Caldeirão da Bolsa

Euronext Lx: PSI 20 vs PSI Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 17/2/2008 23:54

Há muitos titulos no psi geral que são bastante atractivos e que por vezes tem volumes superiores a alguns do psi20, mas nem sempre isso acontece... e depois torna-se muito aborrecido querer-mos sair...
Já aconteceu.me situações embaraçantes... Mas que oportunidades há isso não duvides...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Sulla » 16/2/2008 19:57

Eu tenho, ultimamente, preferido o mercado euronext(pricipalmente Paris mas também aex e bru) porque os movimentos dos títulos são mais previsíveis. Entrar quando "quiser" e sair quando quiser.
Penso voltar a apostar no PSI quando voltar o Bull.
Para "short selling" prefiro os principais títulos do euronext sem o psi.
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por rsacramento » 15/2/2008 22:57

justamente para filtrar as acções menos líquidas (com risco de maior spread, portanto), criei um filtro que só devolve acções cuja MM do volume a 100 dias seja superior a um milhão
dada a minha inexperiência, não tenho bem a noção se este limiar é realista
outra hipótese que me sugeriram para o mesmo fim, era multiplicar o volume pela última cotação do papel; mas aqui fico sem referências: qual o valor a partir do qual devo tomar como indicador de acção líquida?

agradecia algum comentário

Registado: 29/11/2007 12:50

por ljbk » 15/2/2008 20:56

Existem algumas diferenças mesmo entre o conjunto das empresas mais liquidas e o PSI20 mas somente devido ao peso excessivo de alguns elementos do PSI: BCP, PTC, EDP, GALP e BES.
Poderá visitar este tópico (http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=60203) e verificar como o bom comportamento no fim de 2007 da EDP e da GALP afectaram o aspecto geral do PSI20 face a um indice virtual médio onde cada empresa utilizada tem o mesmo peso.

Mas atenção a questão da liquidez que é extremamente importante: não se pode confundir uma Martifer que já teve sessões com pouco mais de 100 negocios com uma PTI ou BCP que fazem milhares de negocios por dia. Se for para outros mercados encontra titulos a movimentar mais de 10 milhões de acções por dia o que é raro no PSI onde o volume total tem andado pelos 70 milhões.
A falta de liquidez torna os movimentos de entrada de grandes investidores em grandes subidas apenas devido à tomada de posição e não a um suposto movimento de interesse generalizado no titulo e inversamente no caso de uma saida.
Para afectar uma acção que movimenta milhões de titulos já é necessário um movimento real de mercado ou ser um daqueles accionistas de referência a entrar ou sair do papel.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por Ulisses Pereira » 15/2/2008 16:25

pjota, para completar a excelente resposta do Fibo, queria apenas dizer-te que o risco de negociar acções pouco líquidas por vezes só nos apercebemos disso quando nos encontramos no meio de situações complicadas.

Muitas vezes, há momentos de maior liquidez nestas acções e o investidor decide entrar no papel, sem grandes dificuldades. Mas, umas semanas mais tarde, quando decide sair, a liquidez anda pelas ruas da amargura, os COF`s vazios e para se sair de uma posição ou se demora muito tempo ou se arrisca a perder logo 4 ou 5% apenas porque não há compradores...

A grande vantagem das acções líquiodas é que quando queremos sair, não temos que pedir licença. Batemos com a porta e já foi. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pjota_CALD » 15/2/2008 16:08

Muito obrigado pela resposta. Fiquei esclarecido.
A independência faz-se pagar bem caro.

Registado: 22/12/2006 11:29

por Fibonacci » 15/2/2008 16:00

pjota,

Ao olhares para acções fora do PSI20 vais encontrar títulos menos líquidos.

O risco maior é mesmo esse: a menor liquidez.
Muitas vezes, as diferenças do PSI20 para o PSIGeral justificam-se com um conjunto de pequenas empresas que verificaram variações percentuais significativas mas que pouco, ou nenhum impacto, isso teve na cotação. Como por exemplo, a Lisgráfica, que sobe agora 10% (mas para isso apenas passou de 0,10 para 0,11 EUR, com apenas 1100 EUR negociados), contribuindo com um ganho de mais 0,045 pontos no PSI-Geral.

Não quer dizer que não encontres aí boas oportunidades. É muito possível que sim (e há vários casos no fórum nesse sentido). Mas tens que adequar isso à tua análise. Vê por exemplo o Ulisses: não faz AT sobre empresas fora do PSI20 (e mesmo algumas do PSI20 deve custar-lhe a fazer...), pois a falta de liquidez geram comportamentos das cotações que não se aplicam numa AT.

Mas, com uma análise correcta, podes encontrar investimentos de valor em empresas fora do PSI20. É uma questão de qual a análise que realizas.

Cumps,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

Euronext Lx: PSI 20 vs PSI Geral

por pjota_CALD » 15/2/2008 15:50

Tenho constatado que a maior parte dos forunistas, eu incluido, parece negociar principalmente nas acções constantes do PSI 20. No entanto, verifico que muitas vezes a performance do PSI Geral supera a do PSI 20 e parece oferecer melhores oportunidades de negócio.
Quais os prós e os contras de investir no PSI Geral? É um mercado tão eficiente como o mercado principal, ou não será?
A independência faz-se pagar bem caro.

Registado: 22/12/2006 11:29

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803 e 34 visitantes