Caldeirão da Bolsa

Tratado de Lisboa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Tratado de Lisboa

por Gncl_C » 21/2/2008 6:39

A razão pela qual abri este tópico tem a ver com o Tratado de Lisboa e as suas implicações na independência do Banco Central Europeu.

" The ECB is designed to be independent of political intervention, both from EU institutions and from member states."

Sabendo que o Banco Central Europeu é suposto ser independente de qualquer intervenção política, porque razão se colocou como uma das medidas, tornar o B.C.E. uma instituição formal da U.E., ou seja, dependente desta?

Sendo que isto vai contra a essência do B.C.E. porque foi isto feito?

Fiquei ainda mais chocado ao tomar conhecimento que no Tratado deixou de haver um artigo a manter a independência do B.C.E. ao contrário do que acontecia na "European Constitution".

"Concerns have also been raised over the Lisbon Treaty which, like the European Constitution, will make the ECB a formal institution of the EU. However, unlike the constitution, the Lisbon Treaty does not include an article ensuring the bank's independence. Trichet has expressed that without such a guarantee the bank would be bound by the same code as the other institutions, to cooperate and pursue a common agenda. This may encourage leaders to put political pressure on the bank's decisions."


Tenho pena que isto não seja do conhecimento geral, e tenho igualmente pena que as pessoas não tenham sido consultadas relativamente a estes e outros assuntos.

Para os políticos que passam os dias a falar de liberdade e democracia... deram o exemplo perfeito do que é a democracia para eles: quero, posso e mando.

Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/European_Central_Bank

Os melhores cumprimentos, Gncl
 
Mensagens: 229
Registado: 18/2/2007 17:55

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: rg7803 e 49 visitantes