Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vix very low...time to run?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 24/4/2003 17:48

Da minha parte, não há repúdio nenhum. Quando chegaste ao caldeirão disseste que te repudiavam noutro fórum, agora dizes que nós aqui te repudiamos. Sinceramente, da minha parte disse-te o que diria a qualquer pessoa com aquela análise. Nada mais.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 24/4/2003 17:48

Eu não sou o King of the World... :mrgreen:

Esse é o Tio Patinhas e eu sou o Marco Antonio... :wink:

Green October, como é lógico, pode e deve continuar a investir com base naquilo que acredita <b>principalmente</b> se lhe dá bons resultados.

Agora, o resto do post, sinceramente tenho dificuldade em comentar: o Caldeirão é um espaço de discussão (é, sempre foi e sempre será). Julguei que podería(mos) discutir estes temas com o Green October mas parece que não é possível já que o Green não aceita que haja quem pense de modo diferente do Green.

Se de cada vez que um interveniente viesse manifestar uma opinião, esta não pudesse ser contraposta ou contra-argumentada por outro elemento... este espaço perdía todo o interesse e todo o seu carácter.

Afinal, o que se verifica é que o Green não aceitou que eu ou o Ulisses manifestassemos a nossa opinião.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Ulisses: eu não levo a mal que discordem de mim!

por Green October » 24/4/2003 17:46

Ulisses Pereira Escreveu:Green,

O facto de se discordar não quer dizer que um esteja correcto e outro não. O que eu acho mais giro nestes espaços é podermos discutir argumentos. Quando todos estão de acordo a discussão fica mais pobre. Por isso, acho que estás a levar a mal que as pessoas não concordem contigo quando não há necessidade disso. :)

Um abraço,
Ulisses

Eu levo a mal é a forma como se discorda. Repare-se na forma escalpelizada como o Marco analisou o que eu disse. Até parece que te estava a defender (sei bem que és grandinho e não precisas,LOL) contrapondo ponto por ponto o que eu disse.
Assim dá pra desconfiar que existe uma atitude de repúdio em relação à minha pessoa (coisa que poderá ser paranóia minha mas que a ser verdade já vem de outros tempos...).

BOns negócios!
Green but not span

Registado: 12/11/2002 2:58

por Ulisses Pereira » 24/4/2003 17:40

Green,

O facto de se discordar não quer dizer que um esteja correcto e outro não. O que eu acho mais giro nestes espaços é podermos discutir argumentos. Quando todos estão de acordo a discussão fica mais pobre. Por isso, acho que estás a levar a mal que as pessoas não concordem contigo quando não há necessidade disso. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Para o king of the world!

por Green October » 24/4/2003 17:32

Apenas deixo as minhas ideias. Cada um que siga as suas. Se não concordar paciência.Eu nunca disse que a minha forma de agir era a melhor. Não sou completamente leigo na matéria mas não sou nenhum génio de AT.
Vou continuar a investir com base nos mesmos pressupostos que tão bons resultados me fizeram obter o ano passado!

Adeus e invistam como acharem melhor!
Green but not span

por MarcoAntonio » 24/4/2003 16:55

Viva,

embora a resposta seja para o Ulisses, gostaria de comentar alguns pontos:

Green October Escreveu:Para mim o VIX (tal como outra acção ou variável bolsista) não cai sempre nem sobe sempre. Se caiu muito aumenta a probabilidade de subir. Se subiu muito aumenta a probabilidade de cair. É com base nesse pressuposto que analiso as variações bolsistas.

Primeiro que tudo, o VIX não é uma acção e tem um comportamento bem diferente de uma acção, dado que o VIX comporta-se praticamente como um oscilador.
De qq das formas, o pressuposto de que o que caiu muito aumenta a probabilidade de subir (aplicada às acções) é muito discutível e até se pode mesmo argumentar o contrário. Na realidade, a maior parte do tempo, o contrário (o que caiu muito vir a cair mais) funciona melhor do que esse pressuposto. A Análise Técnica funciona por exemplo com grande base nesse outro pressuposto, bem mais eficiente a maior parte do tempo.

Green October Escreveu: Claro que ser mais provável não quer dizer que se vá verificar. Um número do totoloto que não sai há 50 semanas pode ainda estar mais outras 50 sem sair mas do ponto de vista probabilistico tem mais probabilidade de sair que os outros.

Atenção, este raciocínio está matematica e cientificamente errado (embora seja aceite muitas vezes pelo senso comum. Na realidade, cada extracção do totoloto é um acontecimento independente. O facto de um número não ter saído durante um determinado número de extracções não torna mais provável que saia na próxima.
Aliás, se ocorresse um número não sair durante 50 anos eu certamente deixaria de apostar nesse número, pela simples razão de que tería de existir qualquer anomalidade (a bola ter defeito, por exemplo, ou outro defeito qq no sistema). Portanto, o mais provável era o número não sair mesmo nos próximos 50 anos...

Green October Escreveu:O VIX pode ser um bom indicador numas alturas e a partir de determinada fase deixar de o ser. Cada um que siga os indicadores que quiser. Eu gosto do VIX mas tb sei ver que pode falhar mas é o que mais gosto além do MACD e do RSI que são outras coisas à parte. Não sou entendido em AT como já o referi várias x mas tb já não sou nenhum completo leigo na matéria!

De facto, o VIX e o RSI/MACD são coisas completamente à parte. O VIX, tem apenas uma pequena componente de Análise Técnica e pertence maioritariamente ao Sentimento de Mercado (que tem aplicação na Teoria Contraria, essencialmente). Por isso, deve ser analisado por uma perspectiva bastante diferente.

Penso que não vale a pena alongar-me muito sobre esta questão pois tem sido amplamente discutida aqui. No entanto, gostaria de dizer que estou plenamente de acordo com a observação inicial do Ulisses. De facto, o Green October tinha feito precisamente a mesma observação há muitos dias atrás quando o VIX se encontrava muito acima pelo que a observação do Ulisses faz todo o sentido.

Repare que não estou a fazer qualquer crítica pessoal ao Green October, não se trata disso. Aliás, a grande maioria dos que têm feito observações ao VIX tem dito no essencial o mesmo que o Green disse destas duas vezes.

Mas a verdade é que o VIX pode cair perfeitamente durante outro tanto tempo... se as condições do mercado estiverem favoráveis a isso.

Não vai ser o VIX, isoladamente, que vai impor o rumo do mercado... O VIX é uma consequência do que se passa no mercado e não o contrário.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Green October » 24/4/2003 14:05

Ulisses Pereira Escreveu:Green,

O problema com este género de raciocínios é que nunca sabemos quanto mais baixo pode cair o VIX. Um bom exemplo é que escreveste um post semelhante há umas semanas atrás e o VIX continuou a cair e os mercados a subirem:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ght=#39469

O VIX analisado assim isoladamente torna difícil qualquer conclusão.

Um abraço,
Ulisses

Caro amigo Ulisses

Para mim o VIX (tal como outra acção ou variável bolsista) não cai sempre nem sobe sempre. Se caiu muito aumenta a probabilidade de subir. Se subiu muito aumenta a probabilidade de cair. É com base nesse pressuposto que analiso as variações bolsistas. Claro que ser mais provável não quer dizer que se vá verificar. Um número do totoloto que não sai há 50 semanas pode ainda estar mais outras 50 sem sair mas do ponto de vista probabilistico tem mais probabilidade de sair que os outros. Não sou nenhum génio mas é este o meu raciocínio. Certo ou errado é o meu! O VIX pode ser um bom indicador numas alturas e a partir de determinada fase deixar de o ser. Cada um que siga os indicadores que quiser. Eu gosto do VIX mas tb sei ver que pode falhar mas é o que mais gosto além do MACD e do RSI que são outras coisas à parte. Não sou entendido em AT como já o referi várias x mas tb já não sou nenhum completo leigo na matéria!
Estou fora do mercado até pq não tenho tido tempo para o acompanhar e só entro qdo tiver! Não deixo no entanto de achar que a probabilidade de quedas é maior neste momento(a não ser que o bear market tenha terminado o que tb me parece uma possibilidade boa pois os mercados parecem ter atingido um fundo ou vários fundos nivelados perto dos 7500 pts do DOW). Assim como em Outubro achei (contra a maioria dos curtos do BolsaInvest) que aquilo era pra cima!

Abraço! :evil:
Green but not span

por Ulisses Pereira » 24/4/2003 2:55

Green,

O problema com este género de raciocínios é que nunca sabemos quanto mais baixo pode cair o VIX. Um bom exemplo é que escreveste um post semelhante há umas semanas atrás e o VIX continuou a cair e os mercados a subirem:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ght=#39469

O VIX analisado assim isoladamente torna difícil qualquer conclusão.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Vix very low...time to run?

por Green October » 23/4/2003 21:38

VIX - 6 MESES
Imagem
Green but not span

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carlos73, FalcãoBeira, Google [Bot], josehenry400, paul_invest, PAULOJOAO e 269 visitantes