Qual a melhor altura para se estar certo?
Antunes a tua atitude está a ser um bocado agressiva. O que é que estavas a espera? Colocas um tópico a "picar" o pessoal e esperavas que viessemos todos bater palmas?
O engraçado é que no tópico que fazes referência é feita diretamente a seguinte questão:
A tua resposta pelo que percebi não existiu....
Por isso é que está tudo a argumentar contra ti. Tu disseste algo que muita gente disse... o problema é que estratégia tomar para aproveitar positivamente essa tendência vindoura.....
O engraçado é que no tópico que fazes referência é feita diretamente a seguinte questão:
aos_pouquinhos Escreveu:
Colocas-te um grafico importante. Qual a tua motivação real? Se ages no mercado tens de a ter. Comprarias ou venderias, neste momento.
.... O que fazer perante tal crise?
A tua resposta pelo que percebi não existiu....

Por isso é que está tudo a argumentar contra ti. Tu disseste algo que muita gente disse... o problema é que estratégia tomar para aproveitar positivamente essa tendência vindoura.....
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius
"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
Re: Mas, afinal...
Antunes Escreveu:bboniek00 Escreveu:...qual ee o problema da pergunta do Antunes ?
Seraa algum tabu ? Existem forcas ocultas que receiam que se ponham questoes e as cataloguem de improprias e desatem a bombardear o autor ?
A filosofia de investimento abarca obviamente a questao "cedo demais ou tarde demais". Mas afinal qual o problema que incomodou tanto os moderadores deste forum ?
O problema é que parece haver um certo desconforto da parte do Caldeirão com as minhas análises e opiniões de médio e longo prazo, que são e continuarão a ser predominantemente bearish pelas várias razões evocadas ao longo de vários tópicos.
É sabido que existem muitas forças a trabalharem em conjunto para que as bolsas continuem a subir a todo o custo porque disso dependem os lucros dos bancos, das corretoras, das firmas de gestão de patrimónios e outras. Em bear markets, esses resultados saiem todos negativamente afectados para todas essas entidades porque diminuem os volumes de negócios, a aptidão para o risco, as OPA's, OPV's, etc...
Será que o Caldeirão faz parte dessas forças? Sinceramente não sei mas fica a pergunta...
Posto isso, este será o meu último post no Caldeirão.
Boa sorte a todos,
Antunes
Ó Antunes, pá... não desatunes! O pessoal não tem nada contra os 'bota-abaixo'. Assim como não tem contra os 'bota-acima'. Agora tens que perceber que tu não és o maior só porque disseste há um ano e meio atrás que "isto tá muita mau, e só pode cair, e portanto vendo tudo já, não vá o diabo tecê-las, e vocês tratem de fazer o mesmo", percebes? Porque se vendeste tudo há um ano, ou ano e meio, foste tótó e perdeste o pico de um bull que rendeu balurdios, percebes? Não foste bom, foste tótó! Bom, fui eu, que vendi o mesmo peixe que tu desde final de 2006, mas cheio de cagufa esmifrei o Bull até ás ultimas, porque uma coisa é o que acho, e outra é o que eu vejo, e um gajo deve negociar é o que vê, e não o que acha. E contudo, não ando práqui a dizer "Ah, e tal...e mai'nã'sê'quê!".
Portanto, deixa-te de te armar em primadonna, e vê lá se atinas, porque esse tipo de atitudes do genero "agora tou amuado e não brinco mais, porque afinal ninguem acha que eu sou bom", não aquecem nem arrefecem o pessoal em 'giral', e nem a mim em particular.
...da-se!
PS - agora, façam o favor de dizer que eu sou muita bom, senão nunca mais cá escrevo, durante ... 2 dias !
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
Antunes Escreveu:O problema é que parece haver um certo desconforto da parte do Caldeirão com as minhas análises e opiniões de médio e longo prazo, que são e continuarão a ser predominantemente bearish pelas várias razões evocadas ao longo de vários tópicos.
Antunes, isso não é verdade. Estás a misturar alhos com bugalhos...
Há centenas de participantes a deixar opiniões bear e ao longo do bull market muitos foram deixando opiniões bear. E eu (e certamente todos os outros moderadores) acho muito bem. Acho muito bem que tu (ou qualquer bear) coloque as suas opiniões. Se elas vêm a estar certas ou erradas, não há problema. O importante é partilhar, discutir, apresentar pontos de vistas...
O desconforto existe é quando alguém (sejas tu ou outro qualquer) vem «cobrar louros» passado xis tempo quando "finalmente" o mercado lhe dá razão. Isso é feio, desagradável e inútil.
Achavas bonito que eu agora fosse buscar as nossas discussões de 2003 e 2004 em que dizias que não acreditavas que tinhamos um bull pela frente? Certamente que não...
A cereja em cima do bolo é que para maximizares o valor dos teus "avisos" colocas os outros a comprar no topo. "Quem não te ouviu" está agora a perder 40 ou 50%...
É assim que colocas as coisas. Logo tu que eu não em lembro alguma vez de teres opinado bullish durante um bull market de 5 anos.
Qual é a tua teoria ao certo? Não é a de ficar de fora porque tu própria acabas por dizer que vais estando longo e curto. Então para que serve tudo isto? Para dizeres que estavas certo?
Mas se ainda subiu mais um ano desde os avisos que colocaste, era de ir estando longo né?
É que chega-se ao fim e nem se percebe o que queres...
Quanto a opinares bear, não há problema nenhum em relação a isso e eu incentivo-te a continuares a opinar nesse sentido aqui no Caldeirão se for isso que pensas.
Nunca censurei a tua opinião sobre o mercado. O que censurei neste tópico foi a tua postura e a tua argumentação de que nunca é cedo para estar certo (o que é uma boa forma de muita gente se enterrar no mercado).
Agora, não mistures as duas coisas!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Antunes Escreveu:bboniek00 Escreveu:...qual ee o problema da pergunta do Antunes ?
Seraa algum tabu ? Existem forcas ocultas que receiam que se ponham questoes e as cataloguem de improprias e desatem a bombardear o autor ?
A filosofia de investimento abarca obviamente a questao "cedo demais ou tarde demais". Mas afinal qual o problema que incomodou tanto os moderadores deste forum ?
O problema é que parece haver um certo desconforto da parte do Caldeirão com as minhas análises e opiniões de médio e longo prazo, que são e continuarão a ser predominantemente bearish pelas várias razões evocadas ao longo de vários tópicos.
É sabido que existem muitas forças a trabalharem em conjunto para que as bolsas continuem a subir a todo o custo porque disso dependem os lucros dos bancos, das corretoras, das firmas de gestão de patrimónios e outras. Em bear markets, esses resultados saiem todos negativamente afectados para todas essas entidades porque diminuem os volumes de negócios, a aptidão para o risco, as OPA's, OPV's, etc...
Será que o Caldeirão faz parte dessas forças? Sinceramente não sei mas fica a pergunta...
Boa sorte a todos,
Antunes
Desculpa lá!! Mas isso é falso. Para tua informação, eu devo ser o único BULL aqui no caldeirão

bboniek00 Escreveu:...qual ee o problema da pergunta do Antunes ?
Boa sorte a todos,
Antunes
Re: Caro Marco Antonio,
Tens toda a razão!
Chamar a atenção, avisar... é mesmo uma questão de semântica.
Antunes Escreveu:Eu tentei chamar atenção em 2006 e 2007 (e talvez até 2005) aqui no forum para aquilo que estava para vir.
Chamar a atenção, avisar... é mesmo uma questão de semântica.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Caro Marco Antonio,
deixo a semantica de lado. O "bem avisei" e "cedo ou tarde demais" sao generos bem diferentes. Nao sou moderador mas deixo aqui a minha ultima entrada neste post.
Abracos.
Abracos.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Re: A analogia ee inadequada vinda de quem vem.
bboniek00 Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Antunes, com todo o respeito que tenho por ti, posts destes são iguais aqueles que apenas dizem "Eu bem avisei" que são do pior género que eu vejo pelos fóruns. Nunca gostei desse género de posts e não ficaria bem se não te dissesse isto.
Um abraço,
Ulisses
"...do pior genero..." ? Mas qual genero ?
Eu tambem nao gostei desta resposta do Ulisses e nao ficaria bem se nao vos dissesse isto.
Está escrito no post do Ulisses o género.
A analogia ee inadequada vinda de quem vem.
Ulisses Pereira Escreveu:Antunes, com todo o respeito que tenho por ti, posts destes são iguais aqueles que apenas dizem "Eu bem avisei" que são do pior género que eu vejo pelos fóruns. Nunca gostei desse género de posts e não ficaria bem se não te dissesse isto.
Um abraço,
Ulisses
"...do pior genero..." ? Mas qual genero ?
Eu tambem nao gostei desta resposta do Ulisses e nao ficaria bem se nao vos dissesse isto.

bboniek00 Escreveu: A filosofia de investimento abarca obviamente a questao "cedo demais ou tarde demais". Mas afinal qual o problema que incomodou tanto os moderadores deste forum ?
Está tudo explicado. Que parte é que não percebeste?

Mas, afinal...
...qual ee o problema da pergunta do Antunes ?

hmmmm... o Antunes exerce uma forma mais moderna e capitalista de se ser Testemunha de Jeová. Eles andam há mais de 50 anos a anunciar, para breve, o fim do mundo conforme o conhecemos, mas ... não sabem o dia nem a hora, e já começam a estranhar a demora. Mas vão insistindo. Um dia, mais década menos década, mais século menos século, mais milénio menos milénio, eles vão estar certos. Não sei é se nessa altura alguem estará disponivel para ouvir o "eu não vos tinha dito? Heeeeim? Heeeeim?".
Numa análise ainda mais simplista, é como dizer todos os anos "o Benfica vai ser campeão!", mas não dizer quando. Algum dia... um gajo acerta!

Numa análise ainda mais simplista, é como dizer todos os anos "o Benfica vai ser campeão!", mas não dizer quando. Algum dia... um gajo acerta!

------------------------------------------------
- Registado: 9/12/2002 13:40
Antunes Escreveu:Os meus "avisos" não começaram há 2 anos atrás mas sim em finais de 2006 (Novembro), 7 meses antes do actual topo, em:
Não interessa quando começaram pois tu propões-te a demonstrar que nunca é cedo demais. Portanto 7 meses ou dois anos ou cinco é indiferente...
Mas também te digo que não me lembro em todo o Bull Market (que durou mais de 5 anos) te ter visto alguma vez bullish no longo-prazo para os mercados.
Quanto à utilidade é óbvio que não tem nenhuma, tu próprio te encarregas que não tenha: estás bear no longo-prazo mas de fora e longo e curto ao longo do tempo em diversos activos.
Ora, eu estou bull no longo-prazo e de fora e longo e curto ao longo do tempo em diversos activos.
É perfeitamente equivalente e igualmente completamente inútil.
MarcoAntonio Escreveu:Queres forçar uma utilidade nos teus avisos de há dois anos atrás que não existe!
MarcoAntonio,
Eu não quero forçar nenhuma utilidade: quem acho útil muito bem, quem não achou tudo bem na mesma.
Os meus "avisos" não começaram há 2 anos atrás mas sim em finais de 2006 (Novembro), 7 meses antes do actual topo, em:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=52786&highlight=
Antunes Escreveu:Avisei sim senhor em Dezembro 2006 e até talvez mais cedo mas nunca disse para shortar o BCP ou outra acção qualquer.
A minha opinião/recomendação acerca do BCP é muito simples:
- evitar/avoid
Reconheço que este sucker rallye durou mais do que eu esperava mas nem por isso mudei uma linha à minha opinião de longo prazo acerca dos mercados:
- 100% bearish
- 100% líquido
Só mudarei de opinião quando deixarem (FED e o diversos lobbies) a economia funcionar e podem ter a certeza que contuaremos em bear market enquanto isso não acontecer (para quem acha que estamos/continuamos em bull market que não se esqueça de meter a inflação nas suas continhas)!
No médio prazo estive e continuerei a estar curto e longo - com ou sem recurso a produtos alavancados - varias vezes e em diversos activos.
Inacreditável!
Aviso já (nunca é cedo demais) que isto vai virar para Bull, não sei é quando.
No longo-prazo estou:
- 100% bullish
- 100% líquido
(...)
No médio prazo estive e continuerei a estar curto e longo - com ou sem recurso a produtos alavancados - varias vezes e em diversos activos.
Pronto!
scpnuno Escreveu:TP1 Escreveu:Branco, com o devido respeito e com toda humildade, digo-te ...
Abraços
Nem o respeito nem a humildade te vão safar, TP1
O Branc0, que nem "piou" por aqui, quando descobrir vai fazer de ti picadinho para empadão...
Lá vamos ter mais uma baixa leonina (nada a que não estejamos habituados)
Beijocas e vê se corres depressa, que o Branc0 tem um forex torçido e anda a coxear
Fogeeee

lol, confundi as imagens

Bolas! já corrigi.
Obrigado SCPNuno

E o Branco que me perdoe...
TP1 Escreveu:Branco, com o devido respeito e com toda humildade, digo-te ...
Abraços
Nem o respeito nem a humildade te vão safar, TP1
O Branc0, que nem "piou" por aqui, quando descobrir vai fazer de ti picadinho para empadão...
Lá vamos ter mais uma baixa leonina (nada a que não estejamos habituados)
Beijocas e vê se corres depressa, que o Branc0 tem um forex torçido e anda a coxear
Fogeeee
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Antunes Escreveu:scpnuno Escreveu:Eu fui "roubar" um grafico do Ulisses, relativo ao BCP, para tentar ilustrar a minha forma de ver o perigo de "entrar cedo de mais"
O Antunes disse que avisou o pessoal em 2005 e 2006, especialmente sobre activos financeiros.
Avisei sim senhor em Dezembro 2006 e até talvez mais cedo mas nunca disse para shortar o BCP ou outra acção qualquer.
- evitar/avoid
Reconheço que este sucker rallye durou mais do que eu esperava mas nem por isso mudei uma linha à minha opinião de longo prazo acerca dos mercados:
- 100% bearish
- 100% líquido
Só mudarei de opinião quando deixarem (FED) a economia funcionar e podem ter a certeza que não terremos novo bull market enquanto isso não acontecer!
Antunes, com o devido respeito e com toda humildade, digo-te que, se tivesse seguido a tua recomendação, estaria hoje drasticamente mais pobre. Não teria tido 50% no bcp, 35% no BES mais de 150% na Galp não sei quanto na Altri, edp soares da costa etc. Não me lembro de mais. Continuo dentro e, ainda com mais valias.
Abraços
Editado pela última vez por TP1 em 18/3/2008 17:53, num total de 1 vez.
Antunes Escreveu:Se considerares que a bolsa é só derivados, créditos (??), opções e outros... nada!
Eu não disse nada disso, tu é que estás a dizer. Eu estou a dizer que a bolsa também é isso.
E já agora, aproveito para te dizer que comprar num bull não é só comprar no topo (tu nem sequer avisaste no topo, começaste a avisar há anos atrás).
Basicamente pegaste no tipico post do «eu avisei» e acrescentaste um «e nunca é cedo demais para avisar».
Antunes Escreveu:Agora se considerares entrar longo/curto/líquido nos mercados através de uma dessas acções (ou outras), o que é perfeitamente possível...tudo!
Exacto, Antunes. Considera tudo que é o que eu estou a fazer. Quem não está a considerar tudo és tu para «valorizares» o teu «aviso» de há dois anos atrás estás a «escolher convenientemente» quem entrou longo no topo...
Então e quem entrou longo nos teus avisos e saiu entretanto?
E já agora quem entrou curto nos teus avisos e perdeu tudo? E já agora ainda quem depois de ter perdido tudo voltou a entrar curto no teu segundo aviso e voltou a perder tudo?
Se há alguém aqui que não está a considerar tudo és tu.
Queres forçar uma utilidade nos teus avisos de há dois anos atrás que não existe!
A utilidade do teu aviso é igual/menor à utilidade destes meus dois avisos:
> O mercado vai virar para bull (não sei é quando); nunca é cedo demais para avisar portanto aviso já. Nem que seja daqui a 10 anos eu venho aqui dizer que não era cedo demais e que já tinha avisado em 2008...
> Outro melhor ainda é este: não invistam nem longo nem curto porque para qualquer um dos lados, se não acertam no momento certo, arriscam-se a perder 40 ou 50%. Portanto, não comprem nem vendam nada e mantenham-se totalmente líquidos que vos asseguro que daqui a 5 anos não estão a perder 40 ou 50% em nenhuma acção. Se ignorarem este meu aviso, eu venho aqui apontar que há pessoas a ganhar ou a perder 40 ou 50% em determinadas acções seja qual for o rumo do mercado.
scpnuno Escreveu:Eu fui "roubar" um grafico do Ulisses, relativo ao BCP, para tentar ilustrar a minha forma de ver o perigo de "entrar cedo de mais"
O Antunes disse que avisou o pessoal em 2005 e 2006, especialmente sobre activos financeiros.
Avisei sim senhor em Dezembro 2006 e até talvez mais cedo mas nunca disse para shortar o BCP ou outra acção qualquer.
- evitar/avoid
- 100% bearish
- 100% líquido
Só mudarei de opinião quando deixarem (FED e o diversos lobbies) a economia funcionar e podem ter a certeza que contuaremos em bear market enquanto isso não acontecer (para quem acha que estamos/continuamos em bull market que não se esqueça de meter a inflação nas suas continhas)!
Editado pela última vez por Antunes em 18/3/2008 17:44, num total de 1 vez.
MarcoAntonio Escreveu:Antunes Escreveu:Gostava de te ver justicar isso a quem tem acções financeiras (e não só) tais como o BPI (-47%), BCP (-42%), BES (-30%), PTM (-41%), PT (-26%), SON (-34%), SNC (-38%), isto porque nem quero falar nos Bear Sterns e C&ia lá da terra dos gringos...
O que é que isso tem que ver com o que eu disse?
Podes explicar?
Se considerares que a bolsa é só derivados, créditos (??), opções e outros... nada!
Agora se considerares entrar longo/curto/líquido nos mercados através de uma dessas acções (ou outras), o que é perfeitamente possível...tudo!
Eu fui "roubar" um grafico do Ulisses, relativo ao BCP, para tentar ilustrar a minha forma de ver o perigo de "entrar cedo de mais"
O grafico é do BCP e tem assinalado as "entradas" no fim de 2005 e 2006. Seriam a 2€ ou 2.80€ (estamos a falar de entradas curtas, uma vez que o aviso era no sentido do perigo que estas acções representariam)
Ora estas entradas implicariam perdas consideraveis, uma vez que a acção chegou a ir a 4€ e tal, e só agora se comecariam a revelar ganhadoras...quanto teria ficado por ganhar entretanto? e quantos aguentariam uma posição curta a 2€ numa acção a 4€?
Fica a imagem, que como de costume, vale 1000 palavras (bem, sendo a imagem meio minha, só deve valer para aí 683 palavras)
Abraços
O grafico é do BCP e tem assinalado as "entradas" no fim de 2005 e 2006. Seriam a 2€ ou 2.80€ (estamos a falar de entradas curtas, uma vez que o aviso era no sentido do perigo que estas acções representariam)
Ora estas entradas implicariam perdas consideraveis, uma vez que a acção chegou a ir a 4€ e tal, e só agora se comecariam a revelar ganhadoras...quanto teria ficado por ganhar entretanto? e quantos aguentariam uma posição curta a 2€ numa acção a 4€?
Fica a imagem, que como de costume, vale 1000 palavras (bem, sendo a imagem meio minha, só deve valer para aí 683 palavras)
Abraços
- Anexos
-
- 1 BCP.jpg (78.39 KiB) Visualizado 1425 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 41 visitantes