Caldeirão da Bolsa

sonae SGPS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por patacas » 23/5/2008 21:47

claro...faz todo o sentido...desculpe qualquer coisinha ...

Registado: 3/4/2008 11:50

por MarcoAntonio » 23/5/2008 21:38

Porque havia um e alguém abriu um segundo.

Não sei se foi de propósito ou foi lapso, mas podem perfeitamente haver dois tópicos da Sonae na primeira página. Deixem essa gestão connosco, quando surgem tópicos em exagero nós actuamos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por patacas » 23/5/2008 21:36

porque é que estão abertos 2 tópicos sonae?

Registado: 3/4/2008 11:50

por MarcoAntonio » 23/5/2008 19:48

artista Escreveu:Depois acho estranho que tantos estejam tão interessados em dizer mal de algo em que pelos vistos não acreditam... é fácil, se acham que a AT não serve para nada, se acham que os que a usam não tiram dela proveitos satisfatórios, simplesmente ignorem os comentários sobre a AT, era isso que eu faria!!!

Mas não, agora apareceu aqui uma corrente que não acredita, não percebe, mas está contra!??

Eu abordo esta questão e este debate neste tópico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=62655

A razão para o surgimento desta corrente é para mim bem claro: o mercado está em queda.

Quando o mercado cai, o bode espiatório é a AT.

Em mais de 5 anos de Caldeirão nunca esta discussão foi tão acesa e para mim está longe de ser coincidência. Para mim, é claro que não é coincidência.

A verdade é que este tipo de discussão e muito em particular a discussão em torno da estratégia do caça-fundo é típica de bear market, é típica de acções em queda.

Estes comentários avessos à AT surgem quase sempre "embutidos" num conjunto de argumentos que estamos fartos de saber que não funcionam: ele é "se ninguém comprar isto não vira", "hoje houve muito volume e os grandes não são maluquinhos", etc, etc, etc.

São mega-ilusões do mercado.

O mercado vai para onde tem de ir. O mercado não cai por causa da AT, ainda não se falava de AT (ou pouco se falava) e o mercado já tinha estes comportamentos: ora sobe, ora desce, ora é mais racional, ora mais irracional, ora é mais volátil, ora menos volátil, ora há mais volume, ora tem menos volume.

E se alguém diz: a tendência é de baixa e não há motivos para comprar (obviamente um principio assente em AT obviamente), estes investidores que "não querem que as acções caiam" caiem em cima dos AT's por isto e porque pensam (erradamente!) que os AT's estão a prejudica-los e a prejudicar o mercado.

É uma mega-ilusão contudo.

É como alguém no meio de um crash dizer: epá, eu não vou vender porque se eu vendo o crash ainda é pior. Portanto vou lutar contra o crash. Até vou aproveitar é para comprar algumas...

Ora, num crash o volume é imenso e as acções caiem que se farta. Não interessa (para o mercado) de que lado esse investidor quer estar. O lado de que ele quer estar só interessa para a carteira dele.

Se quiser estar do lado dos que compra (porque sempre que alguém vende alguém está a comprar) então ele está do lado dos que perdem dinheiro a cada minuto que passa!

E pouco interessa se ele vai discutir que "muito estão a comprar, não são tolinhos" ou "há grandes a comprar, eles têm informação objectiva". O mercado vai para onde tem de ir e atropela quem está do lado errado. E para onde quer que ele vá há tantas acções a serem negociadas para o lado certo como acções a serem negociadas para o lado errado.

Porque uma acção vendida por A é uma acção comprada por B.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por artista_ » 23/5/2008 19:35

viandante Escreveu:
No caso concreto da sonae vou tentar registar o momento em que os fundamentalistas da análise técnica,vão declarar que chegou o momento ideal para entrar no título.

Tocaste na ferida carissimo.
O irónico disto tudo é que esses mesmos fundamentalistas so irão pronunciar-se afirmativamente, quando ela ja estiver em plena cavalgada por aí acima.

Em primeiro lugar acho a palavra "fundamentalista" um bocado exagerada, mas enfim...

Depois acho estranho que tantos estejam tão interessados em dizer mal de algo em que pelos vistos não acreditam... é fácil, se acham que a AT não serve para nada, se acham que os que a usam não tiram dela proveitos satisfatórios, simplesmente ignorem os comentários sobre a AT, era isso que eu faria!!!

Mas não, agora apareceu aqui uma corrente que não acredita, não percebe, mas está contra!??

Então eu não posso usar a AT? e não posso dizer o que penso baseado nessa mesma ferramenta?! ninguém é obrigado a usá-la... se há aqui fundamentalismos é das pessoas que não a usam e parece que estão indignados porque há quem a use exclusivamente!!

cumprimentos

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por RandomWalk » 23/5/2008 19:06

Sem dúvida ulisses.

É uma batalha inglória esta de convencer os nossos compatriotas de que é necessário apetrecharmos a nossa psique de amortecedores que absorvem as nossas falhas, sem necessidade de dar paulada no vizinho que estiver mais à mão....

E isto é assim em quase tudo... da bolsa ao trabalho, da família ao futebol,

Esse comportamento torna-se numa enorme resistência à evolução, e assim Portugal lá vai ficando para trás, sem que nenhum Português assuma qualquer culpa.....

Registado: 16/1/2008 20:09

por Ulisses Pereira » 23/5/2008 18:44

Claro que sim, viandante.

Não me esqueço, aliás, de quantos mails ameçadores recebi no início deste ano quando os sinais de queda do mercado eram claros e os fui identificando.

A maior parte deles dizia que o meu objectivo era atirar o mercado ao tapete e que as pequenas correcções eram grandes oportunidades de compra. E que eu só estaria "bullish" quando o mercado disparasse.

A forma como olho para os mercados é mesmo assim. Aliás, no PSI20 estou "bearish" há largos meses, como sabe quem tem acompanhado o meu Caldeirão. E já defini os níveis que, caso ultrapassados, me farão mudar de posição. São os sinais de força e fraqueza que movem a minha opinião.

Respeito a opinião de quem segue as outras análises, só não entendo é o porquê estas reacções tão violentas apenas por alguns analisarem o mercado de uma forma diferente da vossa. Mas alguém há de ter a culpa pelo mercado cair? Ou são os especuladores do crude ou são os analistas técnicos ou o Eng- Sócrates? Agora os investidores é que não... eles até estavam com a posição correcta mas têm o mundo todo contra eles. :)

Lembrem-se... cada um deve seguir o seu método. E o respeito pelo método dos outros é essencial.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 23/5/2008 18:41

Viandante, qual ferida?

Os "antagonistas" já têm andado a comprar ao longo das descidas, não vão comprar só no "fundo certo".

E se o "fundo certo" for a 0.50 euros?... Imagina quantos "antagonistas" compraram à caça de fundos.

Como os mercados podem ser ilusórios.
:roll:
Imagem

Administrador Fórum

por viandante » 23/5/2008 18:35

No caso concreto da sonae vou tentar registar o momento em que os fundamentalistas da análise técnica,vão declarar que chegou o momento ideal para entrar no título.

Tocaste na ferida carissimo.
O irónico disto tudo é que esses mesmos fundamentalistas so irão pronunciar-se afirmativamente, quando ela ja estiver em plena cavalgada por aí acima.

Registado: 23/5/2008 2:00

por MarcoAntonio » 23/5/2008 18:32

Não te esqueças também de registar os (muitos) momentos em que os "não fundamentalistas" disseram que era de comprar apesar do "do que diz a AT".

É que esta discussão já dura há uns tempinhos e desde então já houve muita compra com base nesses pressupostos.

Se vais comparar, faz uma comparação justa...
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

sonae SGPS

por sol » 23/5/2008 18:22

Muitos podem ser levados a pensar este tipo não acredita em análise técnica, não é nada disso análise técnica sim mas demasiado fundamentalismo por vezes deita por terra muitas oportunidades de ganhar, quando alguem diz a tendencia é de queda em todos os horizontes temporais, não vale a pena isto e aquilo mais vale perder uns cobres, e entrar com segurança como se em bolsa fosse possivel falar em segurança nesta perspectiva não chegava a haver inversão e chegavamos ao zero, quando o título ganha uma tendencia de queda!só tenho pena dos títulos serem tão pouco líquidos, porque se assim não fosse os fundamentalistas da análise técnica chegavam sempre atrasados.

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CC-5, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, Mar58 e 92 visitantes