***** chart - S&P 500 Weekly Report 03-05-2008
24 mensagens
|Página 1 de 1
Jiboia Cega Escreveu:MAV8,
Gostei da tua perspectiva referente à LTD mas não concordo com os H&S invertidos que desenhaste, pois a considerá-los, os ombros levariam o índice para cima.
Em todo o caso é de monitorizar esse eventual comportamento do SP500.
Abraço
Jiboia
Eu sei que a figura a confirmar-se levaria o indice para cima, o que eu queria mostrar era a ratoeira que ali estava. Apesar dos H&S no segundo caso, a parecer confirmado, eram apenas ratoeiras. Outra coisa que se verifica é que a 1ª figura não foi accionada fazendo crer na fraqueza do titulo que parece estar a confirmar-se novamente após situação identica.
Uma vez que técnicamente é natural os movimentos repetirem-se e o facto de eu acreditar que se vai repetir neste caso é que me leva a estar pessimista.
Abraço
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Arnie, espero que estejas melhor da constipação
Quanto aos mercados, são aquelas "rasteiras" que levamos de vez em quando
Também levei com a activação de um stop na quarta
.... Espero que esteja tudo bem contigo.
Já agora queria agradecer-te (e ao MAV também) pelas análises
Um abraço e BN

Quanto aos mercados, são aquelas "rasteiras" que levamos de vez em quando

Já agora queria agradecer-te (e ao MAV também) pelas análises

Um abraço e BN
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
desculpem não ter feito um update mas as coisas não me correram lá muito bem ontem e preferi dar uns dias de descanço aos mercados
para a semana há mais e não vale a pena forçar as coisas
um abraço
arnie
para a semana há mais e não vale a pena forçar as coisas
um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
...
Eu tenho neste momento uma opinião pessimista em relação aos mercados, quanto a mim a crise do subprime para os mercados de capitais ainda não chegou ao fim e a subida que temos assistido está a chegar ao fim.
Fica o meu gráfico.
Fica o meu gráfico.
- Anexos
-
- sp5001.bmp (1.55 MiB) Visualizado 6323 vezes
-
- sp5002.bmp (1.53 MiB) Visualizado 6299 vezes
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
olá a todos,
obrigado pelas vossas palavras
isto hoje vai ser mesmo curtinho pois a cabeça não dá para grandes divagações
depois de ontem ter, com sucesso, feito o retest aos 1396 pts, hoje, ao não ter capacidade de quebrar os 1420 pts em alta, reage negativamente a estes, quebrando o suporte nos 1396 pts.
voltou para dentro daquele pequeno range assinalado no gráfico e o suporte deste encontra-se nos 1382 pts.
para amanhã, alguma reacção positiva terá como 1ª barreira os 1405 pts.
um abraço,
arnie
PS: o high de dia 02-05-2008 é 100% de extensão do range assinalado.
obrigado pelas vossas palavras
isto hoje vai ser mesmo curtinho pois a cabeça não dá para grandes divagações

depois de ontem ter, com sucesso, feito o retest aos 1396 pts, hoje, ao não ter capacidade de quebrar os 1420 pts em alta, reage negativamente a estes, quebrando o suporte nos 1396 pts.
voltou para dentro daquele pequeno range assinalado no gráfico e o suporte deste encontra-se nos 1382 pts.
para amanhã, alguma reacção positiva terá como 1ª barreira os 1405 pts.
um abraço,
arnie
PS: o high de dia 02-05-2008 é 100% de extensão do range assinalado.
- Anexos
-
- spx_07-05-2008.png (9.28 KiB) Visualizado 6626 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
arnie Escreveu:Sendo eu uns "mãos largas", ofereço uma constipação e uma dor de cabeça "daquelas" a quem quiser
Não pude deixar de salientar este facto....
apesar das circunstancias, o arnie não
deixou de partilhar a sua visão sobre o indice,
sabendo ele que esta é muito aguardada aqui no forum.
Um muito obrigado e as melhoras...
...já agora não espirres enquanto o indices
estiver a subir mais uns "tickzitos"...ok?...

- Registado: 11/7/2007 11:18
Tojo Escreveu:Arnie, como estamos em termos de volume do lado bull e bear? Numa opinião geral, neste momentoé mais arriscado estar do lado curto ou longo? Pessoalmente acho que é do lado longo mas...Obrigado
Olá Tojo,
Sendo eu uns "mãos largas", ofereço uma constipação e uma dor de cabeça "daquelas" a quem quiser

Em termos de força "bull" vs força "bear" a média dos últimos 5 dias está hoje nos 58% vs 42% respectivamente.
Hoje testou os 1396 pts, tendo reagido em alta.
O 1º range do dia situou-se entre os 1397 e os 1405 pts. Depois de testar os 1396 pts e reagido em alta,a quebra dos máximo do dia até então, os 1405 pts, tería-nos dado um sinal de abertura de posições longas.
Os 1428 pts continuam logo ali mas estes últimos 2 dias deu-nos uma zona de resistência entre os 1420 e os 1422 pts.
A tendência de alta continua intacta e a pergunta mantém-se, conseguirá o índice ir para além dos 1428 pts?
Para amanhã teremos então os 1422 pts como resistência e os 1402 como suporte.
Observar como tem sido habito, o midpoint nos 1410 pts.
um abraço,
arnie
- Anexos
-
- spx_06-05-2008.png (7.48 KiB) Visualizado 7171 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
Tojo Escreveu:Ok, Arnie,obrigado. Mas ao pegar na ferramenta do meta aprecem-me somente 4 linhas a tracejado e o limite sup e inf com um linha sem ser a tracejado(ver gráf acima). São os 37, 50 e 62%?
Vai às propriedades dos fibonacci retracements (clicas no botão dir. do rato) e em Retracement Lines podes ver quais estão por defeito. Podes apagar e adicionar as que quiseres.
Maldito MS que deveria permitir gravar a sequência de nº que quiséssemos e não ter que gramar com os valores standard

Bons negocios,
arnie
arnie
Tojo Escreveu:Em termos de retrações, os primeiros valores que nos aparecem são 37,5, deppois 50%, depois 67,5%? Não existem os 23%? faço u bocado de confusão nas retrações, se houver alguem que me explique agradecia. obrigado
Olá Tojo,
O standard da AT são os Fibonacci retracements: 23.6%, 38.2%, 50%, 61.8% e 100%.
Mas visto que os mercados se mexem em oitavos, a leitura correcta deverá ser a utilizada por Gann: 12.5%, 25%, 37.5%, 50%, 62.5%, 75%, 87.5% e 100%.
Gann também adicionava os terços à leitura pois segundo ele, também estes indicavam zonas de inversão, ou seja, 33.33% e 66.66%.
Há gente que usa os oitavos, outros apenas os quartos e ainda outros somente os terços. Está tudo dependente do sistema de cada um.
Se fores um daytrader/short term trader, podes optar por usar os oitavos, recolhendo assim os ganhos mais rapidamente logo no 1º oitavo ou então fechares de imediato uma posição perdedora apenas com 1/8 de stop.
Se fores um trader de médio prazo podes usar apenas os 1/4, deixando assim os movimentos com mais espaço para não negociares tanto ou não seres tantas vezes stopado. Em termos de comissões, irá gerar menos gastos.
Se fores mais adepto do longo prazo, podes optar apenas por usar os 1/3.
(Isto é apenas um exemplo de como se pode usar este tipo de leitura)
Nota que estes valores deverão funcionar apenas como "zona de possível inversão", nada mais.
Também não se poderá ver neles valores exactos, ou seja, se os 37.5% marcarem 34.52 isso não é sinónimo de que o movimento vai parar mesmo nos 34.52. Pode ir mais acima ou até nem sequer lá chegar.
Outra situação a ter em conta é cada security poder reagir de forma diferente a um determinado retracement. Imagina a PT gostar de testar os 37.5% antes de reagir em alta ou em baixa mas o BCP preferir testar os 62.5%.
Um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
Re: ***** chart - S&P 500 Weekly Report 03-05-2008
Networker Escreveu:arnie Escreveu:Networker Escreveu:arnie Escreveu:continua-se a ver uma igualdade de forças entre "bulls" e "bears", 52% vs 48% respectivamente.
Como chegas a esta conclusão?
Olá Networker,
Digamos que é o meu ATR pessoal.
Sempre achei o ATR um daqueles indicadores úteis mas ao mesmo tempo mal construidos e vai daí, construí o meu próprio ATR.
Agora sim recebo os valores que quero, ou seja, agora tenho o ATR dos "bulls" e o ATR dos "bears" mas como continua em fase de testes, por enquanto serve apenas de apoio, de guia.
Um abraço,
arnie
Podes por aqui a formula ou de preferncia (nao uso metastock) a descrição desse ATR.
Sorry Networker,
mas nem tudo pode ser tornado publico.
um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
arnie Escreveu:Networker Escreveu:arnie Escreveu:continua-se a ver uma igualdade de forças entre "bulls" e "bears", 52% vs 48% respectivamente.
Olá Networker,
Sempre achei o ATR um daqueles indicadores úteis mas ao mesmo tempo mal construidos e vai daí, construí o meu próprio ATR.
Agora sim recebo os valores que quero, ou seja, agora tenho o ATR dos "bulls" e o ATR dos "bears" mas como continua em fase de testes, por enquanto serve apenas de apoio, de guia.
Um abraço,
arnie
Podes por aqui a formula ou de preferncia (nao uso metastock) a descrição desse ATR.
- Registado: 26/10/2005 16:21
Networker Escreveu:arnie Escreveu:continua-se a ver uma igualdade de forças entre "bulls" e "bears", 52% vs 48% respectivamente.
Olá Networker,
Um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
Olá jarro,
Para ser exacto, abaixo dos 37.5% é que mantém o anterior movimento intacto mas o SPX mostrou poder ir um pouco além dos 50% e retomar a tendência anterior.
O tipo de análise que faço é específica a este índice.
Enquanto as regras em si são “universais”, ou seja, podem ser aplicadas em qualquer tipo de security, a sua leitura é variável para cada uma dessas securities.
Vê assim, W.D Gann à 100 anos atrás, dizia que qualquer retracement que se mantivesse abaixo dos 37.5%, mantinha o movimento intacto. Ora adoptando esta “regra” e aplicá-la directamente num gráfico, obriga-nos a ver se esse mesmo gráfico respeita essa “regra”. Se respeitar, tudo bem, mas se não respeitar somos obrigados a olhar para o passado e ver se existe algum valor que se possa aplicar.
No caso do SPX podemos ver que varia entre os 37.5% e os 50%. Naturalmente que haverá movimentos que não irão respeitar essa “regra” mas não sendo isto uma ciência exacta e sabendo de antemão esse facto, iremos estar preparados para o aceitar e saber gerir-lo quando tal situação acontecer.
Disseste que o FTSE está nos 62.5%. Talvez seja típico dele fazer este tipo de retracement. Estuda o passado e vê se há movimentos idênticos.
Apesar de o SPX ser o “farol” dos mercados mundiais, esse facto não obriga esses mesmos mercados em estarem sempre em perfeita sintonia com ele.
Relativamente às Elliot Waves, não vou entrar por aí pois estou completamente fora da leitura do actual movimento.
Para mim as EW, é uma simples contagem até 5, 7, 9, 11 ou 13 e prontos. Conto 11 ondas desde os mínimos de Março e para mim é suficiente.
Voltando aos retracements, pelo que tenho reparado (nunca investiguei isto ao pormenor), tens um mercado com uma tendência clara entre os 0 e os 37.5% de ret. e entre os 62.5 e os 100% de ret. Entre os 37.5 e os 62.5% de ret. por norma tens um mercado sem uma tendência clara, como que um consolidar de posições para o movimento seguinte.
Novamente, já reparei nisto em algumas securities e não noutras mas tenho a certeza que um estudo mais aprofundado poderá revelar dados muito importantes.
Aconselho no entanto a testarem isto num gráfico semanal para ser mais fácil a leitura dos movimentos. Caso o gráfico semanal em questão não ter histórico suficiente ou não ter trends bem definidos, então naturalmente que terão de usar um gráfico diário.
Um abraço,
arnie
Para ser exacto, abaixo dos 37.5% é que mantém o anterior movimento intacto mas o SPX mostrou poder ir um pouco além dos 50% e retomar a tendência anterior.
O tipo de análise que faço é específica a este índice.
Enquanto as regras em si são “universais”, ou seja, podem ser aplicadas em qualquer tipo de security, a sua leitura é variável para cada uma dessas securities.
Vê assim, W.D Gann à 100 anos atrás, dizia que qualquer retracement que se mantivesse abaixo dos 37.5%, mantinha o movimento intacto. Ora adoptando esta “regra” e aplicá-la directamente num gráfico, obriga-nos a ver se esse mesmo gráfico respeita essa “regra”. Se respeitar, tudo bem, mas se não respeitar somos obrigados a olhar para o passado e ver se existe algum valor que se possa aplicar.
No caso do SPX podemos ver que varia entre os 37.5% e os 50%. Naturalmente que haverá movimentos que não irão respeitar essa “regra” mas não sendo isto uma ciência exacta e sabendo de antemão esse facto, iremos estar preparados para o aceitar e saber gerir-lo quando tal situação acontecer.
Disseste que o FTSE está nos 62.5%. Talvez seja típico dele fazer este tipo de retracement. Estuda o passado e vê se há movimentos idênticos.
Apesar de o SPX ser o “farol” dos mercados mundiais, esse facto não obriga esses mesmos mercados em estarem sempre em perfeita sintonia com ele.
Relativamente às Elliot Waves, não vou entrar por aí pois estou completamente fora da leitura do actual movimento.
Para mim as EW, é uma simples contagem até 5, 7, 9, 11 ou 13 e prontos. Conto 11 ondas desde os mínimos de Março e para mim é suficiente.
Voltando aos retracements, pelo que tenho reparado (nunca investiguei isto ao pormenor), tens um mercado com uma tendência clara entre os 0 e os 37.5% de ret. e entre os 62.5 e os 100% de ret. Entre os 37.5 e os 62.5% de ret. por norma tens um mercado sem uma tendência clara, como que um consolidar de posições para o movimento seguinte.
Novamente, já reparei nisto em algumas securities e não noutras mas tenho a certeza que um estudo mais aprofundado poderá revelar dados muito importantes.
Aconselho no entanto a testarem isto num gráfico semanal para ser mais fácil a leitura dos movimentos. Caso o gráfico semanal em questão não ter histórico suficiente ou não ter trends bem definidos, então naturalmente que terão de usar um gráfico diário.
Um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
Os 50 de retracement
Boa tarde Arnie,
Costumo ler estas análises semanais e confesso que nas últimas fiquei com vontade de te colocar uma questão.
Dizes que abaixo dos 50% de retracement este swing up continua a não colocar em causa o downtrend principal que vem desde o ano passado até aos minimos de Março.
3 Pontos então sobre isto:
- assim sendo, em termos de Elliot, nunca existiriam correcções em "flat" onde a onda B (numa perspctiva bear, equivalente à que estamos agora a assistir) faz retrace a toda a onda A
- esquecendo as "ondas", admitindo que não estamos num falso break, a quebra do range de consolidação projecta-nos um target no SPX perto dos 1520. Certamente acima dos teus 50% e deixando de ser considerado "falso break", mas podendo ainda assim ser a tal onda B e podermos voltar cá abaixo de novo
- por último e fazendo comparação com outros indices, por exemplo o FTSE que com a barra de ontem já atingiu praticamente os 61.8% de retracement...
Como por vezes a escrita é traiçoeira, que fique claro que não estou a colocar em causa as tuas análises, que como disse até as leio, apenas gostava que colocar-te este ponto de vista.
Obrigado e continua!
Costumo ler estas análises semanais e confesso que nas últimas fiquei com vontade de te colocar uma questão.
Dizes que abaixo dos 50% de retracement este swing up continua a não colocar em causa o downtrend principal que vem desde o ano passado até aos minimos de Março.
3 Pontos então sobre isto:
- assim sendo, em termos de Elliot, nunca existiriam correcções em "flat" onde a onda B (numa perspctiva bear, equivalente à que estamos agora a assistir) faz retrace a toda a onda A
- esquecendo as "ondas", admitindo que não estamos num falso break, a quebra do range de consolidação projecta-nos um target no SPX perto dos 1520. Certamente acima dos teus 50% e deixando de ser considerado "falso break", mas podendo ainda assim ser a tal onda B e podermos voltar cá abaixo de novo
- por último e fazendo comparação com outros indices, por exemplo o FTSE que com a barra de ontem já atingiu praticamente os 61.8% de retracement...
Como por vezes a escrita é traiçoeira, que fique claro que não estou a colocar em causa as tuas análises, que como disse até as leio, apenas gostava que colocar-te este ponto de vista.
Obrigado e continua!
- Registado: 3/5/2008 14:45
arnie Escreveu:continua-se a ver uma igualdade de forças entre "bulls" e "bears", 52% vs 48% respectivamente.
- Registado: 26/10/2005 16:21
***** chart - S&P 500 Weekly Report 03-05-2008
Depois da reacção negativa na 2ª feira, o índice vem testar os 1384 pts, tendo reagido em forte alta.
Apesar desta aparente força na quebra dos 1396 pts, continua-se a ver uma igualdade de forças entre "bulls" e "bears", 52% vs 48% respectivamente.
Esta situação deixa todo este movimento fragilizado e como tal, o risco do lado "bull" é demasiado alto neste momento.
Outra situação que deixa o índice à beira de um topo neste preciso momento é o facto de estar em cima dos 50% de retracement de todo o movimento de queda desde Outubro de 2007.
Como demonstrei neste report, qualquer movimento abaixo dos 50% deixa o mesmo em risco de inversão.
E como se isso não bastasse, o SPX está também em zona de falso break do anterior range, reforçando ainda mais a probabilidade de uma reacção negativa nos próximos dias.
Custa-me acreditar que o índice consiga ir muito além dos 1428 pts mas em caso de tal situação acontecer, apenas vejo os 1456 pts, seguido dos 1480 e 1500 pts.
Na próxima 2ª feira iremos ver o que acontece à volta dos 1414 pts. Estes deverão ser o "trampolim" para a sessão, seja para cima, seja para baixo.
Por agora penso que está tudo dito.
Um abraço,
arnie
PS:Para quem faz daytrade, deixo aqui 2 valores que deverão num futuro próximo, servir de apoio para uma tomada de posição no índice. Naturalmente que estes valores são resultado de testes que estão longe de estarem terminados e como tal JAMAIS deverão ser negociados. Servirão somente para ver se o mercado reage a eles ou pelo contrário, não lhes liga minimamente.
Temos então para esta 2ª feira os 1425 e os 1408 pts como valores extremos de negociação, ou seja, somente acima dos 1425 o índice ganharia momentum para quebrar os 1428 pts e só abaixo dos 1408 o indice ganharia momentum para vir testar, por exemplo, os 1396 pts
Apesar desta aparente força na quebra dos 1396 pts, continua-se a ver uma igualdade de forças entre "bulls" e "bears", 52% vs 48% respectivamente.
Esta situação deixa todo este movimento fragilizado e como tal, o risco do lado "bull" é demasiado alto neste momento.
Outra situação que deixa o índice à beira de um topo neste preciso momento é o facto de estar em cima dos 50% de retracement de todo o movimento de queda desde Outubro de 2007.
Como demonstrei neste report, qualquer movimento abaixo dos 50% deixa o mesmo em risco de inversão.
E como se isso não bastasse, o SPX está também em zona de falso break do anterior range, reforçando ainda mais a probabilidade de uma reacção negativa nos próximos dias.
Custa-me acreditar que o índice consiga ir muito além dos 1428 pts mas em caso de tal situação acontecer, apenas vejo os 1456 pts, seguido dos 1480 e 1500 pts.
Na próxima 2ª feira iremos ver o que acontece à volta dos 1414 pts. Estes deverão ser o "trampolim" para a sessão, seja para cima, seja para baixo.
Por agora penso que está tudo dito.
Um abraço,
arnie
PS:Para quem faz daytrade, deixo aqui 2 valores que deverão num futuro próximo, servir de apoio para uma tomada de posição no índice. Naturalmente que estes valores são resultado de testes que estão longe de estarem terminados e como tal JAMAIS deverão ser negociados. Servirão somente para ver se o mercado reage a eles ou pelo contrário, não lhes liga minimamente.
Temos então para esta 2ª feira os 1425 e os 1408 pts como valores extremos de negociação, ou seja, somente acima dos 1425 o índice ganharia momentum para quebrar os 1428 pts e só abaixo dos 1408 o indice ganharia momentum para vir testar, por exemplo, os 1396 pts
- Anexos
-
- spx_01_03-05-2008.png (8.34 KiB) Visualizado 8329 vezes
-
- spx_02_03-05-2008.png (7.95 KiB) Visualizado 8319 vezes
Bons negocios,
arnie
arnie
24 mensagens
|Página 1 de 1