Caldeirão da Bolsa

O optimismo cega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pvg80713 » 24/3/2008 18:04

A principal lição penso que não é a de que há um touro dentro de nós.
Nem há um urso dentro de nós.

Mas há um touro dentro de nós quando o mercado muda para urso e um urso dentro de nós quando o mercado está touro.

A natureza humana é do contra.

Por isso é que a formação de um trader só fica no nivel básico após um ciclo urso e um touro.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Vencer na Bolsa » 24/3/2008 17:11

Gostei do conteúdo deste artigo e por isso o publiquei no meu blog com os devidos créditos.
http://vencernabolsa.blogspot.com/

Quanto ao conteúdo:

A frase citada no artigo de Jesse Livermore é sem dúvida algo de grande sabedoria. É uma das que tem grande significado para mim.
Quantas vezes, depois de comprar uma acção....... e nem sequer pensou em quanto poderia perder?

Ora aí está algo que um investidor deve dar muita importância: ter consciência de quanto poderá perder, diria mesmo DE QUANTO ESTÁ DISPOSTO A PERDER.

...Geralmente, ficam quase hipnotizados pelas acções e - quando elas começam a cair - não querem acreditar que a queda esteja para durar e ficam agarrados às acções, convictos de que o mercado está errado e que rapidamente voltará ao caminho que eles consideram natural e lógico: O caminho das subidas.

Acho que aqui o problema não é bem de ser touro "cego" mas se trata essencialmente de factor psicológico natural no comum ser humano.
É muito difícil um ser humano aceitar que está errado, que falhou Etc. A acção natural será, consciente ou inconscientemente, resistir a tal.

Quanto às dicas dadas para que um "touro cego" seja um investidor/especulador racional estão "5 estrelas", tais dicas são sem dúvida ensinamentos que um investidor deve ter em conta.

Atentamente,
AMR
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

Re: Aprender a ganhar com as descidas

por goncalonr » 24/3/2008 16:46

pjota_CALD Escreveu:
goncalonr Escreveu:Não tenho problema nenhum em dizer que este é, até agora, o meu melhor ano de investimentos/jogadas em bolsa. De longe!!!

Revejo-me em grande parte neste artigo. Depois de muito perder, procurei entender melhor o mercado. Fui ler e estudar, comecei a acompanhar muito mais a macro-economia e tudo o que nela influencia os mercados.

Quando achei que isto era para cair, não me tornei num touro cego e vendi tudo... mesmo a perder. Mas foi o melhor que fiz!

Depois, fui ver qual a melhor maneira de ganhar com a descida... et voilá!

Realmente, perder dinheiro é bem capaz de ser a melhor lição! Perceber que é raro ter razão no mercado, ficar quieto quando não sei ou não percebo (normalmente dá asneira pôr-me a adivinhar, quando o faço tenho que ter consciência do risco) e guardar o dinheiro (é melhor não ganhar do que perder!) é mais o que tenho feito este ano!

Abraço a todos!

Ora aqui está uma coisa que eu ainda não aprendi a fazer, e já aprendi bastante com este fórum, com umas leituras que tenho feito e com algum que também já perdi, pois claro. Onde é que posso arranjar literatura sobre este assunto?

Cumprimentos

Ah, e muito bom artigo, claro.

O próprio Ulisses refere no seu artigo: warrant's, CFD's, futuros... ao que acrescento também opções, por exemplo.

Acho que o mais importante é escolher o produto mais adequado ao nível de conhecimento de quem está a investir e entender bem como funciona e qual o subjacente.

Abraço a todos.
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

Re: Aprender a ganhar com as descidas

por pjota_CALD » 24/3/2008 16:42

goncalonr Escreveu:Não tenho problema nenhum em dizer que este é, até agora, o meu melhor ano de investimentos/jogadas em bolsa. De longe!!!

Revejo-me em grande parte neste artigo. Depois de muito perder, procurei entender melhor o mercado. Fui ler e estudar, comecei a acompanhar muito mais a macro-economia e tudo o que nela influencia os mercados.

Quando achei que isto era para cair, não me tornei num touro cego e vendi tudo... mesmo a perder. Mas foi o melhor que fiz!

Realmente, perder dinheiro é bem capaz de ser a melhor lição! Perceber que é raro ter razão no mercado, ficar quieto quando não sei ou não percebo (normalmente dá asneira pôr-me a adivinhar, quando o faço tenho que ter consciência do risco) e guardar o dinheiro (é melhor não ganhar do que perder!) é mais o que tenho feito este ano!

Abraço a todos!

Ora aqui está uma coisa que eu ainda não aprendi a fazer, e já aprendi bastante com este fórum, com umas leituras que tenho feito e com algum que também já perdi, pois claro. Onde é que posso arranjar literatura sobre este assunto?

Cumprimentos

Ah, e muito bom artigo, claro.
A independência faz-se pagar bem caro.

Registado: 22/12/2006 11:29

Aprender a ganhar com as descidas

por goncalonr » 24/3/2008 16:27

Não tenho problema nenhum em dizer que este é, até agora, o meu melhor ano de investimentos/jogadas em bolsa. De longe!!!

Abraço a todos!
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

por acintra » 24/3/2008 16:25

[quote="scpnuno]
O resto são todos santinhos, inocentes e virgens (mesmo os que não nasceram em Agosto!!)

[/quote]

Então e os virgens que nasceram em Setembro? Como Eu.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por scpnuno » 24/3/2008 16:05

E, se se sentir um camaleão ao despir o fato de urso e vestir o de touro diversas vezes, não se preocupe. Provavelmente, já está despido de preconceitos e capaz de ter sucesso nesta selva dos mercados financeiros.

:shock:

E depois a malandreca sou eu!

Quem tá sempre a puxar a coisa para a desgraça sou eu e o Mech!!!

O resto são todos santinhos, inocentes e virgens (mesmo os que não nasceram em Agosto!!)

Poissssss

E caro senhor, para sua informação, eu que vivi muitos anos com camaleões, informo-o que eles não se despem (eu acho que eles andam nus mesmo) - aquela mudança é vinda do interior, é mesmo do coração e eu acho que é mais facil despir um camaleão nu do que fazer touros e ursos cegos mudarem de clube (pelo menos, alguns que andam por aqui)

Parabens, barbudo
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por djovarius » 24/3/2008 15:52

Boa tarde,

E aqui está a prova: nos mercados pode ser difícil ganhar €€€€ e é mesmo, mas...

compreender a natureza do mercado torna-se tão simples como a natureza esclarecedora dos artigos do Ulisses.
Este é mais um entre os escritos de qualidade, sem rodriguinhos nem meias palavras !!
Mesmo para quem já sabe bem o que está escrito neste artigo, nada como ler para nunca esquecer das asneiras que fizemos e para que não caíamos na tentação de as repetir.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por acintra » 24/3/2008 14:35

Óptimo texto Ulisses!
Pois Eu marrei que nem um "touro cego" na TDU e o resultado foi ficar com uma forte dor de cabeça e com um rombo na carteira. Será que aprendi a lição? Espero e creio que sim.
Como estou práticamente líquido desde o final de 2007, tenho aprendido bastante em ler opiniões de diversos analistas, jornalistas, especialmente do nosso Caldeirão e outros fóruns. Como não estou investido, consigo ler os artigos de outra forma e só por isso, considero que já estou a ganhar.
Quanto a ganhar com as descidas, ainda não o sei fazer. Quem sabe um dia aprenda.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por filipe1970 » 24/3/2008 14:15

É perfeitamente natural que se tenha um touro, cego ou não, pois a tendência natural do mercado é a valorização e não o inverso.

Registado: 29/2/2008 16:48

por bogos » 24/3/2008 14:07

Boas tardes

[b]"There are two sides to everything. But there is only one side to the stock market, and it is not the bull side or the bear side, [b]but the right side."

Jesse Livermore[/b][/b]

Muito bom texto, mais uma vez do Ulisses.

Destaco no entanto o seguinte.... Depois do que o Ulisses disse, já passei por todas essas fases, incluido a do bear cego. Uma coisa é certa: às minhas custas aprendi o the right side of the market, e quando se encontra este....tudo é muito mias fácil.

Mas o que compoe o "right side" acreditem que pode parecer complexo, mas não o é.

Cumps

Registado: 29/12/2005 16:34

por TP1 » 24/3/2008 14:02

:oops:

Boa tarde,

Identifico-me com vários itens, mas não todos. Aliás, devo dizer-vos, que o caldeirão tem sido fundamental na minha aprendizagem. Desde então, já mudei muito.

Abraços

Registado: 30/11/2007 21:13

O optimismo cega

por Ulisses Pereira » 24/3/2008 13:37

Foi publicado hoje o meu artigo "O optimismo cega":

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Majestic-12 [Bot], navaldoc, nickforum e 93 visitantes