Off Topic - jogo de cartas-warcard
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não se esqueçam que o jogo é jogado por dois baralhos (o forte e o fraco): quando o adversário joga o baralho fraco nós podemos jogar o fraco ou forte, mas quando é jogada do forte só podemos jogar o baralho forte.
Quando a entrada é jogada com um par do baralho fraco nós somos obrigados a jogar pelo menos um par do baralho fraco mas tambem podemos jogar um par do baralho forte, se não tivermos um par do baralho fraco podemos jogar uma carta tanto do baralho fraco como do forte
Quando acabar o jogo contamos as cartas que ganhamos durante o jogo, uma carta do baralho forte vale 1 ponto e uma carta do baralho fraco vale 0.5ponto. o jogador que chegar primeiro aos 100 pontos é que ganha o jogo.
joga-se as vezes necessárias para que pelo menos um dos jogadores tenha no minimo 100 pontos.
Quando a entrada é jogada com um par do baralho fraco nós somos obrigados a jogar pelo menos um par do baralho fraco mas tambem podemos jogar um par do baralho forte, se não tivermos um par do baralho fraco podemos jogar uma carta tanto do baralho fraco como do forte
Quando acabar o jogo contamos as cartas que ganhamos durante o jogo, uma carta do baralho forte vale 1 ponto e uma carta do baralho fraco vale 0.5ponto. o jogador que chegar primeiro aos 100 pontos é que ganha o jogo.
joga-se as vezes necessárias para que pelo menos um dos jogadores tenha no minimo 100 pontos.
"esperar significa muita das vezes ganhar"
Tem de ser comprimido (.zip) e ocupar menos de 150KB.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
PARA fazer desenhos não é muito facil para aprsentar neste forum de qualquer maneira vou tentar.
Regra basica: o jogador tem que jogar pelo menos igual á vaza do adversário, ou seja se for jogado um par tem que jogar um par mas pode jogar um trio para matar esse par.
Regra basica: o jogador tem que jogar pelo menos igual á vaza do adversário, ou seja se for jogado um par tem que jogar um par mas pode jogar um trio para matar esse par.
"esperar significa muita das vezes ganhar"
Pedro,
Por acaso gosto de jogar às cartas e de tudo o que envolva estrategia.. mas admito que não me dei ao trabalho de ler as regras até ao fim, acho que para cativares que tal fazeres um "pequeno" manual com umas figuras com cartas, exemplos, algo que cative o leitor e não seja apenas texto. E pela imensa web deve haver um forum ou um sitio em que possas dar a conhecer o teu jogo.
Força!
Por acaso gosto de jogar às cartas e de tudo o que envolva estrategia.. mas admito que não me dei ao trabalho de ler as regras até ao fim, acho que para cativares que tal fazeres um "pequeno" manual com umas figuras com cartas, exemplos, algo que cative o leitor e não seja apenas texto. E pela imensa web deve haver um forum ou um sitio em que possas dar a conhecer o teu jogo.
Força!
mas qual é dudiva que tem?
obrigado ulisses por permitires este tópico, pois este é um jogo que invetei e tenho pena de não ser divulgado, para mim este jogo é melhor que qualquer jogo e requer muita inteligencia. fico com pena de não conseguir divulgar.
Alguem sabe como posso divulgar um jogo de cartas.
a sueca ou bridge tiveram que ser inventados, pois eu inventei este e gostava que fosse conhecido como qualquer jogo e ainda por cima na minha opinião e de outras pessoas que jogaram este é sem duvida o melhor jogo de cartas
obrigado ulisses por permitires este tópico, pois este é um jogo que invetei e tenho pena de não ser divulgado, para mim este jogo é melhor que qualquer jogo e requer muita inteligencia. fico com pena de não conseguir divulgar.
Alguem sabe como posso divulgar um jogo de cartas.
a sueca ou bridge tiveram que ser inventados, pois eu inventei este e gostava que fosse conhecido como qualquer jogo e ainda por cima na minha opinião e de outras pessoas que jogaram este é sem duvida o melhor jogo de cartas
"esperar significa muita das vezes ganhar"
Resumindo, este jogo consiste:
Joga-se com dois baralhos
da-se 17 cartas do baralho forte e 13 do fraco
no inicio dá-se o leilão-
o jogo consiste matar a carta, ou seja se for jogado um 10 espadas,para matar é necessário jogar acima do 10 espadas (inclui 10 copas e 10 ouros)
o naipe mais forte é o ouros, copas, espadas e por fim paus é o mais fraco
qualquer par mata qualquer carta, assim como um trio que mata um par
podemos jogar desde do poker até uma carta sozinha
o adversário é obrigado a jogar igual ou supeior a vaza jogada, ou seja se for puxado um par o jogador tem que jogar pelo menos um par
Há medida que forem surgindo dúvidas vou as tirando, é que este jogo é muito complexo logo tem muita regra, como tal parece díficil de compreender
Joga-se com dois baralhos
da-se 17 cartas do baralho forte e 13 do fraco
no inicio dá-se o leilão-
o jogo consiste matar a carta, ou seja se for jogado um 10 espadas,para matar é necessário jogar acima do 10 espadas (inclui 10 copas e 10 ouros)
o naipe mais forte é o ouros, copas, espadas e por fim paus é o mais fraco
qualquer par mata qualquer carta, assim como um trio que mata um par
podemos jogar desde do poker até uma carta sozinha
o adversário é obrigado a jogar igual ou supeior a vaza jogada, ou seja se for puxado um par o jogador tem que jogar pelo menos um par
Há medida que forem surgindo dúvidas vou as tirando, é que este jogo é muito complexo logo tem muita regra, como tal parece díficil de compreender
"esperar significa muita das vezes ganhar"
Pedro, eu até gosto bastante de jogar cartas, mas tu achas que alguém consegue ler do princípio ao fim o que escreveste para perceber o jogo?
Eu duvido...
Um abraço,
Ulisses
Eu já consegui ler 3 vezes . Quer dizer , li até " Pedro Sequeira e criei um..." . A partir daqui , adormeço sempre .Mas o jogo parece ser interessante . Pelo menos a parte que eu li . " ... criei um..." , é muito bom . Grande material .
Um abraço ,
The Mechanic
Ps- Se criares um Jogo de Bolsa , o pessoal adere logo todo . Ou algo que meta "batota"...
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Off Topic - jogo de cartas-warcard
Chamo-me Pedro Sequeira e criei um jogo de cartas bastante bom, pelo menos a opinião de quem jogou diz de ser o melhor jogo de cartas. Agora vamos ao que interessa, explicar as regras e como se joga a este jogo.
Antes de mais eu baptizei este jogo por ward card.
Perguntas e respostas frequentes nesta parte
P1: Como se joga?
R1: Joga-se com dois baralhos de cartas.
P2: Joga-se com todas as cartas?
R2: joga-se com todas, até se joga com os dois Joker.
P3: Joga-se com quantas pessoas?
R3: Pode-se jogar com 2,3 e 4 pessoas individualmente e também pode-se jogar por equipas de 2.
Jogar com dois jogadores
O jogo é composto por dois baralhos, o forte e fraco.
As cartas maiores vai do Joker, As, rei, damas, valete, dez e por ai fora até ao 2.
O naipe mais forte é o ouro depois copas, espadas e por fim paus.
O jogo consiste em matar a carta que o adversário joga, por exemplo: o jogador lançou o 10 de espadas e o adversário para ganhar tem que jogar acima do 10 de espadas, o 10 de copas mata o 10 de espadas. O 10 também poderá ser morto com qualquer par, trio e poker. No caso de ter matado o 10 de espadas com um par de 2 o jogador ganha 3 cartas (0 10 e os dois 2).
Quando se joga o baralho grande o jogador é obrigado a jogar cartas do baralho grande, mas quando se joga do baralho pequeno o jogador poderá jogar ou do pequeno ou do grande.
O jogo consiste em fazer o maior número de pontos ou cartas e para isso tem que ganhar a jogada da mesa.
Regras:
1- Existe dois baralhos, o forte e o fraco, aconselha-se que estes baralhos sejam diferentes em tamanho de modo a facilitar a sua leitura.
2- A banca, é o jogador que dá cartas.
Perguntas e respostas frequentes nesta parte
P4: Quantas cartas são dadas no início do jogo?
R4: Dá-se 17 cartas do baralho forte e 13 do fraco.
Dar cartas
Chama-se banca à pessoa que dá as cartas
Começa-se por dar 17 cartas do baralho forte e 13 do baralho fraco, das 17 cartas do baralho forte tira-se 2. A estas 2 cartas chama-mos cartas leiloadas. De seguida passamos a explicar a fase do leilão.
COMO ORDENAR AS CARTAS DO SEU JOGO
O jogador deve colocar o seu jogo de modo a juntar cartas iguais, ou seja, par, trios e poker. A carta mais alta é o Joker depois o Ás, rei, dama, valete, dez, etc, e por ultimo o dois. O naipe mais forte é ouros depois copas, espadas e paus. Uma maneira fácil de fixar é das vermelhas serem mais forte que as pretas.
Leilão
Antes de jogar existe o leilão, a banca (a pessoa que dá cartas) coloca das 17 cartas do baralho forte duas sem as ver, em cima da mesa. Agora coloca a primeira carta, se o adversário quiser aquela carta tem que dar uma carta mais alta á banca, mas se a banca pretender não fazer a troca dá por sua vez uma carta mais forte que o adversário colocou. O adversário também pode tentar trocar a carta leiloada por uma carta mais fraca, mas ai, a banca é que decide se quer trocar ou não.
Exemplo:
A banca coloca a primeira carta leiloada em cima da mesa e sai um 6 de espadas.
O adversário quiser disputar aquela carta tem que jogar uma carta acima do 6 de espadas, imaginamos que joga os REI de paus. A banca é obrigado a trocar o seu 6 de espadas pelo Rei de paus, mas se a banca pretender ficar com o seu 6 de espadas tem que jogar uma carta superior ao Rei de paus.
Agora vamos imaginar que o adversário joga o 4 paus, ai a banca só troca o seu 6 espadas se quiser.
O adversário também pode dizer que não tem nenhum interesse na carta leiloada, ai não joga nenhuma carta e diz que não tem interesse.
Após passar a fase da 1ª carta leiloada, joga-se a segunda carta para leilão e então procede-se da mesma maneira.
Nota: as duas cartas que vão a leilão pertencem à banca se ninguém mostrar interesse nas cartas. As cartas que vão a leilão são as ultimas duas cartas das 17 do baralho forte.
1º FASE- COMEÇO DO JOGO
A banca é quem decide quem começa o jogo. Tanto pode ser o adversário ou a banca, a banca é que decide.
2º FASE- MODO DE PREPARAÇÃO DO BARALHO FRACO
Antes de jogar, serão colocados 6 cartas do baralho fraco viradas de modo a poder-se ver, para mais tarde serem escolhidas. (são 3 cartas por cada jogador, como são 2 jogadores logo são 6 cartas viradas para cima)
2.1 FASE ESCOLHA DAS 4 CARTAS DO BARALHO FRACO
Quem ganhar a primeira vaza é o primeiro a escolher uma das 4 cartas do baralho fraco, depois escolhe perdedor a outra carta. Depois sucede-se o mesmo na segunda vaza, quem ganha é quem o primeiro a escolher.
3º FASE-O JOGO
Depois da aposta, segue-se o jogo. A banca então decide quem deve jogar. O jogador pode jogar qualquer carta tanto do baralho pequeno como do grande. O jogador pode jogar uma carta, um par, um trio, um poker e um par falso. Agora vamos explicar por exemplo de modo a ser mais fácil de compreender.
Exemplo 1: a banca joga um 10 de ouros do baralho fraco, o adversário para ganhar ao 10 de ouros terá que jogar um jogo mais forte que os 10 de ouros, então pode jogar uma carta mais alta que os 10 de ouros do baralho fraco, uma carta mais alta que os 10 de ouros do baralho forte, qualquer par, qualquer trio, qualquer poker e qualquer par falso, estes exemplos atrás tanto podem ser do baralho fraco como do forte.
Exemplo 2: A banca joga um 8 de espadas do baralho forte, o adversário para ganhar ao 8 de espadas do baralho forte terá que jogar uma carta superior ao de 8 espadas do baralho forte; qualquer par do baralho forte; qualquer trio do baralho forte; qualquer poker e par falso todo do baralho forte.
REGRA 1: Quando Se Joga Uma Carta Do Baralho Fraco Pode-Se Jogar Do Baralho Fraco Ou Do Forte.
REGRA 2: Quando Se Joga Do Baralho Forte Só Se Pode Jogar Do Baralho Forte.
REGRA 3: Entre Duas Cartas Iguais, Ganha Aquela Que For Do Baralho Forte, Ou Seja, O 8 De Espadas Do Baralho Forte Ganha Ao 8 De Espadas Do Baralho Fraco
REGRA 4: Apesar de uma carta ser do baralho forte só ganha à do baralho fraco se for maior ou igual.
REGRA 5: entre duas cartas do mesmo baralho ganha a carta que tiver o naipe mais forte, sendo do mais forte para o mais fraco da seguinte ordem: ouros, copas, espadas e paus.
REGRA 6: quando se joga do baralho fraco pode-se jogar do baralho fraco ou forte, quando se joga do baralho forte só se pode jogar do baralho forte.
REGRA 7: quando se joga um par do baralho pequeno, o adversário se quiser ganhar tem que jogar um par maior tanto do baralho pequeno como do fraco
REGRA 8: o adversário não é obrigado a matar a carta.
REGRA 9: Se o jogador jogar de mão um par o adversário é obrigatório jogar um par do mesmo baralho jogado. No caso se for um par do baralho fraco é que pode jogar um par do baralho forte.
REGRA 10: O jogador é Obrigatório Jogar Igual Ou Superior à carta Jogada Pelo adversário. Existe excepções que serão explicadas mais à frente. Por exemplo: Se o jogador jogar um par de 8 do baralho forte o adversário é obrigatório jogar um par se tiver mas também poderá jogar um trio ou um poker do baralho forte
REGRA 11: Se um jogador jogar um par do baralho fraco e se o adversário não tiver nenhum par do baralho fraco se quiser joga uma carta qualquer tanto do baralho fraco ou do forte.
Regra 12: O adversário é obrigatório jogar igual á jogada puxada, quer isto dizer, se o jogador jogar um par é obrigatório jogar pelo menos um par, se o jogador jogar um trio o adversário é obrigatório jogar pelo menos um trio e o mesmo acontece com o poker. Os exemplos atrás são sempre referentes ao baralho jogado.
Regra 13: Se o jogador jogar um trio de do baralho forte e o adversário não ter nenhum trio do baralho forte e ter do baralho fraco, não é obrigado a jogar o trio do baralho fraco. Neste caso o jogador só joga uma carta do baralho forte.
Regra 14: O jogador pode jogar um trio e o adversário se não tiver um trio mas tiver um poker, não é obrigado a jogar o poker nem desmanchar o poker de modo que ficasse um trio. Neste caso o jogador ou opta por matar o trio com o poker ou então joga uma só carta
Regra 15: Existe 4 cartas em que o adversário é obrigatório matar, são elas os 7 de todos os naipes. A regra aplica-se ao baralho forte como ao fraco.
Regra 16: Se o jogador jogar, por exemplo um 4 de espadas e se o adversário querer empatar tem que jogar um 4 superior ao 4 de espadas (tanto pode ser o 4 de ouros como o de copas)
EMPATE
O empate pode ser decisivo para ganhar o jogo e é muito importante no jogo.
O jogador após ter empatado pergunta ao adversário se quer por uma carta em baixo tapada, este põe a carta se quiser. Após esta fase o jogador que empatou também poderá pôr uma carta tapada. Todas as cartas postas atrás não poderão ser vistas. Estas cartas postas pelos jogadores são as cartas, no caso de haver empate são elas que vão decidir quem ganha. Estas cartas não são obrigatórias.
O jogador que empatou é o primeiro que joga, e pode jogar a descoberto ou à vista.
Se for a descoberto significa que uma das cartas esta tapada, para melhor explicar vou dar um exemplo. Vamos imaginar que o jogador que empatou joga um trio de Reis mais uma carta tapada, significa que tem um trio mas também poderá ter um Poker, pois aquela carta tapada pode bem ser um Rei, o adversário neste caso é obrigatório jogar um trio, se não tiver só joga uma carta, mas se tiver um poker pode jogar, mas tem que ter cuidado pois o adversário pode fazer um poker com a carta tapada e matar o seu poker, no caso do seu poker ser mais fraco.
No caso de haver novamente empate, por exemplo o jogador jogava um par de As (um vermelho e outro preto) e o adversário jogava outro par de As (um vermelho e um preto), neste caso há empate e quem ganha é quem tiver a carta mais alta tapada posta à parte no início do empate.
Nota 1 do empate: no início do empate o adversário ao julgar que o jogador empatou pode pensar que tem bom jogo então pode aproveitar e desmanchar por exemplo um trio, jogando uma carta tapada como atrás já explicado.
No empate também poderão ser feitas boas jogadas
Vou dar como exemplo:
O jogador que empatou joga a descoberto, trio de 5 mais uma carta tapada, vamos imaginar que o adversário tem um trio de As e um trio de 2 e não tem nenhum poker. Perante esta jogada o jogador poderia ter medo jogar o seu trio de As podendo o adversário ter um poker de 5, então toma a decisão de jogar o trio de 2, dando à morte, o adversário que tinha jogado o trio de 5 a descoberto estava a fazer bluff, pois a outra carta não era nenhum 5.
o jogador pode fazer um empate com o objectivo do adversário desmanchar o seu jogo com medo de este ter empatado.
REGRA 17: Quando o jogador jogar uma carta do baralho forte e o adversário não ter nenhuma carta do baralho forte, dá-se concluído o baralho forte e o jogador fica com todas as cartas do baralho forte para si.
REGRA 18: Quando o jogador jogar uma carta do baralho fraco e o adversário não ter nenhuma carta do baralho fraco e ter do forte, o adversário pode se quiser jogar uma carta do baralho forte, ou então não joga nada, então a carta jogada do baralho fraco fica para o jogador
REGRA 19: Pode-se fazer par falso, o par falso é composto por uma carta mais um Joker. Tem que ser do mesmo baralho.
Regra 20: Entre dois pares, um falso e um par verdadeiro, ganha sempre o verdadeiro (par verdadeiro é um par com duas cartas iguais)
REGRA 21: O Joker só pode juntar com outra carta, não pode juntar com duas cartas de modo que fizesse um trio.
REGRA 22: Entre dois pares iguais, ganha o par vermelho, caso contrario é empate.
PONTUAÇÃO
Após o jogo terminado conta-se as cartas ganhas de cada jogador, valendo 1 ponto uma carta do baralho forte e 0.5pontos uma carta do baralho fraco
Bónus: quem fazer igual ou mais de 30 pontos ganha 1 ponto de bónus; quem fazer igual ou mais de 35 pontos ganha 2 pontos de bónus; quem fazer igual ou mais de 40 pontos ganha 3 pontos de bónus; quem fazer igual ou mais de 45 pontos ganha 4 pontos de bónus; quem fizer 50 pontos ganha 5 pontos de bonus
VENCEDOR
Ganha o jogo quem primeiro chegar aos 100 pontos. Joga-se as vezes necessárias para que pelo menos um jogador consiga 100 pontos, quem primeiro chegar é quem ganha.
RESUMO JOGO A PAR OU A TRÊS
As regras são iguais havendo só estas diferenças
EMPATE
As regras são iguais a única diferença é no empate, ou seja, vamos imaginar que o jogador empatou com um 8 de ouros, os outros jogadores se quiserem participar no empate terão obrigatoriamente jogar para a mesa uma carta superior ao 8 de ouros.
EXEMPLO: O jogador A joga 3 espadas, o jogador B joga 5 ouros, o jogador C joga 8 de copas e o jogador D joga 8 de ouros e pede empate, então os jogadores que vão automaticamente ao desempate são os jogadores C e D, os outros se quiserem participar terão que jogar tanto o jogador A como o B uma carta superior ao 8 de ouros. No caso de um jogador não querer participar no desempate é obrigatório jogar 1 carta para a mesa, esta carta vai para a pessoa que ganhar o desempate.
LEILÃO
O leilão procede-se da mesma maneira, a única diferença é se todos os jogadores jogarem uma carta inferior a carta leiloada a banca se quiser trocar a sua carta troca por aquela que mais lhe convêm.
Se a carta leiloada for um 10 de ouros e o jogador A jogar o Rei de espadas e o jogador B jogar um As de ouros, automaticamente o jogador A já não disputará a carta leiloada pois a sua carta era mais fraca que do jogador B
MODO DE PREPARAÇÃO DO BARALHO FRACO
Antes de jogar, serão colocados 3 cartas por cada jogador do baralho fraco viradas de modo a poder-se ver, para mais tarde serem escolhidas. Se for três jogadores serão 9, se for 4 jogadores serão 12.
FASE ESCOLHA DAS 4 CARTAS DO BARALHO FRACO
Quem ganhar a primeira vaza é o primeiro a escolher, depois segue-se pela ordem de jogada (sentido do ponteiro dos relógios)
Gostava que os admnistradores não se importassem com este topico que foge do tema do forum
Antes de mais eu baptizei este jogo por ward card.
Perguntas e respostas frequentes nesta parte
P1: Como se joga?
R1: Joga-se com dois baralhos de cartas.
P2: Joga-se com todas as cartas?
R2: joga-se com todas, até se joga com os dois Joker.
P3: Joga-se com quantas pessoas?
R3: Pode-se jogar com 2,3 e 4 pessoas individualmente e também pode-se jogar por equipas de 2.
Jogar com dois jogadores
O jogo é composto por dois baralhos, o forte e fraco.
As cartas maiores vai do Joker, As, rei, damas, valete, dez e por ai fora até ao 2.
O naipe mais forte é o ouro depois copas, espadas e por fim paus.
O jogo consiste em matar a carta que o adversário joga, por exemplo: o jogador lançou o 10 de espadas e o adversário para ganhar tem que jogar acima do 10 de espadas, o 10 de copas mata o 10 de espadas. O 10 também poderá ser morto com qualquer par, trio e poker. No caso de ter matado o 10 de espadas com um par de 2 o jogador ganha 3 cartas (0 10 e os dois 2).
Quando se joga o baralho grande o jogador é obrigado a jogar cartas do baralho grande, mas quando se joga do baralho pequeno o jogador poderá jogar ou do pequeno ou do grande.
O jogo consiste em fazer o maior número de pontos ou cartas e para isso tem que ganhar a jogada da mesa.
Regras:
1- Existe dois baralhos, o forte e o fraco, aconselha-se que estes baralhos sejam diferentes em tamanho de modo a facilitar a sua leitura.
2- A banca, é o jogador que dá cartas.
Perguntas e respostas frequentes nesta parte
P4: Quantas cartas são dadas no início do jogo?
R4: Dá-se 17 cartas do baralho forte e 13 do fraco.
Dar cartas
Chama-se banca à pessoa que dá as cartas
Começa-se por dar 17 cartas do baralho forte e 13 do baralho fraco, das 17 cartas do baralho forte tira-se 2. A estas 2 cartas chama-mos cartas leiloadas. De seguida passamos a explicar a fase do leilão.
COMO ORDENAR AS CARTAS DO SEU JOGO
O jogador deve colocar o seu jogo de modo a juntar cartas iguais, ou seja, par, trios e poker. A carta mais alta é o Joker depois o Ás, rei, dama, valete, dez, etc, e por ultimo o dois. O naipe mais forte é ouros depois copas, espadas e paus. Uma maneira fácil de fixar é das vermelhas serem mais forte que as pretas.
Leilão
Antes de jogar existe o leilão, a banca (a pessoa que dá cartas) coloca das 17 cartas do baralho forte duas sem as ver, em cima da mesa. Agora coloca a primeira carta, se o adversário quiser aquela carta tem que dar uma carta mais alta á banca, mas se a banca pretender não fazer a troca dá por sua vez uma carta mais forte que o adversário colocou. O adversário também pode tentar trocar a carta leiloada por uma carta mais fraca, mas ai, a banca é que decide se quer trocar ou não.
Exemplo:
A banca coloca a primeira carta leiloada em cima da mesa e sai um 6 de espadas.
O adversário quiser disputar aquela carta tem que jogar uma carta acima do 6 de espadas, imaginamos que joga os REI de paus. A banca é obrigado a trocar o seu 6 de espadas pelo Rei de paus, mas se a banca pretender ficar com o seu 6 de espadas tem que jogar uma carta superior ao Rei de paus.
Agora vamos imaginar que o adversário joga o 4 paus, ai a banca só troca o seu 6 espadas se quiser.
O adversário também pode dizer que não tem nenhum interesse na carta leiloada, ai não joga nenhuma carta e diz que não tem interesse.
Após passar a fase da 1ª carta leiloada, joga-se a segunda carta para leilão e então procede-se da mesma maneira.
Nota: as duas cartas que vão a leilão pertencem à banca se ninguém mostrar interesse nas cartas. As cartas que vão a leilão são as ultimas duas cartas das 17 do baralho forte.
1º FASE- COMEÇO DO JOGO
A banca é quem decide quem começa o jogo. Tanto pode ser o adversário ou a banca, a banca é que decide.
2º FASE- MODO DE PREPARAÇÃO DO BARALHO FRACO
Antes de jogar, serão colocados 6 cartas do baralho fraco viradas de modo a poder-se ver, para mais tarde serem escolhidas. (são 3 cartas por cada jogador, como são 2 jogadores logo são 6 cartas viradas para cima)
2.1 FASE ESCOLHA DAS 4 CARTAS DO BARALHO FRACO
Quem ganhar a primeira vaza é o primeiro a escolher uma das 4 cartas do baralho fraco, depois escolhe perdedor a outra carta. Depois sucede-se o mesmo na segunda vaza, quem ganha é quem o primeiro a escolher.
3º FASE-O JOGO
Depois da aposta, segue-se o jogo. A banca então decide quem deve jogar. O jogador pode jogar qualquer carta tanto do baralho pequeno como do grande. O jogador pode jogar uma carta, um par, um trio, um poker e um par falso. Agora vamos explicar por exemplo de modo a ser mais fácil de compreender.
Exemplo 1: a banca joga um 10 de ouros do baralho fraco, o adversário para ganhar ao 10 de ouros terá que jogar um jogo mais forte que os 10 de ouros, então pode jogar uma carta mais alta que os 10 de ouros do baralho fraco, uma carta mais alta que os 10 de ouros do baralho forte, qualquer par, qualquer trio, qualquer poker e qualquer par falso, estes exemplos atrás tanto podem ser do baralho fraco como do forte.
Exemplo 2: A banca joga um 8 de espadas do baralho forte, o adversário para ganhar ao 8 de espadas do baralho forte terá que jogar uma carta superior ao de 8 espadas do baralho forte; qualquer par do baralho forte; qualquer trio do baralho forte; qualquer poker e par falso todo do baralho forte.
REGRA 1: Quando Se Joga Uma Carta Do Baralho Fraco Pode-Se Jogar Do Baralho Fraco Ou Do Forte.
REGRA 2: Quando Se Joga Do Baralho Forte Só Se Pode Jogar Do Baralho Forte.
REGRA 3: Entre Duas Cartas Iguais, Ganha Aquela Que For Do Baralho Forte, Ou Seja, O 8 De Espadas Do Baralho Forte Ganha Ao 8 De Espadas Do Baralho Fraco
REGRA 4: Apesar de uma carta ser do baralho forte só ganha à do baralho fraco se for maior ou igual.
REGRA 5: entre duas cartas do mesmo baralho ganha a carta que tiver o naipe mais forte, sendo do mais forte para o mais fraco da seguinte ordem: ouros, copas, espadas e paus.
REGRA 6: quando se joga do baralho fraco pode-se jogar do baralho fraco ou forte, quando se joga do baralho forte só se pode jogar do baralho forte.
REGRA 7: quando se joga um par do baralho pequeno, o adversário se quiser ganhar tem que jogar um par maior tanto do baralho pequeno como do fraco
REGRA 8: o adversário não é obrigado a matar a carta.
REGRA 9: Se o jogador jogar de mão um par o adversário é obrigatório jogar um par do mesmo baralho jogado. No caso se for um par do baralho fraco é que pode jogar um par do baralho forte.
REGRA 10: O jogador é Obrigatório Jogar Igual Ou Superior à carta Jogada Pelo adversário. Existe excepções que serão explicadas mais à frente. Por exemplo: Se o jogador jogar um par de 8 do baralho forte o adversário é obrigatório jogar um par se tiver mas também poderá jogar um trio ou um poker do baralho forte
REGRA 11: Se um jogador jogar um par do baralho fraco e se o adversário não tiver nenhum par do baralho fraco se quiser joga uma carta qualquer tanto do baralho fraco ou do forte.
Regra 12: O adversário é obrigatório jogar igual á jogada puxada, quer isto dizer, se o jogador jogar um par é obrigatório jogar pelo menos um par, se o jogador jogar um trio o adversário é obrigatório jogar pelo menos um trio e o mesmo acontece com o poker. Os exemplos atrás são sempre referentes ao baralho jogado.
Regra 13: Se o jogador jogar um trio de do baralho forte e o adversário não ter nenhum trio do baralho forte e ter do baralho fraco, não é obrigado a jogar o trio do baralho fraco. Neste caso o jogador só joga uma carta do baralho forte.
Regra 14: O jogador pode jogar um trio e o adversário se não tiver um trio mas tiver um poker, não é obrigado a jogar o poker nem desmanchar o poker de modo que ficasse um trio. Neste caso o jogador ou opta por matar o trio com o poker ou então joga uma só carta
Regra 15: Existe 4 cartas em que o adversário é obrigatório matar, são elas os 7 de todos os naipes. A regra aplica-se ao baralho forte como ao fraco.
Regra 16: Se o jogador jogar, por exemplo um 4 de espadas e se o adversário querer empatar tem que jogar um 4 superior ao 4 de espadas (tanto pode ser o 4 de ouros como o de copas)
EMPATE
O empate pode ser decisivo para ganhar o jogo e é muito importante no jogo.
O jogador após ter empatado pergunta ao adversário se quer por uma carta em baixo tapada, este põe a carta se quiser. Após esta fase o jogador que empatou também poderá pôr uma carta tapada. Todas as cartas postas atrás não poderão ser vistas. Estas cartas postas pelos jogadores são as cartas, no caso de haver empate são elas que vão decidir quem ganha. Estas cartas não são obrigatórias.
O jogador que empatou é o primeiro que joga, e pode jogar a descoberto ou à vista.
Se for a descoberto significa que uma das cartas esta tapada, para melhor explicar vou dar um exemplo. Vamos imaginar que o jogador que empatou joga um trio de Reis mais uma carta tapada, significa que tem um trio mas também poderá ter um Poker, pois aquela carta tapada pode bem ser um Rei, o adversário neste caso é obrigatório jogar um trio, se não tiver só joga uma carta, mas se tiver um poker pode jogar, mas tem que ter cuidado pois o adversário pode fazer um poker com a carta tapada e matar o seu poker, no caso do seu poker ser mais fraco.
No caso de haver novamente empate, por exemplo o jogador jogava um par de As (um vermelho e outro preto) e o adversário jogava outro par de As (um vermelho e um preto), neste caso há empate e quem ganha é quem tiver a carta mais alta tapada posta à parte no início do empate.
Nota 1 do empate: no início do empate o adversário ao julgar que o jogador empatou pode pensar que tem bom jogo então pode aproveitar e desmanchar por exemplo um trio, jogando uma carta tapada como atrás já explicado.
No empate também poderão ser feitas boas jogadas
Vou dar como exemplo:
O jogador que empatou joga a descoberto, trio de 5 mais uma carta tapada, vamos imaginar que o adversário tem um trio de As e um trio de 2 e não tem nenhum poker. Perante esta jogada o jogador poderia ter medo jogar o seu trio de As podendo o adversário ter um poker de 5, então toma a decisão de jogar o trio de 2, dando à morte, o adversário que tinha jogado o trio de 5 a descoberto estava a fazer bluff, pois a outra carta não era nenhum 5.
o jogador pode fazer um empate com o objectivo do adversário desmanchar o seu jogo com medo de este ter empatado.
REGRA 17: Quando o jogador jogar uma carta do baralho forte e o adversário não ter nenhuma carta do baralho forte, dá-se concluído o baralho forte e o jogador fica com todas as cartas do baralho forte para si.
REGRA 18: Quando o jogador jogar uma carta do baralho fraco e o adversário não ter nenhuma carta do baralho fraco e ter do forte, o adversário pode se quiser jogar uma carta do baralho forte, ou então não joga nada, então a carta jogada do baralho fraco fica para o jogador
REGRA 19: Pode-se fazer par falso, o par falso é composto por uma carta mais um Joker. Tem que ser do mesmo baralho.
Regra 20: Entre dois pares, um falso e um par verdadeiro, ganha sempre o verdadeiro (par verdadeiro é um par com duas cartas iguais)
REGRA 21: O Joker só pode juntar com outra carta, não pode juntar com duas cartas de modo que fizesse um trio.
REGRA 22: Entre dois pares iguais, ganha o par vermelho, caso contrario é empate.
PONTUAÇÃO
Após o jogo terminado conta-se as cartas ganhas de cada jogador, valendo 1 ponto uma carta do baralho forte e 0.5pontos uma carta do baralho fraco
Bónus: quem fazer igual ou mais de 30 pontos ganha 1 ponto de bónus; quem fazer igual ou mais de 35 pontos ganha 2 pontos de bónus; quem fazer igual ou mais de 40 pontos ganha 3 pontos de bónus; quem fazer igual ou mais de 45 pontos ganha 4 pontos de bónus; quem fizer 50 pontos ganha 5 pontos de bonus
VENCEDOR
Ganha o jogo quem primeiro chegar aos 100 pontos. Joga-se as vezes necessárias para que pelo menos um jogador consiga 100 pontos, quem primeiro chegar é quem ganha.
RESUMO JOGO A PAR OU A TRÊS
As regras são iguais havendo só estas diferenças
EMPATE
As regras são iguais a única diferença é no empate, ou seja, vamos imaginar que o jogador empatou com um 8 de ouros, os outros jogadores se quiserem participar no empate terão obrigatoriamente jogar para a mesa uma carta superior ao 8 de ouros.
EXEMPLO: O jogador A joga 3 espadas, o jogador B joga 5 ouros, o jogador C joga 8 de copas e o jogador D joga 8 de ouros e pede empate, então os jogadores que vão automaticamente ao desempate são os jogadores C e D, os outros se quiserem participar terão que jogar tanto o jogador A como o B uma carta superior ao 8 de ouros. No caso de um jogador não querer participar no desempate é obrigatório jogar 1 carta para a mesa, esta carta vai para a pessoa que ganhar o desempate.
LEILÃO
O leilão procede-se da mesma maneira, a única diferença é se todos os jogadores jogarem uma carta inferior a carta leiloada a banca se quiser trocar a sua carta troca por aquela que mais lhe convêm.
Se a carta leiloada for um 10 de ouros e o jogador A jogar o Rei de espadas e o jogador B jogar um As de ouros, automaticamente o jogador A já não disputará a carta leiloada pois a sua carta era mais fraca que do jogador B
MODO DE PREPARAÇÃO DO BARALHO FRACO
Antes de jogar, serão colocados 3 cartas por cada jogador do baralho fraco viradas de modo a poder-se ver, para mais tarde serem escolhidas. Se for três jogadores serão 9, se for 4 jogadores serão 12.
FASE ESCOLHA DAS 4 CARTAS DO BARALHO FRACO
Quem ganhar a primeira vaza é o primeiro a escolher, depois segue-se pela ordem de jogada (sentido do ponteiro dos relógios)
Gostava que os admnistradores não se importassem com este topico que foge do tema do forum
"esperar significa muita das vezes ganhar"
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