Qual é a renumeração mínima dum Eng Cvil com.... (Urgência)
21 mensagens
|Página 1 de 1
este tópico deu-me alguma angustia.
hoje penso que nenhum curso em Portugal tem saida. Penso que mesmo os medicos ganham pouco até já terem alguma idade.
um abraço e boa sorte a todos,
mas,
o fado, os choradinhos, os profetas da desgraça sempre houve ..... e em Portugal, a avaliar pelos carros, pelas filas nos bons restaurantes etc etc etc
nós vivemos...... muito acima...... da Europa.
hoje penso que nenhum curso em Portugal tem saida. Penso que mesmo os medicos ganham pouco até já terem alguma idade.
um abraço e boa sorte a todos,
mas,
o fado, os choradinhos, os profetas da desgraça sempre houve ..... e em Portugal, a avaliar pelos carros, pelas filas nos bons restaurantes etc etc etc
nós vivemos...... muito acima...... da Europa.
- Registado: 19/4/2005 11:11
Re: Qual é a renumeração mínima dum Eng Cvil com.... (Urgênc
ehmg Escreveu:Boas iniciei um contrato de trabalho a tempo certo com uma duração de 6 meses. Hoje termina a duração do 2º contrato, iniciando assim o 3º. Falei com o chefe (por alto) e este respondeu que o aumento que iria dar é o por lei.
Dados:
-Director de obra
-Contrato de exclusividade
-Insenção de horário
-Outra dúvida: Ao terceiro contrato não estarei já nos quadros?
Qual o minimo por lei nestas circunstancias todas?
Uma coisa que deve ficar esclarecida é que só tens 1 contrato que se vai renovando automáticamente e não 3 contratos como pensas que tens. Se pensares bem só assinas-te o contrato de trabalho 1 vez.
No final da 3ª renovação se nenhuma das partes renunciar o contrato passas a efectivo.
Relativamente ao que deves ganhar, tens de consultar o contrato colectivo de trabalho do sector da construção e as várias entidades/associações ligadas ao sector, omde irás encontrar o minimo para a tua função.
Agora o que deves ganhar será o mercado que to vai dizer com o tempo!!! Com a tua idade e com a tua pouca experência neste momento preocupa-te em trabalhar e mostrar o que vales o dinheiro caso o mereças vai acompanhara tua esperteza ao longo da vida!!!
Existem em todas as profissões pessoas ganham mais do que o que merecem e vice versa, mas isso tem a ver com outras coisas....!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Tenho um amigo meu que se licenciou no IST há 4 anos em ENG Civil.
Foi para uma empresa de Lisboa, onde ficou a supervisionar a construção de um hotel de 3 estrelas na capital:
- nos primeiros 2 anos ganhou 450 euros.
- agora ganha 1200 limpos.
Diz-me que está a ganhar bem mais que alguns colegas e que tem um ordenado razoável, contudo, anda a aprender espanhol, e não descura a possibilidade de emigrar para a nossa vizinha Espanha onde diz que receberia no minimo o dobro do ordenado actual.
abraço
Foi para uma empresa de Lisboa, onde ficou a supervisionar a construção de um hotel de 3 estrelas na capital:
- nos primeiros 2 anos ganhou 450 euros.
- agora ganha 1200 limpos.
Diz-me que está a ganhar bem mais que alguns colegas e que tem um ordenado razoável, contudo, anda a aprender espanhol, e não descura a possibilidade de emigrar para a nossa vizinha Espanha onde diz que receberia no minimo o dobro do ordenado actual.
abraço
Se é o 1 emprego, não te preocupes com o vencimento.
O primeiro passo a dar, é conseguir realmente o emprego, e aprender o máximo possível no primeiro ano.
Caso estas duas metas sejam alcançadas, e se conseguir a ponte entre a teoria e a prática, então caro amigo, o futuro apresenta-se risonho, novas oportunidades surgirão, e aí sim, poderás finalmente começar a ter a noção do teu valor.
Boa sorte
O primeiro passo a dar, é conseguir realmente o emprego, e aprender o máximo possível no primeiro ano.
Caso estas duas metas sejam alcançadas, e se conseguir a ponte entre a teoria e a prática, então caro amigo, o futuro apresenta-se risonho, novas oportunidades surgirão, e aí sim, poderás finalmente começar a ter a noção do teu valor.
Boa sorte
- Registado: 31/12/2007 18:58
os tempos agora são outros; por isso, o que posso dizer-te, é para não te preocupares tanto com o que te paga, mas procura aprenderes o mais que puderes e teres uma relação muito proxima c/ quem corta e risca; faz o teu melhor.
Excelente.
Concordo em absoluto.
O que está aqui subjacente é que, em tempos já acontecia mas hoje ainda mais, quem sai das universidades, salvo honrosas excepções, são autênticos tótós com canudos e com expectativas de vencimentos iniciais de quem já vai adiantado na carreira e já aprendeu muito.
É daí que vem a desilusão de chegar ao primeiro emprego, puxar dos galões - sou Dr. - e dizer que acho justo o vencimento de 3.000, mais carro, mais combustível, cartão para despesas, mais seguro de saúde e prémio anual.
Do outro lado ouvem: meu caro amigo, são 800 iliquidos e mais nada. Caíu o céu...
Aproveito para relatar um caso que presenciei e que muito me tem feito pensar.
Há uns quatro anos atrás, na empresa onde trabalho, abrimos uma vaga para chefe de gabinete da administração, função esta que mais não era que coordenar as secretárias, apoiar os administradores e fazer a ponte entre os sectores da empresa e a administração em coisas de menor importância mas que não se podem descurar. Pretendia-se alguém jovem( 25/27 anos) e licenciado.
Obtivemos cerca de 3 centenas de candidaturas válidas e das quais se fez uma " short list " de 10.
Fiz parte do grupo que ouvimos, um a um, estes candidatos.
Ouvi coisas loucas, do género " não passei tantos anos a estudar para trabalhar por menos de 2.000/mês ", " nunca trabalhei mas tenho uma licenciatura " e um dos candidatos propôs como factor de mais-valia, embora sem experiência no mundo do trabalho, que " podia fazer elo de ligação com a política já que tinha um cargo na JSD " e rematava com uma proposta salarial de 3.500/mês e uma lista de regalias.
Acabamos por seleccionar uma jovem que, no tocante a vencimento, propôs 800 euros e propôs algo inédito: estágio não remunerado no primeiro mês rodando alguns dias por cada direcção da empresa. Claro que quando chegou à portaria esteve 4 dias na recepção fardada de segurança, fazendo 2 noites.
Hoje, está nos quadros, é directora de outra área e recebe todas as remunerações e regalias que os directores têm direito e é competentíssima.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Se tiveres um douturamento em arqueologia se calhar em Portugal não ganhas muito...
Se fores dentista se calhar ganhas muito...
O mercado de emprego tal como o de capitais é ditado pela lei da oferta e procura (conjugado pela experiência).
Se fores dentista se calhar ganhas muito...
O mercado de emprego tal como o de capitais é ditado pela lei da oferta e procura (conjugado pela experiência).
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
ehmg Escreveu:Boas iniciei um contrato de trabalho a tempo certo com uma duração de 6 meses. Hoje termina a duração do 2º contrato, iniciando assim o 3º. Falei com o chefe (por alto) e este respondeu que o aumento que iria dar é o por lei.
Dados:
-Director de obra
-Insenção de horário
no meu tempo, um professor em início de carreira ganhava 170 c.; tinha colegas que era isto que diziam e depois salvo o erro de 4 em 4 anos, sem fazer puto, sendo interessados ou não, subiam de escalão.

no meu caso, em engª metalomecânica, comecei com 70 c. em recibos verdes c/ contrato de 6 meses; uma miséria e ainda por cima andava 100 km/ dia. o patrão tinha consciência disso, pois no meu 3º mês já me dava mais algum; no fim do con,rato, já tinha cerca de 110ou 120 c.. um dia, com a pressa de chegar a casa, espetei-me e o meu carro foi para a sucata; quando apareci no dia seguinte ao trabalho e eles tomaram conhecimento, deram-me uma viatura de servíço sempre c/ gasóleo. se eu soubesse, já há muito que me tinha espetado

os tempos agora são outros; por isso, o que posso dizer-te, é para não te preocupares tanto com o que te paga, mas procura aprenderes o mais que puderes e teres uma relação muito proxima c/ quem corta e risca; faz o teu melhor.
artista Escreveu:Quanto a mim são os interesses dos privados que mandam nisto, não são os interesses do país...
"Interesses do país"? Isso não existe.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Como colega de trabalho só te posso dizer que,
depende muito se trabalhas no norte ou centro/sul.
Norte:
recém licenciado (sem estágio profissional pelo centro de emprego) deve andar pelos 450 a 600 euros sem regalias (carro, portatil,...) (claro depende se estiveres deslocado) (com subsidio de alimentação)
Isenção de horário depende muito dos anos de experiência, mas no primeiro ano ronda os 100euros.
Se for recém licenciado com estágio profissional do centro de emprego deve rondar os 800 e qualquer coisa euros /mês
A dois anos empresas do norte pagam uma média de 1000 euros a 1500 euros.
Com 1 ano de experiência se fores para leste deve andar pelos 2000 euros/mes para Angola pelos 3500 euros/mês (com regalias)
Em espanha um recém licenciado anda pelos 1500 a 1600 euros/mês.
No sul sei que recém licenciados/1ano de experiência ganham mais pelos 800 a 1200 euros e depois sobe para os 1500/1700 euros.
Estes exemplos são tirados da minha actividade profissional e de alguns amigos.
Espero que tenha ajudado.
Abraço
edit= para estares nos quadros basta estares a dar nome para o alvará da empresa (o que é eticamente correcto se estiveres a trabalhar lá). Independentemente da dimensão da empresa.
depende muito se trabalhas no norte ou centro/sul.
Norte:
recém licenciado (sem estágio profissional pelo centro de emprego) deve andar pelos 450 a 600 euros sem regalias (carro, portatil,...) (claro depende se estiveres deslocado) (com subsidio de alimentação)
Isenção de horário depende muito dos anos de experiência, mas no primeiro ano ronda os 100euros.
Se for recém licenciado com estágio profissional do centro de emprego deve rondar os 800 e qualquer coisa euros /mês
A dois anos empresas do norte pagam uma média de 1000 euros a 1500 euros.
Com 1 ano de experiência se fores para leste deve andar pelos 2000 euros/mes para Angola pelos 3500 euros/mês (com regalias)
Em espanha um recém licenciado anda pelos 1500 a 1600 euros/mês.
No sul sei que recém licenciados/1ano de experiência ganham mais pelos 800 a 1200 euros e depois sobe para os 1500/1700 euros.
Estes exemplos são tirados da minha actividade profissional e de alguns amigos.
Espero que tenha ajudado.
Abraço
edit= para estares nos quadros basta estares a dar nome para o alvará da empresa (o que é eticamente correcto se estiveres a trabalhar lá). Independentemente da dimensão da empresa.
You're never too old to learn something stupid (;
Charles, e o pior é que os arquitectos estão ainda piores...
Quando entrei para arquitectura na FAUTL, nos privados só havia arquitectura na Lusíada e, ainda assim, só há um ano é que tinha começado (1987)... hoje não há privada que não tenha arquitectura!
Quanto a mim são os interesses dos privados que mandam nisto, não são os interesses do país... no meu tempo, todos os anos eram mais de mil candidatos para 100 vagas na FAUTL, é claro que era um curso com muita procura e vai dai todas as privadas o queriam ter, mas e saída para eles? nem o governo nem a ordem dos arquitectos viu isso?? ou viram e não se importaram???
Hoje os arquitectos entupiram o ensino onde também já não há lugares para os novos e fazem de tudo um pouco... ainda no outro dia ouvi uma reportagem na TSF sobre jovens com "canudo" mas sem emprego na área, lembrei-me logo, vai haver arquitecto nisto!!! claro que havia...
Cps
Quando entrei para arquitectura na FAUTL, nos privados só havia arquitectura na Lusíada e, ainda assim, só há um ano é que tinha começado (1987)... hoje não há privada que não tenha arquitectura!
Quanto a mim são os interesses dos privados que mandam nisto, não são os interesses do país... no meu tempo, todos os anos eram mais de mil candidatos para 100 vagas na FAUTL, é claro que era um curso com muita procura e vai dai todas as privadas o queriam ter, mas e saída para eles? nem o governo nem a ordem dos arquitectos viu isso?? ou viram e não se importaram???
Hoje os arquitectos entupiram o ensino onde também já não há lugares para os novos e fazem de tudo um pouco... ainda no outro dia ouvi uma reportagem na TSF sobre jovens com "canudo" mas sem emprego na área, lembrei-me logo, vai haver arquitecto nisto!!! claro que havia...
Cps
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Desculpem a expressão, mas não acredito que um engenheiro civil so ganhe 1000 euros.
Conheço Pedreiros a ganhar muito mais.
Fazendo contas
8 horas por dia a cerca de 8 euros por hora=64euros
5 dias tem uma semana=320 euros
4 semanas=1280 euros limpinhos amigos, pois duvido que na folha para a segurança social e irs, va declarado mais de 500 euros e claro descontou pouco ou nada.
Conheço Pedreiros a ganhar muito mais.
Fazendo contas
8 horas por dia a cerca de 8 euros por hora=64euros
5 dias tem uma semana=320 euros
4 semanas=1280 euros limpinhos amigos, pois duvido que na folha para a segurança social e irs, va declarado mais de 500 euros e claro descontou pouco ou nada.
jimi Escreveu:Como Engenheiro Civil
Posso dizer que há colegas no mercado de trabalho há alguns anos, em direcção de obra que ganham cerca de 1000 euros por mês, por isso no teu caso se te derem 800 euros líquidos já não é mau! O mercado da engenharia civil tá minado por uma concorrencia terrivel, abriram politecnicos como cogumelos e saiem engenheiros que nem um momento sabem calcular! Tenho muitos colegas a ir para Angola e países nordicos!
Normalmente os aumentos que conheço são de trabalho, começam com uma obra e passados uns meses já têm 3 e 4, mas a ganhar o mesmo!
Fico completamente pasmado com esses valores, tive em tempos um colega Engenheiro Mecânico de formação que me dizia que devia ter ido para Engenharia civil que se ganhava muito mais, mas mesmo na area dele e como colega à cerca de 10 anos ganhava muito mais que esses 800 1000 € que referis-te, acho esses valores muito baixos, se o mercado está assim é mau para todos, se o mercado está assim, "inundado" de Engºs Civis porque motivo não existem quotas a limitar esse curso e outros na mesma situação!
Na questão da duração dos contratos eu tinha ideia que o minimo era 1 ano renovavel ate ao máximo de 3 vezes.

Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Tenho um amigo com 30 anos, no teu posto (direcção de obra, isenção de horário, etc), há 3 anos, com viatura de serviço, telemóvel da empresa, etc.
É uma espécie de braço direito do boss (trata-se de uma empresa privada de pequena/média dimensão).
Não concorreu sequer ao emprego - trabalhava por conta própria e foi esse boss que foi ter com ele propor-lhe que fosse trabalhar para ele (sem experiência em direcção de obra, até aí só fazia projectos em casa, por conta própria).
Ganha 1700 € base... mais outros 1000 € a continuar a trabalhar por conta própria (a projectar casas/moradias privadas).
Mas é um privilegiado, tem muita sorte, à custa também de muito trabalho.
Vai largar tudo isso em Junho, indo para a Suiça (adora aquilo, tem lá 5 irmãos emigrantes), para uma empresa Suiça de construção...
Planeia levar a namorada (Arquitecta) logo que tenha contactos para a empregar.
É uma espécie de braço direito do boss (trata-se de uma empresa privada de pequena/média dimensão).
Não concorreu sequer ao emprego - trabalhava por conta própria e foi esse boss que foi ter com ele propor-lhe que fosse trabalhar para ele (sem experiência em direcção de obra, até aí só fazia projectos em casa, por conta própria).
Ganha 1700 € base... mais outros 1000 € a continuar a trabalhar por conta própria (a projectar casas/moradias privadas).
Mas é um privilegiado, tem muita sorte, à custa também de muito trabalho.
Vai largar tudo isso em Junho, indo para a Suiça (adora aquilo, tem lá 5 irmãos emigrantes), para uma empresa Suiça de construção...
Planeia levar a namorada (Arquitecta) logo que tenha contactos para a empregar.
Se fosses arquitecto era melhor nem colocares aqui isso... o melhor eras estar caladinho que na próxima segunda tinhas lá 30 ou 40 concorrentes a apresentarem curriculo ao teu chefe e dispostos a ganhar 500 euros por mês... se não tivessem concluído o curso agora porque, neste caso, ainda se ofereciam para um estágio não remunerado!!!
A idéia que tenho é que realmente ao 3º contrato ficas nos quadros mas isto está sempre a mudar... o melhor é mesmo ires a uma delegação da inspeção geral do trabalho! (acho que é assim que se chamam, em Almada sei onde é uma!)
Boa sorte

A idéia que tenho é que realmente ao 3º contrato ficas nos quadros mas isto está sempre a mudar... o melhor é mesmo ires a uma delegação da inspeção geral do trabalho! (acho que é assim que se chamam, em Almada sei onde é uma!)
Boa sorte
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
- Registado: 22/4/2003 23:12
Como Engenheiro Civil
Posso dizer que há colegas no mercado de trabalho há alguns anos, em direcção de obra que ganham cerca de 1000 euros por mês, por isso no teu caso se te derem 800 euros líquidos já não é mau! O mercado da engenharia civil tá minado por uma concorrencia terrivel, abriram politecnicos como cogumelos e saiem engenheiros que nem um momento sabem calcular! Tenho muitos colegas a ir para Angola e países nordicos!
Normalmente os aumentos que conheço são de trabalho, começam com uma obra e passados uns meses já têm 3 e 4, mas a ganhar o mesmo!
JIMI
ehmg Escreveu:-Insenção de horário
Para que não faças o mesmo a escrever ao teu chefe aqui fica a errata: isenção
Abraço e boa sorte!

Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...
ehmg Escreveu:
Boas
Para tirares todas as duvidas o melhor mesmo é fazeres como diz o StockGalaxy informareste no tribunal de trabalho.
Mas ao 3º contrato não estás nos quadros, agora a entidade pode fazer um 4º contrato de trabalho que pode ir quase á totalidade do outros 3, isto foi o que aconteceu á minha esposa, tinha contratos de 1 ano e no quarto contrato podia ir até quase aos 4 anos, mas só renovaram por um e antes deste terminar passou para os quadros.
- Registado: 7/12/2007 0:29
Dados:
-Director de obra
-Insenção de horário
que eu saiba não há nenhum minimo estipulado na lei, assim como não há nenhum máximo. Pode é haver uma tabela de referência da Ordem dos Engenheiros, mas desconheço.
com a nova lei do trabalho a entidade empregadora pode continuar a contratar-te com base nos memsos termos, i.e. renovação do contrato.
Precisas de te informar e ler a lei do trabalho.
cumpts.
Stock
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
nada na manga, tudo na mão.
Qual é a renumeração mínima dum Eng Cvil com.... (Urgência)
Boas iniciei um contrato de trabalho a tempo certo com uma duração de 6 meses. Hoje termina a duração do 2º contrato, iniciando assim o 3º. Falei com o chefe (por alto) e este respondeu que o aumento que iria dar é o por lei.
Dados:
-Director de obra
-Insenção de horário
Dados:
-Director de obra
-Insenção de horário
Aos 6 anos devia começar aprender o ABC da Bolsa e depois só a tabuada da multiplicação.
- Registado: 5/1/2006 2:49
21 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, GaussSLB47, Hawk66, iniciado1, LCRLCR, PAULOJOAO, Purificaçao, Ugly bull e 114 visitantes