Caldeirão da Bolsa

Aviso aos participantes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mcarvalho » 2/2/2008 15:33

pedrom Escreveu:Ulisses pareces o salazar!!! :mrgreen: Eu nunca o conheci, mas pelo que dizem dele!!!

Percebo perfeitamente a tua ideia, mas às vezes é a única forma do pessoal desabafar!!! Já viste o que era um gajo para desabafar vir à janela e gritar:

é uma opa, é uma, é uma opa...

...tá a cair 15%, não o que hei-de fazer

...ai vai ele...

...hoje vai lá chegar!!!

...isto está terrivel

...está a dar a volta

...já vai com 10%

...segurem-na que ela agora não para

...ainda vai muitas alegrias!!!

Um gajo que viesse para a janela ou para a rua dizer isto era considerado maluco pela vizinhança toda!!!

No entanto se alguma vez me apetecer dizer alguma coisa das anteriores, podes ter a certeza que venho para a rua ou para a janela e se a vizinhança me perguntar o que se passa vou dizer logo: É o ulisses que não me deixa escrever no caldeirão!!! :mrgreen:

olá Pedrom
"
Um gajo que viesse para a janela ou para a rua dizer isto era considerado maluco pela vizinhança toda!!!"

Disseste muito bem...
é exactamente isso o que a" vizinhança "daqui do fórum pensa :mrgreen:

abraço
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por karlitos » 2/2/2008 0:19

Bulls Bunny Escreveu:Pois, se as pessoas são avisadas e continuam torna-se complicado.. isso só é explicado se mts das pessoas n souberem fazer um resize de uma imagem.. se calhar simplesmente n se querem dar ao trabalho..

karlitos, esse plugin é p o nosso browser ou é tipo um "mod" ou coisa assim para o forum? Isso seria de grande utilidade, é q os Boings 747 perturbam mesmo a leitura :) . Até 800-1000 px ainda se aceita, mais é q já "transborda".

é um mod para o forum msm. ;)

Registado: 27/6/2007 21:00

por Bulls Bunny » 2/2/2008 0:15

Pois, se as pessoas são avisadas e continuam torna-se complicado.. isso só é explicado se mts das pessoas n souberem fazer um resize de uma imagem.. se calhar simplesmente n se querem dar ao trabalho..

karlitos, esse plugin é p o nosso browser ou é tipo um "mod" ou coisa assim para o forum? Isso seria de grande utilidade, é q os Boings 747 perturbam mesmo a leitura :) . Até 800-1000 px ainda se aceita, mais é q já "transborda".

Registado: 23/12/2007 18:06

por karlitos » 2/2/2008 0:08

MarcoAntonio Escreveu:Eu tenho alertado para isso imensas vezes, por vezes até através de mensagens privadas.

Infelizmente alguns participantes insistem em colocar imagens enormes prejudicando o forum (e a eles próprios pois os posts que colocam ficam de difícil leitura e muita gente não tem paciência para andar a correr a barra de scroll para conseguir ler os textos).
:roll:

Não é por falta de pressão Bulls.

Por muitos alertas que se façam, há duas coisas que já me convenci que existirão sempre no Caldeirão: títulos/posts todos em maiúscula e imagens tamanho boeing 747.

ha um plug-in muito porreiro que faz "resize" a todas as imagens para uma determinada resoluçao defenida (640x480) p.ex. a imagem no forum vai aparecer no maximo com essa resoluçao, mas se carregares nela, ela vai abrir ou expandir e aparece com a resoluçao original.

é outra soluçao para acabar com esse problema. :wink:

por MarcoAntonio » 1/2/2008 23:53

Eu tenho alertado para isso imensas vezes, por vezes até através de mensagens privadas.

Infelizmente alguns participantes insistem em colocar imagens enormes prejudicando o forum (e a eles próprios pois os posts que colocam ficam de difícil leitura e muita gente não tem paciência para andar a correr a barra de scroll para conseguir ler os textos).
:roll:

Não é por falta de pressão Bulls.

Por muitos alertas que se façam, há duas coisas que já me convenci que existirão sempre no Caldeirão: títulos/posts todos em maiúscula e imagens tamanho boeing 747.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Bulls Bunny » 1/2/2008 23:47

Quando resolvi sugerir aquilo q é o meu gosto pessoal, já sabia q a vossa ideia é manter em bom nível o sistema q está e n alterá-lo, e isso está sempre certo. Mas n resisti a dar a sugestão..

Já agora, se me permitem outra sugestão .. :) . Da mesma maneira q pressionam os users a escrever posts com sustância, será q n poderia haver tb uma pressãozinha p o pessoal postar imagens dos gráficos mais peqs..? É q é com cada "tela" q às vezes aparece, e até com alguma frequência.. perturba a leitura, pq alarga a pág., até já instalei uma extensão p dim. o tamanho das imgs, mas mesmo assim.. se o tamanho grande for p haver melhor definição, já é outra coisa..

Modelo existente

por Gncl_C » 1/2/2008 23:40

Ora, para variar eu concordo com o modelo existente.
Isto porque , se houvessem só tópicos com nomes das cotadas para se dirigirem aos assuntos das mesmas haveria informação que eu nunca iria ver. Porque normalmente olho mais para uns tópicos do que para outros. Assim, estando um tópico com o nome do evento ou informação importante relativa à empresa já acedo a essa informação.
O mesmo para a criação de uma area dedicada a assunto "Off Topic", passariam a haver assuntos que nem sequer veria.
Acho que uma das coisas que torna este forúm diferente para melhor é o modelo existente.

Registado: 18/2/2007 17:55

por Pata-Hari » 1/2/2008 22:46

Bulls, nós agradecemos as sugestões mas, acredita-me, nunca agradaremos a gregos e a troianos. Haverá sempre alguém que gostaria de algo diferente.

Para já, o modelo que temos é um modelo que gostamos e não estamos a pensar mudar algo que achamos que está a resultar bem :)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Bulls Bunny » 1/2/2008 22:43

Já vi q a vossa opção será sempre manter tudo junto apenas num fórum, e as razões são compreensíveis. Mas confesso q pessoalmente tb preferia ver tudo mais compartimentado, por ex, Psi, Euronext, mercado americano, off-topic, etc. Dirão q assim há tópicos q as pessoas n lêem pq só vão ler os subforuns mais populares, mas se houvesse por ex a opção "ler mensagens desde a ult. visita" ou "Mensagens de hoje" permanentemente no topo da pág., podíamos ir clicando p ter a ordenação de tds as mensagens de tds os subforuns por ordem cronológica(clicar nesta opção é uma questão de hábito), e quem quisesse info apenas sobre uma área entraria apenas nessa secção.

Abraço.

por karlitos » 1/2/2008 21:35

Ulisses Pereira Escreveu:crusas, há um processo de adaptação que pode demorar algum tempo. É natural. Mas quem se quer adaptar, consegue fazê-lo e perceberá os nossos critérios.

Quando falamos em posts com "sumo" não precisamos de nenhum tratado, nem de nenhuma argumentação rebuscada. Apenas mais do que um "comprei isto" ou "aquilo vai subir" ou "olhem que isto já está a cair X%". Sumo é algo mais do que descrever o que está a acontecer.

Quanto às sugestões:

1) Sempre fomos contra um fórum assim. Um fórum com tópicos como 1000 páginas sobre uma acção é chato e aborrecido. O Caldeirão sempre foi um fórum que não teve essas características. O nome não é por acaso... Tópicos únicos para um título faz com que rapidamente se perca entre as milhares de páginas conteúdos interessantes.

2) O Caldeirão sempre teve tradição de alguns off-topics. É interessante podermos discutir aqui outros temas que não Bolsa. Naturalmente que quando esses off-topics surgem em grande número, é prejudicial mas a moderação também intervém nessa matéria.

3) Deixar o link para a notícia e não a transcrever o que é que traria como vantagem? Nenhuma.

Eu sei que alguns de vós gostariam de um´fórum mais aprumadinho, mais organizado, mais direitinho. Mas a essência do Caldeirão é também ser uma amálgama de ideias, de temas que possam ser misturados dentro deste grande Caldeirão. Não podemos agradar a gregos e a troianos, mas sabemos como chegámos até aqui e por onde queremos ir.

Um abraço e obrigado pelas sugestões.
Ulisses

Por falares nessa soluçao, na minha opinao, penso que pelo menos a parte da bolsa propriamente dita devia er uma subdivisao (ou outra secçao) so para offtopics...

é que muitas das vezes os offtopics acabam por desviar a atençao do que realmente se pretende com o caldeirao.

é apenas uma sugestao para melhorar esta grande fonte de conhecimento e troca de saberes que é o caldeirão.

por crusas » 1/2/2008 20:24

Obrigado aos dois pelas vossas respostas.

Espero conseguir adaptar-me rapidamente a este grande caldeirão e vou fazer por isso embora ainda nao tenha muita experiencia na materia que principalmente aqui se discute (mas ninguem nasce ensinado) sendo que actualmente recorro mais ao forum para ler do que escrever. Espero em breve e gradualmente ir escrevendo e ser util e interssante naquilo que escrevo. E vou tentar nao confundir "caldeirão" com "caldeirada".

Quanto ao aprumadinho e organizado...nada a fazer, essa esta-me no sangue e ja as vezes uma virgula fora do sitio me faz muita confusao. As vezes deparo-me a fazer aqui grandes rallies a procura de seguimento de determinados assuntos que se acabam por vezes por discutir em simultaneo em topicos diferentes mas que dizem respeito ao mesmo. Eu sei que voces ate andam atentos a isso e vao avisando a malta. I'll get used to it.

Foi bom ter-se criado este topico que assim ententi o porque e como da coisa. Nao pensem mais nisso que eu tb nao 8-)

Registado: 29/11/2007 2:46

por Ulisses Pereira » 1/2/2008 19:51

crusas, há um processo de adaptação que pode demorar algum tempo. É natural. Mas quem se quer adaptar, consegue fazê-lo e perceberá os nossos critérios.

Quando falamos em posts com "sumo" não precisamos de nenhum tratado, nem de nenhuma argumentação rebuscada. Apenas mais do que um "comprei isto" ou "aquilo vai subir" ou "olhem que isto já está a cair X%". Sumo é algo mais do que descrever o que está a acontecer.

Quanto às sugestões:

1) Sempre fomos contra um fórum assim. Um fórum com tópicos como 1000 páginas sobre uma acção é chato e aborrecido. O Caldeirão sempre foi um fórum que não teve essas características. O nome não é por acaso... Tópicos únicos para um título faz com que rapidamente se perca entre as milhares de páginas conteúdos interessantes.

2) O Caldeirão sempre teve tradição de alguns off-topics. É interessante podermos discutir aqui outros temas que não Bolsa. Naturalmente que quando esses off-topics surgem em grande número, é prejudicial mas a moderação também intervém nessa matéria.

3) Deixar o link para a notícia e não a transcrever o que é que traria como vantagem? Nenhuma.

Eu sei que alguns de vós gostariam de um´fórum mais aprumadinho, mais organizado, mais direitinho. Mas a essência do Caldeirão é também ser uma amálgama de ideias, de temas que possam ser misturados dentro deste grande Caldeirão. Não podemos agradar a gregos e a troianos, mas sabemos como chegámos até aqui e por onde queremos ir.

Um abraço e obrigado pelas sugestões.
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 1/2/2008 19:50

Crusas,

> relativamente ao ponto 1, já existem diversos tópicos unicos sobre diversos títulos como os que sugeres nesse ponto;

> relativamente ao ponto 2, sem me querer alongar muito pois esse aspecto já foi debatido várias, nós preferimos que os off-topic estejam presentes no forum principal, nós fazemos a gestão e quando estiverem em excesso nós actuamos (nota: há dois tipos de off-topic, uns totalmente off-topic e outros que não são assim tão off-topic quanto isso e de interesse geral para quem lida com os mercados, a economia, etc);

> relativamente ao ponto 3, nós não queremos que o forum seja um directório de links, sempre que possível preferimos que o conteudo esteja no forum (indicando a fonte/autor sempre que se justificar).

Quanto aos critérios de moderação estão resumidos no post sobre as regras do forum.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por crusas » 1/2/2008 19:39

Oh grande Ulisses e restantes foristas. Eu fui um dos "apagados" de hoje e desde ja lamento, concordando perfeitamente com o motivo apresentado.

Não querendo estar a desculpar-me, sou ainda dos que participava no antigo forum do JN e como é sabido por la era mais que palha a toda a hora...e um gajo ganha o vicio de escrever palha. Enfim, postei palha no sitio errado. Sabe tão bem ler posts "com sumo" e de interesse e as vezes nao nos damos conta de que estamos a estragar a pintura. Sorry!

Agora, gostava de saber exactamente quais os critérios utilizados ja que considero um dos meus dois posts apagados (sobre SON) ate com algum interesse e ate colocado em forma de opinião/pergunta no seguimento do que ja se vinha a discutir. Clicámos ai onde diz "crusas" e pimba, foi tudo?

Para terminar sem alongar muito mais (alguns ja estao a adormecer como foi no caso do jogo de baralhos..ah..cartas) deixo umas sugestões que considero como sendo participação positiva:

1) Criação de tópicos com nomes das cotadas (ex: BCP, BNF, SON etc..) para discussão de todos os assunto relacionados com as mesmas (deixariamos assim de ter varios topicos sobre o mesmo, alguns ate com autenticas frases tipo "BCP lança OPA sobre XPTO... Porque não apenas discutir este assunto no topico chamado "BCP"?)

2) Criação de uma area dedicada a assunto "Off Topic", como aqui ja foi sugerido (retirava muita palha desta area em que se discute essencialmente BOLSA)

3) Qualquer dia deixo de andar a ler por ai todos os jornais e venho praqui le-los todos (all in one). Poder-se-ia, em vez de copy pastes de noticias na integra como se verifica em muitos posts, algumas sem grande interesse, deixar o link para a noticia.

E se me lembrar de mais terei todo o gosto em sugerir. Boas tarde e BFS! 8-)

Registado: 29/11/2007 2:46

por jeso » 1/2/2008 18:59

Com a agravante de que quando a Bolsa anda num continuo amornamento, não há sumo nem sabor que torne os comentários interessantes. Parecem as laranjas fora de época, só palha. :mrgreen:

Registado: 24/6/2006 12:52

por pedrom » 1/2/2008 18:08

Ulisses pareces o salazar!!! :mrgreen: Eu nunca o conheci, mas pelo que dizem dele!!!

Percebo perfeitamente a tua ideia, mas às vezes é a única forma do pessoal desabafar!!! Já viste o que era um gajo para desabafar vir à janela e gritar:

é uma opa, é uma, é uma opa...

...tá a cair 15%, não o que hei-de fazer

...ai vai ele...

...hoje vai lá chegar!!!

...isto está terrivel

...está a dar a volta

...já vai com 10%

...segurem-na que ela agora não para

...ainda vai muitas alegrias!!!

Um gajo que viesse para a janela ou para a rua dizer isto era considerado maluco pela vizinhança toda!!!

No entanto se alguma vez me apetecer dizer alguma coisa das anteriores, podes ter a certeza que venho para a rua ou para a janela e se a vizinhança me perguntar o que se passa vou dizer logo: É o ulisses que não me deixa escrever no caldeirão!!! :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Pata-Hari » 1/2/2008 17:42

"E o mau humor tá a subir! tá a subir!!"
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Posts

por eneias » 1/2/2008 17:31

joao4702 Escreveu::shock: O mau humor do Ulisses disparou 10% em poucos segundos.

Se quebra a resistência poderá voar...

Bem...era só para exemplificar... :lol:

Não se trata de mau humor, muito pelo contrário!

Frequento vários foruns (em áreas completamente distintas desta) e a existência de regras e normas são a garantia do seu sucesso e até da sua sobrevivência!

Para terem uma ideia, frequento um fórum (o facto de ser americano é para aqui irrelevante) que tem mais de 40.000 foristas e milhões de mensagens e, mesmo assim, é organizado, funcional e com regras claras, havendo inclusivamente penalizações para quem não cumprir, podendo culminar com a explusão...

Se me permitem o comentário há foristas por aqui que percebem muito pouco do espírito e natureza dos foruns, tal como eu percebo (ainda) pouco de Bolsa. :oops:

PS: Ulisses, isto é só uma percepção pessoal baseada na experiência, mas mais cedo ou mais tarde terão que ser criadas novas secções ou movidos tópicos, nomeadamente para a secção off-topic!

Bom Carnaval e "desculpem qualquer coisinha"! :wink:
"Os ciclos bolsistas antecipam os ciclos económicos"

Registado: 22/1/2008 16:07

por joao4702 » 1/2/2008 16:26

:shock: O mau humor do Ulisses disparou 10% em poucos segundos.

Se quebra a resistência poderá voar...

Bem...era só para exemplificar... :lol:

Registado: 21/9/2006 10:04

Aviso aos participantes

por Ulisses Pereira » 1/2/2008 16:17

Já várias vezes fomos alertando para o facto do Caldeirão não ser o melhor local para post do estilo de relatos radiofónicos de futebol.

"Xiiiiii... está a subir 8%!"

"Vamos... só falta um bocadinho para os 11400!"

"Estão a entrar ordens de compra grandes".

Estes posts, apenas com este conteúdo, não têm qualquer interesse. Hoje em dia, todos têm acesso ao desenrolar dos mercados.

No passado fomos avisando que não queriamos este género de posts. Hoje já começámos a apagá-los.

Opiniões, questões e argumentos, minhas senhoras e meus senhores...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, latbal, Olhar Leonino, Opcard, paulopereira.pp36.pp, peterteam2, Pmart 1, SalvaFP, yggy e 59 visitantes