em que modo estamos relativamente a isso? Pessoalmente acho que vamos agora para minimos, mas a tua opinião é fundamental. Obrigado

por mlra » 25/5/2008 11:38

Boas!

Explicito como sempre e uma grande ajuda para mim que estou ainda muito verde nestas andanças. :clap:

Obrigado.

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por arnie » 25/5/2008 10:36

Olhando para o 1º gráfico podemos ver como o índice foi um pouco além dos 50% de retracement de todo o movimento de queda desde Outubro de 2007.

Se se lembram do meu report de dia 19-04-2008 irão recordar-se de que este índice raramente vai alem dos 50% de retracement se a tendência anterior se mantiver intacta.

Ou seja, podemos estar perante o topo do movimento de Março e o topo para os próximos meses.

Olhando para o gráfico seguinte, temos a visão do movimento de Março e os seus retracements.

Tal como foi referido anteriormente, também aqui, se este movimento de Março for para manter-se intacto, o índice deverá negociar acima dos 37.5% de retracement, podendo admitir uma vinda aos 50%.

Temos neste gráfico um reforço da zona dos 1370 pts como suporte, aumentando assim a probabilidade de existir a tal inversão do swing de que falámos anteriormente

Penso que para já está tudo dito.
Alguma dúvida, já sabem, é só apitar.

um abraço,
arnie[/u]
Anexos
spx_25-05-2008_full-ret.png
spx_25-05-2008_full-ret.png (8.61 KiB) Visualizado 2052 vezes
spx_25-05-2008_part-ret.png
spx_25-05-2008_part-ret.png (9.36 KiB) Visualizado 2063 vezes
Bons negocios,
arnie

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: brunoktm, CC-5, Goya777, macau5m, Mar58 e 75 visitantes