Caldeirão da Bolsa

***** chart - S&P500 Weekly Report 02-02-2008 *****

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Tojo » 3/2/2008 22:56

Obrigado Arnie pela explicação. Afinal o time frame condiciona tudo ou quase. Eu tb acho que o bull está ferido de morte
 
Mensagens: 676
Registado: 8/1/2004 13:14

por arnie » 3/2/2008 17:11

Tojo Escreveu:O Arnie faz umas análises excelentes mas tb tem o "dom" de deixar sempre duvidas no ar e para nós pequenos investidores ficamos sempre na duvida. Agora que o indice está em modo bear, vem dizer que " algo que começa a estragar a leitura bear do indice..."Então??? Agora que estavamos convencidos que o Bull morreu, pode ressuscitar é? Agradecia que se pudesse esclarecesse estas duvidas e até que ponto o bull pode ressuscitar.
Obrigado e cumpr


:shock: :shock: :? :?

Fui obrigado a ir reler o que escrevi não fosse ter escrito alguma barbaridade.

Eu não disse que o bull ia ressuscitar. Aliás, já deixei bem explicito noutras analises que o bull market, ou seja, todo o movimento de alta que vem desde 2002 terminou no passado mês de Outubro.

Se estamos num bear market ou não isso apenas o saberemos daqui a uns meses mas é necessário que tenhamos consciência que o mercado não é estático e como tal navega em ciclos/ondas, ou seja, tem ciclos de alta e ciclos de baixa em todos os time frames, desde o intraday ao mensal.
A nós cabe-nos escolher um time frame e negociar consoante a leitura deste.

A leitura que fiz baseada num time frame diário, mantém para já intacto todo o movimento de queda desde Outubro ultimo mas indicando uma possível mudança de sentimento baseado no que o actual upswing indica.

Tanto podemos ver a formação de um padrão de higher low como de um falso break do anterior mínimo de acordo com a leitura actual.
Eu disse leitura actual, isto é, de acordo com o fecho de dia 1 de Fevereiro de 2008. Daqui a 1 semana a leitura poderá ser já totalmente diferente e em vez de um possível falso break o índice vai directamente aos 1200 pts.

Este é sem sombra de duvidas um dos grandes handicaps da AT, a mistura dos time frames.

Quem negoceia de acordo com os gráficos semanais terá uma leitura totalmente diferente da minha. Aliás, se formos olhar para esse gráfico podemos ver facilmente como existe caminho livre para subidas durante pelo menos mais 2 semanas sem afectar a tendência de queda desde Outubro, MAS ISTO É DE ACORDO COM UMA LEITURA SEMANAL. Ou seja, quem acredita que o mercado poderá continuar a subir, irá aproveitar uma queda no gráfico diário para acumular posições, mas isto é baseado numa leitura de mais médio prazo. A minha leitura é baseado neste momento numa leitura de mais curto prazo, tendo no entanto sempre um olho no médio para poder proteger a minha carteira em caso de necessidade.

Fixem a vossa analise num time frame e negoceiem a partir desse mesmo time frame mas nunca sem perderem a leitura de um time frame superior ao que estão a negociar.

Não sei porquê mas tenho a sensação de que não deveria ter falado no gráfico semanal :oops:

Um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Tojo » 3/2/2008 16:26

O Arnie faz umas análises excelentes mas tb tem o "dom" de deixar sempre duvidas no ar e para nós pequenos investidores ficamos sempre na duvida. Agora que o indice está em modo bear, vem dizer que " algo que começa a estragar a leitura bear do indice..."Então??? Agora que estavamos convencidos que o Bull morreu, pode ressuscitar é? Agradecia que se pudesse esclarecesse estas duvidas e até que ponto o bull pode ressuscitar.
Obrigado e cumpr
 
Mensagens: 676
Registado: 8/1/2004 13:14

por arnie » 2/2/2008 21:44

No caso da inversão de swing no dia 21 de dezembro, a entrada faz-se a nivel intraday com a quebra durante a sessão dos 1368pts, não é?


Tanto podes deixar o stop no mercado ou então se o estiveres a seguir podes ver a reacção a nivel intraday a esse teste e decidir de acordo com o tipo de reacção se tomas a posição ou não.

Isto é tudo uma questão de tempo. Com o passar dos meses e dos anos saberás qual o melhor sistema a adoptar para uma e outra situação.

Eu continuo e continuarei para o resto da minha vida (se não falir entretanto :mrgreen: :P ) a estudar o mercado e a aprender com ele.

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Paionense » 2/2/2008 21:24

Ok, compreendi perfeitamente. Só restou uma pequena duvida. :lol:

No caso da inversão de swing no dia 21 de dezembro, a entrada faz-se a nivel intraday com a quebra durante a sessão dos 1368pts, não é? POis caso contrário se guardarmos para a sessão seguinte só vamos ter mais 2 dias de continuação deste movimento (confirmando um padrão bearish 3 a 4 dias de countertrend)..

Abraço e obrigado pela partilha
JP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 954
Registado: 28/6/2007 16:26
Localização: Figueira da Foz

por arnie » 2/2/2008 21:01

Olá Paionense,

Esse é um dos grandes problemas quando se negoceia swings. Onde colocar um stop tanto de entrada como de saida que confirme a inversão dos mesmos.

Em dias de extrema volatilidade como os que temos assistidos, pessoalmente não uso stops pois nesses dias, sempre que detecte a tempo uma possivel inversão a nivel intraday, simplesmente vendo ou compro e se o trade correr bem até perto do final da sessão, fecho a posição. Posso dar o exemplo de dia 25, onde o SPX abre positivo, testa os 1370, reage em baixa e por acaso nesse dia estava a acompanhar o mercado e quando quebra os minimos do dia até então, nos 1353 se não estou em erro, abri uma posição curta com stop logo acima dos máximos do dia.

Tinhamos o 3º dia de rallie, tinhamos o indice a testar o anterior swing low e tinhamos a este a reagir negativamente a esse teste.
Ora sabendo que num dia negativo o maximo da sessão ficará perto da abertura e o minimo ficará perto do fecho, depois de testar valores tão importantes no swing e tendo reagido em baixa, a probabilidade estaria de continuar essa tendencia de queda a nivel intraday. Caso tivesse quebrado novamente em alta os máximos da sessão certamente que a tendencia do dia anterior manter-se-ia intacta e o stop teria provocado a nossa saida de uma posição que poderia ser desastrosa no meio de tanta volatilidade.

Ora isto a nivel intraday, dito assim até parece facil, mas longe disso.

A nivel diario, a colocação de um stop nestes dias é muito complicado. Enquanto não possuir um sistema que me proteja destes dias prefiro não arriscar.

Um stop que eu utilizo muito e que num uptrend ou downtrend "normal", sem este tipo de volatilidade me tem protegido, é usar o range que o titulo fez nesse dia e pegar nos terços desse range e usa-los para medir as extensões do mesmo, usando esses valores como stop loss.

Vamos aqui olhar para o movimento entre 11 a 18 de Dezembro ultimo no SPX. Temos um downswing de 6 dias e no dia 19 temos uma quebra em alta dos maximos do dia 18. Ora o range de dia 18 teve uma amplitude de 25 pts. 1/3 de extensão acima do maximo equivale aos 1468 pts. Iriamos olhar para uma quebra destes para nos indicar uma inversão do swing. Ora o máximo do dia 19 foi nos 1964, sendo estes 1/8 de extensão indicando assim que o anterior downswing se mantinha intacto. Dia 20 tivemos uma inside bar, nada de novo e no dia 21 temos então a quebra dos 1468 pts, indicando assim a inversão do swing.

Eu tanto uso os 2/8 como 1/3 para medir a quebra de um swing. Em tempos de forte volatilidade o titulo é levado bem acima e/ou abaixo de 1/3 do anterior range para depois a nivel intraday inverter, tendo o movimento servido somente para disparar stops.

Há que compreender que muitas tecnicas passadas acabam com o tempo por serem completamente anuladas visto que os professionais tendo conhecimento das mesmas, têm capacidade suficiente para "mexer" o mercado a seu belo prazer por breves momentos somente para ir buscar stops. Não nos podemos esquecer que os corretores e os especialistas na NYSE têm acesso aos stops colocados pelos clientes, eles sabem até onde podem esticar o mercado tanto para gerar uma onda de pânico como para acumularem posições sem nunca quebrarem a verdadeira tendencia do titulo.

um abraço,
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Paionense » 2/2/2008 18:43

Obrigado arnie.

Gostava de te colocar uma duvida no que diz respeito aos ups e down swing. Por exemplo neste ultimo pullback do spx, tivemos vários varios dias em que os minimos foram quebrados em baixa dando a sensação que estariamos perante nova mudança de swing, no entanto essa mudança não se verificou e o indice continua num upswing embora já com algumas quebras. Em termos de trading, alguem com posições longas logo a partir do dia em que o swing inverteu, quebrando os máximos do dia anterior poderia induzir em erro, uns dias depois e dar a indicação que novo swing de baixa de avizinhava. O que te pergunto é se usas alguma forma de confirmar a quebra de um swing, para evitar cair nestes falsos sinais. Um ideia seria aguardar pelo segundo dia de confirmação de swing, com novos minimos de novo...

Por outro lado, podemos estar a assistir mais a estes fenomenos porque a volatilidade também está mais alta...

Gostava de saber o que pensas sobre isso e se de facto podes dar umas luzes neste aspecto.

Abraço
JP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 954
Registado: 28/6/2007 16:26
Localização: Figueira da Foz

por Alvo » 2/2/2008 18:11

Obrigado Arnie.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 22/3/2005 23:59

***** chart - S&P500 Weekly Report 02-02-2008 *****

por arnie » 2/2/2008 13:09

No 1º gráfico deixei as extensões relativamente ao range e como podemos ver, o mínimo de à duas semanas ficou-se nos -50%.
Na altura tinha-se feito referência à possibilidade de o índice poder encontrar suporte nos -12.5% visto que esse mesmo valor tinha sido feito no topo do range mas no dia que quebrou esses mesmos valores deixou um aviso de que poderia vir testar valores mais abaixo como acabou por ser comprovado dias mais tarde.

O actual movimento de 8 dias está a ser feito também ele em 5 ondas e aproxima-se da resistência dos 1406 pts.

Passando agora para o 2º gráfico, podemos ver como se conta na perfeição 3 ondas já concluídas, estando neste momento a fazer a 4ª onda.
Uma das regras de Elliot diz respeito a que a 4ª onda não deve invadir o espaço da 1ª onda, ou seja, fazer valores acima dos 1406 pts. Apesar de eu olhar sempre para esse pormenor, pessoalmente não desfaço uma contagem pelo simples facto de poder ir acima desse valor, ou seja, mesmo que o índice vá testar os 50% de retracement, até prova em contrário, todo o possível movimento de 5 ondas continua intacto e possível de ser confirmado.

Existe aqui no entanto algo que começa "estragar", pelo menos no curto prazo, a leitura bear do índice.
A onda 2 valorizou-se durante 10 dias e 117 pts e neste momento, a onda 4 está a valorizar-se 125 pts em 8 dias. Isto é um claro sinal de força por parte do mercado e que nos poderá estar a indicar que poderemos ver um higher low que poderá levar o indice perto dos 1500 pts ou então fazer um falso break dos anteriores mínimos gerando uma forte inversão que o levará novamente acima dos 1400 pts.

Outra situação que não deveria ter acontecido para que a tendência de baixa que vem desde Outubro continuasse de boa saúde, é o facto de ter existido uma quebra em alta dos 37.5% de retracement.

Resumindo, a tendência de médio prazo continua a ser de baixa e o actual rallie deverá ser aproveitado para fechar posições longas existentes e/ou abrir posições curtas.
No entanto, devido ao actual movimento de curto prazo, as posições curtas abertas deverão ser seguidas com muita atenção.

Pessoalmente acredito que podemos estar a fazer um padrão de 3 Thrusts, o que nos daria uma 3ª "perna" do movimento, ou seja, a 5ª onda mas neste momento tudo indica que a mesma poderá ser um falso break.

Um bom exercício será acompanhar as "big caps" e ver qual o padrão gráfico delas. Falsos breaks dos anteriores mínimos ou higher lows será uma boa maneira de antever o que o índice poderá fazer.

Mais logo deixo aqui uma lista da performance dos 10 sectores norte-americanas comparando a força relativa deles para com o SPX para podermos ver quais estão a bater o índice, indicando assim quais estão a servir de refúgio a estas quedas.

um abraço,
arnie
Anexos
spx_01_02-02-2008.png
spx_01_02-02-2008.png (9.39 KiB) Visualizado 1582 vezes
spx_02_02-02-2008.png
spx_02_02-02-2008.png (8.91 KiB) Visualizado 1579 vezes
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, latbal, MiamiBlue, Olhar Leonino, Opcard, paulopereira.pp36.pp, peterteam2, Pmart 1, SalvaFP, Yahoo [Bot] e 63 visitantes