Caldeirão da Bolsa

O que comprar ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Rui Nobre » 5/9/2006 21:31

Viva, só agora tive a opurtunidade as respostas ao meu post. Tenho andado ultimamente afastado do mercado o que pretendia saber era neste momento quais as empresas que serão interessantes adquirir nesta altura. Já ando nisto ha algum tempo, e não sou dos que se atiram de cabeça, tenho aprendido com você a dossear esses impulsos. Antes de entrar, ou sair no mercado pesquiso sobre empresa e analiso o seu historico recorrendo ao meu metastok que tento manter actualizado, graças á colaboração fantastica de alguns membros deste forum. No entanto como não tenho analizado o mercado apenas gostaria do vosso
"trigger", "empurrão" para focalizar a minha atençao nas vossas escolhas aproveito no entanto para agradecer a vossa colaboração. Actualmente tenho a minha carteira recheada de sonae SGPS.
A persistência é a chave do sucesso

Registado: 10/11/2004 12:20

por Pata-Hari » 5/9/2006 21:12

lois, basta pensares que se quiseres realizar o teu dinheiro amanhã, se colocares as tuas acções de uma vez só na venda (nos cofs), os tais 3% sei irão por si só e por esse simples facto. Parece-me uma gestão de risco muito ousada.

(não conheço a liquidez da reditus mas imagino que não seja enorme).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por lois » 5/9/2006 21:02

Pata-Hari Escreveu:diria que tem poucas hipoteses e que teria que se contentar com apostas em fundos muito diversificados e com uma percentagem de acções muito, muito modesta. Escolher uma acção parece-me incompativel com esse tipo de cenário para o risco que se aceita.

bom... espero então que a reditus "vá até ao céu" e assim ir fazendo uns trokitos, msm q seja pouco é benvindo...

mas obrigado na mesma!!!
abraço e bons negocios!!!

Registado: 17/8/2006 17:40

por Pata-Hari » 5/9/2006 20:54

diria que tem poucas hipoteses e que teria que se contentar com apostas em fundos muito diversificados e com uma percentagem de acções muito, muito modesta. Escolher uma acção parece-me incompativel com esse tipo de cenário para o risco que se aceita.
Administrador Fórum

por lois » 5/9/2006 20:49

Pata-Hari Escreveu:bem, a pergunta foi "o que devo comprar" e "por favor fundamentem". Não foi um pedido de bitaites sem fundamento. Claro que se pode responder que a pergunta é demasiado aberta para poder ser bem respondida.

Eu, para abrir "hostilidades" (discussão) perguntaria: que percentagem do teu património são esses 7000 euros? qual o teu horizonte temporal? que percentagem de perdas aguentas num dado momento?

bem... que responderias s dissesse que os 7000€ eram 70% do capital a investir e que ver perder n gostava de ver nada, no entanto talvez aguentasse ver desvalorizar aí uns 3%...?!? (apenas no mercado português e para aplicar já amanha)

Registado: 17/8/2006 17:40

por Pata-Hari » 5/9/2006 18:35

bem, a pergunta foi "o que devo comprar" e "por favor fundamentem". Não foi um pedido de bitaites sem fundamento. Claro que se pode responder que a pergunta é demasiado aberta para poder ser bem respondida.

Eu, para abrir "hostilidades" (discussão) perguntaria: que percentagem do teu património são esses 7000 euros? qual o teu horizonte temporal? que percentagem de perdas aguentas num dado momento?
Administrador Fórum

por novo_nisto » 5/9/2006 16:53

Também partilho da ideia que investir baseado em oiniões que se lê é meio caminho para que as coisas corram mal.

E acima de tudo porque se investires baseado na pergunta "o que comprar" depois farás a pergunta "o que vender" e essa é de resposta bem mais difícil.

Na minha curta experiência afirmo, sem qualquer dúvida, que escolher o momento de saída de um título é infinitamente mais difícil do que entrar. E só sabe sair quem tem um plano. E só tem um plano quem analisa.

Até podemos ter sorte e sair de uma acção "o que comprar" com mais valias, mas a sorte não dura sempre.

Registado: 30/8/2005 15:11

por Razao_Pura » 5/9/2006 16:42

"o que devo comprar" é o que nós todos gostaríamos de saber. Formulas mágicas no mercado de capitais dão prémios Nobel. Se alguém tiver alguma que me diga já para eu fazer a proposta de nomeação a Helsinquia.

Cumprimentos.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Ulisses Pereira » 5/9/2006 16:35

pobre, não estamos a falar da mesma coisa. Fundámos o Caldeirão há uns anos e o que temos feito (quando falo de plurar não falo apenas da Administração, falo de todos os utilizadores que fizeram com que este fórum crescesse e seja hoje o maior português) é partilhar análises e opiniões. Ninguém vende nada a ninguém.

O que a minha experiência de 8 anos de fóruns e 13 anos de mercado me diz é que aqueles que se limitam a seguir as opiniões dos outros, são perdedores no longo prazo porque nunca evoluem.

É importante perguntar, é importante tentar perceber, mas numa lógica de aprendizagem. As perguntas básicas são muitas vezes a melhor forma de o fazer. Mas perguntar "O que devo comprar" garanto que não ajuda na aprendizagem e é uma pergunta muito pouco básica...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por tunes » 5/9/2006 16:33

pobre Escreveu:se todos os intervenientes fossem experts na matéria não haveria dúvidas, sem dúvidas não há questões e sem questões não há respostas, logo não há Forum, :cry::shock:

Todos os experts que conheço têm dúvidas, fazem perguntas e esperam respostas, só assim sobrevivem...

Registado: 21/12/2004 12:46

por pobre » 5/9/2006 16:28

Ulisses Pereira Escreveu:Pobre, mas na realidade quem apenas procurar o peixe dos outros jamais terá sucesso nos mercados financeiros.

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses Pereira,
Todos Nós comemos o peixe dos outros, não será assim?
Quando compro uma acção de uma determinada empresa, espero que alguém (os seus gestores) faça o trabalho de casa e traga crescimento a essa empresa, para eu vender a acção com uma mais-valia, certo, logo estou a comer o peixe de alguém. Estes foruns só fazem sentido se tivermos quem pergunte e quem responda, se todos os intervenientes fossem experts na matéria não haveria dúvidas, sem dúvidas não há questões e sem questões não há respostas, logo não há Forum, :cry: Se acham que as perguntas são demasiado básicas e não devem responder não respondam, se acham que as vossas dicas e opiniões são demasiado valiosas, não as dêem, vendam-nas. Se não querem sentir que alguém está a viver com a vossa ajuda, existe um local na terra onde é possivel viver sem ter esses problemas, o Alasca. :shock:
da terra vem para a terra volta

Registado: 24/1/2006 20:35

por vieira » 5/9/2006 16:11

Eu também farto-me de meter aqui análises e gráficos e às vezes até me olham um bocado assim de lado por eu dizer que tecnicamente a acção X ou Y pode cair. :| Mas as minhas opiniões são imparciais. :wink:

E as ultimas duas que alertei até foi antes do arranque: Mota-Engil e Brisa. :)

Registado: 9/12/2005 18:40

peixeirada

por Razao_Pura » 5/9/2006 16:09

Ah, vocês são hilariantes! já me ri um bocado.

Eu todos os dias recebo dezenas de dicas para investir sob a forma de SPAM (vulgo lixo informático), que vão direitinhos para o trash bin do meu Outlook. Se quiserem posso fazer reenvios. :lol:

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por scpnuno » 5/9/2006 16:02

Vamos lá a ver
O forum é, por excelencia, um lugar de "almoços grátis".
Para dar alguns exemplos, o Ptmasters e a sua cauda partilham connosco a analise (paga) do David Nichols. O Wolfmen (e a "gaja boa" do avatar dele) postam as cotações, o Jaor, o AA o TRSM e outros, os gráficos que tiveram o trabalho de fazer. Gratis, ou pelo menos a mim, nunca me cobraram nada. O Marco António e o Ulisses disponibilizam as analises técnicas que fazem (coisa que é muito bem paga e, mais uma vez, eu não pago). Muitos colegas se dão ao trabalho de postar noticias, informações, etc, que obtêm dos mais variados modos - p. ex. o Infoo que posta quase em real time os resultados dos States. Cada um contrubui com o que tem, com o que sabe. Nem que isso seja uma duvida.
Uma pergunta sobre uma divergencia no RSI é considerada inteligente e a pergunta que o colega aqui colocou, não? Porquê? Para ele chegar ao RSI tem que começar pelo inicio. Nenhum de nós nasceu ensinado.
Se calhar, seria de o aconselhar a ir ler os posts sobre as acções do PSI, indicando que tivesse em atenção as analises lá expressas, se são acções de curto/médio ou longo prazo, em função do tempo que ele quizesse investir, etc, em vez de nos atirarmos a ele como "gato a bofe".
Claro que não é de responder "Ohhh Homi, voçê compre Pad e Vaa que isso é que tá a dar." Mas podemos não lhe dar o peixe, mas sim emprestar-lhe a cana e explicar-lhe como se pesca.

Cumprimentos
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 5/9/2006 15:54

Pobre, mas na realidade quem apenas procurar o peixe dos outros jamais terá sucesso nos mercados financeiros.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por pobre » 5/9/2006 15:52

Cali Escreveu:(lá estão vocês a estragar a conversa...)

Não, caro Pobre, o que eu quero é que você tente aprender a pescar primeiro, depois de já saber qualquer coisa peça ajuda acerca do melhor isco e das melhores canas existentes no mercado, e por ultimo, que se sente a pescar ao nosso lado, para aprender as tecnicas.

Contudo, o que me têm proposto é que eu partilhe convosco o meu peixe, quando fui eu que estive toda a noite á pesca, enquanto os outros dormiam.

Caro Cali, os pescadores não conseguem comer todo o peixe que pescam, parte da pescaria entra no circuito comercial, quando é de boa qualidade é vendido quando é mau vai para o lixo, como tudo na vida. :cry: O amigo devia ficar feliz por ter alguém interessado no seu peixe :mrgreen:

por Cali » 5/9/2006 15:25

(lá estão vocês a estragar a conversa...)

Não, caro Pobre, o que eu quero é que você tente aprender a pescar primeiro, depois de já saber qualquer coisa peça ajuda acerca do melhor isco e das melhores canas existentes no mercado, e por ultimo, que se sente a pescar ao nosso lado, para aprender as tecnicas.

Contudo, o que me têm proposto é que eu partilhe convosco o meu peixe, quando fui eu que estive toda a noite á pesca, enquanto os outros dormiam.

Registado: 9/12/2002 13:40

por pobre » 5/9/2006 15:18

Cali Escreveu:bem, caros amigos, se há gajo que se esmifra para ajudar os outros, neste mundo da bolsa, sou eu. Não me parece que tenha sido ofensivo. Fiz apenas um comentário jocoso, e não o dirigi a ninguem em particular. Digamos que, generalizei. E generalizei porquê? Porque tem sido comum nos ultimos tempos este tipo de abordagem (inclusive alguem completamente desconhecido um dia destes me enviou uma privada dizendo, tal e qual com estes termos "Olá. Pretendo investir uma massas e quero que me dês umas dicas". 'Pretendo' e 'quero' eu fixei, o resto podia não ser exactamente assim.)

E porque é que brinquei com o assunto? Porque é importante que as pessoas percebam que isto não é a Santa Casa da Misericordia, nem nós que aqui andamos somos uma especie de padrinhos de aluguer (bem... nem de aluguer se trata, é tudo á borla), prontos a meter a papinha na boca de quem cá chega e não lhes apetece ter trabalhinho nenhum. There's no free lunch!
Não compreendo como é que, havendo por aqui quem diariamente se dê ao trabalho de apresentar a papinha no prato (AT feitas, alertas, sugestões, etc), ainda haja quem não se dê, sequer, ao trabalho de pegar na colher e a meter na boca.
E agora sim, se fui um pouco mais duro, foi de proposito, e não o lamento nem um pouco.

Exmo. Sr. Cali, agradeço que me venda umas informações, no sentido de duplicar o meu capital em um ano.Garantido claro.
Qual o custo desta informação?
É este tipo de post que pretende no caldeirão?

por jabreu » 5/9/2006 15:10

Não deixas de ter razão mas então não respondias ... ou fazias como eu.. davas uma dica..e ponhas-lho a procurar os fundamentos para tal. :mrgreen:
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por Cali » 5/9/2006 14:59

bem, caros amigos, se há gajo que se esmifra para ajudar os outros, neste mundo da bolsa, sou eu. Não me parece que tenha sido ofensivo. Fiz apenas um comentário jocoso, e não o dirigi a ninguem em particular. Digamos que, generalizei. E generalizei porquê? Porque tem sido comum nos ultimos tempos este tipo de abordagem (inclusive alguem completamente desconhecido um dia destes me enviou uma privada dizendo, tal e qual com estes termos "Olá. Pretendo investir uma massas e quero que me dês umas dicas". 'Pretendo' e 'quero' eu fixei, o resto podia não ser exactamente assim.)

E porque é que brinquei com o assunto? Porque é importante que as pessoas percebam que isto não é a Santa Casa da Misericordia, nem nós que aqui andamos somos uma especie de padrinhos de aluguer (bem... nem de aluguer se trata, é tudo á borla), prontos a meter a papinha na boca de quem cá chega e não lhes apetece ter trabalhinho nenhum. There's no free lunch!
Não compreendo como é que, havendo por aqui quem diariamente se dê ao trabalho de apresentar a papinha no prato (AT feitas, alertas, sugestões, etc), ainda haja quem não se dê, sequer, ao trabalho de pegar na colher e a meter na boca.
E agora sim, se fui um pouco mais duro, foi de proposito, e não o lamento nem um pouco.

Registado: 9/12/2002 13:40

por Ulisses Pereira » 5/9/2006 13:24

Gostei deste teu post, Resina. Por vezes, no meio do ritmo dos mercados, esquecemo-nos que todos nós já passámos por fases de aprendizagem. Devemos ensinar, instruir e fazer com que os investidores evitem cometer o erros típicos de quem se inicia, mas a melhor forma de o fazer é respondendo da forma como agora o fizeste.

Um grande abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Resina » 5/9/2006 13:18

Caro Rteixe01 e Ulisses
Não quero ofender ninguém, muito menos o Rui Nobre, compreende-se o tipo de pergunta de uma pessoa nova no forum, que não sabe os perigos e desavenças da negociação... Não queria criticar, apenas alertar para o facto de...
Resina Escreveu:É preciso observar o mercado, fazer analises e ponderar entradas e saídas... E isto parte de cada um, não dos outros, senão coloquem em fundos que eles fazem o trabalho por vós...

Isto era apenas para alertar que cada um deve tomar as suas decisões e não ir pelos outros... Não sei se o caro utilizador tem algum titulo em mente, ou se apenas queria saber a opinião de alguem, mas de qualquer maneira era apenas um alerta...
Se fui um pouco grosseiro, peço desculpa ao utilizador Rui Nobre..
De qualquer maneira, abraço aos três...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Ulisses Pereira » 5/9/2006 13:07

Perguntar não ofende, caros senhores. O que importa é explicar a quem pergunta que este género de "conselhos" acabam por ser contraproducentes porque quando negociamos com base nas opiniões dos outros não aprendemos com os erros. Porquê? Porque se as coisas correm mal não percebemos qual foi o nosso erro, enquanto quando somos nós que analisamos e decidimos e as coisas correm mal, percebemos qual o erro da nossa análises e, no futuro, isso irá elevar o nível do nosso trading.

Um abraço,
Ulisses

P.S. Não há perguntas estúpidas, para mim.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rteixe01 » 5/9/2006 13:07

Resina e Cali,

Desculpem mas tenho de intervir, não tenho nada contra vós, mas parece-me que mesmo que a pergunta não vos faça muito sentido, penso que as vossas respostas não foram as melhores.
Se não gostaram ou acharam parva a questão, faziam como eu, não postavam, não interviam.

Agora passar um atestado de estupidez a alguém não me parece correcto, por acaso passou-vos pela cabeça que a pessoa em causa tenha já noção de onde quer investir mas tenha querido ouvir segundas opiniões?

A única diferença é que em vez de vir dizer que pensava investir na acção X e perguntar o que achava o caldeirão, pode ter feito a mesma pergunta de outro modo.

Não quero com isto aborrecer-me com qualquer um de vós, apenas salientar que não é a melhor atitude dar respostas "tortas", estamos cá todos para ajudar e aprender.

1 abraço aos dois
O mercado é que indica a direcção, nós só temos de o seguir!

Registado: 23/11/2005 11:37

por Resina » 5/9/2006 12:56

Cali Escreveu:quando me perguntam coisas destas, só me dá vontade de responder : Comprem balões e foguetes. Costumam ir pra cima...

lololol
Acho uma pergunta estupida, de facto se não sabem o que fazem, não se metam na bolsa...
É preciso observar o mercado, fazer analises e ponderar entradas e saídas... E isto parte de cada um, não dos outros, senão coloquem em fundos que eles fazem o trabalho por vós... Se querem ser vós próprios a investir, analisem e não façam desse tipo de perguntas...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, A_investidor, Burbano, cali010201, drcentimo, Google [Bot], Goya777, m-m, macau5m, OCTAMA, Sinedrio, trilhos2006 e 219 visitantes