Caldeirão da Bolsa

Investimento - Procuram-se alternativas interessantes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Investimento - Procuram-se alternativas interessantes

por tiagopt2 » 17/3/2008 2:11

Dada a turbulência que se vive actualmente nos mercados mundiais, tenho procurado arduamente nos ultimos tempos uma forma segura de investir as minhas poupanças até estes dias mais conturbados passarem.

O que eu propunha era que partilhássemos num espaço comum essas alternativas que aparecem por aqui em inúmeros tópicos, já que este tema domina a actualidade.

Do que tenho pesquisado, o investimento em ouro parece-me um dos que mais vozes consensuais reúne. Há uns tempos atrás comprei umas acções de uma exploradora de ouro (AUY), mas constatei que também são muito afectadas nos dias em que as américas levam um abanão. Já para não falar da desvalorização do dólar, que se encarrega de anular uma boa parte dos lucros (se o investimento for em dólares, claro!)

O investimento em ETF's ligados ao ouro é também muito falado. Embora eu não saiba na prática como funciona (acho que a CGD não permite negociá-los), na teoria seguem de perto a cotação de uma commodity/índice, com baixos custos de corretagem.

No ano passado optei por investir uns euros num produto estruturado da CGD. Para quem não sabe o que é um produto estruturado, vou tentar explicar sucintamente. Basicamente, os produtos estruturados têm uma rendibilidade subjacente a um determinado activo financeiro, mas com capital garantido . Por exemplo, no ano passado investi num activo que apostava na valorização do euro face ao Iene Japonês. Tinha um mínimo de 2% de juro garantido e a possibilidade de esse juro subir até aos 12% se a valorização do euro atingisse X(já não me lembro dos valores exactos). No final, rendeu-me perto de 7% limpos, já após a retenção na fonte. Para um investimento de capital garantido parece-me muito bom!!

Ainda em relação aos produtos estruturados, parece-me haver um bastante interessante neste momento. As condições de remuneração são as seguintes:

A taxa de remuneração (TNB*) será igual a:

- 9%, se o preço de cada uma das 3 matérias-primas seguintes, Ouro, Prata e contrato de futuro do petróleo Brent, em 23 de Março de 2009, for igual ou superior ao seu valor inicial (definido na data de emissão, em 31 de Março de 2008)
- 0%, caso não se verifique esta condição

Basicamente, ou ganhamos os 9% se os activos superarem o preço a que inicialmente forem adquiridos (nem que seja por apenas um cêntimo!), ou ganhamos 0% e ficamos com o capital investido (O que já de si não é mau para um bear market :lol: )

Espero sinceramente ter ajudado e fico à espera de sugestões, pois as minhas poupanças continuam à espera de um bom investimento para o próximo ano :)

Participem!!

Abraço e BN

Registado: 24/11/2007 23:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 48 visitantes