Caldeirão da Bolsa

Saudades do Escudo?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 28/3/2008 0:06

Crómio, começas a falar do café e acabas a falar de bens de primeira necessidade.
:mrgreen:

Confesso que a história do café não me interessou nada e que há aí muita coisa envolvida, não passa de um exemplo engraçado de alguém que resolveu manter o preço do café e certamente não é do lucro do café que vive, ou isso ou não tem grandes encargos mas adiante...

Pois para mim há coisas muito mais importantes que o preço do café e algumas delas estão mais baratas.

Alguns exemplos: comunicações (voz e internet), gasto hoje menos do que gastava antes; gasto também menos em equipamentos informáticos. E isto interessa-me mil vezes mais que o café (até porque o que representam para o meu bolso é também muito superior).

Mas é que gasto mesmo muito menos!

Na era do escudo eu cheguei a gastar em média 70 contos (70 mil escudos) entre internet, telefone fixo e telemóvel!

Hoje gasto 7 vezes menos!

E isto para mim é primeira necessidade (e já na altura era). Já o café não me diz nada, esteja a 35 ou 50 centimos...

Mesmo que tomasse um por dia, ao fim do mês estavamos a falar de 5 euros (mil escudos).

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mibusiness » 27/3/2008 23:54

MarcoAntonio Escreveu:E sim, insisto, espero bem que o povo continue sem ditar as regras sobre matérias sobre as quais manifesta tamanha ignorância.

A nossa Democracia não é isso nem nunca foi suposto ser.

Ora nem mais 8-) Concordo plenamente. Até porque o povo Português, não sendo conhecedor, tenta sempre dar opinião de vários temas.
Tentar-se-á fazer descer taxas de insucesso escolar e desistências, mas até lá a maioria do povo não está a altura de decisões importantes...

cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:31

por Crómio » 27/3/2008 23:52

Mas Marco explica-me se tiveres paciência... porque é que lá o sr de Ponte de Lima, que vende cafés a 35cts e tem um lucro de mais de 40% o pode fazer e os que vendem em Lisboa ou outra cidade que têm (pelas mesmas contas) 80% de lucro não o podem?

Porque é que o sr aqui do supermercado ao lado, a seguir à entrada do euro passou o café de 70 escudos para 50cts?

Eu perguntava-lhe: mas sr.Zé um café 100 escudos?!
Ele respondia: não são 100 escudos são 50 cêntimos...

E os vendedores da praça, que as hortaliças lá da horta passaram a valer mais 30 ou 40 por cento porque agora a moeda era outra... "é a crise, isto vai mal..."

Não achas que há aqui um aproveitamento da passagem da moeda?

Não é um facto que os bens de primeira necessidade estão cada vez com os valores mais inflacionados?

Isso justifica-se?

Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 27/3/2008 23:35

Não, não é a mesma coisa. Mas também não vou perder tempo a convencer-te que não é...

Se para ti é um desrespeito e se para ti o conceito de democracia representativa é esse, para mim é indiferente.

Quanto ao "há"... lol... sabes, a minha mão está cansada dos milhares e milhares de vezes que escreveu correctamente e hoje meteu folga!

Quando o pessoal nestas discussões perde tempo a corrigir um erro ortográfico qual agulha num palheiro, parte-me todo!

O que estava aqui em discussão era a questão da Moeda e que aqui colocaste é um magistral exemplo da ignorância do povo em muitas questões.

E sim, insisto, espero bem que o povo continue sem ditar as regras sobre matérias sobre as quais manifesta tamanha ignorância.

A nossa Democracia não é isso nem nunca foi suposto ser.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Re: Saudades do Escudo?

por mibusiness » 27/3/2008 23:33

habanero04 Escreveu:Só a título de exemplo, hoje tive que apanhar o Metro à hora de almoço que é uma coisa que já não fazia há 1 ou 2 semanas. Quando fui comprar o bilhete na máquina verifiquei que o preço já é outro e mais caro, passou de 1.40€ para 1.90€ o que equivale a um aumento de 36%. Isto justifica-se? Tenham paciência, mas neste aspecto o euro só veio prejudicar os portugueses.

Só para informar que essa diferença de 50cents é o preço do cartão de viagem e pode e deve ser guardado e recarregado, em vez de se estar sempre a comprar um novo.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:31

por Gncl_C » 27/3/2008 23:22

Marco António, permite-me uma pequena correcção " Não á desrespeito nenhum." é " há " que se utiliza.

"Uma democracia representativa não é um sistema em que o povo decide tudo.

E ainda bem!

Eu não quero pagar a fava pela ignorância dos outros."

Peço desculpa, mas não posso concordar com isto, estes comentários de democráticos têm muito pouco, a meu ver.
Pelo mesmo raciocínio alguém podia dizer que a população é estúpida logo não tem nada que escolher os governantes e que alguém que é considerado mais sábio é que vai escolher.
Quer queiramos quer não o povo deve ser soberano, essa é a essência da democracia. Era isso que devia ocorrer.

Considero que assuntos como estes, de extrema importância para o país, a população deve ser ouvida, e se a população é estúpida, porque hei-de confiar nos governantes se eles também fazem parte dela?

Qual a minha garantia que eles não são tão ignorantes ou mais que o resto da população?

Exemplo - O Tratado de Lisboa:

"Concerns have also been raised over the Lisbon Treaty which, like the European Constitution, will make the ECB a formal institution of the EU. However, unlike the constitution, the Lisbon Treaty does not include an article ensuring the bank's independence. Trichet has expressed that without such a guarantee the bank would be bound by the same code as the other institutions, to cooperate and pursue a common agenda. This may encourage leaders to put political pressure on the bank's decisions.[20]"

http://en.wikipedia.org/wiki/European_C ... and_future

Não se deve dizer sim a tudo do que vem da Europa, só porque vem da Europa. Assuntos como este, da independência do BCE considero que são de extrema importância.

Só mais uma coisa, que hoje também quero sair um bocado( é 5ª feira :) ), quantos de nós dizemos que sim ao Tratado de Lisboa sem nunca o termos lido? Não seremos tão ignorantes quanto o resto da população ao dizermos sim ou não sem saber o contexto? Eu acho que sim...

Obviamente que se houvesse uma alteração na moeda, que os preços não iriam baixar, quem o disser não está na sua plenitude.

Os melhores cumprimentos , Gncl

Registado: 18/2/2007 17:55

Re: Café desafia inflação e cobra 35 cêntimos por uma bica

por MarcoAntonio » 27/3/2008 22:45

Gncl_C Escreveu:Não defendo que se volte ao escudo, apenas defendo que a população tem efectivamente uma palavra a dizer no que diz respeito ao seu futuro como nação e à Europa, coisa que não foi respeitada no último tratado, nem na moeda única , ou seja em quase tudo o que diz respeito a nós e à Europa. Parece que quer as pessoas queiram quer não tem que ser, e não é verdade, é uma falta de respeito pela democracia e pelas pessoas.

Não sei se estávamos melhor com o Escudo ou não, é possível que não, mas que houve gente a aproveitar-se da mudança de moeda houve, e o consumidor é que não foi.

Não á desrespeito nenhum. Uma democracia representativa não é um sistema em que o povo decide tudo.

E ainda bem!

Eu não quero pagar a fava pela ignorância dos outros.

E este é um caso onde a ignorância do povo é manifesta. Espero que nunca tenham oportunidade de se pronunciar em tom vinculativo.

Já agora, se estão tão preocupados com os «aproveitanços» (um problema menor) então reverter a moeda é uma oportunidade para mais uma dose de aproveitanço.

Ai agora os ajustes iam ser para baixo, não?

Vai lá vai...
Imagem

Administrador Fórum

Café desafia inflação e cobra 35 cêntimos por uma bica

por Gncl_C » 27/3/2008 22:22

"Ponte de Lima
Café desafia inflação e cobra 35 cêntimos por uma bica
Um café de Ponte de Lima «ignora» a inflação e ainda cobra hoje 35 cêntimos por uma bica, exactamente o mesmo valor que praticava há seis anos atrás, quando o escudo deu lugar ao euro

Fórum 3 comentários / 618 visitas
ImprimirImprimir
Enviar por mailEnviar por mail
Ver artigoVer comunidade

«Antes de aparecer o euro, servíamos o café a 70 escudos. Na altura da transição, limitámo-nos a fazer a conversão. Fixámos o preço em 35 cêntimos e desde aí nunca mais o aumentámos», disse o proprietário do estabelecimento.

Alberto Amorim Martins, dono de um café em Calheiros, Ponte de Lima, acrescentou que, mesmo assim, as bicas ainda lhe proporcionam uma margem de lucro superior a 40 por cento.

«Se eu compro um quilo de café por 15 ou 16 euros, e se um quilo de café me dá para umas 120 bicas, é só fazer as contas», referiu Alberto Martins, localmente mais conhecido por Bertinho.

No país, uma bica custa actualmente, em média, 55 cêntimos, um preço que, segundo disse hoje o secretário-geral da Associação da Restauração e Similares de Portugal (ARESP), José Manuel Esteves, irá «inevitavelmente aumentar, muito em breve».

«Não há hipótese. O preço café subiu 30 por cento nos mercados internacionais, e em Portugal desde a entrada do euro que os cafés e restaurantes não mexem no preço que cobram aos clientes. Mas agora a subida é inevitável», referiu José Manuel Esteves.

Sublinhou que um quilo de café está a ser vendido à restauração por 20 euros quando o preço justo deveria ser de quatro euros, e tudo por culpa da «bolsa especulativa», já que não há falta de produção.

Disse que há até países, como o Brasil e o Vietname, que não conseguem escoar a sua produção.

«Em Portugal, vende-se o café mais barato da Europa. O país mais próximo de nós em termos de preços é a Macedónia que cobra um euro por café em média. Em Espanha e na França, paga-se um euro e meio. A Holanda cobra o preço médio mais caro, que é de três euros», disse aquele responsável.

Acrescentou que há já alguns anos que os empresários da restauração e bebidas tentam resistir às pressões para aumentar o preço do café, mas agora consideram que muito dificilmente conseguirão conter os valores.

«O preço do café em Portugal é um preço social. Há seis anos que o preço médio de venda em Portugal não aumenta apesar da subida das matérias-primas, da energia, dos transportes e da carga fiscal», lembra José Manuel Esteves.

Argumentos que «não convencem» o Bertinho, que considera um exagero «cobrar 110 ou 120 escudos, na moeda antiga», por um simples café.

«Mas cada um é que sabe de si. Eu, se subir, nunca será mais de cinco cêntimos. Sei que a vida está cara, estou numa pequena aldeia e, por isso, não podemos querer margens de lucro exorbitantes, sem pensar no bolso dos clientes», disse Alberto Martins.

Este comerciante é, frequentemente, obrigado a repetir uma ou duas vezes o preço da bica, sobretudo quando recebe clientes «de fora».

«Quando lhes digo que são 35 cêntimos, ficam a pensar que não ouviram bem», refere.

Sublinha que, por aquele preço, o cliente leva não só o café como também pode levar, se assim o quiser, o «cheirinho», que muitas vezes «é um autêntico bagaço».

«Não é por isso que vou ficar mais pobre. O que eu quero é que os meus clientes se sintam bem na minha casa», remata Alberto Martins, 72 anos de idade, mais de 50 dos quais passados detrás do balcão daquele café.

Lusa / SOL "

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Socied ... t_id=83897

Não defendo que se volte ao escudo, apenas defendo que a população tem efectivamente uma palavra a dizer no que diz respeito ao seu futuro como nação e à Europa, coisa que não foi respeitada no último tratado, nem na moeda única , ou seja em quase tudo o que diz respeito a nós e à Europa. Parece que quer as pessoas queiram quer não tem que ser, e não é verdade, é uma falta de respeito pela democracia e pelas pessoas.

Não sei se estávamos melhor com o Escudo ou não, é possível que não, mas que houve gente a aproveitar-se da mudança de moeda houve, e o consumidor é que não foi.

por tm1950 » 27/3/2008 19:01

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Só para matar saudades!
Mas viva o Euro!
Saudações bolsistas,
CM

Registado: 29/11/2007 13:54

por aklm » 27/3/2008 18:49

Uma coisa é certa, o cabaz de produtos utilizados para o cálculo da inflação é algo duvidoso...
Anexos
inflacao pt.JPG
Source: CIA World Factbook
inflacao pt.JPG (17.36 KiB) Visualizado 1340 vezes

Registado: 8/2/2008 3:45

por habanero04 » 27/3/2008 18:19

djovarius Escreveu:O que houve foram abusos na conversão das notas de escudo para euro, onde certos serviços (vejam a bica nos cafés) aumentaram 20% ou mais na conversão, cortesia da esperteza saloia.

Infelizmente isso é o que continua a acontecer por cá. Basta olhar para o caso dos ginásios que se apropriaram de 16% de redução do IVA.

Registado: 8/11/2007 17:14

por djovarius » 27/3/2008 18:15

Até dá dó ver a falta de formação económica/financeira deste povo (e não só deste).

Saudades de uma moeda podre?

Então não se lembram de que no espaço de meia geração, o escudo perdeu cerca de vezes o seu valor?
Não se lembram da famosa desvlaorização do escudo imposta pelo FMI?
15% num só dia !!
Estar no EUR é sinónimo de rigor e disciplina e mesmo assim não é total, pois seria demasiado recessivo se assim fosse.

O que houve foram abusos na conversão das notas de escudo para euro, onde certos serviços (vejam a bica nos cafés) aumentaram 20% ou mais na conversão, cortesia da esperteza saloia.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por habanero04 » 27/3/2008 16:46

Pois, em relação ao ciclo económico és capaz de ter razão. Se Portugal tivesse o mesmo crescimento que a Irlanda é certo que as pessoas deveriam estar bastante optimistas em relação ao dia a dia e às perspectivas futuras. Maior crescimento, mais investimento, aumento de salários, maior qualidade de vida e poder de compra, tudo isto está relacionado e contribui para a felicidade económica.

por MarcoAntonio » 27/3/2008 16:32

habanero04 Escreveu:Marco, eu compreendo isso e nesses aspectos estou completamente de acordo, mas vai dizer isso à Maria ou ao Zé que têm que ir para o trabalho de transportes/automóvel ou abastecer-se no talho ou na mercearia. Para eles não é isso que conta, e como o salário real cada vez vai sendo menor...

Pois eu sei que não. Mas é exactamente isso que eu estou a dizer...

O Zé e a Maria respondem a uma coisa quando lhe perguntam outra, simplesmente porque é-lhe difícil distinguir uma coisa da outra e está completamente por fora destas questões.

Achas que o Zé e a Maria sabem o valor do cambio euro-dolar?

Não.

Sabem, que o pão tá caro e que a gasolina está a xis. Respondem em função do ciclo económico quando lhe perguntam que moeda preferiam usar.

Aliás, repara: quais são os países que mostraram maior aversão ao Euro na sondagem?

Grécia e Portugal!

Qual é o país que mostrou maior contentamento?

Irlanda!

Como vês, está correlacionadíssimo com a performance económica de cada pais. A moeda é mesma, a percepção das pessoas é que é diferente porque o ritmo económico de cada pais também.

A questão aqui é se estavamos melhor ou pior com o Escudo. Eu, pessoalmente, estou certo que estariamos pior...
Imagem

Administrador Fórum

por habanero04 » 27/3/2008 16:19

Marco, eu compreendo isso e nesses aspectos estou completamente de acordo, mas vai dizer isso à Maria ou ao Zé que têm que ir para o trabalho de transportes/automóvel ou abastecer-se no talho ou na mercearia. Para eles não é isso que conta, e como o salário real cada vez vai sendo menor...

por MarcoAntonio » 27/3/2008 16:11

Habanero, os transportes obviamente têm subido bastante, por motivos óbvios.

Pegar no exemplo dos transportes (ou mesmo do pão) é pegar nos exemplos mais desfavoráveis e para cujas subidas a explicação está à vista.

A discussão era o euro e não o preço do fuel/energia ou dos cereais!

No fundo, é a mesma coisa que eu comentava, quando perguntam às pessoas se preferiam o escudo ou o euro respondem o escudo por associação do euro à crise actual, o que é um erro.

A questão é antes esta: com o escudo estavamos melhor ou pior?

Eu estou certo que estavamos pior. O Escudo vinha em desvalorização consistente antes da fusão com o Euro. A nossa economia é o que se vê. Coitados de nós se ainda estavamos agarrados ao Escudo neste momento...

Em vez de estarmos a pagar a gasolina a 1.4 euros (duzentos e oitenta escudos) podiamos estar a pagar a trezentos e tal escudos, bastava o escudo continuar na sua senda de desvalorização face às outras moedas europeias.

Também já decorreram muitos anos, só o efeito da inflacção está na casa dos 30 ou 40% nestes anos, nada de mais. E os ordenados também subiram. Mas as pessoas «recordam» os preços em escudos que eram obviamente tendencialmente mais baixos.

A questão é a moeda, se estavamos melhor com o escudo ou com o euro neste momento. E não a economia ou o preço dos combustíveis...
Imagem

Administrador Fórum

por habanero04 » 27/3/2008 15:40

Gncl_C Escreveu:Marco António disse: "Agora, saudades, acho que toda a gente que andou tantos anos com "escudos" no bolso tem. E tinhamos notas tão bonitas, algumas eram autênticas peças artísticas."

Eram mesmo peças artísticas...

Concordo com quase tudo o que disse, excepto quanto à parte que diz que a maior parte das pessoas não sabe do assunto, as pessoas medem os benefícios pela quantidade de coisas que compram agora com o mesmo dinheiro e que antes dava para muito mais.
Houve gente a aproveitar-se da situação e a lucrar com isso, e é verdade que nem todos os produtos estão com o preço o dobro do preço, mas os serviços e produtos básicos estão como o leite, o pão, o café, a água,...

Concordo plenamente com o que disse o habanero04.

Só a título de exemplo, hoje tive que apanhar o Metro à hora de almoço que é uma coisa que já não fazia há 1 ou 2 semanas. Quando fui comprar o bilhete na máquina verifiquei que o preço já é outro e mais caro, passou de 1.40€ para 1.90€ o que equivale a um aumento de 36%. Isto justifica-se? Tenham paciência, mas neste aspecto o euro só veio prejudicar os portugueses.

por Gncl_C » 26/3/2008 13:18

Marco António disse: "Agora, saudades, acho que toda a gente que andou tantos anos com "escudos" no bolso tem. E tinhamos notas tão bonitas, algumas eram autênticas peças artísticas."

Eram mesmo peças artísticas...

Concordo com quase tudo o que disse, excepto quanto à parte que diz que a maior parte das pessoas não sabe do assunto, as pessoas medem os benefícios pela quantidade de coisas que compram agora com o mesmo dinheiro e que antes dava para muito mais.
Houve gente a aproveitar-se da situação e a lucrar com isso, e é verdade que nem todos os produtos estão com o preço o dobro do preço, mas os serviços e produtos básicos estão como o leite, o pão, o café, a água,...

Concordo plenamente com o que disse o habanero04.

por habanero04 » 26/3/2008 11:52

Não admiram estes números, a notícia é de há um ano, mas penso que os números seriam semelhantes nesta altura, senão maiores, se pensarmos bem, os salários não se alteraram e os preços de tudo o que compramos quase que duplicou... é natural que seja pesado nas carteiras.

A questão essencial para as pessoas que não percebem nada de economia, câmbios, etc., está resumida nesta frase.

Quanto a moeda era o escudo um aumento de 100 escudos era considerado um grande aumento, com o euro ao aumentar-se 1 ou 2 euros parece que não é nada mas são respectivamente 200 e 400 escudos. O problema é este, é real, e estes aumentos acontecem mesmo. Para as pessoas que não ganham nem têm grandes rendimentos este tipo de aumentos pesa na carteira, principalmente porque a maioria deles incide sobre serviços e produtos mais básicos e de primeira necessidade aos quais não podem dizer que não. Quando a moeda passou a ser o euro os arredondamentos também foram todos efectuados para cima. Com o escudo as pessoas tinham bem a percepção do valor enquanto com o euro pequenas quantias já fazem uma grande diferença e "não se nota". Já todos devem ter notado que quando vão ao supermercado comprar pouca coisa parece que não trazem quase nada e o que pagaram não é assim tão pouco.

por Bala » 26/3/2008 8:54

Boas!

Eu sei que a inflação realmente é um bicho muito mau. Provoca desinvestimento na economia, empobrece todos, especialmente os mais ricos, os que têm poupanças, e enche os cofres do estado(produtor de moeda e possuidor de dívida interna).

Se pensarmos bem nisso, provavelmente o estado teria uma maneira muito mais fácil de resolver o Défice. Embora acho que foi importante o mesmo aprender a apertar o cinto.

Os pobres, que só têm créditos, em certos casos, até acabam por ganhar com a desvalorização :-k (caso tenham aumentos entretanto) :?

Se formos bem a ver, a inflação é uma espécie de "Robin dos Bosques", tira aos ricos, para dar aos pobres.

É claro que como eu já escolhi ser rico um dia, este fosso que aumenta cada vez mais entre os pobres e os ricos, não me preocupa :mrgreen:

Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por MarcoAntonio » 26/3/2008 5:25

Sinceramente considero esse saudosismo exagerado e injustificado.

Em relação à inflacção, estou certo que essas comparações não são justas e são vítimas de uma memória traiçoeira. Naturalmente que terá havido produtos/serviços que passaram a custar o dobro mas não foram todos e de uma forma generalizada. Outras coisas estão a custar sensivelmente o mesmo ou pouco mais e outras estão a custar menos. A inflacção durante estes anos até foi moderada!

Por exemplo, uma casa equivalente não passou a custar o dobro. Estou certo que um automóvel equivalente não está a custar agora o dobro também. Um computador custa agora cerca de metade. Uma refeição (fast-food) num centro comercial também estou certo que não passou a custar o dobro. Enfim, se alguém quiser ir verificar quanto custava um iogurte, uma dúzia de ovos, etc. É preciso construir um cabaz de produtos e serviços bastante generalizado para verificar o valor da inflacção e não duas ou três coisas que nos vêm à memória e que passaram a custar bastante mais (obviamente essas são as que nos chamam mais à atenção).

O problema é que desde 2000 tem-se passado por períodos de crise que contrastam com a década de 90 que foi uma época de euforia e prosperidade económica. Por isso, as pessoas associam o escudo ao bom e o euro ao mau mas a culpa não é da moeda.

Por certo os ciclos económicos ocorreriam na mesma e se olharmos por exemplo para os Estados Unidos, a zona Euro nem se pode queixar em termos de moeda!

O problema não está na moeda, portanto, que até se tem mostrado relativamente forte.

Contudo, muito dos entrevistados telefonicamente admitamos pouco ou nada sabem destas questões e portanto opinam com base no que referi, associando o euro a um mau período económico e o escudo a um bom período económico (esquecendo entre outras coisas que esse bom período deveu-se em grande medida a uma injecção de capital tremenda provinda da União Europeia).

Bons tempos a década de 90 sem dúvida. Mas não foi por obra e graça do Escudo que como disse atrás vinha em desvalorização e foi ultrapassado por exemplo pela Peseta entre os 80's e 90's.

Já agora, outros países estão a abandonar o Dolar como moeda de referência e a substitui-lo pelo Euro.

Se a questão é a moeda, não sei que mal querem à moeda. Se ainda tivessemos aderido ao Dolar, até compreendia...

Quanto às vantagens, duas são para mim bastante evidentes: os cambios que deixaram de existir entre muitos países (um benefício quando se viaja ou quando se importa/exporta) e a estabilidade da moeda (o escudo vinha em desvalorização em comparação com outras moedas estrangeiras antes da formação do euro, pelo menos a partir da formação do euro o escudo deixou de desvalorizar).

Agora, saudades, acho que toda a gente que andou tantos anos com "escudos" no bolso tem. E tinhamos notas tão bonitas, algumas eram autênticas peças artísticas. Mas mantenhamos a objectividade!

Eu para matar saudades, tenho ali umas notas de escudo na gaveta e de vez enquando dou-lhes uma vista de olhos.

Mas no bolso, estou bem com euros, obrigado.
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por Rabbi_Steinsaltz » 26/3/2008 5:16

Olá Amigos
100 escudos = a 0,5 Euros
Nada mais dá para trocar!
-Beneficiamos com o não ter que ir
cambiar para viajar (na zona euro).
-Beneficiamos com uma moeda mais forte e estável.
-Beneficiamos ao não estar sujeito a loucas inflações a longo prazo.
-Beneficiamos em podermo-nos vir a tornar a divisa de referência a nível mundial.
-Beneficiamos ao ficarmos melhor integrados num mercado global facilitando trocas comerciais, e eliminando alguns aspectos burocráticos.
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.

Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.

Registado: 14/3/2008 3:46

por Espanador » 26/3/2008 5:02

Essas imagens deixam mesmo saudades dos tempos ~(não muito longe) onde 1000 escudos dava para o pequeno almoço, comprar tabaco, almoçar e ainda deixar umas notas em cima da messinha de cabeceira... 5 Euros dá para......???

Sem duvida que actualmente 100 escudos = 1 euro (não dá para trocar o cambio? :lol: )

Registado: 28/12/2006 1:36

Saudades do Escudo?

por Gncl_C » 26/3/2008 4:45

"Estudo do grupo britânico Open Europe
Maioria dos portugueses preferia regresso ao escudo

17.04.2007 - 16h11 Lusa
Seis em cada dez portugueses preferiam voltar a utilizar o escudo como moeda em vez do actual euro, segundo uma sondagem hoje divulgada pelo grupo de reflexão britânico Open Europe.

Segundo o inquérito, realizado pelo instituto TNS para o Open Europe, 60 por cento dos portugueses preferiam voltar a usar o escudo, em vez da moeda única europeia, uma percentagem que apenas é batida pelos gregos, onde 70 por cento dos inquiridos disseram querer voltar a usar dracmas. Apenas 31 por cento dos portugueses demonstraram satisfação pela utilização do euro – que foi introduzido há oito anos.

A insatisfação com o euro entre os portugueses está acima da média dos 13 países da Zona Euro, que é de 49 por cento, e é seguida pela dos alemães (54 por cento) e dos espanhóis (51 por cento).

Os europeus mais satisfeitos com o euro são os irlandeses (77 por cento), seguindo-se os da Eslovénia, que aderiu em Janeiro último à moeda única, Luxemburgo e Finlândia (todos com 59 por cento).

O euro foi lançado oficialmente em 1999, no cumprimento da terceira fase da União Económica e Monetária, e entrou em circulação em 2002.

Actualmente, são 13 os países que substituíram a moeda nacional pelo euro: Portugal, Grécia, Alemanha, Espanha, Holanda, Áustria, Itália, Bélgica, França, Finlândia, Luxemburgo, Irlanda e Eslovénia.

O inquérito telefónico foi realizado entre 13 e 20 de Março deste ano, a 499 residentes em Portugal com idades superiores a 18 anos."

Não admiram estes números, a notícia é de há um ano, mas penso que os números seriam semelhantes nesta altura, senão maiores, se pensarmos bem, os salários não se alteraram e os preços de tudo o que compramos quase que duplicou... é natural que seja pesado nas carteiras.

Bem, eu não me lembro que tivessem perguntado à população portuguesa se queria aderir à moeda única, como não me lembro que tivessem perguntado se queria rectificar o Tratado de Lisboa.

A questão que se coloca é : o que beneficiámos nós Portugueses, com a moeda única?

Para matar as saudades, deixo algumas imagens dos nossos Escudos.
Anexos
10Escudos.JPG
10Escudos.JPG (7.31 KiB) Visualizado 1865 vezes
50escudos.JPG
50escudos.JPG (40.42 KiB) Visualizado 1868 vezes
100Escudos.JPG
100Escudos.JPG (21.76 KiB) Visualizado 1874 vezes
Portogallo_200_escudos.JPG
Portogallo_200_escudos.JPG (92.06 KiB) Visualizado 1870 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Majestic-12 [Bot], navaldoc, nickforum e 93 visitantes