Caldeirão da Bolsa

Banco Best - Conta Margem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por HOSTILE » 6/9/2006 14:32

Obrigado!
Bela altura para bloquearem! :roll:
Devia haver relato em directo das acções!

Registado: 31/5/2006 21:13

por J Alves » 6/9/2006 14:28

Desde as 13h26

Registado: 3/3/2006 11:17

Parou!

por HOSTILE » 6/9/2006 14:23

Boas,
Tou há 1 hora sem actualizações!
Alguém confirma isto no BEST?

Registado: 31/5/2006 21:13

por ricardotugas » 31/8/2006 12:00

Nota: Os reembolsos e utilizações de conta margem efectuados até às 15:00 têm data valor do próprio dia. Após essa hora, será considerada a data valor do dia seguinte.

O que entendo é que se devolveres o $ até as 15horas só pagas 1 dia, após as 15 horas pagas 2.

Isto de utilizar dinheiro sem pagar não faz sentido.
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por ptmasters » 31/8/2006 10:33

ricardotugas Escreveu:Como tenho conta no BIG e estas questões são importantes na analise do serviço que usamos, é sempre bom sabermos como se processa nos outros bancos.

Pelo que li no Best e A7 paga-se 0,5 pelo capital imobilizado !! :shock: :shock:

No Big funciona assim:

Para uma conta de 20.000 euros em $ dá direito a activar 100.000 da conta margem ( 25Euros de comissão )

Caso pretenda utilizar algum valor da conta margem, transfiro o montante que pretendo para a conta corrente, passando a pagar juros diarios debitados mensalmente, sobre este montante.

Assim posso utilizar 80.000 euros num unico dia pagando apenas juros de 1 dia sobre 80.000.

Caso nunca utilize a conta margem, não pago nada, somente os tais 25 euros de activação da conta margem.

Só falta comparar as Tx de juro, mas a partida 0.5 por dinheiro que não utilizo....

Cumprimentos.

Só mais um ponto que lá está escrito em letras miudinhas:

Se devolveres o €€€ à conta margem depois das 15 h, esse dia já conta juros, mas se devolverem antes das 15 h, juros = 0

1 abraço e bon negócios
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Pata-Hari » 31/8/2006 8:22

Ricardo, estás enganado como te disse. Quer no geral, quer neste caso especifico. O aval pode ser(e neste caso são) activos financeiros. O resto é verdade.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por ricardotugas » 31/8/2006 0:14

Foi como disse:

Na conta caucionada tens de dar uma aval pessoal.

Na conta margem, é a propria conta bancária a garantia.

Significa isto que:

Numa conta caucionada podes gastar o $ todo e só quando entrares em incumprimento é o Banco repara que já emigraste com os patos para o Brasil.

Numa conta margem, se começares a perder $ nos investimentos, eles vendem logo tudo o que tens para recuperar o deles.

8-)

por Pata-Hari » 31/8/2006 0:12

bem, fui ao site do best porque efectivamente ao reler o tópico, não encontrei nada relativamente às garantias. No site, no entanto, está lá:

https://www.bancobest.pt/finsebanking/s ... pContext=1

Montantes financiados
A partir de 10.000 EUR e com um limite máximo de 250.000 EUR.

Taxas
Taxa de juro variável, indexada à Euribor 6 meses acrescida de spread de 0,25%.

Garantias
Títulos e Fundos de Investimento designados para o efeito.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 31/8/2006 0:07

Sim, podes usar o dinheiro onde quiseres (nesse sentido uma CCC é mais lata que esta conta mas faz sentido que assim seja, o best quer exactamente promover o trading!). E o best pede garantias: aplicações depositadas no banco (cobre o seu risco assim). Li mal alguma coisa ou confirmas?

(se não te responder, terá que ficar para amanhã, vou dormir...)
Administrador Fórum

por ricardotugas » 31/8/2006 0:02

Não :shock: :shock:

Onde abres uma conta caucionada sem garantias ??

Não podes utilizar o dinheiro onde quiseres ???

É que numa conta margem não podes fazer.

Pata escreveu:

hehe, tens que treinar mais para banqueiro

Ao menos nisto estamos de acordo :wink:

por Pata-Hari » 30/8/2006 23:51

hehe, tens que treinar mais para banqueiro (estou a brincar :oops: ). As CCC não têm que ter as caracteristicas que descreves, podem ser exactamente como esta famosa conta margem (agora já li o tópico).
Administrador Fórum

por ricardotugas » 30/8/2006 23:48

Querida Pata:

A grande diferença entre conta caucionada e conta margem são estas:

Conta Caucionada:

1 - Existe um aval pessoal, isto é uma livrança assinada para ser accionada em caso de incumprimento.

2 - Comissão na sua renovação, que costumam ser elevadas, 50 a 150 euros, semestralmente.

3 -Podes utilizar o $ no que quiseres.

4 - Os juros é mais ou menos igual.

Conta Margem:

1 - O aval é a própria conta bancária.
2 - Só tens a comissão de activação da conta ou reforço ( isto é inicias-te a conta margem com 50k e queres pasar a ter 100K.)
3 - Não podes transferir a totalidade desse $ para outra conta, a menos que tenhas activos financeiros na conta para pagar.

Em resumo na conta caucionada usas o $ por exemplo na compra de patos e ninguem quer saber, na conta margem só podes utilizar esse $ fora da conta se tiveres para cobrir.

Exemplo:

Tens 10.000 em $
Pedes 50.000 na conta margem
Tranferes 50.000 para a conta ordem, e ficas com 60.000 a ordem.

Só podes sacar 10.000 da conta.

A conta margem trata-se fundamentamente para fazer investimentos financeiros dentro da propria conta.

Espero ter sido util , até pareço um banqueiro :lol:

por Pata-Hari » 30/8/2006 23:11

então qual é a diferença entre essa conta e uma conta corrente caucionada...? (um montante que garante um crédito pelo qual se paga uma comissão de imobilização e os juros do capital utilizado durante o tempo em que é utilizado - presume-se com um spread sobre euribor). Se calhar o melhor é ler o tópico desde o inicio, hehe.
Administrador Fórum

por ricardotugas » 30/8/2006 23:05

Como tenho conta no BIG e estas questões são importantes na analise do serviço que usamos, é sempre bom sabermos como se processa nos outros bancos.

Pelo que li no Best e A7 paga-se 0,5 pelo capital imobilizado !! :shock: :shock:

No Big funciona assim:

Para uma conta de 20.000 euros em $ dá direito a activar 100.000 da conta margem ( 25Euros de comissão )

Caso pretenda utilizar algum valor da conta margem, transfiro o montante que pretendo para a conta corrente, passando a pagar juros diarios debitados mensalmente, sobre este montante.

Assim posso utilizar 80.000 euros num unico dia pagando apenas juros de 1 dia sobre 80.000.

Caso nunca utilize a conta margem, não pago nada, somente os tais 25 euros de activação da conta margem.

Só falta comparar as Tx de juro, mas a partida 0.5 por dinheiro que não utilizo....

Cumprimentos.

Repostas RM

por Fibonacci » 30/8/2006 18:49

R M,

Só pagas juros sobre o que estás efectivamente a usar. O que está cativo não está sujeito a qualquer juro.

Sempre que tiveres a utilizar apenas o teu capital não estás a pagar os juros de Euribor + spread. Só de 0,5%.
De seis em seis meses eles devem renovar a linha de crédito mas acho que não tens que fazer nada... por isso é automaticamente renovável...
O cálculo do juro é diário e o pagamento mensal. Imagina que só no último dia de um mês é que estás a utizar crédito. pagas juros só por esse dia e 0,5% pelos restantes dias.

Pelo que está no preçário deles só pagas essas taxas. mais nada...:
Comissão de imobilização: 0,5%
Juros sobre o Capital em Dívida: Euribor 6M + 1,5%

1 O valor de referência do indexante (Euribor) para novos contratos tem por referência a média aritmética das Euribor diárias do mês anterior, arredondada ao 1/8 superior.
2 Taxa promocional de 0,25% até final do ano.

Abraço,
Fibonacci
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Ferrari » 30/8/2006 17:51

Ao transaccionar numa conta margem (AB7 e Best) só paga juros quando utiliza, logo só depois da liquidação financeira da ordem (3 dias depois de realizada). Assim que regulariza a conta (vendas ou transferência de dinheiro) deixa de pagar juros.
Não verifico qualquer outra indicação relativa a despesas ou comissões (apenas no BIG parecem existir mais comissões de activação, mas como já disse não posso considerar a conta do BIG uma conta margem).

Registado: 20/7/2005 11:33

Re: Resposta RM

por R M » 30/8/2006 17:30

Fibonacci Escreveu:R M,

As tuas dúvidas:

Uma vantagem que detectei:
- eles apenas fazem no final do dia a conta se precisas, ou não, de utilizar crédito. Podes estar um dia inteiro a utilizar crédito mas se no final do dia não precisares, eles não o vão buscar.
Tenho aproveitado isso para movimentos de day-trading.
Sou um pequeno investidor. Tenho 10.000 EUR e fiquei com 30.000 EUR. Cada movimento de 1 cêntimo dá-me 300 EUR, ou 3% do meu capital (quando estou totalmente investido, o que é raro). Retirando as comissões e juros não me estou a dar mal :).

Abraço,

Fibonacci

Obrigado pelas respostas detalhadas :)

Mais umas questões suscitadas pelas respostas (se não for abusar):

- A questão do bloqueio em ordens de compra tem a ver por ex. com compra de activos de baixa liquidez ou com preços que o mercado ainda não atingiu (ou que pode demorar a atingir).

Por exemplo (parvo) eu poderia querer comprar PAD a .1 e colocava hoje uma ordem de compra com a totalidade da conta (incluindo margem) mas a ordem só era executada passado 2 semanas. Passava a pagar imediatamente juros sobre esse valor (2 semanas de juros)?

Não entendo uma coisa no FAQ da conta. Eles referem a existência de um "empréstimo a 6 meses automaticamente renovável". Se as vendas permitirem devolver ao banco 100% da margem utilizada, os juros deixam de ser cobrados ou continuam a ser cobrados por 6 meses?

Outro pormenor na tua resposta: que comissões são cobradas? 0,5% por não utilização, a taxa de juros (diários) pela utilização, Imposto de selo e mais o quê?

Obrigado novamente :)

Registado: 29/8/2006 22:32

Resposta RM

por Fibonacci » 30/8/2006 9:47

R M,

As tuas dúvidas:

- o cálculo da margem é online. Calcula-se com:
(Capital Contabilistico + Títulos + Fundos + Financiamento Disponível) / Financiamento Total.
Inicialmente se meteres 10.000 EUR em dinheiro, títulos e/ou fundos de investimento, dão-te 20.000 em crédito. A margem fica nos (10.000 + 20.000)/20.000 = 1,5.
Nesse mesmo momento, compras 25.000 em títulos.
Fica: (25.000 + 5.000)/20.000 = 1,5
Perdes 1.000 nesses títulos: (24.000 + 5.000)/20.000 = 1,45.
Podes descer até 1,4 sem eles te chatearem. Aos 1,2 vendem tudo o que tens...

- 2x é a margem inicial. Metes 10000 e eles dão 20000. Não é um valor fixo: vai variando à medida que os títulos/fundos variam e são cobradas as comissões e custos associados.
Podes reforçar a conta margem com títulos ou fundos e ficas com uma margem mais confortável.

- ainda só experimentei reforçar a conta margem e foi instantaneo, tanto com dinheiro, titulos ou fundos.
Para fazer transferência para fora da conta margem é com uma insrução escrita. deve demorar o tal D+1.

- tens que já lá ter uma conta. é preciso um contrato, um outro impresso de pedido de constituição e algo que comprove o teu rendimento.

- yep. Podes usar todo o teu capital. depois tens mas é que ir injectando algum dinheiro para pagar os juros.

- a margem de venda só ocorre se os activos que tiveres (mesmo que estejas a utilizar todo o capital) se desvalorizarem um bom bocado. O contrato explica isso bem. Depois... se chegares a esse ponto... vendem tudo o que tens, pagam o crédito e dão-te os trocos que sobrarem...

- as ordens de bolsa funcionam igual à conta normal deles. fica logo bloqueado a totalidade da ordem + comissões previstas. não vejo outra forma de eles fazerem isto: imagina que apenas tinha sido realizada metade da ordem. 100.000 EDP @ 2 EUR. Tinhas "bloqueado" 100.000 EUR. Investias os outros 100.000 EUR ao melhor na PTC. O que é que eles faziam: anulavam a tua ordem na EDP, pois já não tinhas dinheiro?

Uma vantagem que detectei:
- eles apenas fazem no final do dia a conta se precisas, ou não, de utilizar crédito. Podes estar um dia inteiro a utilizar crédito mas se no final do dia não precisares, eles não o vão buscar.
Tenho aproveitado isso para movimentos de day-trading.
Sou um pequeno investidor. Tenho 10.000 EUR e fiquei com 30.000 EUR. Cada movimento de 1 cêntimo dá-me 300 EUR, ou 3% do meu capital (quando estou totalmente investido, o que é raro). Retirando as comissões e juros não me estou a dar mal :).

Atenção: já conhecia bem os riscos deste tipo de contas! Não entrem sem conhecimento do que se passa e como funciona o crédito para investir em títulos e fundos.
Como já expliquei, o juro não é muito elevado mas pode consumir tudo o que ganham ou levar a prejuízos muito maiores no caso de perdas!!!

Abraço,

Fibonacci
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Paulo_Alex » 30/8/2006 0:11

Olhem, se querem margens metam-se nos CFD's que é quase o mesmo que as acções, e tem alavancagens nalguns (poucos) papeis que chega a ser de 5%. 20 vezes!

Metam-se no negócio mas com cautela.........

Onde? Bem, no CarregosaTrader, no CanalDIF...

Registado: 23/5/2006 11:26

por ricardotugas » 29/8/2006 22:57

Também sou um minusculo investidor e o conceito de alavancagem financeira faz todo o sentido para mim, senão vejamos:

Opcção pela conta margem do Big:

Valor emprestimo: 20.000 Euros
Custo diário:20.000*(6,6411%*4%IS*0,04IS))/360=3,84E
Custo mensal: 3.84*30( mês de 30 dias) = 115,20

Compra de acções ao custo unitário de 3 Euros= 6660*3=19980

Stop loss at 2.90

Hipotese 1: A acção perde valor e é acionado o stop loss: 666 euros + 12,27*2 comissões + 115,20 = 793,47

Hipotese 2: A acção ganha valor de 0,10 centimos num mês: 666 euros - 12,27*2 comissões bolsa - 115,20 juros = 526,26

Logo trata-se de saber qual o risco (perda/ganho) que estamos dispostos a correr.

PS: Coloquei o Banco Big on line pois tinha os elementos dele a mão, mas não deve diferir muito de banco para banco.

Bons negócios

por R M » 29/8/2006 22:49

Outra pergunta se me permitem:

- A entrada de uma nova ordem de bolsa bloqueia a totalidade do capital da margem envolvido na ordem ou somente aquele que for sendo executado na ordem (que pode ser executada em diversas partes)?

Questões

por R M » 29/8/2006 22:46

Boa noite a todos de um vosso leitor e acompanhante de à já alguns anos das comunidades bolsistas(#bolsa no ptnet e os jantares pelo país fora),

Umas perguntas a quem conhece ou usa a conta margem do Best:

- Como é calculado o valor de margem? Online/Automaticamente aquando do crédito na conta ou débito da conta ou somente uma vez por dia?

- O valor de margem é fixo (2x o capital colocado) ou esse valor é um valor máximo definido pelo banco que pode ser reduzido pelo cliente (de modo a reduzir em alguns períodos o valor de 0,5% cobrado pela não utilização)?

- A movimentação/transferência entre contas internas Best é sempre a D+1?

- Que tipo de documentação foi necessária para abrir a conta? É necessário a conta associada a uma conta à ordem ou pode estar isolada?

- Por exemplo, podem ser dadas ordens de compra de títulos que totalizem o saldo da conta (líquido + margem), correndo-se o risco da conta ficar perto do zero ou zero? De que forma é que são disparados os alertas de venda automáticas?

Qualquer ajuda é bem vinda de um utilizador porque já tenho experiência do centro de contacto do Best que não é propriamente famosa...

Obrigado,

por Nunnus » 29/8/2006 22:25

Para pequeno investidor, que parece ser o caso, credito para investir no mercado de acções não me perece muito saudavel...

Tambem sou cliente do Best, ainda pensei em aderir a conta margem mas pensando de uma maneira racional... Mais vale ganha pouquinho todos os dias do que ir com ganacia e perder tudo em minutos.

Abraço

NMPG
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

por ricardotugas » 29/8/2006 17:28

A alavancagem financeira, se bem utilizada é um bom instrumento de trabalho.

Para um investidor pequeno terá de medir os riscos de recorrer a um credito para investimentos, isto é, terá de prever o pior cenário.

O credito ao investimento e aos bens duradouros com um terreno ou casa são positivos, já os de consumo são desastrosos pois consome-se e ainda subsiste a divida.

Mas como em tudo na vida existem bons e maus investimentos.

por Adi » 29/8/2006 17:26

Não li este tópico completo, mas cá vai uma advertência/reparo:

Nunca "joguem" com dinheiro que não é vosso.

Registado: 3/5/2006 14:05

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, A_investidor, Burbano, cali010201, drcentimo, Google [Bot], Goya777, m-m, macau5m, OCTAMA, Sinedrio, trilhos2006 e 217 visitantes