Caldeirão da Bolsa

A Europa acaba por tirar partido com a recessão dos USA?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Espanador » 8/2/2008 1:38

Gostei da decisão do BCE. 1 ponto para a Europa. 0 para os EUA.
Quanto ao facto de terem referido que esta crise só é boa para baixar o preço do petroleo (era bom), poderá ser para que ele não escalar para os Ex: 150USD e fique pelos 100. (não tarda nada)

Registado: 28/12/2006 1:36

por Espanador » 6/2/2008 16:27

Vou escrever bush com letra pequena tambem. Ele não pode ser a crise... senão estava escondido (como a crise)!! :lol:

por charles » 6/2/2008 15:19

depois surgem estes indicadores e lá sobem os mercados...ou pelo menos ajudam a ir contrariando o sentimento bear, com a eleição do novo presidente se calhar a crise acaba, tipo chicotada psicologica, será ela propria, a crise , o proprio Bush:

Produtividade nos EUA cresce mais do que o esperado no quarto trimestre
(06-02-2008 - 13:46)

A produtividade nos EUA crescer mais do que o esperado no quarto trimestre uma vez que os empresários reduziram as horas de trabalho ao ritmo mais elevado em cinco anos.

O índice que mede a eficiência dos empregados aumentou a um ritmo anual de 1,8%, depois de um ganho de 6% no terceiro trimestre, anunciou hoje o Departamento do Trabalho.

Os economistas consultados pela Bloomberg esperavam um ganho de 0,5%.

Os empresários estão a reduzir o pessoal para impedir que a produtividade abrande com a economia e para controlar as despesas.

A Reserva Federal está a contar com a desaceleração da inflação para poder reduzir ainda mais os juros com o objectivo de evitar a recessão.
Editado pela última vez por charles em 6/2/2008 20:04, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Espanador » 6/2/2008 9:02

Porque é que Europa e EUA seguem soluções opostas para a crise?
Estados Unidos e Europa são as regiões do mundo que prometem ser mais castigadas pela enorme instabilidade gerada nos mercados financeiros na sequência do colapso do subprime norte-americano.

--------------------------------------------------------------------------------

Eva Gaspar
egaspar@mediafin.pt

Estados Unidos e Europa são as regiões do mundo que prometem ser mais castigadas pela enorme instabilidade gerada nos mercados financeiros na sequência do colapso do subprime norte-americano.

Mas apesar de apresentarem "sintomas" semelhantes - actividade económica em franca desaceleração, inflação alta e mercado de trabalho a dar sinais de fragilidade - a estratégia que está a ser seguida nos dois lados do Atlântico para debelar um cenário de recessão é quase a oposta - e, à primeira vista, as "receitas" parecem até terem sido trocadas.

por charles » 6/2/2008 8:38

Sect Escreveu:
charles Escreveu:na base da hipotese não estás a ver fechar uma macdonalds e abrir umas centenas de macpasteis (passe o exagero) de belem, por essa europa fora ou o citi falair, e entrar en cena uma cartada de internacinalização do BCP---isto á escala nacional...qulquer gigante bancaria por exemplo se abrir falência arrasta de forma catastrofica todo o sector bancario eurpeu, basta ver os sinais dados pela s.g e pelo northern rock, uma gripe nos states seja em que sector fôr vai dar uma pandemia na europa é a lei do mais forte.

continua a não ter substância os teus argumentos demasiados superficiais e meramante simplificados

Charles estavas a falar para mim??
Se sim entao parece que nao sou o unico a pensar isso, apesar de eu apenas dizer que na minha opiniao a Europa estar a seguir o caminho certo, e eu nao falei que ia contrariar a tendencia apenas que iria beneficiar desta atitude no longo prazo.

Canal de Negócios

Mas apesar de apresentarem "sintomas" semelhantes - actividade económica em franca desaceleração, inflação alta e mercado de trabalho a dar sinais de fragilidade - a estratégia que está a ser seguida nos dois lados do Atlântico para debelar um cenário de recessão é quase a oposta - e, à primeira vista, as "receitas" parecem até terem sido trocadas.

Se algo coincidiu foi pura coincidência, mas depois lei-o melhor.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por DC89 » 6/2/2008 3:36

charles Escreveu:na base da hipotese não estás a ver fechar uma macdonalds e abrir umas centenas de macpasteis (passe o exagero) de belem, por essa europa fora ou o citi falair, e entrar en cena uma cartada de internacinalização do BCP---isto á escala nacional...qulquer gigante bancaria por exemplo se abrir falência arrasta de forma catastrofica todo o sector bancario eurpeu, basta ver os sinais dados pela s.g e pelo northern rock, uma gripe nos states seja em que sector fôr vai dar uma pandemia na europa é a lei do mais forte.

continua a não ter substância os teus argumentos demasiados superficiais e meramante simplificados

Charles estavas a falar para mim??
Se sim entao parece que nao sou o unico a pensar isso, apesar de eu apenas dizer que na minha opiniao a Europa estar a seguir o caminho certo, e eu nao falei que ia contrariar a tendencia apenas que iria beneficiar desta atitude no longo prazo.

Canal de Negócios

Registado: 26/12/2007 15:50

por charles » 6/2/2008 3:07

na base da hipotese não estás a ver fechar uma macdonalds e abrir umas centenas de macpasteis (passe o exagero) de belem, por essa europa fora ou o citi falair, e entrar en cena uma cartada de internacinalização do BCP---isto á escala nacional...qulquer gigante bancaria por exemplo se abrir falência arrasta de forma catastrofica todo o sector bancario eurpeu, basta ver os sinais dados pela s.g e pelo northern rock, uma gripe nos states seja em que sector fôr vai dar uma pandemia na europa é a lei do mais forte.

Cumpt

por DC89 » 6/2/2008 2:52

Apesar de achar que o tema nao esta correcto, acho que a Europa e a America vao ter futuros diferentes.
E isso vai se dever ao rumo que estao a tomar, pois podemos ver que as medidas tomadas de cada um sao diferentes.
Uma das principais diferenças é as taxas, eu sou da opiniao que caso o BCE nao curte as taxas penso que iremos beneficiar bastante deste conjunto de opçoes no longo prazo.

Registado: 26/12/2007 15:50

Re: A Europa acaba por tirar partido com a recessão dos USA?

por Pedro73 » 6/2/2008 2:07

Espanador Escreveu:Vejamos, a maior economia mundial entra em recessão!! Esta vai ser as noticias que poucos querem ver mas só falta mesmo ser oficializada. Quem ganha com esta situação? Olhando para o medio prazo vamos assistir a uma Europa forte e com problemas sanados. Estou a dizer algum disparate? Falta muito para a Europa ter a melhor e maior economia do mundo?

Pode fazer algum sentido se pensarmos a longo prazo...no imediato é impossivel n sofrer com uma crise numa das maiores economias mundiais.

A questão mais interessante é qual a dimensão/estensão dessa crise.

Registado: 31/1/2008 16:13

por artista_ » 6/2/2008 2:03

Eu tenho algum receio de que os mercados estejam a temer (e a começar a descontar) uma recessão muito mais forte a nivel mundial...

A crise começou no imobiliário, leva a construção atrás que, por sua vez, arrasta consigo uma data de sectores... e gera-se o efeito bola de neve que atinge tudo ou quase tudo!

Enfim espero que seja apenas um receio que mais tarde ou mais cedo desaparecerá...

De qualquer forma em termos de mercado eu não ligo minimamente a estes dados, olho para os gráficos e pronto... daí que também não dê grande crédito a estes meus pensamentos, estou apenas a pensar alto no Caldeirão :|

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: A Europa acaba por tirar partido com a recessão dos USA?

por atomez » 6/2/2008 1:47

Espanador Escreveu:Vejamos, a maior economia mundial entra em recessão!! Esta vai ser as noticias que poucos querem ver mas só falta mesmo ser oficializada. Quem ganha com esta situação? Olhando para o medio prazo vamos assistir a uma Europa forte e com problemas sanados. Estou a dizer algum disparate? Falta muito para a Europa ter a melhor e maior economia do mundo?

A UE (União Europeia) já é a maior economia mundial.

Pelo menos em termos de PIB - UE: $14.6T, USA: $13.2T (2006) ver aqui

Mas é a única coisa em que a UE ultrapassa os States. Em influência mundial os States ganham em termos políticos, militares, culturais, científicos, educacionais, etc.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Espanador » 6/2/2008 1:42

Já me levaram a retirar o ponto final no nome do topico e a colocar um (?) Eu penso que a Europa perde em conjunto como todo o mundo (economia global) mas acabará por tirar valias e partido de tudo isto vs EUA. Algum visionario partilha de mesma ideia?

por maverick » 6/2/2008 1:30

Espanador Escreveu: Como disse, fecha uma empresa dos USA e nasce uma Europeia. Ficava o Sapo a reinar o pedaço! :lol:

Estás a ser demasiado simplista nesse raciocínio. Se uma empresa nos States fecha é porque o mercado global e não nacional a levou a isso. Os gigantes americanos têm dimensão global e não local. Muitas empresas americanas facturam mais no estrangeiro do que nos USA. Não se criava essas tais oportunidades.

Se existe uma recessão, diminui o consumo e diminuem as nossas exportações e o nosso crescimento. Os mercados estão a reagir a isso... e não é só o americano que desce.

A Economia presentmente é global e uma relação gigantesca de histeres económica entre as potências.
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por Espanador » 6/2/2008 1:08

charles Escreveu:Nenhuma empresa europeia tem capacidade para oferecer 30 bl de dls pela yahoo,

Estas a falar de um gigante que se pode tornar um mosquito se tiver de ser. Como disse, fecha uma empresa dos USA e nasce uma Europeia. Ficava o Sapo a reinar o pedaço! :lol:

por rsacramento » 6/2/2008 1:01

como é que a próxima administração vai lidar com o défice?
no fim de contas, quem vai pagar a factura?

Registado: 29/11/2007 12:50

por charles » 6/2/2008 0:53

Nenhuma empresa europeia tem capacidade para oferecer 30 bl de dls pela yahoo, questão de pontualmente o euro valer mais que o dolar é meramente circunstancial e não torna a europa automaticamente, mais ou maior economia que os states, antes pelo contrario torna os teus produtos mais caros e faz desembolsar do lado de lá obviamente maior numero de notas de dolar, o que pode afastar compradores e investidores

a moeda ser mais forte só torna os nossos produtos mais caros, parao bemou para o mal os states irão continuar a ser a maior economia do mundo

as eleiçoes que decorrem, e que demoram perto de um ano como se de um campeonato se tratasse, não ajudam nada a este ano e que de certa forma paralizam as administrações, e talvez por isso se agudizem as preocupações de possibilidade de recessão

mas não podemos esquecer que a capacidade de recuperação habitual dos states é que puxa as restantes economias do mundo, em especial a europeia e não o contrario.
Cumpt

por Branc0 » 6/2/2008 0:45

Erm... tu "exportas" sempre em Euros porque é em Euros que tens que fazer face aos teus custos. Mas com uma moeda forte corres o risco de no outro lado não haver quem arranje dolares suficientes pare te pagar os Euros que tu queres.

Essa tese do decoupling da economia é muito debatida ultimamente, sinceramente não acredito. A acontecer será na China e não na Europa.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por pedrom » 6/2/2008 0:44

A europa como é solidária a melhor coisa é juntar-se à crise!!! :mrgreen: Pois não vejo qualquer hipótese de lhe passar ao lado. O efeito domino é terrivel e lava tudo à frente!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Espanador » 6/2/2008 0:42

Branc0 Escreveu:Exportar em Euros? :).....
A economia é global, para o melhor e para o pior.

Branco, Preços em Euros, e o comprador que arranje os EX: Dolars correspondentes... claro que com isso pouco se exporta caso exista produto mais barato em outros mercados...

A economia é global mas a maior economia do mundo poderá passar o testemunho, é isso que estou a discutir.
PS - As modelos já recusam serem pagas em Dolars! :lol:

por Branc0 » 6/2/2008 0:34

Exportar em Euros? :)

Só se for exportação "intra-europeia" também denominado de consumo interno. Não estou a ver força na UE para termos um mercado a arrancar apenas baseado na procura interna. E a confirmar a minha ideia saíram hoje os dados na zona EUR que as vendas a retalho caíram 1.2%

Quando queres exportar o que interessa é a moeda do país de origem. Certo que tu recebes em EUR mas alguém vai ter que arranjar dolares ou yenes do outro lado para te pagar... e com o euro forte mais dolares (ou outra coisa qualquer) eles vão ter que arranjar.

Depois tens que ver que tipos de produtos é que a europa exporta e ver quem é que poderia ser o consumidor desses produtos. Também deste ponto de vista não vejo muitos indianos ou chineses a fazer filas para comprarem BMWs ou Mercedes. Talvez alguns ainda se interessem por umas lincenças de software SAP mas não serão muitos até porque os direitos de autor não são feitos para serem respeitados.

A economia é global, para o melhor e para o pior.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Espanador » 6/2/2008 0:34

Cai uma empresa americana, nasce uma empresa Europeia. As necessidades da industria e do consumo não terminam, certo? Vamos sofrer em conjunto mas assim como a guerra fez uma Berlin brand new, esta crise dos USA poderá fazer uma Europa nova. (estou a pensar possitivo demais?)
Petroleo nunca desce... ele acaba um dia.

Re: A Europa acaba por tirar partido com a recessão dos USA.

por acintra » 6/2/2008 0:25

Não estou de acordo visto que se os USA entram em recessão vão importar menos produtos Europeus, as empresas americanas na Europa podem reduzir custos via despedimentos, que tb vai provoca um menor poder de compra.
A recessão dos USA só é bom para baixar o preço do petroleo
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Espanador » 6/2/2008 0:25

charles Escreveu:Nas exportações para os states não seria concerteza.

Então de que forma é que isso se materilizari-a :roll: :?:, qual é a ideia :?:

Exportar com o Dolar a estes niveis bom não é, isso está certo, mas então a Europa tem necessáriamente que exportar para os USA? Mesmo que o tenha, não poderá exportar em EUROS?

por charles » 6/2/2008 0:16

Nas exportações para os states não seria concerteza.

Então de que forma é que isso se materializari-a :roll: :?:, qual é a ideia :?:
Cumpt

A Europa acaba por tirar partido com a recessão dos USA?

por Espanador » 6/2/2008 0:03

Vejamos, a maior economia mundial entra em recessão!! Esta vai ser as noticias que poucos querem ver mas só falta mesmo ser oficializada. Quem ganha com esta situação? Olhando para o medio prazo vamos assistir a uma Europa forte e com problemas sanados. Estou a dizer algum disparate? Falta muito para a Europa ter a melhor e maior economia do mundo?
Editado pela última vez por Espanador em 6/2/2008 1:32, num total de 1 vez.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], rg7803, trend=friend e 51 visitantes