OFFTOPIC - Herança e/ou Sucessão?
5 mensagens
|Página 1 de 1
@acintra
É certo no entanto temo que a dita herança (casa no interior) podem bem se tratar de um imóvel devoluto que já por si acarretaria custos. Mas certamente que agradeço a sugestão e o desejo de melhoras.
@AlexB
Sim é certo, eram dois irmãos, sendo um o meu falecido tio e o outro sobrevivo o meu pai.
Desde já o meu muito obrigado pelas sugestões aqui apresentadas e que são um óptimo ponto de partida para facilitar o processo de herança.
Boa noite a todos e desejo a continuação de bons negócios,
Miguel
Contratei um advogado e foi a melhor coisa que fiz. As vezes gastar um pouco de dinheiro sai mais barato do que tentar poupar ou tratar sózinho.
É certo no entanto temo que a dita herança (casa no interior) podem bem se tratar de um imóvel devoluto que já por si acarretaria custos. Mas certamente que agradeço a sugestão e o desejo de melhoras.
@AlexB
A primeira questão é a seguinte: diz que o seu tio só tinha um irmão. Esse irmão é o seu pai, não é?
Sim é certo, eram dois irmãos, sendo um o meu falecido tio e o outro sobrevivo o meu pai.
Desde já o meu muito obrigado pelas sugestões aqui apresentadas e que são um óptimo ponto de partida para facilitar o processo de herança.
Boa noite a todos e desejo a continuação de bons negócios,
Miguel
- Registado: 31/1/2008 2:41
Re: OFFTOPIC - Herança e/ou Sucessão?
Mig60 Escreveu:Boa noite,
Caso algum dos forenses (foristas?) possa ilucidar-me como funciona o processo de herança.
Tanto o meu pai como o meu tio eram ambos proprietários de uma casa no interior (por herança dos meus avós). Acontece que o meu tio faleceu (há já algum tempo) e urge a necessidade de regularizar a situação.
O meu tio nunca se casou, nunca teve filhos e só tem um irmão, penso inclusivamente que nunca terá redigido um testamento (como se pode averiguar?)
Dado o estado de saúde do meu pai, seria óptimo que todo este processo burocrático se podesse desenrolar em Lisboa, pese a dita casa ser no interior do país.
Não sei bem se se conseguirá fazer tudo em Lisboa e quais os documentos necessários...
Agradeço-vos a atenção dispendida,
Miguel
Caro amigo
A primeira questão é a seguinte: diz que o seu tio só tinha um irmão. Esse irmão é o seu pai, não é?
A segunda questão que coloca é a de saber se o seu tio fez algum testamento.
Pode saber como obter essa informação no site a seguir indicado: "http://www.mj.gov.pt/sections/pessoas-e-bens/testamentos" que lhe dá a resposta pretendida e que aqui reproduzo:"
8. Onde é que posso saber se existe algum testamento?
Pode contactar ou dirigir-se à Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, serviço dos registos e do notariado responsável pela organização e manutenção do índice geral de testamentos.
A Conservatória dos Registos Centrais deve prestar as informações que lhe forem solicitadas pelos interessados sobre a existência dos testamentos registados no índice geral e sobre a data e repartição em que esses documentos foram lavrados.
As informações sobre testamentos só podem ser prestadas mediante requerimento acompanhado da certidão de óbito do testador ou a pedido do próprio testador ou do seu procurador com poderes especiais. "
Se, após essas averiguações concluir que seu pai é o único herdeiro faz como o Pinhal já disse.
Cumprimentos
- Registado: 29/1/2008 0:06
Caro amigo, passei pelo mesmo á pouco tempo devido á partida do meu Pai. Contratei um advogado e foi a melhor coisa que fiz. As vezes gastar um pouco de dinheiro sai mais barato do que tentar poupar ou tratar sózinho.
É apenas um conselho e o que realmente desejo é as melhoras do teu Pai.
É apenas um conselho e o que realmente desejo é as melhoras do teu Pai.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
OFFTOPIC - Herança e/ou Sucessão?
Boa noite,
Caso algum dos forenses (foristas?) possa ilucidar-me como funciona o processo de herança.
Tanto o meu pai como o meu tio eram ambos proprietários de uma casa no interior (por herança dos meus avós). Acontece que o meu tio faleceu (há já algum tempo) e urge a necessidade de regularizar a situação.
O meu tio nunca se casou, nunca teve filhos e só tem um irmão, penso inclusivamente que nunca terá redigido um testamento (como se pode averiguar?)
Dado o estado de saúde do meu pai, seria óptimo que todo este processo burocrático se podesse desenrolar em Lisboa, pese a dita casa ser no interior do país.
Não sei bem se se conseguirá fazer tudo em Lisboa e quais os documentos necessários...
Miguel
Miguel
- Registado: 31/1/2008 2:41
5 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, latbal, MiamiBlue, Olhar Leonino, Opcard, paulopereira.pp36.pp, peterteam2, Pmart 1, SalvaFP, Yahoo [Bot] e 59 visitantes